Entenda o que é Gráfico Build Up e como usar no dashboard!

Saiba o que é o gráfico Build Up e como utilizá-lo no dashboard para visualizar o progresso de um projeto ou indicador de desempenho de forma clara e objetiva.

Larissa Nunes
Por: Larissa Nunes
Entenda o que é Gráfico Build Up e como usar no dashboard!

Ao construir um Dashboard, é interessante utilizar diferentes tipos de gráficos para tornar os resultados visíveis e fáceis de serem compreendidos.

No Excel, encontramos diversas opções que podem ser utilizadas na construção de um painel de controle de forma a tornar a análise de desempenho de uma empresa mais ágil.

Uma delas é o Gráfico Build Up, que é ideal quando se deseja verificar a evolução de um resultado ou o quanto determinadas ações irão afetar positivamente ou negativamente nos números.

Para entender mais sobre o que é um Gráfico Build Up e como construí-lo no dashboard, fique com a gente!

Mas antes, uma dica para você!

Como você se sente quando percebe que Excel hoje é um pré-requisito para o mercado? Se você fica confuso com algumas funções ou formatações do Excel e não sabe transformar dados em informações realmente relevantes, não se preocupe!

A Voitto criou o curso Fundamentos de Excel para ajudar você a aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa. Você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.

Está esperando o que para começar sua experiência no software mais usado em empresas do mundo todo e ainda conhecer a plataforma da Voitto?

É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos de Excel!

[curso-gratuito] Fundamentos de Excel


Agora vamos la!

O que é um gráfico Build Up?

Um gráfico Build Up exibe a contribuição de cada parcela para um valor total. Segue um exemplo abaixo:

Gráfico Build Up


Como se pode verificar, temos um exemplo ilustrativo da contribuição de cada diretoria para o resultado total dos gastos. Essa forma de apresentação é muito mais simples do que entender grandes planilhas e relatórios financeiros.

Um gráfico Build Up pode começar do valor 0 (zero) ou de um determinado valor planejado para um valor realizado, mostrando o quanto cada uma das parcelas contribui para um resultado final.

Como usar o gráfico Build Up no dashboard?

Vamos construir o Build Up para os de uma empresa. Assim você acompanha o passo a passo de como construir esse tipo de gráfico.

O exemplo que iremos construir é composto por três séries de dados. A primeira, de resultado, mostra o valor orçado para o custo e o valor realizado para o mesmo.

A segunda série, denominada de Perdas, representa as manutenções que contribuíram negativamente para o resultado, enquanto a terceira, de Ganhos, inclui as manutenções que contribuíram positivamente para o resultado.

Vamos utilizar como base a tabela a seguir:

Como fazer gráfico Build Up?

Na linha PLANO, encontra-se o valor do custo planejado para cada tipo de manutenção realizada. Nas linhas de FALHA, estão os custos respectivos ao tipo da falha. Já em Preventiva, obtém-se a informação do quanto se investiu para evitar erros.

A ideia do gráfico Build Up é fazer uma "escada" com os valores de contribuição de cada um dos grupos que, no caso, são os tipos de manutenção.

Agora, vamos pensar: no indicador, quanto maior o custo, pior o resultado, sendo assim, temos uma perda quando o degrau da nossa escada subir, e um ganho quando o degrau da escada descer.

A coluna Resultado será como o suporte de cada um dos degraus do gráfico Build Up. Sendo assim, quando temos uma perda o suporte da coluna será o valor da coluna anterior.

Quando tivermos um teremos um ganho como suporte o valor da coluna anterior, menos o ganho que será computado.

Como montar um gráfico Build Up?

A construção do gráfico Build Up é exatamente como a dos outros tipos de gráfico do Excel, então vamos ao passo a passo:


⇒ Inserir um Gráfico de Colunas Empilhadas (Guia Inserir > Gráficos > Colunas > Coluna 2D > Colunas Empilhadas)

⇒ Inserir como Série de Dados as informações das colunas Resultado, Perdas e Ganhos. (Selecionar o gráfico e ir à guia e na caixa clicar no botão Adicionar. Adicionar cada uma das séries de dados da tabela)

⇒ Inserir como Rótulo dos eixos a coluna Grupo. (Na caixa clicar no botão e selecionar como o intervalo RESUMO!$I$24:$I$29 e clicar em OK)

⇒ Mudar o tamanho do gráfico para 8,00cm de altura e 13,44cm de comprimento (Ferramentas de Gráfico > Formatar > Tamanho)

⇒ Adicionar um Título no gráfico descrito como "Build Up - Custos de Manutenção (R$)" (Ferramentas de Gráfico > Layout > Rótulos > Título do Gráfico > Acima do Gráfico). Formatar o título com Fonte Calibri, tamanho 12 e negrito

⇒ Alterar o valor Mínimo do eixo vertical principal para 40.000. (Clicar com o botão direito no eixo e clicar em Formatar Eixo. Na guia mudar o valor mínimo para fixo com o valor de 40.000)

⇒ Formatar a Série de Dados Resultado com Largura do Espaçamento de 150% e um preenchimento sólido cor

⇒ Formatar a Série de Dados Perdas com Largura do Espaçamento de 150% e um preenchimento sólido cor "Vermelho, Ênfase 2"

⇒ Formatar a Série de Dados Resultado com Largura do Espaçamento de 150% e um preenchimento sólido cor "Azul escuro, Texto 2, Mais Claro 60%"

⇒ Apagar as linhas de Grade do Gráfico e o eixo vertical principal e formatar a Área do Gráfico e a Área de Plotagem do gráfico sem preenchimento e sem borda, para obtermos o resultado a seguir.


Agora, para formatarmos o gráfico Build Up, vamos selecionar cada um dos pontos de dados dos tipos de manutenção na série "Resultado" e retirar o preenchimento apenas dos pontos de dados.

Basta clicar com o botão direito em Formatar Ponto de Dados. Depois na Guia vamos escolher a opção "sem preenchimento".

Em seguida, adicionamos os rótulos de dados e teremos como resultado final o gráfico Build Up para os custos de manutenção.

Gráfico Build Up - Custos de manutenção

Quer saber mais sobre Dashboard?

Agora que você sabe como construir um gráfico Build Up no Excel, que tal aprender tudo sobre como criar um painel de controle capaz de expor um grande volume de informações relevantes para se medir a performance de um negócio?

É exatamente isso que você aprende no curso de Formação de Especialistas em Dashboard  de Gestão da Voitto, que apresenta aos alunos os conceitos e métodos sobre as ferramentas do Excel para a construção de Dashboard, abordando tópicos desde a criação de gráficos até a elaboração de painéis.

Com ele, você vai ser capaz de criar ótimos Dashboards, reunir informações estratégicas e tomar decisões que vão levar a sua empresa ao alcance de resultados exponenciais! Então, não perca tempo! Inscreva-se agora mesmo:

Se inscreva!

Você provavelmente sabe que nos dias de hoje uma das habilidades mais pedidas são as do Excel, certo? Sabemos que aprender sobre todas as suas funções requer um certo tempo e disposição.

Mas para te ajudar e te guiar nesse começo de aprendizado, criamos um e-book do Guia do Excel para iniciantes, comece agora mesmo a se desenvolver de forma gratuita!


Clique no botão e faça o download desse e-book

Larissa Nunes

Larissa Nunes

Grad. em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui certificação em Produção de Conteúdo Web e de Especialista em Marketing de Conteúdo. Trabalhou na empresa Mais Consultoria Jr. e participou de programas de ensino, pesquisa e extensão da UFJF, como GET e a organização da Mostra de Extensão. Aprofundou seus conhecimentos sobre liderança participando de seminários no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa em Portugal. É especialista em Lean Manufacturing, Dashboards de gestão, Black Belt em Lean Seis Sigma e tambêm ê auditora do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001. Está sempre em busca de novos conhecimentos para aplicar e se desenvolver em sua área. Especialista em geração de conteúdo do Grupo Voitto.

Clique e saiba mais!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos De Excel

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.