O que é a Linguagem R?
Para que serve a Linguagem R e qual a sua importância?
4 dicas para aprender a linguagem R
Aprenda mais!

Entenda o que é a Linguagem R, como usá-la e ainda, confira 4 dicas!

Conheça a Linguagem R, que procura solucionar os principais problemas relacionados a Big Data e Inteligência Artificial!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Entenda o que é a Linguagem R, como usá-la e ainda, confira 4 dicas!

Já pensou em se atualizar com uma linguagem de programação que está presente nas mais novas tecnologias do mercado? A linguagem R procura solucionar problemas de Big Data e Inteligência Artificial.

Gratuito e de código aberto, o R possui uma comunidade gigante que busca ajudar todo mundo com seus problemas.

Caso você tenha interessado em aprender mais sobre a linguagem R, fique aqui conosco, separamos alguns tópicos para auxiliar você, sendo eles:

  • O que é Linguagem R?
  • Para que serve a Linguagem R e qual a sua importância?
  • 4 dicas para aprender a Linguagem R
  • Aprenda mais!

Vamos à leitura?

O que é a Linguagem R?

R é uma linguagem de programação e um ambiente computacional para estatísticas e gráficos orientada a objetos, assim como o python.

A linguagem R foi criada em 1993 por Ross Ihaka e Robert Gentleman na Universidade de Auckland na Nova Zelândia, mais especificamente no departamento de estatística.

Hoje, a linguagem é mantida por uma comunidade com diversos colaboradores voluntários, que contribuem com o código fonte e também com a expansão da funcionalidades de linguagem através de bibliotecas.

Uma curiosidade é que o nome “R” remete às iniciais dos criadores da linguagem, Ross e Robert. Legal, não é mesmo?

O R possui um ambiente similar com o da linguagem S, no entanto, possui diferenças na implementação. Uma vantagem é que códigos em S podem ser executados sem ser alterados no R e vice-versa.

R é uma linguagem de código aberto e pode ser utilizada em vários sistemas operacionais entre eles: Windows, Linux, Unix e Macintosh, entre outros.

Ao instalar o R em seu computador, ele já vem com alguns pacotes, e além disso, é possível encontrar vários outros na rede.

Em geral, a linguagem R é muito utilizada no meio estatístico e de análise de dados, com o desenvolvimento de softwares de análise estatística e também de manipulação de dados.

A popularidade da linguagem vem aumentando cada vez mais, podendo se tornar uma das principais linguagens de programação do mercado. E para te ajudar ainda mais, temos um presente para você!

Recomendação de sucesso!

Nos últimos anos a o crescimento da linguagem Python foi enorme. Grandes sites como GitHubStack Overflow e TIOBE mostram como a popularidade dessa linguagem aumentou, se tornando a segunda linguagem mais amada, segundo a pesquisa do Stack Overflow com milhares de desenvolvedores.

Além disso, o mercado de trabalho procura, cada vez mais, profissionais capacitados que sabem como utilizar o máximo da linguagem.

Foi pensando nisso que desenvolvemos o curso Fundamentos Essenciais para Python. Nele, você aprenderá os principais pilares da linguagem e da programação para que você se torne o profissional que o mercado procura e faça parte dessa comunidade de apaixonados pelo Python.

Tá esperando o que? Clique na imagem abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos Essenciais para Python!

Fundamentos essenciais para Python - Clique e aprenda agora mesmo!

Ficou curioso para saber mais da utilidade e relevância dessa linguagem? Fique conosco, pois, esse é o assunto do próximo tópico!

Para que serve a Linguagem R e qual a sua importância?

Agora que já sabemos o que é a linguagem R, vamos conhecer para o que ela serve vendo as suas principais aplicações, bem como sua importância.

Big Data

O Big Datapode ser compreendido como a análise de aglomerações de dados estruturados e não estruturados que são gerados digitalmente a todo instante.

Esses dados são gerados em altas velocidades, em diversos formatos, sendo eles estruturados ou não, são conjuntos de dados complexos e exigem de tecnologias específicas para interpretá-los.

E é aqui que a linguagem R se faz importante, pois ela consegue se destacar na solução das variadas aplicações do Big Data.

Em competição direta com outra linguagem muito conhecida, Python, o R é uma ótima ferramenta para big data porque é possível estudar esses dados, encontrar valor e identificar correlações, padrões e tendências.

Uma das suas grandes vantagens é a possibilidade de gerar várias formas de visualização dos dados através de uma interface gráfica e relatórios estruturados, fazendo o maior entendimento e compartilhamento da informação.

Inteligência artificial

A linguagem R oferece suporte para inteligência artificiale seus derivados, como o Machine Learninge também o Deep Learning, nos quais estes sistemas necessitam de um grande número de informações para a alimentação das máquinas e treinamento.

R é a base para analisar dados e operar em tais algoritmos para otimizar os resultados antes de fornecê-los.

É possível encontrar diversos recursos no R que ajudam a aumentar a precisão do aprendizado das máquinas, sendo capazes de prever o futuro, identificar oportunidades e riscos, com o objetivo de conseguir um resultado e qualidade melhores nas escolhas da empresa.

Gratuito

A linguagem R é gratuita e de código aberto. Sendo que, qualquer profissional pode propor melhorias na ferramenta, com o objetivo de torná-la melhor, mais robusta e segura.

Não é necessário investir dinheiro para usar a ferramenta e obter resultados satisfatórios e rápidos. Ou seja, possui um excelente retorno para a companhia.

Comunidade disposta a ajudar

A comunidade da linguagem R é gigante e possui aproximadamente 2 milhões de usuários.

Isso é muito importante em todas as linguagens de programação, pois a comunidade ajuda as pessoas que estão começando na solução de problemas através de dicas e tirando dúvidas.

Dentro da comunidade do R, é possível que pessoas mais experientes também consigam ajuda na comunidade, é provável que outras pessoas tenham passado por problemas similares.

Oportunidades no mercado de trabalho

Por ter um grande sucesso e atuar em temas tão atuais relacionados à tecnologia, o mercado de trabalho procura por muitos profissionais que conheçam e dominem a linguagem R.

Se você deseja crescer em sua carreira profissional e conseguir oportunidades de trabalho, a linguagem R pode ser uma excelente forma para atingir esta meta.

Muito interessante, não é mesmo? Diante disso, não deixe de conferir as dicas do próximo tópico, de como você pode aprender essa linguagem de programação.

4 dicas para aprender a linguagem R

Agora vamos ver algumas dicas para começar a aprender a programar na linguagem R:

1. Busque exemplos na internet

É possível encontrar inúmeros exemplos de algoritmos desenvolvidos em R na internet e em livros.

Uma boa dica é copiar esse algoritmos, buscar entendê-lo e reescrever ele em seu computador. Caso esteja começando, o interessante seria procurar por exemplos mais simples.

2. Compartilhe o conhecimento

Existem várias formas de compartilhar o conhecimento através da internet, você pode fazer isso através do Twitter, Instagram ou até mesmo em um Blog. Afinal, uma ótima forma de aprender é ensinando as outras pessoas.

Desta forma, você poderá criar uma rede de entusiastas da linguagem coletar feedback e aprender junto com todos.

3. Stack Overflow

Stack Overflow é um excelente lugar para tirar dúvidas sobre uma linguagem de programação, e como vimos acima, a comunidade R é muito solícita em ajudar a todos.

Você pode tanto pesquisar por dúvidas que já foram respondidas, quanto propor uma nova dúvida.

4. Faça as suas análises estatísticas

É possível encontrar diversas análises e exemplos com o R em livros e blogs na internet. Porém a melhor forma de consolidar o aprendizado é realizando a sua própria análise.

Procure uma base de dados dentro da sua faculdade ou empresa, importe para o R e realize suas análises.

Você pode usar uma infinidade de mecanismos e metodologias na sua análise, como por exemplo:

Criar relatórios, apresentar para amigos, solicitar feedbacks, com certeza serão uma forma de aprender muito e dominar a ferramenta.

Aprenda mais!

Os Cientistas de Dados têm caminhado para ótimas remunerações. Que tal ser um deles?


Por conseguirem prever tendências e comportamentos de mercado, os Cientistas de Dados têm sido tão valiosos quanto diamantes: com seu trabalho, eles possibilitam o desenvolvimento da melhor estratégia para as empresas.


Com a Formação em Dados da Voitto você tem acesso a 13 cursos + 2 bônus, suporte técnico e de conteúdo, liberdade para aprender de onde quer que você esteja e certificados com validade em todo o território nacional!


Com desconto de 88%, exclusivo para as primeiras turmas, em comparação ao preço dos cursos sendo vendidos separadamente, a Formação tem o Selo de Qualidade Voitto: teste a autêntica metodologia da Voitto e, caso suas expectativas não sejam atendidas no prazo de 30 dias, reembolsamos 100% do valor investido.


É chegada a hora de investir em você e ainda receber alto por isso. Clique na imagem abaixo e saiba mais!

Faça sua inscrição no Programa de Formação em Dados da Voitto!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Guia de carreira para novos cientistas de dados

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Guia De Carreira Para Novos Cientistas De Dados

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.