O que é manutenção detectiva?
Como é realizada a manutenção detectiva?
Qual a diferença entre manutenção detectiva e manutenção preditiva?
Quais são as vantagens de realizar a manutenção detectiva?
Aprenda mais com a Voitto!

Manutenção detectiva e os benefícios dessa prática

A manutenção detectiva tem o objetivo de buscar falhas em estágio inicial, para que elas não gerem danos graves para o processo de produção.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Manutenção detectiva e os benefícios dessa prática

Você já ouviu alguém falar aquela famosa expressão "antes prevenir do que remediar"? Essa frase é muito popular e descreve perfeitamente a essência da manutenção detectiva.

A fim de encontrar problemas pequenos antes que eles impactem em grande escala, esse processo realiza testes constantes em toda a cadeia produtiva de uma organização. 

Dessa maneira, a solução para os desafios podem ser aplicadas de maneira ágil, evitando maiores danos para a empresa. Se interessou sobre o tema e quer descobrir mais sobre a manutenção detectiva?

Então, continue lendo este artigo até o fim e encontre tudo o que você precisa saber através dos seguintes tópicos:

  • O que é manutenção detectiva?
  • Como é realizada a manutenção detectiva?
  • Qual a diferença entre manutenção detectiva e manutenção preditiva?
  • Quais são as vantagens de realizar a Manutenção detectiva?

O que é manutenção detectiva? 

A manutenção detectiva é, como o próprio nome já sugere, o ato de revelar ou descobrir algo que não está evidente. No entanto, nesse contexto, a atuação se volta para a detecção de falhas em máquinas e equipamentos.

Isso faz com que a vida útil aumente, assim como seja mantida a sua produtividade e eficiência. Afinal, a cada possibilidade levantada de alguma falha já logo se elabora um plano de ação para minimizar ou erradicar qualquer impacto negativo na cadeia produtiva.

Sendo assim, a manutenção detectiva engloba uma série de boas práticas de gestão, entre elas outros tipos de manutenção, como:

  • Manutenção preditiva: para descobrir intervalos de tempo cujo ajustes são necessários; 
  • Manutenção corretiva: planejada com foco em rever danos causados em máquinas e equipamentos, que podem ser até mesmo descobertos pela detectiva;
  • Manutenção autônoma: através da capacitação dos colabores para zelar pelos bens e manter o seu bom funcionamento;
  • Manutenção preventiva: voltada para gerar melhorias em determinados períodos de tempo, com base no ciclo de vida do bem, mesmo que os danos não sejam percebidos.  

Essa série de ações compõem o que é conhecido como estratégia de manutenção. Ela se baseia na busca por manter a produtividade das máquinas e equipamentos. Mas para que isso seja feito de forma eficiente, é preciso entender como se realiza a manutenção detectiva. Por isso, continue acompanhando este artigo.

Antes disso, fique de olho nessa dica incrível!

Já se imaginou estudando Manutenção Produtiva Total e seus 8 pilares? Então, chegou a sua hora!

Pensando no seu aprendizado, criamos o eBook 8 Manutenção Produtiva Total: entenda os 8 pilares da metodologiapara você se aprofundar no tema e ter uma visão geral. Com ele você vai entender as formas de se otimizar cada etapa dos projetos.

Baixe o material agora e entenda como a Manutenção Produtiva Total vai te ajudar a desenvolver melhores otimizações!

[eBook] Manutenção Produtiva Total (TPM): entenda os 8 pilares da metodologia

Como é realizada a manutenção detectiva? 

Não é possível descrever processos padronizados para a realização de manutenção detectiva. Afinal, as máquinas e equipamentos se diferem, assim como o objetivo de cada um deles dentro do processo produtivo.

Porém, existem alguns passos que podem nortear o gestor a identificar através do planejamento qual será a melhor forma de execução dessa estratégia, bem como as melhores ferramentas no auxílio disso.

Por isso, é possível destacar alguns processos principais. São eles:

Planejamento de manutenção

Foco em identificar quais serão as máquinas e equipamentos que irão passar por testes e avaliações. Além disso, também cabe a essa etapa a elaboração das metodologias a serem utilizadas.

Garantia de capacidade técnica

Algumas empresas aplicam testes em seus bens através de operadores das próprias máquinas. Com isso, é necessário dar treinamentos e capacitações que façam com que os mesmos tenham domínio para realizar as avaliações da melhor forma possível.

Entre os assuntos abordados, devem estar as ferramentas a serem utilizadas, como a TPM, bem como os processos que devem ser seguidos para reportar potenciais falhas e solucionar as causas raízes.

Previsibilidade do processo

Como a previsão é um dos pontos-chave para a manutenção detectiva, é fundamental a criação de cronogramas para a mesma. Sendo assim, cronogramas com dias, horários e estimativas de tempo de testes devem ser realizados.

No entanto, não basta apenas isso. É preciso divulgar para as áreas relacionadas às datas mapeadas. Dessa forma, não haverá impacto na entrega de produtos ou na satisfação dos clientes finais.

Desenvolvimento de fluxos de trabalho

Mas se alguma falha for detectada, o que é preciso fazer? A manutenção detectiva passa pelo pressuposto de que deve ser detalhado um processo para o início da manutenção corretiva. 

Sendo assim, algumas ações devem ser tomadas de acordo com a gestão de risco. Para cenários não mapeados, devem existir comitês para a criação de processos corretivos imediatos.

Mapeamento das manutenções

Além disso, cabe também à manutenção detectiva organizar a gestão de conhecimento com o histórico de testes e seus resultados. Eles são fundamentais para o início de um novo ciclo e de todas as atividades mencionadas anteriormente.

Falamos muito sobre manutenção detectiva, mas é preciso ter certeza de que esse conceito está claro. Por isso, separamos detalhadamente as suas diferenças de um processo julgado similar: a manutenção preditiva.

Qual a diferença entre manutenção detectiva e manutenção preditiva?

Muitas pessoas se confundem com os conceitos de manutenção detectiva e manutenção preditiva. Afinal, inicialmente parecem bem similares, mas quando olhados no detalhe, é possível ver as nítidas diferenças.

A manutenção preditiva tem como dados coletados através de sistemas e embasados em variáveis e parâmetros pré estabelecidos. Por isso, a prática está relacionada a fatores quantitativos e sistêmicos e pode ser medida por meio de:

  • Monitoramento das vibrações;
  • Acompanhamento da termografia;
  • Análise de rachaduras e trincas;
  • Coleta de dados por ultrassom;
  • Entre outras metodologias.

Por outro lado, a manutenção detectiva vai além. Apesar de poder ser identificada através de dados, ela também se baseia na percepção dos colaboradores e nos testes feitos com dispositivos de proteção.

Essas avaliações periódicas visam detectar falhas mesmo que imperceptíveis pelas análises quantitativas e sem efeito direto inicial no processo produtivo. Com isso, é necessário cada vez mais acompanhar a maior parte da cadeia com ​​dispositivos de segurança, testes eficazes e profissionais atentos.

Dessa maneira, a manutenção detectiva se torna manutenções corretivas planejadas, impactando diretamente no aumento da vida útil dos equipamentos e máquinas.

Agora que você entendeu a diferença entre essas duas vertentes da manutenção, é hora de falarmos sobre as vantagens da detectiva e porque você deve implementá-la na rotina produtiva da sua organização.

Quais são as vantagens de realizar a manutenção detectiva?  

Que a manutenção detectiva por trazer a um negócio diversas vantagens competitivas, você já sabe. Afinal, pôde conferir durante os tópicos anteriores a sua importância para manter a qualidade do produto oferecido ao cliente, bem como a agilidade na entrega e no cumprimento de expectativas.

No entanto, existem também outros benefícios que podem ser vistos em empresas que englobam essa prática nos seus respectivos planos de manutenção. Entre eles, é possível destacar:

  • Redução de gastos e custos não previstos: com a manutenção detectiva o processo de previsibilidade dos investimentos se torna mais assertivo, com isso, é possível criar planejamentos e evitar imprevistos onerosos;
  • Capacidade produtiva mapeada: a manutenção detectiva permite que as empresas programem pausas para os processos de checagem. Sendo assim, é possível entender os melhores momentos para que não haja quebra no processo produtivo em momentos delicados e de alta demanda;
  • Treinamentos constantes: para que a manutenção preventiva seja efetiva, os gestores, técnicos e toda a equipe deve ser treinada constantemente para aplicar testes e ser capaz de averiguar irregularidades. Com isso, os colaboradores passam a ser mais capacitados e suas ações melhoram diretamente o resultado da empresa. 

Aprenda mais com a Voitto! 

A Manutenção Produtiva Total (TPM) é uma ferramenta Lean que, como todas as outras, busca reduzir desperdícios e aumentar produtividade.

Por esse motivo, essa ferramenta atua através do desenvolvimento e entrosamento entre todos os profissionais de uma empresa. Uma vez que tem como objetivo principal evitar falhas e paradas com máquinas e, caso elas ocorram, que o tempo de parada seja o menor possível.

Nesse treinamento, você irá aprender como implementar passo a passo a Manutenção Produtiva Total (TPM), conhecendo os seus benefícios e ferramentas. Além disso, nosso curso irá te mostrar como construir e consolidar os pilares de Manutenção Autônoma e Manutenção Profissional. Muito interessante, né?

Portanto, se você tem interesse em se capacitar e dar um salto na sua carreira, se inscreva agora no nosso curso de Manutenção Produtiva Total(TPM)!

Manutenção Produtiva Total

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Tpm: Manutencao Produtiva Total

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.