O que são metodologias ativas?
Como as metodologias ativas atuam?
Como incentivar o uso de metodologias ativas dentro das escolas?
Como são as metodologias ativas de aprendizagem?
Quais são os benefícios das metodologias ativas?

Você sabe o que são metodologias ativas e como elas se comportam nas escolas?

Aprenda o que são as metodologias ativas, qual é o seu papel e como elas vêm contribuindo com o ensino e a educação nas escolas.

Nicoly Schermer
Por: Nicoly Schermer
Você sabe o que são metodologias ativas e como elas se comportam nas escolas?

Atualmente os modelos educacionais vêm se desenvolvendo e se adaptando devido às novas necessidades, principalmente após o surgimento da pandemia do covid-19.

O uso de metodologias ativas e inclusivas já é realidade nesse novo modelo de ensino que os educadores vêm desenvolvendo e aplicando com muito sucesso.

Com o desenvolvimento da tecnologia e toda globalização que vem ocorrendo, houve também a necessidade de adequação na maneira que interagimos com a sociedade como um todo.

Com isso surgiram as metodologias ativas que vem transformando o modelo de ensino, que antes estava estagnado, e vem impactando e promovendo a resolução de problemas de discentes e docentes!

Mas você sabe como são as metodologias ativas, qual é o conceito e as características dela? Ao longo desse artigo falaremos sobre e abordaremos os seguintes tópicos:

  • O que são metodologias ativas?
  • Como as metodologias ativas atuam? 
  • Como incentivar o uso de metodologias ativas dentro das escolas?
  • Como são as metodologias ativas de aprendizagem?
  • Quais são os benefícios das metodologias ativas?

Vamos agora entender o que são metodologias ativas? Então continue a leitura para descobrir.

O que são metodologias ativas?

As metodologias ativas podem ser definidas como uma maneira adaptada e mais atrativa de compartilhar o conhecimento, ela utiliza de itens que vão além da aula comum que é expositiva, que reúne apenas realização de trabalhos e avaliações.

Esse modelo surgiu da necessidade de facilitar o entendimento de alguns temas que os alunos acabam tendo mais dificuldade. Com isso, as aulas passam a ter um novo formato, e o conteúdo é compartilhado conforme a criatividade surge.

O objetivo está ligado em promover a capacidade e entendimento de maneira autônoma e participativa, com isso, não apenas os professores falam, mas todos contribuem, tornando-a a aula mais interessante e menos metódica.

Nessa metodologia o aluno ganha o papel do personagem principal, com isso o foco é que ele seja um agente de responsabilidade no processo de aprendizado também.

Além disso, a comunidade acadêmica como um todo, é incentivada a transformar as suas formas de expor a matéria, de maneira a buscar uma solução que seja inclusiva e atrativa para que os alunos participem mais das aulas e aprendam mais.

Você sabia que uma das habilidades mais requisitadas pelo mercado de trabalho é saber tomar decisões? Porém, para realizar uma decisão assertiva é preciso desenvolver o seu pensamento crítico e a eficácia de suas análises.

Com isso, você conseguirá se transformar em um profissional mais consistente e racional nas suas medidas.

Ao baixar esse material, você terá noção do seu nível de pensamento crítico e o quanto precisará desenvolver essa habilidade super importante. Além disso, poderá ter um maior auto conhecimento que te ajudará na sua jornada profissional!

Bora começar? Faça nosso teste e descubra agora qual o seu grau de pensamento crítico!

Qual seu nível de pensamento crítico?

Como as metodologias ativas atuam? 

De acordo com a Teoria de William Glasser, os alunos tendem a aprender da seguinte maneira:

Pirâmide da Aprendizagem de Glasser

  • 10% lendo;
  • 20% escrevendo;
  • 50% observando e escutando;
  • 70% discutindo com outras pessoas;
  • 80% praticando;
  • 95% ensinando.

Dentre essas classificações, o método passivo reúne itens da leitura, escrita, audição e observação, já os itens do método ativo, estão ligados à discussão do tema, prática e através do ensino compartilhado com colegas.

Podemos perceber que o método ativo é o que promove maior sucesso no processo de ensino, pois o aluno é o foco. Com isso os professores podem perceber quais estratégias devem adotar para elevar cada vez mais o processo de aprendizagem..

Continue a leitura para descobrir como podemos incentivar o uso de metodologias de ensino ativas dentro das escolas. A seguir!

Como incentivar o uso de metodologias ativas dentro das escolas?

O incentivo vem das ações mais básicas possíveis, como a adequação das aulas expositivas para modelos mais atuais e atrativos, utilizando as metodologias ativas que exploram muito além das metodologias tradicionais de ensino.

Portanto, deve haver o investimento em recursos e materiais, bem como recursos tecnológicos e bens que possam compor as aulas como jogos interativos, por exemplo.

Lembrando que o orçamento deve incluir serviços de streaming, plataformas digitais, aplicativos e equipamentos diversos para que eles possam ser inseridos nas aulas.

Adaptar toda uma cultura já estabelecida não é algo fácil, mas com uma boa estratégia e organização é possível sim e pode ser muito eficaz para resolver problemas na educação!

Além dos recursos financeiros, é necessário que haja uma capacitação para os profissionais, pois assim, todos terão preparo para lidar com as situações e receberão bagagem para atuar de forma produtiva e eficaz.

Somando a isso, eles saberão lidar com empecilhos e quaisquer contratempos que possam ocorrer na sala de aula, por isso o preparo é fundamental, para que não haja ruídos de comunicação e tudo se perca no caminho.

Outro ponto muito importante é a inclusão das famílias no processo, seja numa simples atividade com os seus filhos, mas isso deve acontecer. Isso é essencial para que haja sinergia entre a escola e a casa.

Está gostando do conteúdo? Continue a leitura para conhecer alguns modelos de aprendizagem ativa.

Como são as metodologias ativas de aprendizagem?

Existem diversas metodologias ativas de aprendizagem, elas podem variar conforme o contexto e a matéria. A aprendizagem pode ser baseada em projetos (ABP), que reúne a solução colaborativa dos alunos.

Com isso, podem ser trabalhados requisitos que promovam o conhecimento por meio da colaboração na solução de desafios, por exemplo. Portanto, o aluno busca explorar a matéria e pode utilizar de recursos tecnológicos, por exemplo.

Assim a aula deixa de ser apenas expositiva, para ser interativa, no qual a matéria não é dada apenas pelo professor, mas os alunos buscam o conhecimento juntamente dos demais colegas, e deixam de lado o ensino tradicional.

Temos também a aprendizagem baseada em problemas, na qual o aluno torna-se capaz de promover o aprendizado de maneira conceitual, procedimental e com atitudes, ela é focada na  aplicação dos conceitos para a resolução de casos.

Outro modelo que pode ser adotado é o estudo de caso no qual os alunos precisam direcionar a aprendizagem e tem a oportunidade de explorar os seus conhecimentos para solucionarem problemas.

Vamos agora conhecer um pouco mais sobre outra metodologia, a gamificação, que basicamente seria propor um jogo que reúnam os conceitos e busque envolvê-los para  incentivar a colaboração e a ação entre jogos.

A gamificação é uma das metodologia preferidas dos alunos!

Já a sala de aula invertida, utiliza de recursos fora do ambiente escolar, podendo ser em ambientes tecnológicos, quadras, jardins… E o intuito é realmente diversificar a questão do espaço e a perspectiva que ele pode gerar!

É claro que existem inúmeras outras metodologias ativas que podem ser utilizadas, citamos algumas, para que possamos contextualizar e promover o entendimento delas.

Mas afinal, como as metodologias ativas podem trazer benefícios? Continue a leitura para entender.

Quais são os benefícios das metodologias ativas?

Poderíamos citar inúmeros benefícios da utilização das metodologias ativas de aprendizagem, mas a principal se dá pela experiência e bagagem intelectual que será oferecida durante todo o ensino.

Há benefícios tanto na comunidade acadêmica, quanto fora dela!

Os alunos conseguem adquirir autonomia e desenvolver a confiança em si mesmos. Além disso, toda essa experiência pode fazer com que os alunos aguçam a visão sobre o conhecimento e ativam o pensamento crítico.

Somado a isso, eles estarão cada vez mais preparados para solucionarem problemas, para atuarem no mercado de trabalho, e para terem o papel de destaque em seu próprio aprendizado, e serem protagonistas de suas vidas.

o ensino, consegue perceber essa mudança da percepção dos alunos e  interesse nas matérias, a percepção em relação à instituição entre outras características.

Gostou do conteúdo? Não deixe de acompanhar a Voitto aqui no Blog!

Por fim, se liga nessa super dica!

Uma das maiores dificuldades das empresas é eliminar os desperdícios que acarretam em perdas financeiras. Sendo assim, nasceu a tão conhecida metodologia Lean Six Sigma, focada na melhoria da produção e redução da variabilidade. Porém, você saberia dizer qual o seu nível como um profissional Lean?

Ao baixar esse conteúdo, você entenderá qual o seu nível na metodologia Lean Six Sigma. Isso vai te ajudar a identificar o quanto você precisa desenvolver para se tornar o profissional capaz de sustentar e maximizar o sucesso do negócio.

Faça nosso teste e descubra agora seu grau de conhecimento em Lean Six Sigma!

Descubra o seu nível na metodologia Lean Six Sigma

Nicoly Schermer

Nicoly Schermer

Grad. em Engenharia de Produção UFPR. Possui curso Técnico em Administração pela ETEC-SP.

Participei como Bolsista no projeto de extensão NTE-TEIA, Núcleo de Tecnologias Educacionais.

Já atuei como Tesoureira do Centro Acadêmico- CAENPRO, como voluntária no projeto "Mais merenda, menos desperdício", bolsista no projeto "Sabão Solidário em tempos de pandemia".

Possui certificado de White Belt e Agile Scrum, Blog, Copywriting, Produção de Conteúdo e também Marketing de Conteúdo.

Atua no Grupo Voitto na área do Blog, acredita que compartilhar conhecimento é forma mais eficaz de melhor o mundo.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

White Belt Em Lean Seis Sigma

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.