O que é um mídia-kit?
Para que serve um mídia-kit?
Quais são as vantagens de um mídia-kit?
Dicas de como fazer um mídia-kit!
Dica!

Saiba a importância do mídia-kit para construir parcerias de sucesso em seu negócio!

Aprenda neste artigo o que é o mídia-kit, como fazer um e como este documento pode ser tão importante para conseguir parcerias com as marcas.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Saiba a importância do mídia-kit para construir parcerias de sucesso em seu negócio!

As redes sociais vêm sendo um ótimo lugar para empreender. Isso pode ser realizado tanto pela venda direta de produtos, como pela venda de anúncios por meio de influenciadores digitais e de produtores de conteúdo.

Caso você esteja querendo vender um produto ou serviço diretamente, vale a pena conhecer algumas formas de automação de marketing. Porém, para empreender vendendo anúncios, é essencial produzir um mídia-kit.

Ficou interessado em aprender mais sobre o mídia-kit? Continue lendo este artigo, separamos alguns tópicos para auxiliar seu aprendizado, sendo eles:

  • O que é um mídia-kit?
  • Para que serve um mídia-kit?
  • Quais são as vantagens de um mídia-kit?
  • Dicas de como fazer um mídia-kit!
  • Contribua para a sua formação empreendedora!

Vamos à leitura?

O que é um mídia-kit?

O mídia-kit é um documento utilizado por veículos de comunicação, influenciadores digitais e produtores de conteúdo para criar uma apresentação e divulgar informações importantes, com o objetivo de integrar parcerias.

Basicamente, o mídia-kit serve para destacar o valor da plataforma, ou pessoa, para os parceiros de negócio do futuro.

Em geral, esse tipo de documento é utilizado para apresentar um site, blog, canal no Youtube ou Instagram para marcas que buscam criar uma parceria e divulgar os seus serviços dentro destas plataformas.

O mídia-kit também pode ser chamado de kit de mídia ou media-kit, sendo muito utilizado dentro do mercado de comunicação e de marketing digital.

Nele, são fornecidas informações de engajamento, dados da plataforma, tipo de público consumidor do conteúdo e tipos de materiais possíveis a serem criados para a parceria.

Dentre os tipos de materiais que costumam ser criados, podemos citar banners, artigos informativos em blogs (marketing de conteúdo), posts em redes sociais, vídeos no Youtube, reels e stories.

O mídia-kit é muito importante para ajudar o produtor de conteúdo e também as marcas, contribuindo para melhor compreensão:

  • do perfil do influenciador, 
  • do público-alvo, 
  • do número de seguidores, 
  • do nicho de mercado, 
  • do alcance dos anúncios.

Dessa forma, após realizar uma análise crítica, a marca consegue decidir se vale a pena anunciar com determinado produtor.

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Para que serve um mídia-kit?

Imagine um influenciador digital que usa o Instagram para criar conteúdos sobre tecnologia.

É necessário que seu mídia-kit mostre as principais características e informações relevantes sobre sua atuação dentro do Instagram, para que assim as marcas possam contatá-lo para realizar anúncios dos produtos e serviços e até mesmo vender.

Resumidamente, é necessário que o mídia-kit consiga transmitir tudo que as pessoas precisam saber sobre seu negócio, em um formato pronto, intuitivo e com um belo design.

Além disso, ter um bom mídia-kit também traz mais credibilidade para o anunciante, pois ele saberá exatamente como é a relação do produtor com o público e os números esperados. Muitos usam até mesmo a técnica de storytelling para divulgar a marca de maneira sutil.

Viu como pode ser muito importante este documento? Mas afinal, quais são as suas principais vantagens?

Quais são as vantagens de um mídia-kit?

Existem inúmeras vantagens em ter um mídia-kit, principalmente se ele for de qualidade. Os seus principais benefícios são:

  • Criar uma imagem mais profissional sua para as marcas;
  • Funcionar como um portfólio ou uma vitrine do seu trabalho. Caso o kit seja desenvolvido da maneira correta, mais chances você terá de garantir trabalhos;
  • Ser um conteúdo mais visual que consegue passar com clareza tudo que é preciso para fechar uma parceria;
  • Ser um lugar onde você pode usar diversas maneiras de mostrar para as marcas porque ela deve escolher o seu trabalho. Mostrando seus valores e sua essência.

Viu como as vantagens são importantes? Agora, vamos finalmente aprender como fazer um mídia-kit para chamar a atenção das futuras marcas parceiras em uma rede social.

Dicas de como fazer um mídia-kit!

Agora colocando a mão na massa, vamos entender quais informações devem conter dentro deste documento:

Comece se apresentando

A primeira dica é começar pelas informações básicas e dados sobre você.

Comece com seu seu nome, quem é você e sua idade. Procure descrever brevemente sua personalidade e quem é você sendo um criador de conteúdo ou influenciador digital.

Localização

A sua localização é uma informação muito importante a se mencionar, pois existem marcas que somente atuam localmente, que inclusive podem ajudar bastante os influenciadores mais novatos.

Divulgue os números

Talvez essas sejam as informações mais importantes, pois é aqui que as marcas analisam os dados das suas plataformas.

O mídia-kit para instagram, por exemplo, pode conter informações sobre gênero do público, faixa etária, impressões, alcance e os dados demográficos.

Adicione também os stories que mais tiveram visualizações, os posts mais curtidos e até mesmo alguns comentários relevantes.

Parcerias já realizadas

Mostre algumas parcerias de sucesso e se possível quais foram os ganhos que ela obteve. Isso trará maior credibilidade ao seu trabalho.

Tipo de conteúdo

Coloque em seu mídia kit quais são os formatos de conteúdo que você oferece na parceria: stories, postagens no feed, reels, entre outras opções.

Existe a opção de colocar os valores de cada serviço também, mas isso é opcional. Existem influenciadores que não colocam para posteriormente poder negociar melhor com as marcas.

Informações de contato

Para finalizar o mídia kit, coloque todas as suas informações de contato, como por exemplo: telefone, e-mail, whatsapp, instagram, site...

Ferramentas para a criação do mídia-kit

É possível encontrar algumas ferramentas até mesmo gratuitas que podem auxiliar na hora de criar um mídia kit, vamos conferir?

Canva

O Canva é uma plataforma de design gráfico que permite aos usuários criar vários produtos gráficos, como apresentações, infográficos, arte de mídia social e claro, um mídia kit.

A plataforma integra uma barra de ferramentas que inclui milhares de imagens, fontes, modelos e ilustrações gratuitamente para todos os usuários.

Assim, você pode usá-lo para escolher um modelo de mídia-kit pronto ou criar o seu próprio do zero para fazer seu kit de mídia personalizado.

Lembre-se que depois de criado o documento você deverá baixar o arquivo em formato pdf, ok?

Squid

A Squid é uma companhia de marketing de influenciadores no Brasil especializada em conectar influenciadores e criadores de conteúdo com as marcas.

Nele, todo influenciador cadastrado pode criar seu mídia kit. Com uma vantagem que, nesta plataforma, várias marcas podem ser contatadas para possíveis parcerias.

Dica!

Os indicadores de marketing digital são os números que você deve acompanhar para comprovar se as estratégias adotadas estão funcionando corretamente. Porém, é preciso escolher bem cada um deles de acordo com os objetivos centrais do seu negócio.

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

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