O que é People Analytics?
Como funciona o People Analytics?
Tipos de análises no People Analytics
Como usar o People Analytics?
Vantagens de implementar o People Analytics
Qual a relação entre Big Data e Business Inteligence na área de Recursos Humanos?
Comece a estudar com a Voitto

Entenda como funciona o People Analytics e desvende as suas maiores vantagens!

Aprenda, neste artigo, como gerir pessoas com uma alta performance utilizando o People Analytics e descubra quais são as suas melhores funcionalidades!

Cindy Guerson
Por: Cindy Guerson
Entenda como funciona o People Analytics e desvende as suas maiores vantagens!

O People Analytics é uma metodologia de gestão de pessoas que auxilia no processo de tomada de decisões. Ela, por sua vez, é muito usada pelo setor de recursos humanos e tem seu grande ponto forte destacado quando se trata de recrutamento e seleção e a retenção de talentos.

Essa metodologia de gestão é baseada em um compilado de informações dos colaboradores de uma empresa, auxiliando o processo do RH em manter a organização saudável através da coleta de dados oferecidos pela inteligência artificial.

Através da análise de dados os processos de recrutamento se tornam mais efetivos e a entrada de novos colaboradoresse tornam cada vez mais eficientes.

Isso porque,  visto que todos os dados necessários se encontram em um mesmo lugar, podemos ter uma direção apontada para onde devemos seguir, baseadas nas probabilidadessegundo as estatísticas.

Legal, não é mesmo? Continue a leitura conosco e saiba mais sobre o assunto nos seguintes tópicos:

  • O que é People Analytics?
  • Como funciona o People Analytics?
  • Tipos de análises no People Analytics;
  • Como usar o People Analytics?
  • Vantagens de implementar o People Analytics;
  • Qual a relação entre Big Data e Business Inteligence na área de Recursos Humanos?

Vamos lá?

O que é People Analytics?

People Analytics é uma abordagem que utiliza dados e análises para obter insights sobre os colaboradores de uma organização.

Também conhecida como análise de pessoas ou análise de RH, essa prática combina técnicas de análise de dados, estatísticas e modelagem preditiva para entender e otimizar o desempenho, a produtividade e a experiência dos funcionários.

Como funciona o People Analytics?

Como visto,o People Analytics é uma metodologia, e não um software como muitos dizem. Acontece que, o software é o que possibilita a análise e coleta de dados das pessoas, mas a o People Analytics é o que te auxilia na gestão.

O People Analytics acontece por meio do Big Data. O big data é o conjunto das informações em grandes dados e a partir desse armazenamento é que se pode tratar e interpretar esses dados seguindo a metodologia do People Analytics.

Sem mais delongas, o People Analytics é o princípio que rege a gestão de pessoas com o intuito de fornecer auxílio para a tomada de decisão. Isso é feito com base nas informações coletadas e essas informações, por sua vez, podem ser:

  • O Perfil comportamental do colaborador;
  • Tempo de casa dos funcionários;
  • Faltas ou ausências ocorridas;
  • Taxas de satisfação das equipes;
  • Rotatividade da empresa;
  • Motivos demissionais;
  • Entre outros.

Com essas informações reunidas é possível fazer uma analise crítica sobre o ambiente de trabalho e fazer com que isso se torne uma ferramenta para a gestão das empresas, auxiliando a jornada do colaborador desde os processos seletivos.

Tipos de análises no People Analytics

No campo do People Analytics, existem diferentes tipos de análises que podem ser aplicadas para obter insights valiosos sobre os colaboradores e impulsionar as práticas de gestão de pessoas.

Alguns dos principais tipos de análises utilizados no People Analytics incluem:

Análise de Recrutamento e Seleção

Essa análise envolve o uso de dados para identificar padrões e tendências no processo de recrutamento e seleção.

Pode-se avaliar a eficácia de diferentes fontes de contratação, técnicas de triagem de currículos, testes de seleção e entrevistas para identificar quais métodos estão trazendo os melhores resultados em termos de contratação de talentos qualificados.

Análise de Desempenho

Essa análise busca identificar padrões e insights relacionados ao desempenho dos colaboradores.

Pode-se analisar métricas de desempenho individual e de equipe, avaliações de desempenho, metas alcançadas, entre outros dados. Essa análise pode ajudar a identificar talentos de alto desempenho, áreas de melhoria e possíveis lacunas de habilidades.

Análise de Engajamento e Retenção

Nesse tipo de análise, o foco está no entendimento do nível de engajamento dos colaboradores e nos fatores que influenciam sua retenção na organização.

Pode-se analisar pesquisas de clima organizacional, taxas de rotatividade, feedbacks dos colaboradores, entre outros dados.

Essa análise permite identificar os principais impulsionadores do engajamento e da satisfação dos colaboradores, além de ajudar a desenvolver estratégias para reter e motivar talentos.

Análise de Remuneração e Benefícios

Nesse tipo de análise, são utilizados dados relacionados à remuneração, benefícios e compensações dos colaboradores.

Pode-se analisar salários, estrutura de cargos, pacotes de benefícios, entre outros dados, para garantir a equidade e competitividade da remuneração, além de identificar possíveis discrepâncias ou oportunidades de melhoria.

Análise de Desenvolvimento e Aprendizagem

Essa análise visa avaliar o impacto dos programas de desenvolvimento e aprendizagem nos colaboradores e na organização como um todo.

Pode-se analisar dados de treinamentos, programas de capacitação, avaliações de competências, entre outros, para identificar a eficácia dos programas e identificar oportunidades de desenvolvimento individual e coletivo.

Como usar o People Analytics?

Para utilizar o People Analytics você precisa escolher um software de gestão que utilize a metodologia. Após isso, é só partir para a ação!

Reúna os dados mais importantes dos seus colaboradores

Cadastre cada colaborador dentro do software de sua escolha e cadastre suas informações nele, tais como dados pessoais, perfil comportamental, resultados recentes, pontos fortes e fracos e outros.

Se especialize para interpretar esses dados

Para interpretar os dados colhidos e ter um posicionamento estratégico perante a eles é muito importante que você se aprofunde na análise de dados.

Não é um requisito, mas é desejável, e por isso, separamos um e-book que pode te ajudar a entender mais sobre o assunto.

Domine a criação de dashboards poderosos no Power BI!

Aprimore sua habilidade em criar dashboards poderosos no Power BI com nosso eBook gratuito: "Dashboards em Power BI".

Aprenda passo a passo como criar visualizações de dados impactantes, transformar informações em insights valiosos e comunicar suas análises de forma clara e convincente.

Eleve seu nível de conhecimento em Business Intelligence e impulsione sua carreira. Baixe agora mesmo nosso eBook e domine a arte de criar Dashboards no Power BI!

Banner do Ebook Dashboard de Powe BI.

Interprete os dados e obtenha um planejamento estratégico!

Agora que você já sabe mais sobre a análise de dados e conhece um pouco também do Business Intelligence, você já tem um conhecimento prévio sobre o assunto e pode começar a praticá-lo com o People Analytics.

Na maioria das vezes, o próprio software faz a análise e o tratamento dos dados, te entregando os números prontos, então o trabalho real será interpretar as estatísticas dadase criar um plano de ação voltado para os fatos.

Um exemplo claro é, se o software identificar que 70% das pessoas que possuem o perfil de executor permanecem mais tempo na empresa e seguem o plano de carreira estabelecido, vamos procurar entender o por que esse perfil é um destaque e como a gente pode fazer os 30% que restam seguir o mesmo caminho!

Analisar os dados e entender as estatísticas requer um planejamento estratégico e uma inteligência emocional intrínseca paraelaborar as rotas visando as melhorias para a cultura organizacional e gestão da empresa.

Vantagens de implementar o People Analytics

Com os avanços tecnológicose a era da Indústria 4.0, o People Analytics tem ganhado cada vez mais espaços dentro das empresas.

Já que é uma metodologia simples e que facilita a vida do profissional, a sua implementação utilizando os softwares de gestão são uma ótima estratégia para montar um RH estratégico.

Visto isso, separamos 3 vantagens de implementar o People Analytics dentro da sua gestão de pessoas! Veja só:

1. Controle dos processos

Com o software para a gestão de pessoas o People Analytics pode contribuir para o controle geral dos processos e a partir dos dashboards montados você poderá ter uma visão ampla da sua organização com base nos dados coletados.

2. Maior produtividade

A partir desse controle de processos e a visão ampla adquirida o manejo das atividades se torna mais flexível, e caso haja uma percepção sobre as equipes, um plano de ação pode ser criado e a produtividade poderá aumentar.

Além disso, com a análise dos indicadores de desempenho o bom clima organizacional é mantido, o que incita também a criatividade dos colaboradores, e consequentemente também a produtividade.

3.  Ajuda na retenção de novos talentos

Com as informações oferecidas pelo pela metodologia de People Analytics a retenção de novos talentos se torna prática e ágil já que com o software especializado podemos ver através de nossas estatísticas qual perfil se encaixa mais com a nossa empresa.

Vale ressaltar também que essa ferramenta é um auxílio e seu objetivo é tornar prático o que antes era totalmente burocrático para o RH.

Interessante, não é mesmo?

Qual a relação entre Big Data e Business Inteligence na área de Recursos Humanos? 

Big Data e Business Intelligence (BI) desempenham papéis importantes na área de RH, permitindo uma gestão mais eficaz e estratégica dos recursos humanos. Ambos os conceitos estão relacionados à coleta, análise e utilização de dados para obter insights e embasar decisões.

Big Data refere-se ao imenso volume de dados gerados a cada instante, sejam eles estruturados (como informações em bancos de dados) ou não estruturados (como posts em mídias sociais e e-mails).

Na área de RH, o Big Data pode incluir informações sobre candidatos a emprego, colaboradores atuais, métricas de desempenho, feedbacks e outros dados relevantes. O desafio é coletar, armazenar e processar esses dados de forma a extrair informações úteis.

É aí que entra o Business Intelligence. O BI é o conjunto de tecnologias e processos utilizados para transformar dados brutos em informações valiosas, que podem ser analisadas e interpretadas para embasar decisões de negócio.

Na área de RH, o BI pode ser aplicado para análise de dados de recrutamento, análise de desempenho, monitoramento de indicadores-chave, identificação de tendências de rotatividade e muito mais.

Essas análises permitem que os profissionais de RH tomem decisões mais embasadas e estratégicas, alinhadas aos objetivos da empresa.

A combinação desses dois conceitos permite uma visão mais completa e fundamentada dos colaboradores e ajuda a impulsionar a eficácia e o sucesso das práticas de RH.

Comece a estudar com a Voitto

Como você se sente quando percebe que Excel hoje é um pré-requisito para o mercado? Se você fica confuso com algumas funções ou formatações do Excel e não sabe transformar dados em informações realmente relevantes, não se preocupe!

A Voitto criou o curso Fundamentos de Excel para ajudar você a aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa. Você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.

Está esperando o que para começar sua experiência no software mais usado em empresas do mundo todo e ainda conhecer a plataforma da Voitto?

É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos de Excel!

[curso-gratuito] Fundamentos de Excel

Cindy Guerson

Cindy Guerson

Grad. em Psicologia pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e atual membro da Liga Acadêmica de Psicanálise e Patologia (LAPP). Especialista na área de Pesquisa e Desenvolvimento do grupo Voitto. Possui certificação em produção e interpretação de textos (UNINOVE), Recrutamento e Seleção (GUPY), copywriting, marketing digital e conteúdos para a web (VOITTO). Acredita que um bom desempenho pessoal depende da nossa percepção sobre o mundo.

Guia de carreira para novos cientistas de dados

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Guia De Carreira Para Novos Cientistas De Dados

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.