O que é a Acreditação Hospitalar?
Os objetivos da acreditação e a sua importância
Quais os principais programas de Acreditação Hospitalar existentes?
Quais os níveis de Acreditação Hospitalar?
Como funciona o processo de Acreditação Hospitalar?
A Acreditação Hospitalar é um procedimento fundamental para a área da saúde

Conheça o processo de Acreditação Hospitalar e aprenda como ele funciona na prática

Veja como a Acreditação Hospitalar é um processo essencial que garante a qualidade na prestação de serviços de saúde e hospitalares.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Conheça o processo de Acreditação Hospitalar e aprenda como ele funciona na prática

Um dos principais objetivos de uma instituição de saúde é promover uma melhoria contínua dos seus serviços, proporcionando atendimento de qualidade para os seus pacientes. Nesse aspecto, o processo de Acreditação Hospitalar ganha cada vez mais importância.

Hoje em dia, em que os profissionais de saúde devem conhecer conceitos de gerenciamento de projeto para melhorarem o desempenho dos seus processos, o presente artigo traz tópicos que mostram o quanto a Acreditação Hospitalar é importante para facilitar uma boa gestão. Veja abaixo:

  • O que é a Acreditação Hospitalar?
  • Os objetivos da Acreditação e a sua importância
  • Quais os principais Programas de Acreditação Hospitalar?
  • Quais os níveis de Acreditação Hospitalar
  • Como funciona o processo de Acreditação hospitalar.

O que é a Acreditação Hospitalar?

acreditação hospitalar


A Acreditação Hospitalar consiste em um processo de avaliação voluntário e periódico onde se aplica uma avaliação institucional para garantir a qualidade da prestação dos serviços de saúde.

Além disso, o processo de Acreditação Hospitalar possui caráter voluntário, reservado e educativo. Basicamente é um programa de melhoria constante das instituições prestadoras de serviços de saúde.

Vale destacar ainda que a acreditação não pode ser confundido com um procedimento de fiscalização. A acreditação é caracterizada por um caráter basicamente educativo, cujos resultados podem ser vistos em uma evidente melhora na qualidade e segurança dos serviços prestados pelo hospital.

Os objetivos da acreditação e a sua importância

O objetivo da Acreditação Hospitalar é incentivar a melhora constante dos procedimentos nas instituições de saúde. Para isso os métodos de acreditação são baseados em conceitos de eficiência comprovados nacional e internacionalmente.

Com isso, a qualidade se torna parte natural da cultura da instituição, promovendo o bem estar dos pacientes, melhorando o trabalho em equipe dos colaboradores, agilizando a gestão de riscos e criando um ambiente de trabalho agradável.

A importância da Acreditação Hospitalar se deve ao fato de que a qualidade é essencial para os serviços de saúde. Por isso, é fundamental a presença de um método como esse, que oferece diagnósticos objetivos e visa a melhoria contínua.

Quais os principais programas de Acreditação Hospitalar existentes?

Os principais programas de Acreditação Hospitalar hoje em dia são vários. No Brasil, o mais famoso é o ONA, sigla para a Organização Nacional de Acreditação.

A ONA é um dos programas que os hospitais e várias instituições de saúde escolhem por causa da sua credibilidade quando o assunto é acreditação. Entre outros programas vale salientar alguns a seguir.

Joint Commission International

Esse programa surgiu no ano 1994 e atualmente é utilizado em mais de 90 países. Os critérios básicos do Joint Commission International muitas vezes se referem aos direitos dos pacientes e dos seus parentes, os acessos aos tratamentos e ao treinamento dos profissionais de saúde.

Joint Commission International também atua promovendo melhorias nos prontuários, simplificando o processo de análise de dados e a gestão dos resultados, facilitando a tomada de decisões e o acompanhamento dos pacientes.

Acreditação Nacional Integrada para Organizações de Saúde

Também conhecida pela sigla NIAHO, um dos principais focos dela é estar na busca por resultados de mais qualidade. Com isso, esse programa se caracteriza por dar ênfase ao gerenciamento de riscos.

Desse modo, ao levar em conta a gestão de risco, esse programa permite proporcionar medidas que visam minimizar e até eliminar detalhes que oferecem riscos para os pacientes.

Accreditation Canada

Ele é um programa baseado em 3 parâmetros básicos, que são a governança clínica, a medicina de evidência e a sobrecarga dos colaboradores.

Com isso, ele assegura para os hospitais mais capacidade de melhorar o atendimento, levando em conta também a preocupação com o bem estar dos colaboradores e um eficiente gerenciamento dos projetos envolvendo saúde e administração hospitalar.

HIMSS

Também conhecido como Healthcare Information and Management Systems Society, esse programa não possui fins lucrativos. A sua maior característica é levar em conta a presença das tecnologias de informação e o uso delas para beneficiar hospitais.

Quais os níveis de Acreditação Hospitalar?

O programa ONA, que é o mais conhecido em nosso país, atua na avaliação das instituições de saúde utilizando o critério de níveis.

Sendo assim, a instituição pode ser considerada Acreditada ONA baseada em três diferentes níveis. Vamos ver mais a respeito deles?

Nível 1

É o nível acreditado. Nele a instituição de saúde consegue cumprir ou superar, em 70% ou mais, os padrões de qualidade e segurança estipulados pelo programa ONA.

Nesse nível são feitas avaliações em todas as áreas de atividades da instituição, analisando também critérios que abrangem conceitos estruturais e assistenciais. Vale salientar que o certificado Nível 1 possui a validade de dois anos.

Nível 2

Também chamado de Acreditado Pleno. Para a instituição atingir esse nível ela deve cumprir os requisitos de qualidade de segurança em uma escala acima de 80%.

Ela também deve cumprir ou superar os requisitos exigidos pela ONA em gestão integrada em mais de 70%. Esse certificado possui a validade de dois anos.

Nível 3 

Também conhecido como Acreditado com Excelência. Para atingir esse nível é necessário cumprir ou superar, em 70% os requisitos estipulados pela ONA em excelência de gestão.

É preciso também cumprir ou superar as exigências de gestão integrada em mais de 80% e, por fim, cumprir ou superar os requisitos de qualidade e segurança em mais de 90%. Esse nível possui certificado válido por mais de três anos.

Como funciona o processo de Acreditação Hospitalar?

Quanto ao funcionamento dos processos de uma forma geral, o hospital deve obedecer um padrão básico que os outros hospitais devem seguir, tais como documentação, regulamentações de segurança e higiene.

Entretanto, também é necessário contar com profissionais devidamente capacitados para lidar com todas as exigências que os programas exigem.

O processo é realizado de forma voluntária, apresenta informações coletadas das instituições sem divulgar quais são essas instituições e, além disso, é periódico.

A Acreditação Hospitalar é um procedimento fundamental para a área da saúde

Um hospital que possua qualquer tipo de acreditação vai se destacar perante os outros, conseguindo inclusive obter uma melhor retenção de pacientes.

Por essa razão, ela é muito importante e deve ser conhecida por médicos, gestores de hospitais e demais profissionais da área.

Além desse conhecimento você também pode buscar formações profissionais que irão proporcionar a qualificação ideal para esse mercado.

O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina. Para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso de Formação Empreendedora!

Com essa formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades, chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.

Clique na imagem abaixo e inscreva-se!

Curso Formação Empreendedora

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e baixe agora nosso ebook!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Gestão Para Medicos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.