O que é o DFMA?
A origem do DFMA
Os princípios do DFMA
Quais os impactos do DFMA?
7 Passos da metodologia DFMA
Vantagens do DFMA
Autores do DFMA
Exemplos de DFMA
Conhecendo outras metodologias de produção
Que tal se capacitar nas metodologias mais requisitadas do mercado?

Aprenda o que é DFMA e quais os impactos da metodologia na linha de produção

DFMA significa Design de Manufatura e Montagem. É uma metodologia que visa diminuir tempo de produção e evitar falhas na fabricação de um produto.

Sávio Vale
Por: Sávio Vale
Aprenda o que é DFMA e quais os impactos da metodologia na linha de produção

O DFMA, também conhecido como design para fabricação e montagem, é uma metodologia que permite facilitar a produção de um produto.

Com a simplificação de um design, é possível montar itens de forma mais eficiente, rápida e com menos custos.

"A simplicidade é o nível mais alto de sofisticação" - Leonardo da Vinci.

Quando observamos o processo de desenvolvimento de produtos partindo da ótica de Leonardo da Vinci, entendemos que existe uma busca pela simplificação de processos produtivos e quanto mais fundo se vai nessa busca, mais técnicas e metodologias sofisticadas vão surgindo.

Assim, metodologias como Lean Manufacturing, Six Sigma e o DFMA, tem como objetivo otimizar, de diferentes formas, a produção dentro de uma indústria ou uma empresa.

Neste artigo vamos falar sobre o DFMA. Confira o que você vai encontrar aqui:

  • O que é DFMA?
  • A origem do DFMA
  • Os princípios do Design de Manufatura e Montagem
  • Quais os impactos do DFMA?
  • 7 Passos da metodologia DFMA
  • Vantagens do DFMA
  • Autores do DFMA
  • Exemplos de DFMA
  • Conhecendo outras metodologias de produção.

Primeiro, vamos conhecer o significado de DFMA e como ele surgiu. Desça o texto para conferir!

O que é o DFMA?

DFMA é a abreviação para Design for Manufacture and Assembly, ou em um bom português, Design para Manufatura e Montagem. O DFMA é um conjunto de práticas que objetivam otimizar o processo produtivo e diminuir custos de produção.

A metodologia seleciona, por exemplo, produtos com uma geometria complexa que devem ser feitos com o uso de várias ferramentas e simplifica seu processo de criação. Dessa maneira, haverá menos custos e a montagem será rápida.

O foco é o produto, visando a melhora do processo! Isso é o DFMA.

Ele é um dos principais métodos para aperfeiçoar o design de fabricação. Comumente, o DFMA é utilizado com outras metodologias de gerenciamento de produção como o Lean Six Sigma (LSS).

Já ouviu falar do LSS? Essa metodologia é muito aplicável na maioria das empresas, pois tem como objetivo reduzir a variabilidade nos processos e eliminar desperdícios e custos que não agregam valor ao produto ou serviço.

Como me tornar um especialista em Lean Seis Sigma?

Seja um especialista em Lean Seis Sigma agora!

Cada vez mais empresas apostam na metodologia, afinal,  pesquisas mostram que negócios que estão no estágio Quatro Sigma possuem apenas 0,621% de taxa de erro em seus processos.

Com o nosso Kit para Certificação Especialista Seis Sigma, você estará preparado para auxiliar nos projetos e ser um profissional desejado pelo mercado.

A Voitto preparou 7 passos que vão tornar sua jornada no Lean totalmente descomplicada. Você terá acesso a modelos de planilhas e apresentações gratuitamente. Clique no banner abaixo!

Kit com Certificação Lean Seis Sigma

A origem do DFMA

Primeiramente, entendamos que o DFMA é a união de duas metodologias: o DFM e o DFA. Conheça o conceito de cada uma dela:

DFM

O DFM (Design for Manufacturing) quer dizer Design para Manufatura e tem como objetivo desenvolver processos e escolher materiais que diminuam os custos e a complexidade da fabricação.

São fabricadas peças mais baratas, mas que mantêm sua eficiência e qualidade. Além disso, a montagem é planejada e existe a comparação de materiais ou processos utilizados.

DFA

O DFA (Design for Assembly) significa Design para Montagem e busca, durante o projeto, identificar estratégias, como o Poka Yoke, para padronizar e diminuir o tempo de montagem de um produto.

Já imaginou o quão ineficiente seria uma indústria na qual cada tipo de produto tivesse uma técnica de montagem diferente?

O DFMA surgiu quando Eli Whitney decidiu unir as ideias por trás do DFM e do DFA para produzir um sistema de manufatura bélico para o Governo norte-americano.

Alguns anos depois, Henry Ford utilizou a técnica do desenvolvimento do automóvel (figura abaixo). Esse modelo revolucionou a indústria automobilística por causa dos baixos custos de fabricação, alta qualidade, confiabilidade e simplicidade.

Exemplar do carro Ford Model T


Em seguida, os estudos de Roger Boltz e o desenvolvido pela General Electric (GE) foram essenciais para estruturar a metodologia do DFMA e a difundir em várias indústrias no mundo todo.

A partir da estruturação do DFMA, alguns princípios foram declarados para sistematizar a metodologia. Descubra que princípios são esses no tópico a seguir!

Os princípios do DFMA

De acordo com Boothroyd e Dewhurst (1988), os princípios do DFMA são:

  • Projetar o menor número de componentes possível
  • Projetar componentes multifuncionais
  • Utilizar componentes e processos padronizados
  • Desenvolver uma abordagem de projeto modular
  • Utilizar uma montagem unidirecional
  • Facilitar alinhamento e inserção de todos os componentes
  • Eliminar ao máximo o número de parafusos, molas, roldanas e chicotes de fios
  • Procurar padronizar materiais, acabamentos e componentes
  • Ter sempre em mente as possibilidades de automação
  • Utilizar e promover o trabalho em equipe.

Esses princípios não dizem respeito à parte operacional do DFMA. Eles funcionam como a filosofia por trás da metodologia de design. No entanto, Boothroyd e Dewhurst definiram o fluxograma explicando o passo a passo do DFMA e é o que você vai ver a seguir.

Quais os impactos do DFMA?

É evidente que utilizar a DFMA traz bons resultados para sua linha de montagem, portanto, listamos alguns dos principais impactos que a metodologia pode causar:

  1. Satisfação do cliente: o produto é entregue ao cliente de forma mais rápida;
  2. Melhor qualidade: as ferramentas são escolhidas de forma a garantir a qualidade;
  3. Maior produtividade: são menos processos e trabalho para construir um produto;
  4. Mais agilidade: existem menos peças para projetar e processos para revisar;
  5. Menos complexidade: simplificação do projeto para ajudar na montagem e instruções fáceis;

7 Passos da metodologia DFMA

Existem 7 passos da metodologia DFMA:

  1. Conceber de projeto
  2. Projetar de modo a simplificar a montagem
  3. Selecionar materiais e instrumentos
  4. Definir o melhor conceito de projeto
  5. Projetar com foco na fabricação
  6. Prototipar
  7. Produzir.

Inicialmente, são definidos todos os requisitos e funcionalidades de um produto para que seja feito uma concepção da ideia inicial do projeto.

Em seguida, logo na fase de ideia é necessário pensar em como as diferentes partes do produto final serão montadas. Então, faz-se as plantas para detalhamento de encaixes por meio de softwares de desenho como o AutoCAD 2D.

Diferentes de outras metodologias nas quais a montagem é definida apenas quando o produto é validado, no DFMA ela é um dos passos iniciais.

Depois, os materiais e os instrumentos disponíveis para a fabricação são listados e analisados. Nessa etapa, é necessário fazer uma estimativa de custo e determinar se o conceito de projeto está dentro do orçamento previsto.

Logo em seguida, são definidas as etapas de fabricação seguindo os princípios citados anteriormente, buscando garantir o menor tempo de produção e o menor desperdício.

E por fim, o protótipo do produto é validado passando por diferentes testes para verificar se ele atende aos requisitos. Se sim, a produção é liberada. Caso contrário, o projeto volta para a fase de concepção para agregar melhorias e diminuir riscos.

O diagrama a seguir resume as etapas do DFMA. Olha só:

Fases do DFMA


Depois de ler tudo até aqui, você já deve ter percebido o quanto que o DFMA é uma metodologia eficiente para a produção, certo?

No próximo tópico, vamos pontuar as principais vantagens dessa metodologia só para você não sair com dúvida alguma. Segue o texto!

Vantagens do DFMA

Aplicar a metodologia do Design de Manufatura e Montagem pode trazer resultados positivos para um processo de produção. Os principais benefícios são:

Rapidez

Definir as etapas de montagem e fabricação logo no início evita desperdícios de tempo trazendo mais rapidez para o processo.

Menor custo de montagem

Os princípios guiam o projetista a definir estratégias de montagem otimizadas, o que afeta diretamente o custo com essa operação.

Sustentabilidade

Lembre que um dos focos do DFMA é evitar desperdícios de materiais e assim contribuir para uma produção sustentável com liberação de menos rejeitos ao meio ambiente.

Segurança

Redução de riscos durante a fabricação pois definir as etapas estrategicamente permite que a equipe de produção se prepare adequadamente antes de operar os instrumentos.

Qualidade

Os produtos apresentam menos falhas por causa da padronização do processo de fabricação e encaixe.

Autores do DFMA

Citamos alguns dos autores que contribuíram para o surgimento do DFMA. Se você deseja se aprofundar nos especialistas do assunto, continue lendo nosso artigo. Separamos dois autores que são destaque:

Geoffrey Boothroyd

Geoffrey Boothroyd foi responsável pela incorporação da montagem na metodologia DFMA, antes o recurso focava apenas na manufatura. Em resumo, inicialmente o objetivo era fornecer aos projetistas uma técnica para quantificar a fabricação de produtos.

O especialista aprimorou suas ideias e escreveu o livro “Assembly Automation and Product Design”.

Peter Dewhurst

Dewhurst, juntamente com Boothroyd, foi pioneiro na área de DFMA. Seus trabalhos inicialmente foram realizados na Universidade de Salford durante a década de 1960.

Peter e Geofrey escreveram o livro “Product Design for Manufacture and Assembly”.

Exemplos de DFMA

Como o artigo demonstrou, inicialmente para adotar a metodologia DFMA é preciso pesquisar os dados de custos de modificações de projeto, especificar características que podem ser modificadas e quais são os custos de fabricação ou montagem.

Após essa fase existem diferente maneiras de aplicar a DFMA, veja a seguir:

Montagem por cima

Basicamente, você terá que desmontar visualmente o produto e colocar todos os componentes um sobre o outro. É essencial que eles se “encaixem” para que o processo de fabricação seja agilizado.

Celular desmontado sendo visto de cima para baixo

Auto alinhamento

A ideia é facilitar o encaixe entre os componentes de um produto. Para isso, o design deve utilizar perfis mais arredondados ou furos guias.

Além disso, é essencial indicar onde é a colocação de uma peça para facilitar a montagem, principalmente, no caso dos itens assimétricos

Movimento único e linear

Com o movimento único e linear, as peças se encaixam naturalmente e isso facilita na agilidade da montagem.

Montagem simplificada com apenas um movimento

Conhecendo outras metodologias de produção

Nesse artigo, você conheceu a metodologia de Design de Manufatura e Montagem (DFMA), como ela surgiu, os princípios, as etapas e as vantagens de aplicação.

Além dela, existem muitas outras que são igualmente importantes e cada uma possui suas particularidades. Não saia do texto antes de conhecer algumas das principais metodologias de produção!

Lean Manufacturing

Essa é uma metodologia que define os 8 principais tipos de desperdícios em uma empresa ou indústria e estabelece algumas ferramentas para diminuir esses desperdícios.

Quer saber mais sobre esse assunto? Veja o vídeo a seguir:

World Class Manufacturing (WCM)

O WCM é um conjunto de princípios e técnicas de gestão com foco em eliminar desperdícios (semelhante ao Lean Manufacturing). Ele é fundamentado em 10 pilares técnicos e 10 pilares gerenciais.

Planejamento e Controle de Produção (PCP)

Para gerenciar bem os processos de uma empresa, deve existir um planejamento que gere redução dos custos da organização. Além da melhoria na qualidade dos produtos e velocidade de entrega. Esse é o objetivo do PCP.

Portanto, o domínio da prática é essencial a qualquer profissional, independente do negócio ou produto que esteja realizando.

Que tal se capacitar nas metodologias mais requisitadas do mercado?

Invista na sua carreira e conquiste a vaga dos sonhos!

No final de 2019, a empresa de recursos humanos Korn Ferry fez uma pesquisa e apontou que existe um déficit de 1,8 milhão de pessoas para vagas especializadas.

Isso mostra o quanto é fundamental estar capacitado para alcançar uma nova vaga e, até mesmo, receber uma promoção de cargo.

Com a Formação All-in da Voitto, você tem acesso a mais de 1000 horas de conteúdo sobre gestão, empreendedorismo, dados e tantos outros assuntos fundamentais. Além de ter total suporte da plataforma e mentorias.

Tenha acesso ilimitado a todas as melhores formações da Voitto e veja sua vida mudar.

Banner com o pacote All In dos cursos Voitto

Sávio Vale

Sávio Vale

Grad. em Engenharia Mecânica pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI). Foi bolsista PIBIC/CNPQ na área de Engenharia dos Materiais e voluntário em desenvolvimento de projetos de pesquisa. Participou do treinamento Sebrae Like A Boss para ideação de negócios e startups pelo SEBRAE/PI. É Líder de Projetos na equipe Sol do Equador Aerodesign/IFPI e atuou, inicialmente, como analista de Estabilidade e Controle. Voltado ao desenvolvimento de competências em liderança, gestão e tecnologia. Possui certificação em White Belt em Lean Seis Sigma, Marketing de Conteúdo, Produção de Conteúdo para web e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Recomendados para você!

Saiba mais clicando aqui!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos De Lean Manufacturing

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.