O que é IaaS?
Para que serve a IaaS?
Quais as vantagens de utilizar a IaaS?

Para que serve o IaaS ? Confira quais são as principais vantagens do seu uso!

Conheça o IaaS que é um dos principais serviços de computação em nuvem e confira quais são as vantagens que ela pode trazer a sua empresa.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Para que serve o IaaS ? Confira quais são as principais vantagens do seu uso!

Muito provavelmente você já ouviu falar sobre serviços de computação em nuvem, não é mesmo? Um destes serviços, é a Infraestrutura como Serviço (IaaS). Mas, você sabe o que ele pode te oferecer?

Além da Infraestrutura como serviço (IaaS), existem mais duas principais categorias de serviços de computação em nuvem, que são, o Software como Serviço (SaaS) e também a Plataforma como Serviço (PaaS).

Neste artigo iremos abordar a Infraestrutura como Serviço (IaaS), se você deseja aprender mais sobre esse tema, continue lendo este post! Separamos alguns tópicos para ajudar você no aprendizado:

  • O que é IaaS?
  • Para que serve a IaaS?
  • Quais as vantagens de utilizar a IaaS?

Vamos à leitura?

O que é IaaS?

O IaaS (Infrastructure as a Service) é o serviço no qual há os componentes necessários para uma estrutura básica de tecnologia da informação para uma organização.

Este serviço fornece acesso a recursos de rede, computadores (hardware virtual ou dedicado) e espaço de armazenamento de dados. Em termos de gestão de serviços de TI, possui um alto grau de flexibilidade e controle.

Resumindo, no IaaS o contratante recebe uma máquina virtual, ficando responsável pelo gerenciamento, instalação e configuração de sistemas operacionais, softwares, etc.

Por exemplo, é possível trabalhar com gerenciamento de dados através da IaaS, mas toda a estrutura necessária para que isso ocorra, ficará por conta do contratante fazer a instalação e configuração na máquina virtual.

A Amazon Web Services é uma das principais plataformas que oferece este tipo de serviço de computação em nuvem, possuindo diversas funcionalidades que se adequam para diversos tipos de clientes.

Para iniciar uma carreira empreendedora do mercado de trabalho, é essencial ter um controle da quantidade de recursos necessários para o desenvolvimento e estabelecimento de uma organização.

Foi pensando nisso que criamos a Planilha de Investimentos Iniciais para Abertura de Negócios, que permite que você tenha os controles básicos da contabilidade e gestão inicial do seu negócio.

Baixe agora e acesse nossa ferramenta gratuitamente clicando no botão abaixo!

planilha investimentos iniciais para a abertura de negócios

Para que serve a IaaS? 

Agora vamos observar alguns contextos onde a IaaS poderá estar inserida e ser vantajosa.

Aplicativos Web

A Infraestrutura como Serviço oferece ao contratante todo um suporte para o desenvolvimento e implementação de aplicações web, através de servidores de aplicativo e servidores web e também serviços de armazenamento.

Desta forma, a empresa consegue implementar os aplicativos de forma rápida quando a demanda for imprevisível e reduzir os custos com infraestrutura.

Teste de desenvolvimento de novos produtos

A IaaS também auxilia no teste e no desenvolvimento de software, fazendo com que seja possível criar rapidamente os ambientes de teste e desenvolvimento, colocando os novos produtos no mercado com mais agilidade. Logo, gera muito mais economia para o contratante.

Lift and Shift

Muitas organizações têm aplicativos locais com alto custo, gerenciamento complexo e com hardware que precisa ser substituído a cada determinados anos de intervalo.

Manter uma estrutura local acarreta em um aumento de custo e carga operacional. Por isso muitas empresas optam por migrar seus serviços de TI para a nuvem, ficando longe da forma tradicional que possui alto custo.

Uma das formas de fazer essa migração é através do Lift and Shift, um serviço que permite migrar seus dados com o mínimo de alterações possível, fazendo com que se tenha mais velocidade no tempo de produção.

Armazenamento e backup de dados

Uma das formas de garantir a segurança de dados das empresas é fazer o armazenamento e o backup deles em um local seguro, e isso, a IaaS pode oferecer.

Isso porque, a infraestrutura como serviço consegue ajustar a quantidade de armazenamento juntamente com a necessidade do contratante e também permite simplificar o planejamento e o gerenciamento dos sistemas de recuperação de dados.

Computação de alto desempenho

A IaaS dá suporte a computação de alto desempenho, auxiliando na resolução de problemas complexos que envolvem uma infinidade de variáveis.

Auxiliar pequenas e médias empresas

Apesar de grandes empresas usarem serviços de computação em nuvem com maior frequência, pequenas e médias empresas também podem se beneficiar desta incrível tecnologia.

Isso porque, as PMEs possuem muitas barreiras a serem quebradas para se consolidarem e crescerem no mercado. Sendo assim, é necessário muito planejamento e persistência ao lidar com as adversidades.

A computação em nuvem junto com a IaaS permite que as pequenas e médias empresas entreguem produtos e serviços com maior agilidade e disponibilidade ao seu cliente.

Agora que você já sabe o que é a IaaS e os principais lugares onde ela pode ser aplicada, vamos conhecer algumas de suas principais vantagens.

Quais as vantagens de utilizar a IaaS?

Recursos conforme a necessidade do contratante

O sistema de escalabilidade da IaaS permite que o contratante tenha acesso aos recursos necessários para a sua atividade, e caso seja necessário mais novo recurso, estes poderão ser solicitados de maneira rápida.

Economia

Como foi falado, ao adquirir a Infraestrutura como serviço, não é mais necessário gastos e investimento com atualização de hardware. Todo o hardware necessário é mantido pela empresa que oferece a tecnologia de maneira segura.

E pelo fato de o serviço ser escalável, você só irá pagar por aquilo que está usando, nada mais e nada menos.

Mobilidade

Em geral, por estar dentro da rede, os serviços de computação em nuvem podem ser acessados em diversos dispositivos diferentes e em qualquer lugar através da conexão com a internet.

Segurança nos dados

As máquinas virtuais trabalham com rigorosos sistemas de segurança de dados, garantindo assim que os dados não sejam perdidos ou acessados por terceiros através de espionagem.

Essas ferramentas de cibersegurança são aprovadas e testadas internacionalmente, além de serem constantemente atualizadas.

Segurança física dos servidores

Imagine no modelo tradicional de TI, onde as informações são armazenadas em um servidor local, geralmente dentro da empresa.

Caso aconteça algum desastre natural, como terremotos ou enchentes, é possível que haja danos físicos aos servidores, ocasionando na perda de dados e um custo altíssimo.

Através da Amazon Web Service, um serviço de computação em nuvem oferecido pela gigante Amazon, isso não aconteceria.Isso porque, a Amazon e também outras empresas de computação em nuvem, oferecem redundância de seus servidores.

Diante disso, todos os dados gerados por sua empresa, serão armazenados em diferentes servidores espalhados pelo mundo, e caso haja danos físicos em algum deles, seus dados estarão protegidos em um outro.

Muito interessante, não é mesmo? Esperamos que a leitura deste artigo tenha facilitado a sua tomada de decisão em relação ao IaaS!

Além disso, se liga nessa super dica que separamos especialmente para você!


A primeira competência que um empresário, empreendedor ou consultor deve possuir é a capacidade de pensar estrategicamente. Além de atenuar riscos e reduzir chances de insucesso, uma boa estratégia ajuda a definir objetivos e traduzi-los em ações para geração de resultados.

Neste curso de Gestão para Resultados, você aprenderá na prática a elaboração de um planejamento estratégico, além de como conduzir o processo de comunicação dessa estratégia para a equipe.

Você será capaz de analisar o ambiente empresarial de diferentes frentes a fim de se antecipar a dificuldades futuras, definindo onde se quer chegar e o que fazer para chegar lá!

Incrível, né? Então não perde tempo e garanta já a sua inscrição!

Gestão para Resultados, garanta sua inscrição!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

[eBook] 9 Estudos de Caso com uso da tecnologia Blockchain

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

9 Estudos De Caso Com Uso Da Tecnologia Blockchain

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.