Pode-se dizer que um sistema é um conjunto de elementos correlacionados que, juntos, desempenham uma função. Mas, você sabe o que são e os diferentes tipos de sistemas de produção?

Se não souber, você está no lugar certo! 

Nesse artigo, você descobrirá o que são os sistemas de produção, seus diferentes tipos e como eles se relacionam com o Lean Manufacturing e com o planejamento e controle da produção (PCP), por meio dos seguintes tópicos:

 

  • O que são os sistemas de produção?
  • Tipos de sistema de produção;
  • Tipos de produção x PCP.

 

Preparado(a)?

Então, vamos nessa!

 

O que são os sistemas de produção?

 

Os sistemas de produção são um conjunto de diversos fatores que, juntos, trabalham para produzir produtos e serviços.

Esse conjunto é formado por pessoas, departamentos, processos e máquinas presentes em uma indústria que trabalham em prol de um objetivo comum.

Os sistemas de produção englobam os processos desde a entrada de matéria prima na indústria até a saída de produtos ou serviços, incluindo o processo de transformação do insumo. 

Os processos, que têm como resultado um produto, são chamados de processo de conversão. Isso ilustra a ideia de que a matéria prima foi totalmente transformada em um produto diferente. 

Já os processos, que possuem como resultado final um serviço, são chamados de processos de transferência, dando a ideia de que o know-how e a tecnologia foram “transferidos”.

Por falar em tecnologia, você se considera atualizado(a) em relação à metodologia Lean Manufacturing?

Por meio dessa filosofia, a produção consegue ser otimizada, eliminando os desperdícios existentes no processo produtivo.

E, por falar em Lean Manufacturing, não perca essa chance de saber mais informações sobre o tema e confira o curso de Lean Manufacturing! É gratuito e está disponível na nossa plataforma online!

É só clicar no link abaixo.

Curso de Introdução ao Lean Manufacturing

Agora que você já viu o nosso curso, você vai conferir os diferentes tipos de sistemas de produção!

 

3 tipos de sistemas de produção

 

Como você viu, o sistema produção é bem amplo em um processo produtivo.

Existem diferentes classificações de sistemas de produção diferentes no mundo. 

Assim, você irá conferir três tipos: produção contínua, produção intermitente e produção para grandes projetos.

 

1. Produção contínua

 

É o tipo de sistema de produção mais comum de ser encontrado em uma indústria. A produção contínua apresenta um fluxo em linha que tem como objetivo produzir o máximo de produtos no menor tempo possível, sem paradas e interrupções.

Geralmente, esse tipo de processo é encontrado em empresas com produção padronizada, como a indústria automobilística, por exemplo. 

 

2. Produção intermitente

 

Nesse tipo de sistema, o processo de produção é realizado por lotes, podendo ser sob encomenda (produtos únicos ou diferenciados) ou seguindo a demanda das vendas.

 

3. Produção para grandes projetos

 

Esse tipo de produção é feito, geralmente, quando o projeto é um produto único. 

Portanto, todos os esforços são voltados ás técnicas de fabricação e montagem (DFMA) do projeto. 

Por se tratar de uma produção personalizada de alto nível e não padronizada, geralmente esse tipo de sistema demanda altos custos.

Como exemplos clássicos de produção para grandes projetos, têm-se a produção de aviões e de instrumentos elaborados.

 

Tipos de produção x PCP

 

Como você viu no tópico anterior, cada tipo de sistema de produção apresenta suas particularidades, diferenciando-se de acordo com o seu ritmo e com as diferentes demandas que possui. 

Da mesma forma que os sistemas de produção são definidos de acordo com o seu produto e serviço, o PCP será definido de acordo com o tipo de sistema utilizado.

Mas, como assim?

Bom, cabe ao analista de PCP ou à administração da produção averiguar qual planejamento será mais adequado para cada tipo de sistema de produção.

Por exemplo, se o sistema de produção for uma produção contínua, o planejamento e o controle da produção será por fluxo. 

Assim, o PCP deverá cumprir com o que for proposto visando, sempre, a melhoria contínua dos seus processos com o mínimo de desperdício para a organização.

 

Aprendeu tudo?

 

Como você viu, o conhecimento na área de planejamento e d controle de produção (PCP) é extremamente importante para qualquer organização que deseje alcançar o sucesso.

Isso porque, o PCP é considerado o “cérebro” da linha de produção, portanto a sua interatividade com o sistema produtivo deve ser constante.

Para você não parar por aqui e investir mais nos seus conhecimentos sobre o assunto, que tal fazer um curso sobre Fundamentos de Planejamento e Controle da Produção

Nesse curso, você será capaz de avaliar os processos de uma empresa quanto aos objetivos de desempenho, relacionar a estratégia da organização com o planejamento da produção e obter uma visão sistêmica do seu negócio!

Para saber mais, clique no botão abaixo!

Curso de Fundamentos de Planejamento e Controle da Produção