O que é Manipulação Emocional?
Experimentos sobre Manipulação Emocional
Quais as características de uma pessoa manipuladora?
Como lidar com uma pessoa manipuladora?
8 sinais de uma Manipulação Emocional
Desenvolva a sua Inteligência Emocional

Conheça os sinais de uma Manipulação Emocional e aprenda como sair dessa situação

Entenda como a Manipulação Emocional pode afetar as pessoas e aprenda quais são as características de uma pessoa manipuladora e como detectar esses indivíduos.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Conheça os sinais de uma Manipulação Emocional e aprenda como sair dessa situação

Manipulação Emocional é uma forma de influenciar as pessoas, de forma consciente, a fazer o que o manipulador deseja, geralmente para o benefício deste.

A máxima de que as pessoas influenciam e são influenciadas pelo meio em que elas vivem é verdade e isso não é novidade para ninguém. Mas conviver com essa situação é normal, desde que ela não seja usada como forma de manipulação emocional.

Fatos tirados de contexto, cenários em que o outro julga uma pessoa por uma atitude isolada, argumentos deturpados são alguns dos exemplos de manipulação emocional. Apesar de esses serem os mais nítidos, essa prática pode ir muito além.

Mas vamos deixar a teoria de lado e entender como indivíduos manipuladores podem impactar o seu dia a dia? Para isso, separamos os seguintes pontos que fazem você ter uma visão global sobre o tema:

  • O que é Manipulação Emocional?
  • Experimentos sobre Manipulação Emocional;
  • Quais as características de uma pessoa manipuladora?
  • Como lidar com uma pessoa manipuladora?
  • 8 sinais de uma Manipulação Emocional.

Vamos começar?

O que é Manipulação Emocional?

Manipulação emocional é quando uma pessoa utiliza de palavras, frases e até mesmo de ações para influenciar o outro de forma consciente.

Nesse caso, os manipuladores costumam ter uma alta visão analítica e serem calculistas no sentido de sempre ter na ponta da língua o gatilho que irá atacar o ponto certo da situação que ele quer distorcer ou influenciar.

De maneira geral, sabe aquelas pessoas que fazem com que tudo a sua volta aconteça da forma como elas querem e para isso conseguem fazer com que os outros acreditem que essa é a verdade absoluta?

Esses são exemplos clássicos de manipuladores emocionais. Em Reality Shows, por exemplo, fica ainda mais claro observar essas características, afinal os olhares são externos.

Experimentos sobre Manipulação Emocional

O Facebook, junto a pesquisadores de Cornell e da Universidade da Califórnia, fez um teste para entender até que ponto a manipulação emocional pode ter impacto no comportamento humano.

Para tanto, eles escolheram uma amostra de mais de 600 mil pessoas. Parte delas, tinham a página inicial bombardeada de histórias e imagens positivas. Enquanto a outra parte, era exposta a notícias de cunho mais negativo.

Com o tempo, foi possível perceber que a relação entre as postagens feitas por essas pessoas e o viés das informações que elas consumiam eram altamente correlacionados.

Dentre as conclusões desse experimento se pode dizer que, ao criar a exposição de um grupo de pessoas a informações positivas, é comum que você tenha uma maior qualidade de vida no sentido de otimismo, leveza e outros quesitos importantes.

E se você está curioso para saber como identificar uma pessoa capaz de fazer chantagem emocional, confira o tópico a seguir.

Quais as características de uma pessoa manipuladora?

Uma pessoa que se caracteriza como manipuladora emocional também normalmente é associada com adjetivos como os exemplos citados a seguir.

Agressividade

A agressividade é uma característica comum de manipuladores. Afinal, em uma situação em que o outro vai contra as suas ideias, é normal que eles ultrapassem limites para impor as suas opiniões e assim, conseguir o que querem.

Persuasão

Outro adjetivo muito utilizado para caracterizar manipuladores é a persuasão. Para eles, é fácil encontrar argumentos que fundamentam suas percepções. No entanto, nem sempre são utilizados de maneira correta.

Além disso, dados fora de contexto podem passar a interpretação equivocada, mas que qualifica a opinião de quem os apresenta. Assim, conseguem ter um certo controle emocional sobre o outro.

Teimosia

Por não aceitarem muito bem a opinião dos outros, os manipuladores também são pessoas teimosas. Até que todos estejam de acordo com a sua fala, é comum a busca por cada vez mais argumentos que desqualificam o que eles não concordam.

Pensamento Crítico

Além do que já foi citado, os manipuladores também possuem um pensamento crítico apurado, mas nem sempre utilizado de forma positiva.

Ser analítico e pensar nas estratégias dos gatilhos que serão utilizados é fundamental para que eles consigam persuadir os outros.

Imagem de Inocência

Mais do que manipular emocionalmente, é comum que os manipuladores queiram que os outros não saibam de suas práticas. Por isso, é comum adotarem comportamentos que os fazem vítimas.

Assim, isso irá fazer você se sentir culpado e dar ouvidos ao manipulador, como forma de se redimir.

Como lidar com uma pessoa manipuladora?

Assim que a manipulação é identificada, a melhor decisão a ser tomada é o afastamento, principalmente pensando em preservar a sua própria saúde mental. Embora muitas pessoas acreditem que a confrontação pode ser eficiente, isso não é verdade.

Pessoas manipuladoras estão preparadas para passar por argumentações e isso pode fazer com que você corra o risco de entrar novamente na manipulação dessa pessoa.

8 sinais de uma Manipulação Emocional

Em um primeiro momento, é difícil perceber quando uma situação é caracterizada como manipulação emocional. Mas ao entender mais sobre o tema, os pontos em comum dos manipuladores passam a ser de mais fácil entendimento.

Para te ajudar a identificar a manipulação emocional, separamos os três sinais mais comuns.

1. Distorcem os fatos

Com certeza, em todos os contextos é cabível diversas interpretações, mas isso pode ser utilizado como uma forma grave de manipulação emocional.

Ao tirar palavras, frases e fatos e colocá-los em situações isoladas, ou seja, contando quando convém, os manipuladores conseguem distorcer algo para embasar suas percepções e argumentos.

A manipulação emocional está justamente no fato de que as pessoas são persuasivas, justificam comportamentos em fatos isolados e causam até mesmo culpa nas pessoas ao redor.

2. Impõem a culpa aos outros

Por falar em culpa, essa é outra característica comum dos manipuladores emocionais. Eles fazem com que o desenrolar da situação seja sempre advinda do comportamento alheio e não dele próprio.

Se ele está incomodado com algo é sempre por causa de outra pessoa. Afinal, é ela quem falou demais ou deixou de fazer algo que é necessário aos olhos do manipulador.

Esse tipo de manipulação emocional pode fazer com que você perca seu bem estar e evolua para doenças mais graves, como a depressão.

3. Minimizam os problemas dos outros

Você já conviveu com uma pessoa que sempre tem histórias melhores, problemas mais importantes a serem discutidos e questões que sempre devem ser priorizadas em detrimento das suas?

Esse cenário é muito comum quando se trata de manipulação emocional. Nele, o manipulador diminuiu o que é apresentado pelo outro, sempre enaltecendo as características próprias como sendo mais relevantes.

Todo mundo conhece alguém assim. Desse modo, os manipuladores emocionais podem estar lado a lado conosco, sem que percebamos.

4. Autopunição

Muitas vezes ao serem confrontados, os manipuladores podem recorrer a autopunição para manipular o sentimento das pessoas ao seu redor.

As frases mais utilizadas por manipulares neste contexto são:

  • “Eu sou a pior pessoa desse mundo”;
  • “O que eu fiz para merecer isso?”;
  • “Você não pode fazer isso comigo”.

5. Trazem sensação de desconforto

Muitas pessoas que passam muito tempo com uma pessoa manipuladora ao lado, podem começar a sentir desconforto ao falar sobre a própria vida e expôr seus sentimentos, muitas vezes pelo receio de serem humilhados.

Um termo utilizado para descrever esses manipuladores são “Vampiros Energéticos”, uma vez que essas pessoas tendem a drenar os outros, emocionalmente.

6. São passivo-agressivos

Algumas vezes, os manipuladores vão atacar as pessoas ao seu redor pelo simples prazer que isso traz a eles, podendo demonstrar comportamentos passivo-agressivos.

Muitas vezes eles vão espalhar fofocas e caso sejam descobertos podem usar desculpas como “não foi minha intenção” ou podem fazer críticas em tom de brincadeira.

Existem várias formas de ataque que o manipulador pode utilizar, então fique atento!

7. São ótimos mentirosos

Como podemos perceber através desse artigo, os manipuladores são pessoas que sentem-se confortáveis contando mentiras, fazendo com que elas sejam proferidas de forma natural e genuína.

8. Tem tendências agressivas

Quando não tem suas vontades atendidas ou as coisas não vão da forma com que eles esperam, os manipuladores podem demonstrar comportamento agressivo, seja através de ações ou palavras.

Essa pode ser uma estratégia de manipulação para que as pessoas façam o que eles desejam.

Desenvolva a sua Inteligência Emocional

Está gostando do artigo até aqui? Esperamos que sim! Ficaremos muito felizes em te ajudar nessa jornada de Autoconhecimento e Autogerenciamento emocional. Por esse motivo, gostaríamos de saber, você realmente sabe os impactos de ter sua inteligência emocional desenvolvida? Se não, olha só o que temos para você!

No nosso Ebook sobre A importância da Inteligência Emocional, você será capaz de entender a importância e porque você deve desenvolver a Inteligência Emocional. Ainda, você desenvolverá melhor suas habilidades em se conhecer melhor, em se colocar no lugar do outro, em gerir melhor suas emoções e sentimentos e aprimorar sua capacidade com sociabilidade.

Baixe gratuitamente agora mesmo clicando no botão abaixo e veja como aplicar a IE no dia a dia impacta positivamente no seu comportamento pessoal e profissional!

Entenda a importância da inteligência emocional! Clique e baixe o ebook!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Teste: Como está sua Inteligência Emocional?

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Teste: Como Está Sua Inteligência Emocional?

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.