O que são Sabotadores?
Quais os 10 tipos de Sabotadores?
O que é o Teste dos Sabotadores?
Como lidar com os Sabotadores Mentais?

Entenda o que são Sabotadores Mentais e quais as suas características

Sabotadores são inimigos Mentais que nos impedem de alcançar o nosso verdadeiro potencial. Descubra quais têm maior influência em sua vida e como trabalhá-los.

Pâmela Souza
Por: Pâmela Souza
Entenda o que são Sabotadores Mentais e quais as suas características

Conhece a frase “Nós somos nossos maiores inimigos”? Pois bem, é disso mesmo que vamos falar neste artigo! A influência de como nossas emoções e pensamentos corroboram para nossa própria falha é o que chamamos de sabotadores mentais!

Por isso, conhecer o que se passa em nossa mente é fundamental para termos inteligência emocional, e assim deixar de cair nas armadilhas mentais proporcionadas pelos sabotadores que nos faz construir falsas crenças e nos impedindo de alcançar nossos objetivos.

Apesar de ser um assunto delicado e importante, muitas pessoas não sabem, mas grandes oportunidades são perdidas pelo simples fato de não se conhecerem o suficiente para obter um melhor resultado em entrevistas e promoções.

Pesquisas apontam que apenas 20% das equipes e indivíduos alcançam o seu verdadeiro potencial. Incrível esses números, não é mesmo?

Pensando nisso, para que você não faça parte dos outros 80%, veja o que vamos te ensinar neste artigo:

  • O que são Sabotadores?
  • Os 10 tipos de Sabotadores?
  • O que é o Teste dos Sabotadores?
  •  Como lidar com os Sabotadores Mentais?

Quer fazer da sua mente a sua maior aliada? Então acompanhe essa leitura comigo!

O que são Sabotadores?

Sabotadores são inimigos internos desenvolvidos, principalmente em nossa infância, devido a situações e crenças que criamos e que permanecem em nossas mentes, de forma mais sutil, quando adultos.

Como, por exemplo, podemos imaginar que, se quando crianças somos submetidos a situações familiares de incerteza, é provável que o sabotador hipervigilante será mais forte em nossa vida.

Os sabotadores trabalham contra o que é melhor para você. É uma resposta pronta do nosso cérebro a situações que ele considera de risco, mesmo que não haja nenhum risco iminente.

Mas a nossa mente não é composta apenas pelos sabotadores. Vamos entender melhor como funciona?

Os Sabotadores e o Sábio

O Sábio é o opositor dos sabotadores. Como o próprio nome já diz ele tem acesso a sua sabedoria e consegue discernir as situações.

Quando o sábio está no controle, a sua mente passa a agir como sua amiga.

Podemos fazer uma analogia com o exemplo utilizado por Dan e Chip Heath em seu livro "A Guinada" sobre o elefante e o jóquei.

Vamos imaginar que o jóquei é o nosso sábio, ele consegue levar o elefante onde quiser, tomar decisões conscientes e importantes.

Porém, ele é limitado, em alguns momentos o elefante, neste caso representando os nossos sabotadores, assume o controle e pode nos levar por caminhos que não são tão bons para nós, pois ele responde de forma automática às situações.

E então, quem domina a sua mente, o jóquei ou o elefante?

É importante tomarmos conhecimento sobre o que nos prejudica, ainda mais se é algo que está dentro de nós. Afinal, alcançar o nosso verdadeiro potencial só depende de nós mesmos!

Descubra no tópico a seguir, quais são os 10 tipos de sabotadores existentes.

Quais os 10 tipos de Sabotadores? 

Em seu livro “Psicologia Positiva”, o autor Shirzad Chamine defende a existência de, pelo menos, 10 tipos de sabotadores. Para alguns deles existem livros que você pode ler para entendê-los melhor e aprender a como enfraquecê-los.

Vamos conhecer os sabotadores e algumas leituras que podem te ajudar a lidar com eles?

1. Crítico

O crítico é considerado o principal dos sabotadores pelo seu potencial destrutivo, pois está sempre procurando defeitos em si, nos outros e nas circunstâncias.

Ele é o principal responsável pela nossa ansiedade, estresse, raiva, decepção, vergonha e culpa.

Ele é o nosso inimigo número um, causando impacto no nosso bem-estar, sucesso e felicidade, justamente pelo seu teor negativo.

2. Insistente

O sabotador insistente é caracterizado pelo perfeccionismo, uma grande necessidade de organização e de ordem que pode deixar as pessoas ao seu redor ansiosas e nervosas. Esse sabotador leva as pessoas a serem pontuais, metódicas e altamente críticas de si mesmas e dos outros.

Pela sua forte necessidade de alcançar altos padrões se frustram e se decepcionam constantemente.

Dica de livro: A Coragem de Ser Imperfeito.

3. Prestativo

Esse sabotador nos leva a ter uma dependência do outro, buscando afeto e aceitação. Tem uma forte necessidade de ser amado e busca isso através de atos prestativos. Esse sabotador nos leva a pensar mais nos outros do que em nós mesmos.

Tem dificuldade de expressar seus próprios sentimentos por medo do que os outros podem pensar e buscam fazer isso de forma indireta.

Por conta disso pode levar a pessoa a ter ressentimento, quando uma necessidade dela não é atendida, e se desgastar.

4. Hiper-realizador

O hiper-realizador está sempre em busca de realizações constantes, é refém dos resultados.

Geralmente ficam reféns do trabalho e não se permitem ter relacionamentos mais profundos. São competitivos e prezam por uma boa imagem, são aqueles que sempre procuram estar bem nas redes sociais e demonstrar o seu sucesso.

Dica de livro: O Milagre da Manhã.

5. Vítima

É emotiva e temperamental, buscando atenção e afeto. Foca em sentimentos internos, principalmente os mais dolorosos.

Tem a tendência de se recolher quando mal compreendido e desistir em situações difíceis.

Tende a remoer sentimentos e a sufocar a raiva, o que gera depressão, apatia e fadiga constante.

Dica de livro: O Poder da Autorresponsabilidade.

6. Hiper-racional

Foca na racionalização das circunstâncias, incluindo relacionamentos. Pode ser caracterizado como frio, distante e até mesmo arrogante.

É reservado e protege os seus sentimentos.

Dica de livro: O Poder do Agora.

7. Hipervigilante

O hipervigilante está sempre em estado de alerta, tem sempre a sensação de que tudo pode dar errado. Possui ansiedade contínua e intensa se privando do descanso, o que acarreta estresse.

Esse conjunto de sentimentos gera desgaste e drena a energia que poderia ser usada em outras atividades.

8. Inquieto

Está sempre em busca de uma ocupação e de atividades que vão lhe proporcionar novas emoções. Quer uma vida intensa e sempre acha que as atuais atividades não lhe dão mais paz e alegria.

É impaciente, está sempre focando no futuro.

Dica de livro: As coisas que você só percebe quando desacelera.

9. Controlador

Busca sempre assumir a responsabilidade e controlar situações, o que resulta em ansiedade e impaciência quando isso não acontece.

10. Esquivo

O esquivo foge de tarefas e conflitos difíceis. Se concentra muito no que é prazeroso, tem a tendência de procrastinar e não concluir as suas tarefas no tempo correto.


Dica de livro: O Poder da Ação.

O que é o Teste dos Sabotadores?

Dentre os 10 tipos de sabotagem temos diferentes níveis de dominância em cada um deles, podendo depender até do ambiente que nos encontramos, ou seja, talvez em casa transpareça mais seu sabotador vítima e no trabalho/faculdade se sobressaia mais o controlador.


Independente do resultado, sempre é possível trabalhar nossos problemas, por isso temos que começar os identificando!

Como identificar meus sabotadores?

Para que você possa combater seus inimigos internos e viver de uma forma mais leve, é necessária uma jornada de autoconhecimento e autocuidado. Para descobrir isso, existem 2 testes:

Não seja rude consigo mesmo. Se por um acaso os seus sabotadores ultrapassarem o limite de 7 pontos descrito no teste, não se frustre. Veja esse resultado como uma oportunidade de mudança.

Como lidar com os Sabotadores Mentais?

Para que você possa enfraquecer os seus sabotadores é necessário o controle emocional, paciência e persistência. Eles nunca vão desaparecer completamente da sua vida, mas podem ser enfraquecidos.

Nenhum ser humano é perfeito e por isso constantemente temos que lidar com forças externas e internas que nos botam para baixo. Contudo, o objetivo aqui é tirar um obstáculo da sua vida controlado por você: seus sabotadores mentais.

Como primeiro passo, te encorajamos a escutar o Ted Talk do Shirzad Chamine. Talvez seja a porta que você precise abrir para o segundo passo: como colocar em prática essa melhora!

A prática leva à perfeição!

Saber lidar com diferentes situações incômodas e desafiadoras é o que impulsiona a carreira de uma pessoa, muito além de suas habilidades técnicas. Afinal, quem gostaria de contratar alguém emocionalmente instável?

Por isso, como conselho final, após concluir os testes e entender mais sobre o que te influencia, chegou o momento de praticar e revolucionar seu meio de raciocinar.

O poder dos Modelos Mentais podem mudar nossa trajetória e determinar se teremos ou não sucesso, e isso influencia em nossa capacidade de moldar nossos pensamentos e ações.
Elaboramos uma vídeo aula para te ajudar a entender melhor como tudo isso funciona e como colocar em prática! Confira gratuitamente essa vídeo aula sobre O Poder dos Modelos Mentais do curso "Programa de Desenvolvimento de Líderes", ministrado pelo consultor Victor Cláudio Paradela.
Bora lá? é só clicar no botão abaixo!

O poder dos modelos mentais

Pâmela Souza

Pâmela Souza

Grad. em Engenharia Civil pela Universidade federal de Juiz de Fora. Participou de iniciação científica nas áreas de ambiente construído e transportes. Atua como voluntária no projeto de treinamento profissional no Núcleo de Estudos e Projetos em Educação e Tecnologia. Possui certificação em Inteligência Emocional, Formação Yellow Belt em Lean Seis Sigma, Fundamentos de Growth Hacking, Agile Scrum Foundation EXIN, Produção de Conteúdo Web, Marketing de Conteúdo e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Ebook - A importância da inteligência emocional! Baixe agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

A Importancia Da Inteligencia Emocional

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.