O que é a Prova de Conceito?
Como funciona e quais as possíveis aplicações para a Prova de Conceito?
Quais as vantagens da Prova de Conceito para uma empresa?
Como otimizar o processo da Prova de Conceito?
Vem se especializar!

O que é Prova de Conceito? Entenda como utilizá-la para obter sucesso!

A PoC é um teste que auxilia a avaliar ideias, entenda aqui como funciona essa ferramenta na prática e também como utilizá-la!

Letícia Basso
Por: Letícia Basso
O que é Prova de Conceito? Entenda como utilizá-la para obter sucesso!

Para implementar um novo software, uma nova metodologia, maquinário ou inovações tecnológicas no geral, é necessário ter certeza que esse investimento valerá a pena, que irá suprir todas as necessidades e trará um retorno maior que o investimento realizado.

Para não correr o risco de realizar um investimento que não trará esse retorno esperado, basta aplicar a prova de conceito, do inglês Proof of Concept (PoC)!

Esse recurso serve para garantir a assertividade de novos projetos que irão ser implementados em uma empresa, por exemplo.

Para entender mais sobre a prova de conceito continue a leitura pelos tópicos abaixo!

  • O que é a Prova de Conceito?
  • Como funciona e quais as possíveis aplicações para a Prova de Conceito?
  • Quais as vantagens da Prova de Conceito para uma empresa?
  • Como otimizar o processo da Prova de Conceito?
  • Vem se especializar!

O que é a Prova de Conceito?

A prova de conceito também conhecida como PoC (Proof of Concept) trata-se de uma prova que irá validar uma ideia ou de um novo conceito que será implementado. Garante a assertividade das novas implementações dentro da sua empresa.

Essa ferramenta é muito utilizada junto com o produto mínimo viável, conhecido também como MVP.

O MPV trabalha com a essência de um produto ou serviço. Ele é desenvolvido com o menor investimento possível, mas consegue passar a ideia essencial do produto ou serviço, ou seja, um mínimo viável.

O PoC também trabalha com protótipos, o protótipo é a versão final dos produtos, porém são produzidas geralmente em tamanhos reduzidos.

A prova de conceito age com etapas, geralmente sendo um tipo de roteiro de testes, avaliando todos os quesitos importantes que o serviço ou produto em questão deveriam suprir, entenda no próximo tópico como funciona essas etapas!

Como funciona e quais as possíveis aplicações para a Prova de Conceito?

A Prova de Conceito pode ser aplicada em duas situações de maneira geral. A primeira delas é com o foco dentro da própria empresa, ou seja, aplicar a PoC para trazer inovações para dentro da empresa, seja para um setor ou um problema específico.

Portanto, o primeiro caso se trata da empresa comprando uma solução e aplicando a ferramenta para avaliá-la. Essa empresa pode ser de diversas áreas de atuação, sendo assim, para esse primeiro caso a gama de possíveis aplicações é inúmera.

Já o segundo caso, é quando a empresa aplica essa ferramenta para vender o seu produto, ou seja, está vendendo uma solução. Portanto, ela está aplicando a PoC para solucionar o problema do seu consumidor, garantindo que o produto ofertado satisfaça todos os requisitos.

Nesse caso as aplicações são um pouco mais restritas, geralmente são empresas de desenvolvimento de softwareque oferecem esse suporte. Mas é possível para qualquer área que o produto possa ser alterado com facilidade, que não tenha um padrão fixo, por exemplo quando é feito sob encomenda.

A maneira de aplicar a PoC irá variar conforme a situação, porém o objetivo segue o mesmo: validar uma ideia ou um conceito. 

Agora vamos ver o que é necessário para ter uma prova de conceito bem sucedida!

1. Definir o que deve ser provado

O primeiro passo é definir com exatidão quais são as variáveis que devem ser analisadas, para assim, a prova de conceito funcionar de maneira precisa.

Essas variáveis podem ser de diversos tipos, tudo dependerá dos objetivos e de quem está aplicando a ferramenta.

2. Envolver toda a equipe

Para funcionar de maneira satisfatória, é de extrema importância que todo o time estar comprometido. Assim, conseguirá a visão e opinião de todos aqueles que terão contato com a possível solução analisada.

E antes de continuar, vamos dar uma dica de como conseguir envolver toda sua equipe de maneira fácil e ágil!

Dica Voitto!

Você entende qual é a importância da agilidade para a realização de uma gestão efetiva?

O segredo para otimização de projetos está em usar um método ágil! O framework Scrum, por exemplo, é um método usado para o gerenciamento de projetos, baseado no desenvolvimento de software, que beneficia a empresa e os clientes com agilidade e flexibilidade em sua elaboração.

Quer saber como funciona a metodologia Scrum e entender como sua flexibilidade para se adaptar a diferentes exigências se dá por meio de entregas rápidas e com foco total nas exigências dos clientes?

Preparamos para você o curso de Introdução ao Agile Scrum para que você se desenvolva profissionalmente e ainda possa conhecer a nossa plataforma! É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais a respeito!

introdução ao agile scrum

Agora que você já sabe como envolver toda sua equipe, vamos para o próximo tópico!

3. Possuir boas métricas

Nada irá valer caso as suas métricas não sejam boas o suficiente, por isso é importante avaliar os resultados de maneira que seja satisfatória. Estabeleça métricas que vão de encontro com o projeto.

4. Testar a execução

Com os quatro tópicos anteriores bem planejados, o seu teste será um sucesso, então é só pôr a mão na obra!

Mas afinal, qual as vantagens dessa ferramenta em uma empresa? Veja abaixo!

Quais as vantagens da Prova de Conceito para uma empresa?

Existem diversas vantagens para uma empresa aplicar a PoC, mas listamos algumas das mais importantes, veja a seguir!

Viabiliza novas tecnologias para as empresas

Por se tratar de um teste de soluções rápido e prático, pequenas, médias e grandes empresas conseguem realizar testes de diversas soluções em um curto período de tempo, o que ajuda a empresa a ter uma alta rotatividade de tecnologia, sempre procurando e explorando as melhores para seu setor.

Assertividade no investimento

Como já foi dito, com o PoC a solução é exposta ao estresse do dia-a-dia antes mesmo de ser adquirida, portanto, sua validade é testada e aprovada para que a solução seja implementada, fazendo que o investimento tenha um grau de assertividade extremamente alto.

Vale ressaltar que esse tópico vale tanto para aqueles que vendem as soluções, quanto para aqueles que estão comprando soluções.

Economia financeira

A economia financeira ocorre por dois motivos, o primeiro dele por conta da assertividade do investimento, ocorrem diversos testes antes de realizarem realmente um investimento, portanto isso gera um alta economia.

E o segundo é por conta da nova tecnologia empregada ser assertiva no quesito de ser uma solução satisfatória para todo o setor, essa nova tecnologia irá ajudar a empresa de maneira que gerará novas economias.

Satisfação dos consumidores

Quando essa ferramenta é utilizada para vender as inovações tecnológicas, irá gerar uma alta satisfação dos consumidores. Ao invés de vender uma solução pronta e fixa para o cliente, você irá aplicar essa ferramenta para ela se conectar às reais necessidades do consumidor!

E isso, irá gerar uma alta satisfação no cliente. Ressaltando que também irá gerar uma economia financeira, por novamente ser assertivo na implementação da solução.

Já está pronto para iniciar esse projeto em sua empresa? Então se especialize no Scrum para fazer tudo rodar de maneira mais fácil e ágil!

Como otimizar o processo da Prova de Conceito? 

Como já dito anteriormente, o uso das PoCs é extremamente importante para entender os processos que ocorrem na empresa e analisar se valem a pena ou não, fazendo com que as novas propostas sejam colocadas em prática para garantir a maior satisfação dos colaboradores possível.

Porém, vale ressaltar, que realizar uma PoC bem estruturada é desafiador. Esses desafios podem ser minimizados utilizando alguns métodos e, de forma resumida, uma excelente forma de melhorar esse processo é possuir equipes ágeis.

Quando uma equipe trabalha de forma ágil e organizada, consegue realizar tomadas de decisões assertivas, inovar e tornar todo processo mais simples e rápido.

Vem se especializar!

Vivemos um mundo marcado pelo dinamismo, em que mudanças rápidas e constantes, com novas tecnologias e novos modos de gerenciamento surgindo a todo tempo.

Tendo em vista esse cenário,  é necessário desenvolver adaptabilidade e agilidade, que são trazidas pelo Scrum. Um framework simples e interativo que possibilita a otimização do desenvolvimento de qualquer projeto, dos mais simples aos mais complexos.

Pensando nisso, desenvolvemos o curso Preparatório para Certificação Agile Scrum EXIN , que aborda os fundamentos essenciais e ensina a lidar com as mudanças a fim de alcançar sucesso em seus projetos.

Além disso, te preparamos para ser um profissional certificado Agile Scrum Foundation (ASF) pela EXIN, com renome internacional. O que é realizado através de simulados e questões exclusivas.

Portanto, se você deseja se certificar, se inscreva agora no nosso curso Preparatório para Certificação Agile Scrum EXIN!

Preparatório para Certificação Agile Scrum EXIN

Letícia Basso

Letícia Basso

Graduanda de engenharia mecânica na UTFPR, com intercâmbio acadêmico em Portugal no Instituto Politécnico de Viseu. Perfil de pesquisadora com iniciação científica sobre controle de vibrações de estruturas mecânicas e pesquisa sobre nanotecnologia e nanomateriais, participação na empresa júnior da UTFPR-CP SmartMec Jr. e projeto voluntário de ginastica rítmica para crianças da cidade. Certificações: Pacote Office, CopyWriting, Escrita para Web, Google ADS, SEO e Responsabilidade Social e Sustentabilidade.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Preparatório Para Certificação Agile Scrum Master Exin

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.