Muitas empresas ainda não utilizam o método de gestão ágil por acreditarem que ele só funciona para projetos com uma única equipe de poucos integrantes.

Outros acreditam que o Scrum só funciona em projetos com equipes internas ou em com equipes localizadas fisicamente no mesmo local.

Mas Mike Cohn, um dos colaboradores do desenvolvimento de software com métodos Scrum, definiu a ferramenta Scrum de Scrums com a seguinte frase: 

“Scrum of Scrums é uma importante técnica para escalar Scrum em grandes times e projetos. Essas reuniões permitem agrupar os times para discutir seus trabalhos, focando especialmente na área de sobreposição e integração”. 

Antes de explicarmos o que é Scrum de Scrums e apresentar dicas para a aplicação desta ferramenta na sua empresa, veja tudo o que você vai aprender neste artigo: 

  • O que é Scrum?
  • O que é Scrum de Scrum?
  • Aplicando Scrum de Scrums na sua empresa

 

O que é Scrum?

Scrum é uma abordagem com princípios e práticas que foram desenvolvidas dentro da Metodologia Ágil com o objetivo de desenvolver e lançar produtos mais assertivos no mercado. 

Seu surgimento se deu em projetos de tecnologia, mas com o passar do tempo esse framework foi ganhando espaço em diversos segmentos e hoje é considerado um método de gestão de projetos, sejam eles de tecnologia ou não. 

As empresas perceberam que ao utilizar o Scrum para gerenciar seus projetos elas se tornavam mais flexíveis, tinham melhor alinhamento entre as equipes e o cliente, apresentavam agilidade nas mudanças não previstas e reduziam o tempo de desenvolvimento. 

Porém, inicialmente, esses princípios eram utilizados para gerenciar equipes menores, mas, como utilizar o Scrum em projetos de grande escala, no qual precisa de muitas pessoas e equipes envolvidas?  Então surgiu o Scrum de Scrum! Vamos entender o que é essa ferramenta.

Mas antes, gostaria de te oferecer uma excelente oportunidade para impulsionar sua carreira. O treinamento de Introdução ao Agile Scrum está gratuito e é destinado a estudantes ou profissionais que não conhecem o Scrum e desejam ter o primeiro contato com esse método que vem se destacando cada vez mais no mercado.  

Curso gratuito de Agile Scrum

 

O que é Scrum de Scrums?

 

O Scrum de Scrums, ou Scrum of Scrums (SoS), é uma ferramenta que permite a divisão de uma equipe Scrum grande em várias equipes Scrums menores. É um time composto por até nove pessoas que precisam interagir constantemente entre si para a construção de um produto final. 

As reuniões Scrum de Scrums têm como objetivo alinhar as ideias técnicas das equipes que estão em um mesmo projeto, além de tratar de assuntos que possam resultar em atraso na entrega.

Para as reuniões realizadas uma vez por semana, chamada reunião de alinhamento, é escolhido um membro da equipe para representá-los. Esta escolha parte da equipe, que reconhece um membro do grupo capaz de dar posições técnicas sobre o produto e de achar soluções para os demais times. 

 

Saiba o que é Scrum of Scrum

 

Em um Scrum de Scrums que busca aspectos técnicos, operacionais e de integração, não é recomendável que o Scrum Master da equipe seja o representante. Pois é necessário que os integrantes tenham o reconhecimento dos problemas técnicos.

Além disso, caso haja equipes que dependam muito uma da outra, é viável mais de uma reunião por semana. 

Para um Scrum de Scrums focado em aspectos táticos e gerenciais, recomenda-se a figura do Scrum Master como o representante da equipe. 

Por fim, quatro perguntas devem ser feitas na execução do Scrum de Scrums para tornar a reunião mais dinâmica e objetiva e preencher as informações necessárias para o andamento do produto. São elas: 

  • O que sua equipe fez desde a última reunião?

  • O que seu time irá fazer depois desta reunião?

  • Há algum impedimento para realização das atividades?

  • Seu time está deixando de fazer algo que de alguma forma irá impactar os outros times? 

Tá gostando do nosso artigo? Abaixo, irei listar seis dicas para escalonamento das reuniões Scrum de Scrums. Vamos aprender! 

 

Aplicando Scrum de Scrums na sua empresa

 

1.  Scrum Master

Você precisa ter uma quantidade suficiente deste profissional dentro da sua empresa. Se possível, um para cada equipe, pois a falta deste líder pode gerar uma série de problemas e criar barreiras de comunicação. 

Aproveite para conhecer as responsabilidades do Scrum Master dentro de uma empresa.

 

2.  Product Owner

É recomendável que, assim como o Scrum Master, você tenha profissionais suficientes para a produção da sua Product Backlog

Você até pode ter um Product Owner para todos os minigrupos de Scrum, mas será que ele vai ter tempo para se dedicar igualmente entre todas as equipes? Tenha Product Owner o suficiente pra isso (que podem ser liderados por um Product Owner chefe). 


Reuniões de Scrum Agile

 

3. Definição de pronto

É essencial que todos os grupos Scrum tenham a mesma definição de pronto. Possibilitando a integração de todos os resultados ao final de cada Sprint

 

4. Sprints

Todas as Sprints devem começar e terminar ao mesmo tempo. Elas fazem parte do mesmo projeto, você só fez uma quebra de Sprints menores, sendo assim, elas precisam estar alinhadas e serem entregues juntas. 

 

5. Product Backlog

Garantir que os requisitos desta lista não sejam espalhados de forma aleatória. Quando você cria grupos menores para trabalhar no Scrum escalado ou Scrum de Scrums, você precisa de requisitos que sejam combinados entre si. 

Você até pode colocar grupos de Scrum em um módulo e outro grupo em outro, mas as histórias precisam estar alinhadas. 

 

Conheça o Scrum Board

 

6. Produto final

Tenha garantias de que a soma das equipes formadas fará a entrega de todas as etapas de conhecimento necessárias para o projeto. Você terá várias partes do produto que, somadas, irão gerar o produto final.

 

Quer se especializar?

 

A metodologia ágil apresenta o Scrum de Scrums como uma ferramenta que você precisa conhecer para otimizar o gerenciamento dos seus projetos em grandes empresas. 

Agora que você já conhece e sabe como aplicar essa ferramenta, vou deixar uma grande oportunidade para você! 

Se você deseja se preparar para conquistar uma das certificações mais completas e avançadas de Scrum, você precisa conhecer o nosso curso de Scrum Master com certificação EXIN. 

Clica aí embaixo e garanta seu diferencial profissional.

 Curso de Scrum Master Exin

Ah, não esquece de compartilhar com seus amigos e deixar seu comentário, ele é muito importante para a gente.