O que é SASsmaq?
Como obter a certificação SASsmaq?
Quais são os prazos e validades da certificação SASsmaq?
Quero aprender mais!

Veja o que é o SASsmaq, como conseguir o certificado e qual a sua importância

Saiba o que é o SASsmaq, como obter a certificação, qual a sua importância e quais são as principais áreas avaliadas pela ABIQUIM.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Veja o que é o SASsmaq, como conseguir o certificado e qual a sua importância

Hoje em dia, a preocupação com a sustentabilidade faz com que as empresas adotem uma série de práticas em sua rotina para minimizar os impactos que suas atividades causam. Nesse sentido, existe o SASsmaq, uma certificação que reconhece os esforços relacionados à saúde e segurança.

As empresas certificadas dessa forma ganham um destaque na indústria química, já que são vistas como parceiros seguros para realizar as operações logísticas de materiais que muitas vezes são perigosos, e danosos ao ambiente. Assim, é importante cumprir os requisitos para conseguir esse certificado.

Por isso, neste artigo vamos te mostrar tudo sobre o SASsmaq, passando pelos seguintes assuntos:

●     O que é SASsmaq?

●     Como obter a certificação SASsmaq?

●     Quais são os prazos e validades da certificação SASsmaq?

O que é SASsmaq?

O SASsmaq é um método de avaliação que permite medir o desempenho e qualificar as práticas de empresas envolvidas com a indústria química. Ele é a abreviação para Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade, e as empresas que cumprem seus requisitos obtêm uma certificação.

Ele foi criado em 2001 pela ABIQUIM (Associação Brasileira de Indústrias Químicas). Ao contrário de outras certificações como as normas ISO, ele não visa assegurar a qualidade, mas avaliar se uma empresa possui as ferramentas necessárias para a melhoria contínua.

Assim, a certificação não é um pré-requisito para todas as empresas do setor químico (entretanto, é obrigatório para empresas que querem transportar produtos químicos). Porém, ela é um grande diferencial, já que destaca as companhias que oferecem operações logísticas de qualidade.

O sistema foi inspirado no ICE (Intervention in Chemical Transport Emergencies - Intervenção em Emergências de Transporte Químico), que é um programa europeu com o mesmo intuito do SASsmaq.

O SASsmaq é separado em cinco áreas: Rodoviário, Estação de Limpeza, Terminais de Armazenagem Granéis Líquidos, Navios e Ferroviário.

Portanto, o principal objetivo do SASsmaq é reduzir os riscos relacionados ao transporte e distribuição de materiais químicos. Isso traz diversos benefícios, a começar pela imagem da companhia, já que a empresa passa a ser vista como uma prestadora de serviços com segurança para a indústria química.

Esse zelo com as exigências de qualidade e segurança reduz o número de acidentes e situações de perigo, o que demonstra cuidado da empresa com seus colaboradores.

A um nível operacional, a implementação de filosofias gerenciais voltadas à melhoria contínua traz ainda mais benefícios, como a redução de custos e aumento da eficiência.

A sua empresa não está tendo uma boa performance quando se trata da área de entregas e logística?

Para que uma empresa tenha um desempenho satisfatório, faz-se o uso contínuo dos sistemas de controles internos. São estes que proporcionam segurança para a administração na busca que seus objetivos e metas estabelecido sejam atingidos.

Logo, seja qual for o processo, é importante que a empresa tenha meios de controlá-lo, variando de acordo com a complexidade do mesmo.

Para te ajudar nesta tarefa, queremos oferecer nossa planilha de Controle de Entregas Logísticas! Está esperando o que? Baixe agora clicando no botão abaixo!

Planilha de controle de entregas logísticas

Como obter a certificação SASsmaq?

Para conseguir a certificação do SASsmaq, a empresa precisa preencher uma série de requisitos. Para isso, as companhias utilizam sistemas de gestão integrados, que controlam os processos logísticos do setor químico no que se refere ao gerenciamento de qualidade, saúde, segurança e ambiental.

Esse tipo de sistema é muito útil pois armazena todos os dados e documentação necessária em um único local. Com isso, é mais fácil se adequar às legislações ambientais, avaliar o desempenho de cada profissional e identificar riscos no processo logístico.

Todas essas funcionalidades são importantes porque é necessário ter uma estrutura controlada para solicitar a avaliação do SASsmaq. Além de estar em operação há mais de 6 meses, a empresa deve possuir uma frota mínima de quatro veículos, próprios ou alugados. Deve haver um motorista para cada veículo.

Ainda, a companhia precisa estar ambientalmente licenciada com um Alvará da prefeitura, Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, Licença de Operação, e registro na Agência Nacional de Transportes Terrestre como Empresa de Transporte de Cargas ou Cooperativa de Transporte de Cargas.

Em alguns casos, a depender do material transportado, pode ser necessário uma licença do IBAMA, Polícia Federal, Polícia Civil ou Exército Brasileiro.

Depois de se enquadrar em todos os itens, a empresa pode pedir a avaliação do SASsmaq para a ABIQUIM. Ela é realizada por meio de um questionário padronizado que avalia seis áreas, que, ao final, resulta em uma avaliação geral de desempenho. Esse processo é conduzido por um avaliador certificado.

As seis áreas analisadas são “Gerenciamento, “Segurança, Saúde e Ambiente”, “Equipamentos”, “Planejamento das Operações”, “Segurança Patrimonial e Confidencialidade” e “Inspeção do Local”.

Desenvolver as práticas para conseguir a certificação é um processo intenso, mas simples. Tudo começa com uma boa estrutura de dados, já que isso define como será o fluxo de informações da empresa. Nesse sentido, os sistemas de gestão ambiental são muito úteis para implementar o SASsmaq.

Depois, é necessário focar na gestão de pessoas. Isso também envolve desenvolver suas competências e fornecer treinamentos individualizados conforme as necessidades do colaborador.

A partir daí, começamos a pensar de maneira mais funcional. É necessário identificar e analisar os riscos ambientais, ocupacionais e operacionais que podem afetar o funcionamento da cadeia logística. Com isso, podemos elaborar um plano de ação para minimizar esses efeitos e para o caso de emergências.

A nível prático, definimos os detalhes da operação logística, como os equipamentos utilizados, a segurança dos veículos, entre outros. Ainda, estabelecemos a periodização para a realização de testes, inspeções e manutenções.

Por fim, no dia a dia, é necessário supervisionar e fazer a gestão das operações de transporte, sempre garantindo a saúde e segurança de todos os envolvidos na cadeia logística que fazem o manuseio de produtos químicos.

Quais são os prazos e validades da certificação SASsmaq?

O prazo de validade da certificação SASsmaq é de dois anos, a partir da data de realização da avaliação. A certificação é divulgada no site da ABIQUIM, e em função disso, esse prazo é dilatado em trinta dias por causa das burocracias relacionadas ao processo de aprovação, emissão e inserção dos dados no sistema.

O custo da avaliação da SASsmaq não é fixo, mas definido conforme o tamanho da empresa (quantidade de colaboradores, tamanho das instalações, entre outros fatores), que irá definir a quantidade de trabalho a ser feito no processo de certificação.

Quero aprender mais!

Saber como reduzir desperdícios nas empresas, aumentando a produtividade e a qualidade dos produtos ou serviços ofertados, com certeza te tornará um profissional cobiçado pelo mercado de trabalho.

Para alcançar esse patamar profissional, nós oferecemos para você uma formação completa na metodologia Lean Manufacturing, por meio do nosso Pacote de Formação de Especialista Lean!

Com a nossa formação, você será capaz de dominar todas as ferramentas e estar preparado para conduzir mudanças a caminho da excelência.

O pacote contempla Fundamentos Lean, 5S, Mapeamento de Fluxo de Valor, Kaizen e Manutenção Produtiva Total, que fornecerão todo o conhecimento necessário para que você aplique o Lean em qualquer área, da manufatura ao escritório!

Está esperando o que? Clique na imagem abaixo e adquira o nosso Pacote de Formação Especialista em Lean!

Formação Especialista em Lean

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e faça o download!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Controle De Entregas Logisticas

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.