O que é SQL?
Para que serve o SQL?
Benefícios do SQL
Como utilizar o SQL?
Quais são os principais comandos SQL?
Continue se especializando!

Saiba mais sobre a SQL e quais são os seus benefícios na programação!

Descubra como a Linguagem de Consulta Estruturada (SQL) impacta a manipulação de bancos de dados relacionais e quais são as suas principais funções.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Saiba mais sobre a SQL e quais são os seus benefícios na programação!

A linguagem SQL é uma linguagem padrão utilizada para armazenar e processar informações em bancos de dados relacionais, mais conhecidos como tabelas. Presente em grandes empresas de tecnologia, o seu principal objetivo é acessar e modificar simultaneamente os dados das estruturas de uma empresa.

Dessa forma, a SQL pode analisar e executar tarefas em tabelas por meio de comandos e, por ser tão requisitada em atividades profissionais, analistas de sistemas, programadores e desenvolvedores estão se especializando nessa linguagem para obter mais oportunidades.

Ela é uma linguagem declarativa que apresenta sintaxe simples e acessível. Continue neste artigo e saiba mais sobre o código SQL a partir dos seguintes tópicos:

●     O que é SQL?

●     Para que serve a SQL?

●     Benefícios da SQL

●     Como utilizar a SQL?

●     Quais são os principais comandos SQL?

Boa leitura!

O que é SQL?

SQL é a abreviação para Structured Query Language, traduzido em português como Linguagem de Consulta Estruturada. Assim, ela é definida como uma linguagem de declaração com sintaxe simples e acessível para programadores que estão em fase de aprendizado.

Essa linguagem surgiu na década de 70, no laboratório da IBM, com o objetivo de simplificar o gerenciamento de informações em bancos de dados relacionais (baseados em linhas e colunas que formam tabelas). Essa base de dados pode conter arquivos de texto, planilhas de Excel, arquivos CSV, entre outros.

Depois, a SQL foi padronizada nos anos 80 pela ANSI (American National Standards Institute) e pela ISO (International Organization for Standardization), contando com sua última versão em 2016.

Assim, alguns Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados (SGBDs) que utilizam o SQL como linguagem de programação são o Oracle Database (utilizado por grandes empreendimentos), o MySQL (serviços gratuitos e pagos), o SQL Server (disponível para download gratuito ou pago) e o PostgreSQL (aplicações web).

Divisão de grupos

A SQL é dividida em subgrupos de comandos, como:

●     DML (Linguagem de Manipulação de Dados): altera informações nas tabelas, seja para inserir ou excluir dados (ex: select, delete e insert);

●     DDL (Linguagem de Definição de Dados): modifica o banco de dados (ex: drop – apaga algum objeto e create – permite a criação de novos objetos);

●     DCL (Linguagem de Controle de Dados): permite, restringe e bloqueia modificações no banco de dados (ex: grant – permite o acesso e/ou modificações);

●     DTL (Linguagem de Transação de Dados): salvar alterações feitas pelos desenvolvedores (ex: commit – autoriza que as alterações sejam salvas);

●     DQL (Linguagem de Consulta de Dados): consulta de informações do banco de dados (ex: select).

Mas antes de continuar seu aprendizado sobre SQL, que tal dar os primeiros passos com Python?

Se você tem interesse em programação mas não sabe como dar os primeiros passos, não se preocupe, nós vamos te ajudar!

Pensando em todos aqueles que não sabem por onde começar a estudar programação, desenvolvemos o Ebook Primeiros passos com Python, a linguagem mais utilizada atualmente.

Você terá acesso a um material completo que irá te guiar pelo mundo da programação básica. Não perca tempo, baixe agora!

Primeiros passos com Python

Para que serve o SQL?

A SQL é utilizada para manipular grandes quantidades de informação de um banco de dados e escrever queries (comandos de consulta) com múltiplas informações. Com ela, é possível construir relações entre si, facilitando a inserção e a recuperação de dados.

Qualquer consulta é possível por meio da utilização de parâmetros, que permitem o retorno de grandes quantidades de informação de diferentes fontes com poucas ou por apenas uma instrução.

Algumas das atividades realizadas são inserir, excluir, alterar, selecionar, visualizar, juntar, ordenar, mesclar e intercalar dados. Isso é possível através dos inúmeros comandos que serão apresentados no último tópico.

Benefícios do SQL

A SQL possibilita inúmeros benefícios aos seus usuários. A principal delas é a padronização e a automatização de processos. Assim, ela permite a manipulação de diversos bancos de dados que a utilizam como linguagem. Além disso, pode ser aplicado em diversas plataformas, oferecendo portabilidade.

Essa linguagem também é acessível e intuitiva, permitindo que usuários com conhecimentos básicos de programação consigam aprender e utilizá-la, mesmo que a partir dos comandos mais simples.

Por causa disso, também contribui para a gestão do conhecimento da área, a partir da troca de experiências entre os usuários.

No caso dos especialistas da computação, programadores back-end e desenvolvedores full-stack, o SQL ajuda a expandir os seus conhecimentos e a diferenciá-los no ramo trabalhista. Afinal, conhecer soluções diferentes das comuns trazem destaque à uma empresa.

Como utilizar o SQL?

Caso queira alcançar o sucesso na manipulação de dados complexos no Microsoft Excel ou na programação em Python e na cibersegurança, estudar SQL é fundamental para trabalhar com eficiência.

Dessa forma, é importante pesquisar primeiramente sobre os seus fundamentos, para se familiarizar com os conceitos e, em seguida, estudar sobre os bancos de dados relacionais, aprendendo a criá-los e gerenciá-los.

Por fim, colocar os conhecimentos obtidos em prática, a partir da manipulação, modificação e recuperação de dados. Entre o fenômeno do Big Data, a análise de dados é utilizada para relacionar vários bancos de dados simultaneamente.

Quais são os principais comandos SQL?

Confira abaixo os principais comandos SQL:

  • SELECT: Procura linhas em uma tabela com base em critérios definidos;
  • INSERT: adiciona uma nova linha à tabela;
  • UPDATE: Atualiza uma ou mais linhas de informações de acordo com critérios definidos;
  • DELETE: Exclui uma ou mais linhas de uma tabela de acordo com as condições definidas;
  • ALTER: Altera uma tabela ou banco de dados existente;
  • DROP: exclui completamente uma tabela do banco de dados ou;
  • UPDATE: Atualiza dados em uma ou mais tabelas.

Além deles, existem subconjuntos de comandos, como CREATE, para criação de tabelas e bancos de dados, bem como JOIN, LIKE e GROUP BY para realizar pesquisas mais complexas.

Além deles, também existem os subconjuntos de comandos, como o CREATE, para criar tabelas e bancos de dados, e o JOIN, LIKE e GROUP BY para realizar buscas mais complexas.

As cláusulas são condições que definem ou modificam os dados que serão retornados pelas consultas. Algumas delas são:

  • A instrução "FROM" designa a tabela a ser pesquisada.
  • A palavra-chave "WHERE" descreve os critérios que devem ser atendidos para os registros recuperados.
  • Para classificar os registros retornados, você pode utilizar a cláusula ORDER BY que os organiza em uma sequência específica.
  • Quando se trata de organizar dados, a função "GROUP BY" agrupa efetivamente os registros com base em critérios especificados.

Ainda, o SQL suporta operadores lógicos, como o AND, responsável por retornar dados caso as condições sejam verdadeiras; o OR, quando apenas uma condição é verdadeira; e o NOT, que retorna o contrário da expressão. Outros exemplos são ALL, AND, QUALQUER, BETWEEN e EXISTS.

Já os operadores relacionais realizam comparações entre valores, estruturas e controles. Os principais exemplos são os sinais de > (mais), < (menor), >= (maior ou igual), <= (menor ou igual), = (igual) e <> (diferente).

Por fim, as funções de agregação são responsáveis por agrupar mais de um valor em um único resultado. Alguns exemplos são MAX, MIN, SUM, AVG, COUNT, GROUP BY, HAVING e ALIAS.

Continue se especializando!

Você deve ter notado que SQL é uma linguagem para lidar com banco de dados e por isso, estar por dentro dessa área crescente no mercado pode ser um diferencial para sua carreira!

Com a Formação em Cientista de Dados da Voitto, você navegará por todos os conteúdos necessários para te tornar fluente na linguagem dos dados.

Não perca mais tempo, clique no banner e saiba mais!

Formação em Cientista de dados

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Python Intermediario Para Analise De Dados

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.