O que é uma TED?
O que é um DOC?
Qual a diferença entre DOC e TED?
Qual é o melhor: DOC ou TED?
Existe cobrança para transferências por TED ou DOC?
Quais dados são necessários para TED e DOC?
Qual a diferença do TED e DOC para o Pix?
Como gerir as suas finanças?

Diferenças entre TED e DOC: entenda de uma vez por todas os tipos de transferências

Entenda as diferenças e funcionalidades existentes entre TED e DOC e aprenda como utilizar cada uma dessas transferências de maneira assertiva.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Diferenças entre TED e DOC: entenda de uma vez por todas os tipos de transferências

TED e DOC são dois tipos de transferências bancárias instituídas pelo Banco Central que podem ser utilizadas em caixas eletrônicos, internet banking e até mesmo pelos aplicativos dos bancos.

O TED (Transferência Eletrônica Disponível) é conhecido por ser efetuado em tempo real, ou seja, instantaneamente. Já o DOC (Documento de Ordem de Crédito) solicita um tempo de um dia útil para que as transferências sejam concluídas.

Com certeza você já precisou realizar uma transferência bancária e na hora de escolher qual opção utilizar ficou com dúvida sobre qual seria a melhor opção para você ou seu cliente, não é mesmo?

Essa situação é muito comum e por isso vamos explicar as diferenças e as principais vantagens e desvantagens entre DOC e TED.

Ambas as modalidades podem ser utilizadas para transferências entre contas de diferentes bancos. No entanto, existem situações específicas e em muitas delas escolher a opção errada pode fazer com que a transação não seja aceita ou não cumpra com aquilo que você planejou.

Pensando nisso, preparamos esse conteúdo completo para você! Acompanhe os nossos tópicos abaixo para guiar o seu aprendizado:

  • O que é uma TED?
  • O que é um DOC?
  • Qual a diferença entre DOC e TED?
  • Qual é o melhor: DOC ou TED?
  • Existe cobrança para transferências por TED ou DOC?
  • Qual a diferença do TED e DOC para o Pix?

Vamos lá?

O que é uma TED?

A Transferência Eletrônica Disponível (TED) é uma modalidade de transferência que permite o repasse instantâneo de dinheiro entre contas bancárias de instituições financeiras diferentes no Brasil.

Essa forma de transferência é realizada em tempo real, o que significa que a quantia é transferida para a conta de destino em poucos minutos, desde que a operação seja feita dentro do horário de funcionamento dos bancos.

O que é um DOC?

O Documento de Ordem de Crédito (DOC) é uma forma de transferência bancária eletrônica, mas que não é realizada em tempo real. O DOC pode levar até um dia útil para ser concluído e há um limite de valor por transação, que varia de acordo com cada instituição financeira.

Qual a diferença entre DOC e TED? 

Para começarmos, devemos ressaltar que essas modalidades são usualmente utilizadas para transferência entre contas correntes de diferentes instituições financeiras. Porém, em muitos casos também podem ser feitas para transações dentro do mesmo banco.

Além disso, uma das principais vantagens de utilizar TED ou DOC é que para efetivar a transação não é necessário o saque de nenhuma quantia. O dinheiro é transferido de maneira virtual, evitando o risco de roubos ou furtos, além de proporcionar praticidade e segurança dos seus dados.

Agora, vamos às diferenças. Começando pela modalidade de DOC, o primeiro ponto a se ressaltar é o fato de que o dinheiro dessa transferência cai no dia útil seguinte à sua execução. No entanto, para transações realizadas depois das 22 horas, esse tempo pode ser ainda maior.

Já as movimentações via TED contam com o benefício de serem efetivadas no mesmo dia em que são solicitadas. Desde que a solicitação seja feita antes do horário limite, ou seja, das 17h e em dias úteis.

Outro ponto importante é o fato de que o DOC só pode ser realizado com valores até R$4.999,99. Já nesse caso, o TED pode ultrapassar esse montante. Para ambas as transações não há valor mínimo.

Se você está se perguntando quando escolher DOC ou TED, confira abaixo as situações ideais para cada um deles.

Qual é o melhor: DOC ou TED? 

Como você já sabe, existem dois pontos principais que diferenciam DOC e TED. São eles:

  • Tempo de efetivação da transferência bancária; 
  • Valor limite para a utilização da modalidade. 

Pensando nisso, o DOC é ideal para quando não há necessidade de que o dinheiro caia no mesmo dia. E, além disso, não chegue ao valor de 5 mil reais.

Quando o montante a ser transferido ultrapassar esse valor, a solução é utilizar a TED. Essa modalidade também é ideal para quando existe maior urgência.

Vale ressaltar que em alguns casos não faz diferença usar o DOC ou o TED. Para eles, é fundamental verificar se há tarifas nessas transações ou não. Caso tenha, é sempre melhor escolher a opção mais barata.

Existe cobrança para transferências por TED ou DOC?

Com a revolução das fintechse a criação de diversas opções de banco digital, atualmente é possível encontrar instituições financeiras que não cobrem pelas transferências via TED ou DOC.

No entanto, para os bancos tradicionais é comum a prática de cobrança de valores consideráveis por esses serviços. No Banco do Brasil, por exemplo, tanto a TED quanto o DOC custam R$10,45 quando feitas via caixa eletrônico ou internet.

Porém, muitos dos bancos oferecem limites de transferência por essas modalidades sem cobranças adicionais. Afinal, esses valores podem estar inclusos nos pacotes de serviços pagos por meio das anuidades ou mensalidades.

Dessa forma, é muito importante saber quais são as transações cobertas no seu plano. Isso evita que valores sejam cobrados indevidamente.

Além dos detalhes abordados anteriormente, também é fundamental que você saiba quais são os dados necessários para realizar TED ou DOC. Por isso, preparamos um checklist a seguir.

Quais dados são necessários para TED e DOC?

Para fazer qualquer transferência bancária alguns dados são indispensáveis. Eles servem para que a destinação do dinheiro seja feita corretamente e com TED e DOC não poderia ser diferente.

Assim, os dados necessários em geral são:

  • Nome completo e CPF do titular da conta destinatária, seja pessoa física;
  • Razão social e CNPJdo titular da conta destinatária, seja pessoa jurídica;
  • Valor do montante que deverá ser transferido;
  • Tipo de conta, ou seja, se conta-corrente ou poupança;
  • Dados bancários, como agência, conta, dígito da conta e código do banco. 

Vale lembrar que algumas transações não solicitam todos esses dados. Normalmente, isso acontece quando a transferência é feita dentro de uma mesma instituição financeira.

Além disso, alguns bancos também salvam informações de TED ou DOC anteriores. Isso pode facilitar o processo, caso seja uma conta que já tenha sido utilizada anteriormente.

Qual a diferença do TED e DOC para o Pix?

O Pix é uma nova modalidade de transferência bancária. Por isso, na grande maioria dos casos pode ser uma boa alternativa para substituir o DOC ou a TED.

Essa nova tecnologia conta com custos muito mais baratos e por isso é gratuita em quase todas as instituições bancárias. Além disso, também possui o benefício de não ter valor mínimo para ser executado.

Outra diferença importante a ser ressaltada, é que o Pix pode ser feito em qualquer dia da semana e horário. Assim, ao contrário do DOC e da TED, não possui restrição de horário e pode ser feita de segunda a segunda. O melhor disso é que a transferência é instantânea.

Como gerir as suas finanças?

TED, DOC e Pix… são maneiras fáceis e práticas de se transferir dinheiro, seja para pagar as contas de casa ou realizar transações para a sua empresa. Contudo, essa facilidade de transferência também requer responsabilidade financeira!

Que tal aprender a controlar as suas finanças com o nosso curso gratuito de Fundamentos Essenciais da Gestão Financeira? É só inserir o cupom BLOG100 para começar a se capacitar!

Clique na imagem abaixo para saber mais!

Curso de Fundamentos Essenciais da Gestão Financeira

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e faça o download.

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Controle De Orcamento E Despesas No Excel

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.