O que é uma auditoria?
Quais são os tipos de auditoria?
Para que serve a auditoria?
Super dica!

Tudo o que você sempre quis saber sobre auditorias mas tinha medo de perguntar.

Saiba como as auditorias ajudam as organizações na tomada de decisão e melhoraram o seu desempenho. Vamos mergulhar nesse assunto juntos?

Ronie Melo
Por: Ronie Melo
Tudo o que você sempre quis saber sobre auditorias mas tinha medo de perguntar.

É comum ouvirmos falar em auditorias como um meio para assegurar que tudo está em ordem em uma organização ou para apontar irregularidades nas finanças, principalmente através da auditoria contábil.

Seja qual for a motivação, o fato é que as auditorias existem e são ferramentas poderosas de prevenção e melhoria!

Por isso, hoje iremos te contar mais sobre esse assunto. Continue a leitura desse artigo, pois te contaremos tudo sobre os seguintes tópicos:

●     O que é uma auditoria?

●     Quais são os tipos de auditoria?

●     Para que serve a auditoria?

Vamos lá!

O que é uma auditoria?

A auditoria é a análise e verificação das atividades de uma empresa a fim de constatar se estão sendo realizadas conforme planejado e de acordo com as regras, normas e legislação vigentes.

Toda organização para que se mantenha saudável, transparente e em condições de competir com a concorrência do mercado, deve realizar um exame sistemático das atividades desenvolvidas pela empresa através de auditorias.

Os auditores responsáveis pela execução da auditoria podem ser pessoas de dentro ou de fora da empresa dependendo do tipo de auditoria.

Você conhece quais são os tipos de auditoria existentes? Se não, não precisa ficar curioso, visto que, esse é o assunto do nosso próximo tópico, confira!

Quais são os tipos de auditoria?

Existem diversos tipos de auditorias e conhecê-las é importante,pois em algum momento você pode ter que convocar ou participar de uma delas. Abaixo estão relacionados exemplos comuns de auditorias:

1. Auditoria Interna

Focada em verificar como anda a gestão da empresa, a auditoria interna busca olhar para os processos internos da organização e apontar onde estão as falhas e oportunidades.

Dessa forma, a correção destes pode melhorar o desempenho e adequar aos regulamentos internos da empresa , além de cumprir a legislação.

Na maior parte das vezes, a auditoria interna é feita por colaboradores indicados pelo Recursos Humanos da própria empresa ou pessoas vinculadas a ela que recebem treinamento na norma e no sistema de gestão que passará pela auditoria.

Neste caso, o auditor conferirá todos os pontos seguindo um roteiro pré estabelecido e será sempre ativado quando necessário.

2. Auditoria Externa

A auditoria externa acontece quando uma determinada empresa de consultoria avalia os registros contábeis de todos os departamentos. Tal, deve ser realizada por auditor independente.

Dessa forma, eles irão verificar os dados financeiros, patrimoniais e contábeis ao longo do tempo,além de garantir a segurança dos acionistas e gestores dos projetos e ativos organizacionais relacionados.

Neste serviço, a orientação é comprovar a autenticidade das informações e o objetivo é a emissão de pareceres técnicos. A Ernst Young, por exemplo, é uma empresa de grande porte conhecida mundialmente nesta área.

Este tipo de auditoria pode ser usado para verificar as seguintes áreas: contabilidade, finanças, operações, folha de pagamento, etc.


Neste eBook - Toolkit de Auditorias de Qualidade, você conhecerá as etapas básicas de uma auditoria e aprenderá como preparar documentos, seja a auditoria no seu processo, produto, sistema de gestão ISO e 5S.

Veja como funciona uma auditoria em Sistemas de Gestão da Qualidade e quais documentos são importantes para você se guiar nos seus projetos e negócios!

Não perca esse oportunidade de ouro e se torne um profissional em Auditorias de Qualidade!


auditorias de qualidade

3. Auditoria Ambiental

A auditoria ambiental é um dos processos de auditoria que compreende uma avaliação objetiva, sistemática, independente, documentada e periódica da performance de atividades e processos destinados à proteção ambiental.

Tal, visa otimizar as práticas de controle e verificar a adequação da política ambiental executada pela atividade auditada. Trata-se de uma ferramenta fundamental da qual empresas dispõem para evitar a degradação do meio ambiente.

4. Auditoria de Compliance

A auditoria de compliance busca estabelecer procedimentos e atividades cotidianas, ações e treinamentos, objetivando a conscientização da equipe sobre a maneira correta de executar todas as tarefas peculiares a cada função.

Diante disso, essa modalidade contribui para a preservação da imagem institucional, auxilia no controle interno e gestão de riscos, garante a atuação da empresa segundo os padrões éticos de conduta e que as operações sigam as leis.

Além disso, aumenta a eficiência dos processos empresariais, se torna um representante de um dos pilares da boa governança, faz com que as políticas da organização sejam acompanhadas e traz segurança e tranquilidade para o negócio e os clientes.

5. Auditorias Governamentais

As auditorias governamentais destinam-se a analisar os resultados das operações anteriores à gestão das entidades públicas. Portanto, atua em toda a máquina do governo federal, levando em consideração todos os aspectos do próprio planejamento e gestão do governo.

Seu desenvolvimento pode ser realizado por auditores internos, desde que contadores públicos ou empresas independentes. Os controles internos de diversas instituições podem ser auditados para comprovar a legitimidade dos resultados, envolvendo a economia, eficácia e eficiência da gestão.

Portanto, tem um papel social na avaliação do desempenho das políticas, prevenindo o comportamento impróprio dos servidores públicos e administrando o patrimônio público.

6. Auditoria de Sistemas e TI

Esse tipo de avaliação serve para monitorar os controles, desenvolvimento de sistemas, procedimentos de tecnologia da informação, infraestrutura, operações, desempenho e segurança no processamento de dados para tomadas de decisões, além de manter a conformidade e fazer o gerenciamento de riscos.

Contudo, não são apenas os hardwares ou procedimentos peculiares que são auditados, como também, os inputs, processos, controles, arquivos, segurança e softwares.

Assim, o intuito é deixar todo ambiente da tecnologia da informação confiável. Permitindo, desse modo, que haja integridade e segurança do tráfego de dados.

7. Auditoria de Qualidade

Visa realizar uma análise planejada e documentada dos sistemas, processos e produtos e ainda, determina o aprimoramento do controle de qualidade, verificando uma série de requisitos.

Desse modo, evidencia a verificação de que os parâmetros dos sistemas de gestão atuam corretamente para alcançar os resultados pretendidos.Igualmente, são examinadas as não conformidades, a eficácia do sistema de atendimento para saber se os objetivos e metas estão dentro do estabelecido.

Assim , identifica-se os pontos de melhoria, verifica-se os requisitos legais e se as atividades constam no planejamento, o que passa confiança aos clientes, detectando problemas de ocasião e retornando informações para que sejam corrigidas.

As companhias que passam pelo processo e são certificadas pela ISO 9001 têm vantagem competitiva e trabalham com transparência para os clientes, fornecedores e outros interessados.

Sendo assim, obterão padronização e conformidade nas práticas desenvolvidas ao negócio, maior produtividade, diminuição e eliminação de desperdícios e custos desnecessários, qualificação dos seus colaboradores, satisfação dos clientes internos, externos e credibilidade junto ao mercado.

Muito interessante, não é mesmo? E não acaba por aqui, no próximo tópico, descubra para que serve uma auditoria!

Para que serve a auditoria?

No final das contas a auditoria serve para ampliar a transparência da empresa, garantindo que os seus resultados sejam verídicos e coerentes com a realidade do negócio, sem ocultações, distorções ou qualquer outro artifício que manipule a realidade operacional da atividade.

Hoje em dia, as empresas são cada vez mais auditadas e de diversas maneiras em quase todas as áreas e isso deixa claro que as auditorias através de sistemáticas definidas pelas próprias empresas ou por normas internacionais contribuem cada vez mais para a melhoria dos processos.

Esperamos que esse conteúdo tenha sido proveitoso para você e tenha sanado todas suas dúvidas sobre o assunto.

Esse conteúdo foi produzido pelo nosso Embaixador Voitto Ronie Melo.

Por fim, se liga nessa super dica que separamos para você!

Super dica!

Você com certeza já ouviu falar sobre o ISO 9001, mas você sabe o que ele representa? Bem, o ISO 9001 é o famoso conjunto de normas da qualidade, que atestam que uma empresa atende os mais altos padrões do mercado .

Para que sua empresa possa se candidatar à certificação, é necessária uma pessoa com habilidades e conhecimentos para promover uma auditoria, principalmente quando tratamos da certificação ISO 9001. Portanto, com a Formação de Auditores no Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015, essa pessoa pode ser você!

Pensando nisso, esse curso foi montado para que você seja capaz de atingir essa tão importante certificação. Ou seja, para que você aprenda sobre os princípios da auditoria e competências necessárias para um auditor.

Além disso a Formação de Auditores no Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015 pressupõe que todos os requisitos da norma devem ser atendidos, mantidos e auditados por um profissional capacitado.

Gostou e está precisando se capacitar? Então não perca tempo e se inscreva agora no curso de Formação de Auditores no Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015

Formação de Auditores no Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015

Ronie Melo

Ronie Melo

Químico, Perito Judicial especializado em Qualidade e Vigilância Sanitária de Alimentos com +30 anos na indústria

Larga experiência como gestor da Qualidade em empresas como a Copersucar, Pfizer, Cadbury Adams, Danone, Loreal, Edible Arrangements e Grupo Boticario.

Atua como perito em ações Judiciais de investigação de desvios produtivos e reclamações de consumidor nos Tribunais de Justiça do RJ e SP

auditorias de qualidade

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Toolkit De Auditorias De Qualidade

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.