O que o curso de Publicidade e Propaganda estuda?
Quantos anos leva o curso de publicidade e propaganda?
O que faz um profissional de Publicidade e Propaganda?
Quanto ganha um profissional de Publicidade e Propaganda?
Em qual mercado de Publicidade e Propaganda um profissional pode atuar?
Alavanque sua carreira!

O curso de Publicidade e Propaganda é ideal para você?

Neste artigo você irá entender como é um curso de Publicidade e Propaganda, com o que trabalha ao se formar e, ainda, o salário médio!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
O curso de Publicidade e Propaganda é ideal para você?

Você se identifica como uma pessoa criativa, com boas habilidades de comunicação e gosta de pensar estrategicamente? Então, o curso de publicidade e propaganda pode ser uma das suas opções na hora de definir qual graduação fazer.

Além dessas soft skills, o curso de publicidade e propaganda também chama a atenção por um estilo flexível. O mercado de trabalho costuma permitir que os profissionais trabalhem a distância e também podem fazer a sua rotina de horários.

Quer saber mais sobre a faculdade de publicidade e propaganda? Aqui você vai encontrar tudo o que precisa saber para decidir se essa profissão combina com você! Vamos lá?

  • O que o curso de Publicidade e Propaganda estuda?
  • Quantos anos leva o curso de publicidade e propaganda?
  • O que faz um profissional de Publicidade e Propaganda?
  • Quanto ganha um profissional de Publicidade e Propaganda?
  • Em qual mercado de Publicidade e Propaganda um profissional pode atuar?
  • Alavanque sua carreira!

O que o curso de Publicidade e Propaganda estuda? 

O curso de publicidade e propaganda é considerado um dos mais amplos quando o assunto é diversidade da grade curricular. Afinal, existem matérias que vão da língua portuguesa à estatística aplicada em pesquisas de mercado.

Entre as matérias com mais ênfase, pode-se encontrar:

Mas para aprender tudo isso, você sabe a duração do curso de publicidade e propaganda e quais as opções para quem quer se especializar na área?

Quantos anos leva o curso de publicidade e propaganda?

De acordo com as instruções do Ministério da Educação (MEC), os cursos de publicidade e propaganda no Brasil duram de 4 a 5 anos. Ou seja, de 8 a 10 semestres.

Além disso, vale ressaltar que o estudante pode optar tanto pela modalidade presencial quanto pelo ensino à distância, que atualmente tem ganhado cada vez mais adeptos.

Agora que você já sabe o que é o curso de publicidade e propaganda e qual o seu prazo de duração, que tal conhecer mais sobre a rotina de trabalho da profissão? Continue lendo!

O que faz um profissional de Publicidade e Propaganda? 

O publicitário é responsável por muitas atividades dentro de uma organização, sendo as principais voltadas para a criação de campanhas publicitárias voltadas para a promoção de produtos, serviços ou marcas.

Mas para isso, o profissional de publicidade e propaganda deve criar um plano de marketing completo e estratégico, que leve em consideração aspectos como:

  • Entendimento das necessidades de cada cliente para a criação de campanhas;
  • Mapeamento do público-alvo
  • Análise e escolha de quais estilos de comunicação usar;
  • Entendimento e análise dos resultados de cada campanha;
  • Criação de artes e identidades visuais para as campanhas. 

Com isso, nota-se que o publicitário pode atuar em funções muito dinâmicas. Inclusive vale ressaltar que existem locais de trabalho onde um profissional é responsável por uma campanha do início ao fim.

No entanto, também há organizações que preferem profissionais cada vez mais especializados e por isso a criação de uma peça publicitária envolve uma equipe com diversas pessoas.

Pensando nisso, preparamos essa oportunidade incrível para você!

O termo Storytelling vem do inglês "contando histórias" e, diz respeito a capacidade de falar sobre um assunto, através de uma narrativa envolvente e persuasiva.

Hoje, essa habilidade é uma das mais exigidas no mercado, principalmente no ramos de vendas e marketing.
Pensando nisso, desenvolvemos o eBook Storytelling, em que você irá aprender as melhores técnicas de Storytelling para conseguir persuadir, contar sobre seu produto e suas experiências da maneira mais evolvente.
Aproveite e baixe agora mesmo o nosso eBook Storytelling!

Ebook Storytelling, baixe agora!

Quanto ganha um profissional de Publicidade e Propaganda? 

De acordo com a Catho, uma das maiores plataformas de divulgação de vagas no Brasil, a média salarial de um publicitário é de R$1.375,25. No entanto, vale lembrar que esses valores são referentes ao mercado em geral.

Já outra plataforma de emprego, o Vagas, mostra o salário médio da profissão com o valor de R $2.108,00. Essa diferença salarial pode ser causada pelos níveis de experiência, entre júnior, pleno e sênior.

Além disso, vale ressaltar que profissionais que mais se prepararam para o mercado de trabalho, com pós-graduação ou que estudaram em instituições de ensino renomadas podem se destacar e com isso ter médias salariais mais elevadas.

Em qual mercado de Publicidade e Propaganda um profissional pode atuar?

Como você já viu, um publicitário pode atuar em inúmeros nichos de mercado. Entre eles, estão as agências de publicidade e propaganda, as empresas privadas, as consultorias, o setor público e também as organizações não governamentais.

Mas além disso, para os profissionais que querem mais autonomia, é possível ter uma carreira de freelancer. Com isso, o publicitário poderá trabalhar para várias organizações através da contratação de serviços pontuais.

No entanto, independente do lugar que o profissional escolher trabalhar, algumas frentes podem ser consideradas principais. São elas:

Atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente cuida da relação entre a pessoa que contrata os serviços e a empresa. Entre as principais funções estão a construção de briefings, o alinhamento de expectativas e a coleta de feedbacks.

Mídias em geral

Quando o publicitário trabalha na área de mídias em geral, ele possui foco na comunicação social. No entanto o escopo de trabalho é muito amplo e por isso a função pode ir desde a idealização estratégica, passando pela composição de orçamentos, até a escolha dos meios de comunicação a serem utilizados.

Criação

Na frente de criação o publicitário pode cuidar tanto da parte de artes e design, quanto da redação das campanhas em geral. Essa é a área voltada para materializar o que o cliente deseja.

Planejamento

O planejamento é o setor voltado para garantir que a execução de uma campanha publicitária seja eficaz perante ao público alvo. Por isso, cabe ao profissional da área conhecer bem os nichos de mercado, definir estratégias para cativá-lo e dar direcionamentos para a equipe de criação.

Social media

Social media pode ser a área mais nova de atuação da publicidade e propaganda. Resumidamente, nesse setor o profissional irá fazer a gestão das redes sociais. Isso pode envolver:

  • Definição das diretrizes de campanhas;
  • Criação de conteúdos para as mais diversas plataformas digitais;
  • Acompanhamento das métricas de entrega de conteúdo e engajamento;
  • Desenvolvimento de artes e design. 

Alavanque sua carreira!

E aí, gostou do nosso artigo sobre o curso de Publicidade e Propaganda? Então não deixe de aproveitar essa oportunidade que preparamos especialmente para você!

Com o KIT Marketing e Vendas você receberá 8 planilhas de ferramentas para as equipes de Marketing e Vendas na sua empresa que te auxiliarão em Cadastro e Controle de Vendas, Comunicação com Stakeholders, Indicadores de Marketing Digital, Performance de Adwords, Performance de E-Mail Marketing, Pesquisa de Mercado, Pesquisa de Satisfação e Registro de Reclamações.

Está esperando o que? Não perca esta oportunidade!

Marketing e vendas

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e faça o download

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Indicadores De Marketing Digital

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.