Durante o período de graduação o aluno passa por diversos períodos marcantes, como as matérias difíceis que lhe rendem noites de estudos, os novos amigos e o famoso trabalho de conclusão de curso (TCC).

Este último deixa muita gente de cabelo em pé, mas será que realmente é necessário se descabelar tanto?

Eu lhe afirmo que não, pois por mais que o TCC seja um trabalho complexo, ele pode ser elaborado de maneira tranquila se você tiver conhecimento de toda a sua estrutura.

 

 

Neste artigo nós vamos tratar de uma parte fundamental do seu trabalho, o Referencial Teórico de TCC. Logo, você vai poder entender o que é a Fundamentação Teórica e aprender tudo o que você precisa sobre esse tema.

 

O que é o Referencial Teórico de TCC?

 

Sinônimo de Fundamentação Teórica, o Referencial Teórico é a parte do seu trabalho de conclusão de curso a qual abrange os assuntos mais importantes que serão tratados na sua pesquisa.

Estes assuntos também servirão como base para o desenvolvimento do problema abordado no seu projeto. Assim, é fundamental que você faça o seu Referencial Teórico de TCC baseado nos autores que são referência nesta temática.

Em relação a sua estrutura, você deve separar um capítulo para o Referencial Teórico de TCC. Cada conceito apresentado pode vir separado por tópicos e por ordem de relevância com o problema proposto pelo seu projeto de pesquisa.

 

Diferença entre Revisão de Literatura e Referencial Teórico de TCC

 

Um engano muito rotineiro que as pessoas cometem no momento de fazer um TCC é acreditar que a Revisão de Literatura e o Referencial Teórico possuem o mesmo significado, quando na verdade eles não possuem.

A Revisão de Literatura tem o propósito de reunir estudos anteriores de forma sistemática e abrangente. Já o Referencial Teórico é mais enxuto e é construído em cima dos conceitos que possuem ligação com o objetivo do problema pesquisado.

 

Como construir o Referencial Teórico de TCC?

 

O primeiro passo para a construção do Referencial Teórico de TCC é fazer um levantamento de todos os conceitos que devem ser abordados neste capítulo.

Em seguida, é necessário consultar diversas referências bibliográficas condizentes com o campo de estudos abordado. Faça isso com base nos principais autores dos conceitos escolhidos  e evite citar o mesmo autor repetitivamente.

Porém, ao ler o conteúdo de cada autor, não selecione todo o texto para servir como base, utilize apenas os principais trechos. Lembre-se que o seu Referencial Teórico precisa ser sucinto.

Você também pode escrever sobre os resultados mais relevantes alcançados pelas pesquisas anteriores, a fim de dar mais relevância ao problema do seu trabalho final.

 

Faça a adequação das fontes

 

Nós citamos qual o passo a passo que você deve seguir para construir um Referencial Teórico que sustente a problemática abordada no seu TCC, mas você sabe qual é o lugar mais adequado para fazer essa busca?

Pois bem, os trabalhos acadêmicos devem ter como base materiais bibliográficos de qualidade e que ofereçam uma base teórica consistente. Dessa maneira você deve procurar os textos mais atualizados possíveis e fazer isso através de fontes confiáveis.

Veja abaixo quais são as fontes mais confiáveis e quais você não deve nem pensar em utilizar:  

 

Revistas

 

As revistas acadêmicas, aquelas mantidas por instituições de ensino ou pesquisa, são fontes excelentes de pesquisa.

Porém nem todas detêm da mesma relevância. Dê preferência para os periódicos que possuem forte impacto no mercado e, no caso de revistas brasileiras, as que possuem o Qualis da CAPES.

Além disso, não é recomendado a utilização de revistas não científicas, uma vez que  as mesmas não apresentam embasamento científico nos seus artigos.

Jornais também não são indicados como material de consulta, com exceção das matérias que apresentam dados estatísticos obtidos em pesquisas confiáveis.

 

Livros

 

Pode-se dizer que os livros acadêmicos são sua fonte de pesquisa menos controversa, devido a todo processo de edição a que os mesmos são submetidos.

Dessa forma, passe um tempo na biblioteca da sua instituição de ensino no momento de fazer o referencial teórico do seu TCC.

O seu trabalho ganhará muito mais credibilidade se as fontes citadas forem de livros e não da citação de um outro trabalho que usou o mesmo livro de base, ou seja, a citação da citação.

Não se esqueça de buscar as obras mais relevantes sobre o tema pesquisado, incluindo os estudos clássicos e aqueles mais contemporâneos.

 

Dissertações e teses

 

As dissertações e teses são trabalhos elaborados para a conclusão dos cursos mestrado e doutorado, respectivamente.

Elas são muito utilizadas para a elaboração do Referencial Teórico por trazerem contribuições importantes e mais aprofundadas sobre o assunto escolhido.  

Além disso, as dissertações e teses podem servir como pesquisa de autores especializados no tema que você deseja.

Então, se você não achou muitos materiais com conteúdos relevantes ao problema abordado no seu projeto é bem provável que você encontre bons  autores nas referências bibliográficas desse tipo de trabalho.

 

Apostilas e notas de aula

 

NÃO! Esse é o tipo de fonte que você não deve fazer uso na hora de elaborar o seu Referencial Teórico, porque apesar da anotação contida no seu caderno de estudos ou apostila ser proveniente de uma informação do seu professor, não é possível citar a fonte exata.

Casos como esse, em que as fontes não são citadas corretamente, são caracterizados como Plágio e podem fazer com que a pessoa que escreveu perca todo o seu trabalho.

Nas ocorrências mais graves o infrator é obrigado a pagar uma multa e/ou permanecer em reclusão por 2 a 4 anos.

 

Internet

 

A internet é uma excelente ferramenta de pesquisa, mas sua utilização requer grande cuidado. Por isso, o nosso conselho é que você siga as orientações abaixo na hora de realizar a sua busca na internet.

  • Limite a consulta aos sites de instituições conceituadas, tais como instituições de ensino e de pesquisa.

  • Não use artigos de sites opinativos.

  • A Wikipédia, embora tenha se tornado uma das fontes acadêmicas mais populares, não é totalmente confiável. Você deve evitar esse site.

Além disso, sempre que recolher um material da internet, lembre-se de anotar o endereço (http://www...) e a data em que foi feito o acesso, pois essas informações serão fundamentais na elaboração das referências bibliográficas.

 

Saiba como você deve fazer citações de acordo com a ABNT

 

Durante boa parte do artigo nós falamos sobre as fontes de busca que você deve fazer uso na hora de construir a Fundamentação Teórica do seu TCC, todavia, tão importante quanto o material de base para a sua pesquisa é a realização das citações de forma correta.   

Então se você não sabe o jeito correto de fazer as citações no Referencial Teórico do seu TCC, aprenda como fazer agora mesmo!

 

Citação direta

 

Neste tipo de citação as palavras do autor mencionado são colocadas exatamente como se apresentam no texto original. Para as transcrições de até 3 linhas deve-se utilizar aspas e fazer referência ao material utilizado.Veja um exemplo:

“As habilidades do líder Coach justificam o fato dele ser tão requisitado, pois este profissional faz diferença dentro das organizações.” (GUIMARÃES, 2018)  

Já para citações de 4 linhas ou mais as regras são diferentes, visto que são necessários ajustes na formatação do texto.

Logo, o autor deve formatar o texto com uma letra menor que a do texto original (recomenda-se fonte do tamanho 10) e acionar um recuo de 4 cm para a margem esquerda. Como, por exemplo:

Antes de tudo, um líder Coach busca incentivar a sua equipe de trabalho, pois sabe que uma equipe motivada apresenta melhores resultados. Ele sempre ouve o que seus colaboradores têm a dizer e busca interpretar os vários sinais que a equipe está dando sobre diferentes assuntos. Assim, ele pode analisar e decidir quais serão as melhores decisões a serem tomadas.(GUIMARÃES,2018)

 

Citação indireta

 

Também conhecida como paráfrase, a citação indireta é a tradução da ideia do autor citado, porém com outras palavras.

Assim como na citação direta deve-se colocar o nome do autor e o ano em que ele fez sua publicação. Abaixo é possível conferir a diferença entre uma citação direta e uma citação indireta.

 

Antes

“As habilidades do líder Coach justificam o fato dele ser tão requisitado, pois este profissional faz diferença dentro das organizações.” (GUIMARÃES, 2018)

 

Depois

“Um líder Coach requisitado é, antes de mais nada, um profissional habilidoso e que faz diferença nas organizações que está inserido.”(GUIMARÃES, 2018)  

 

Capítulo finalizado!

 

Como você deve ter percebido o Referencial Teórico de TCC servirá como base para todo o seu projeto de pesquisa.

No entanto, é preciso muita atenção na hora de fazê-lo, afinal é necessário selecionar muito bem as fontes de pesquisa e fazer todas as citações corretamente.

Uma outra parte tão essencial quanto a elaboração da Fundamentação Teórica é a formatação de TCC dentro do padrão ABNT. Pensando nisso a Voitto elaborou um modelo padrão para você escrever o seu trabalho final.

Então otimize o seu tempo e baixe já o nosso template, pois além de você não precisar se preocupar com a formatação, o nosso modelo contém dicas de como inserir figuras e tabelas no seu TCC.

 

 

Gostou deste artigo? Deixe o seu feedback para a gente :D