O que é um portfólio?
Quais as vantagens de ter um portfólio?
7 sites para fazer um portfolio!
Se prepare para ser destaque!

Quer mostrar o seu trabalho? Conheça os melhores sites para portfólio!

Se você é um profissional autônomo ou freelancer descubra as melhores plataformas para desenvolver seu portfólio e divulgar o seu trabalho!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Quer mostrar o seu trabalho? Conheça os melhores sites para portfólio!

O LinkedIn é uma das redes sociais mais populares quando o assunto é profissional. No entanto, para os profissionais autônomos e freelancers ela pode não ser o suficiente. Por isso, você precisa também conhecer os sites para portfólio.

Com o objetivo de demonstrar habilidades, competências, qualificações e até mesmo experiências de um candidato, os sites para portfólio se tornaram a forma mais prática e dinâmica de encantar os potenciais clientes e conseguir contratos.

Você se encaixa no nicho de profissionais que devem investir em um portfólio para se destacar no mercado? Então, agora é a hora de conferir um guia prático com tudo o que você precisa saber para ter sucesso. Confira:

  • O que é um portfólio?
  • Quais as vantagens de ter um portfólio?
  • 7 sites para fazer um portfolio!
  • Se prepare para ser destaque!

O que é um portfólio?

Um portfólio é uma ferramenta utilizada por diversos profissionais em processos seletivos e entrevistas com um cliente em potencial. Ele pode ser considerado como um conjunto de materiais de autoria própria que comprovem suas experiências, habilidades, competências e muito mais.

Sendo assim, o portfólio não deve ser confundido com um currículo. Apesar de também ter informações de contato, ele vai além da apresentação do candidato. Ou seja, mais do que ter o histórico de cargos e empresas trabalhados, ele também terá exemplos práticos do que o candidato já desenvolveu.

Por isso, diversos nichos de mercado devem criar um portfólio online para se destacar, como:

  • Design gráfico;
  • Fotografia;
  • Marketing digital;
  • Publicidade e propaganda. 

Quer saber quais são as vantagens de um profissional que desenvolve o seu portfólio? Confira a seguir!

Quais as vantagens de ter um portfólio? 

Um portfólio apresentado com qualidade com certeza é um diferencial no momento de ser contratado, seja diretamente por clientes ou através de empresas. Afinal, você mostrará ao mercado o que já desenvolveu, comprovando as suas habilidades e competências.

Além disso, através de um portfólio você sempre terá insumos e feedbacks para a melhoria. Muitos recrutadores podem ajudar nesse processo de pensar em novos caminhos.

Outro ponto importante, é o fato de que você pode apresentar também parcerias desenvolvidas. Evidenciando o trabalho em equipe e também o seu desenvolvimento em conjunto com outros profissionais.

Vale lembrar que o portfólio online também pode ser promovido. Ou seja, divulgado para que mais pessoas possam vê-lo e com isso até mesmo indicar o seu trabalho. Para isso, é possível utilizar a sua própria rede social, como Instagram e LinkedIn, potencializando a possibilidade de compartilhamento e alcance de outras pessoas.

Se prepare para ter um alta performance nas entrevistas de emprego!

Confira a videoaula Principais perguntas de uma entrevista de processo seletivo que estamos disponibilizando gratuitamente do curso de "Como ter sucesso em processos seletivos", ministrado pela consultora Carol Portilho, e se prepare para a entrevista de um processo seletivo de emprego, estágio ou trainee. Clique aqui e assista agora!

Videoaula Principais perguntas de uma entrevista de processo seletivo, assista agora!

7 sites para fazer um portfolio!

Agora é a hora de encontrar na prática o melhor meio para você fazer. Confira a lista com as melhores opções!

1. Behance

O Behance é uma plataforma muito conhecida para divulgação do trabalho nos sites de freelancer. Um dos seus diferenciais é a possibilidade de interação com outros profissionais, sendo comparado até mesmo com uma rede social.

Para usar essa funcionalidade, é preciso uma conta no Adobe. Além disso, a principal extensão usada no Behance é PDF, porém também é possível adicionar vídeos e imagens neste site para portfólio.

2. Adobe Portfolio

O Adobe, uma das plataformas digitais mais conhecidas do mundo, também oferece o seu aplicativo para a criação de portfólios. Por meio dele, é possível escolher um template e personalizá-lo da forma que quiser.

Essa alternativa conta com a integração com a opção anterior, o Behance. Mas, além disso, também permite que o seu portfólio seja divulgado automaticamente no LinkedIn, Instagram, Twitter ou Facebook. O Adobe Portfólio é considerado ideal para quem quer usar as redes sociais para empreender.

3. Wix

O Wix é um site para portfólio também muito conhecido. Uma de suas principais vantagens é o fato de que ele oferece um suporte ideal para quem ainda precisa de ajuda para desenvolver as suas publicações online.

Outro ponto importante que pode fazer toda a diferença na hora de escolher qual a melhor opção para você é o fato de que essa plataforma possui um conjunto do chamado “template pronto”. Eles apesar de serem padrões, permitem que cada usuário personalize seguindo as orientações do Wix.

Vale ressaltar que essa opção possui versões gratuitas e pagas, que podem oferecer diferentes funcionalidades.

4. Cargo Collective

Se você quer criar um portfólio exclusivo, outra opção de site é o Cargo Collective. Dentre as suas funcionalidades, estão:

  • Possibilidade de inserir efeitos através de um slideshow;
  • Não há necessidade de conhecimento de HTML e CSS;
  • Permite a inclusão de imagens e prints de textos;
  • Templates disponíveis para elaboração de portfólio.

Além disso, pessoas que possuem conhecimentos em programação podem utilizá-los para criar um material ainda mais diferenciado e se destacar com a preparação antes de entrevistas de emprego.

5. Dribbble

Se você trabalha com a área de design e quer se tornar um freelancer de sucesso, precisa conhecer o site para portfólio Dribbble. Ele conta com diversas ferramentas, inclusive permite a interação entre usuários através de sua própria comunidade.

No entanto, há um ponto de atenção para a plataforma. Para ser membro dela é necessário um convite de um usuário ativo. Isso torna o ambiente seleto, o que muitas vezes pode ser interpretado como um diferencial para os clientes.

6. Krop

Outra opção para designer, diretores de arte e fotógrafos é o Krop. Esse é um site para portfólio que funciona de maneira um pouco diferente. Por meio dele, agências ou empregadores podem postar propostas de trabalho e entrar em contato com os usuários.

Essa plataforma dá muita visibilidade aos seus usuários, visto que é uma das formas de contratação de grandes empresas, como Nike, New York Times e até mesmo NetFlix.

Vale lembrar que o inglês é um critério indispensável para o trabalho junto com a Krop. Além disso, é necessário um investimento para se cadastrar na plataforma. Caso você queira experimentar, tem a possibilidade de 14 dias gratuitos. 

7. Ello

Se você é redator, arquiteto, fotógrafo ou ilustrador também existem opções que se encaixam mais para o seu perfil. Uma delas é o site para portfólio Ello. Sua proposta é bem parecida com uma rede social, possibilitando a interação entre pessoas criativas.

8. Clippings.me

Se você é redator, criar um portfólio no site Clippings.me pode ser toda a diferença. Essa opção conta com um design muito simples e autoexplicativo, permitindo que os profissionais criem e exponham seus materiais de maneira personalizada.

Essa plataforma permite que você utilize produções em PDF, por links, além de ter suporte para publicações do YouTube, Vimeo ou Sound Cloud.

Além disso, o Clippings.me tem alguns diferenciais que podem ajudar em respostas para entrevistas de emprego. No próprio portfólio o recrutador já encontrará uma biografia em que o candidato pode se expor e contar de suas experiências profissionais, o que é bem visto por muitas empresas.

Se prepare para ser destaque!

Você quer desenvolver habilidades e competências necessárias para se tornar um grande líder?

O nosso Programa de Soft Skills te aproximará deste objetivo!

Com mais de 122 horas de duração, o programa tornará você capaz de desenvolver habilidades e competências de um líder de sucesso e te ajudará a ser mais autoconfiante para tomar decisões e guiar um time, além de torná-lo apto a lidar com situações complexas e desafiadoras no ambiente de trabalho.

E lembre-se: soft skills, competências e habilidades de liderança são o fator de diferenciação entre profissionais comuns e aqueles que, de fato, se destacam!

Não perca tempo e comece a alavancar sua carreira já! Garanta sua inscrição!

Programa de formação em Soft Skills

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Como ter sucesso em um Processo Seletivo? Saiba já!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Pago] Como Ter Sucesso Em Um Processo Seletivo

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.