O que é o WordPad?
História do WordPad
Para que serve o WordPad?
Prós e contras do WordPad
Como usar o WordPad?
Algumas funções do Wordpad
Conheça mais softwares e mantenha-se atualizado!

Conheça o WordPad, um software de edição de textos e aprenda as suas funcionalidades!

Entenda o que é o WordPad, uma alternativa para a edição de seus textos! Você ainda vai aprender quais são as suas principais funções e como utilizá-lo!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Conheça o WordPad, um software de edição de textos e aprenda as suas funcionalidades!

O WordPad é um editor de textos da Microsoft presente no sistema operacional Windows desde sua versão Windows 95 e permanece nesse sistema até a sua versão atual.

Muitas pessoas não sabem que existem outras alternativas para a edição de texto além do Microsoft Word e o Google Documentos. Pois saiba que esta alternativa existe, e o nome dela é WordPad.

Embora o WordPad tenha menos funcionalidades do que o Word, ele é um ótimo software para pessoas que precisam fazer edições simples em textos ou mesmo escrevê-los do zero.

E caso você tenha ficado curioso para conhecer essa ferramenta, separamos alguns tópicos para lhe ajudar, sendo eles:

  • O que é o WordPad?
  • História do WordPad;
  • Para que serve o WordPad?
  • Prós e contras do WordPad;
  • Como usar o WordPad?
  • Algumas funções do WordPad.

Vamos à leitura?

O que é o WordPad?

O WordPad é um editor de texto desenvolvido pela Microsoft. Seu funcionamento é muito parecido com o Microsoft Word.

O WordPad é uma ferramenta simples e pode ser muito útil para quem deseja realizar algumas tarefas, como por exemplo, escrever documentos de texto.

O software é um básico processador de texto que possui recursos simples de edição e formatação de documentos de texto, mas que é capaz de atender a maior parte das necessidades de quem precisa de algo simples e prático.

Um grande ponto positivo deste editor de texto é sua semelhança com o Microsoft Word, sua interface junto com o seu conjunto de comandos básicos é praticamente idêntica à do Word. Ajudando muito os usuários que já utilizam o software mais elaborado.

Além disso, caso seu sistema operacional seja o Windows, é bem provável que você já possua o WordPad em sua máquina.

Porém, o programa apresenta algumas limitações quando comparado ao Word. A principal delas é sua baixa compatibilidade de arquivos, pois não consegue abrir qualquer arquivo de texto.

O software consegue abrir apenas arquivos simples de texto (.txt), formatos abertos como o .ODT (Open Document Text), Office Open XML documento (.xml) e o Rich Text Format (.rtf).

Vale ressaltar que o WordPad não é 100% compatível com os arquivos de formato nativo do Word (.doc).

Algumas Alternativas

Apesar de tudo, hoje o software encontra-se obsoleto, principalmente por se encontrar opções mais completas e gratuitas, como é o caso do Google Documentos.

A própria Microsoft disponibiliza um serviço que é gratuito e mais completo, podendo acessar diversos softwares do Pacote Office de maneira online como o Word e o Excel, necessitando apenas ter uma conta no OneDrivee acesso à internet.

Neste caso, tanto a versão gratuita do Word Online quanto a dos outros softwares são bem completas e similares com a versão padrão de desktop. No Excel online, por exemplo, é possível até mesmo utilizar a função PROCX e criar dashboards com diversos tipos de gráficos.

Mas caso você não tenha acesso a internet, o WordPad será de extrema utilidade para gerenciar seus textos.

História do WordPad

O WordPad foi introduzido junto ao Windows 95, substituindo o Microsoft Write, software no qual acompanhava todas as versões anteriores do Windows.

O Código fonte do software foi distribuído pela Microsoft como um aplicativo de exemplo, o Microsoft Foundation Class Library.

A fonte padrão usada no software no Windows 95 até o Windows Vista era a Arial tamanho 10 e a partir do Windows 7, passou a ser usada a Calibri tamanho 11, algo que aconteceu também no pacote Office.

O WordPad para Windows XP adicionou um total suporte ao Unicode, sendo agora possível o suporte para vários idiomas.

Ele agora, permite abrir arquivos do Microsoft Word nas versões 6.0 até a 2003, embora abra formatos mais recentes .doc, o documento acaba ficando com a formatação incorreta.

Ao contrário das versões anteriores, no Windows XP, o software não conseguia salvar arquivos .doc.

No Windows Vista, o suporte para a leitura de arquivos .doc foi removido, devido a diversos problemas que esta função apresenta.

E mais recentemente, o visual do software no Windows 7 mudou, se adequando ao office e permanecendo semelhante até hoje.

Para que serve o WordPad?

O WordPad serve como um editor de textos com recursos mais simples que o Microsoft Word. Nele é possível alterar a fonte, tamanho e cor de textos, inserir imagens ou desenhos feitos no Paint.

Esse software é uma boa opção de editor de texto para pessoas que querem fazer edições simples.

Prós e contras do WordPad

Agora que você conhece o WordPad e a sua história, vamos citar os prós e contras desse software.

Prós

  • É um programa leve, ou seja, não é necessário possuir muito espaço no computador para instalá-lo;
  • Possui diversas fontes diferentes;
  • Permite trocar o tamanho e cor das palavras;
  • Tem a capacidade de salvar arquivos em .docx e .odt, que são extensões muito utilizadas;
  • Permite que o usuário insira imagens e gráficos.

Contras

  • Possui menos funcionalidades do que o Word;
  • Não possui função de análise gramatical;
  • Possui carregamento mais lento do que outros editores de textos simples, como o bloco de notas;
  • Possui baixa compatibilidade de arquivos.

Como usar o WordPad?

Como foi dito, se você utiliza o sistema operacional Microsoft Windows, é bem provável que você já tenha o WordPad em sua máquina.

Para acessar, basta ir até a barra de pesquisa e procurar por “WordPad”, como mostrado abaixo:

Pesquisando "WordPad" na ferramenta do Windows.


E após isso, clicar no ícone e abrir o programa.

Logo será apresentado a você, a tela do software que de cara você irá perceber a semelhança com a do Microsoft Word:

Interface do WordPad.


Agora, você pode definir a formatação desejada para seu texto no menu localizado acima da régua, sendo possível alterar a fonte, estilo, tamanho e algumas outras opções. Também é possível ajustar o recuo de seu texto através da régua.

Para salvar, basta ir até “arquivo” e depois em “salvar”, escolhendo o caminho e o nome do arquivo. Se preferir, pode ser usado o atalho no teclado CTRL + S.

Por não ser 100% compatível com o formato do Word, uma dica é salvar seus arquivos no WordPad sempre no formato Rich Text Format (.rtf), um padrão desenvolvido pela Microsoft e que tem a habilidade de ser multiplataforma, funcionando em diversos editores de texto.

Algumas funções do Wordpad

Algumas novas mudanças no programa permitiram ser uma boa opção em relação ao Word, principalmente por ter uma execução bastante rápida e ser leve.

A partir do lançamento do Office 2007, o padrão do WordPad mudou, trazendo a navegação por abas, chamada de “Ribbon”, trazendo uma facilidade ainda maior para usar o software que já era simples.

As ferramentas do programa são distribuídas de modo que a intuição do usuário já é capaz de encontrar qualquer recurso.

Na barra de ferramentas é possível encontrar os ícones de adicionar fotos, datas, alguns objetos e até mesmo uma obra de arte criada no Paint :)

E claro, também é possível encontrar as funções básicas como por exemplo: Alterar o tipo da fonte, tamanho da fonte, cor da fonte, negrito, itálico, sublinhado, grifar texto, escrever subscrito e sobrescrito.

Também é possível utilizar a função de localizar e substituir, algo que já conhecemos de outras ferramentas como o Excel e também o Word.

Conheça mais softwares e mantenha-se atualizado!

Agora que você já conhece tudo sobre o WordPad, que tal conhecer ferramentas novas e manter-se atualizado com as tendências do mercado de trabalho?

Sabemos que novos softwares aparecem a todo momento, mas existem aqueles que já estão consolidados e que as empresas fazem questão que seus funcionários tenham conhecimento destes.

Pensando nisso, a Voitto criou uma ótima oportunidade para você dominar um softwares diferente: o Excel!


Sabemos que muitas vezes ficamos confusos e perdidos em meio a tantas informações que existem no Excel, ainda mais se estamos estudando pela primeira vez. O Excel é uma ferramenta que está se tornando cada vez mais importante e por isso ter conhecimentos sobre eles é uma habilidade essencial.

E para te ajudar com os seus primeiros passos, criamos um E-Book completo para você!

Aqui está um E-book gratuito com os Primeiros passos no Excel que você precisa saber!

Assim, aprender a utilizar esse software vai ficar bem mais fácil e você terá informações preciosas à sua disposição! Então, não perca tempo!

 Clique na imagem para baixar

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e faça o download!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Controle De Documentos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.