PROCX é a mais nova função do Excel e vem para substituir o  PROCV e o PROCH, se mostrando um recurso muito mais funcional, completo e prático.

A função PROCX, ou no inglês XLOOKUP, está disponível para todos os Participantes do Programa Office Insider do Microsoft Office 365.

A tendência natural é que a função se torne presente em outras versões e programas de planilhas e tome o lugar de suas antecessoras.

Ainda não sabe o que fazem as funções citadas, quer se capacitar e começar a aprender como construir planilhas realmente incríveis? Vem comigo que eu vou te inteirar sobre o assunto e te ajudar a entender de uma vez por todas do que se trata a nova função PROCX e como utilizá-la.

 

O que é a função PROCX?

 

A função PROCX é, na verdade, o aprimoramento de duas outras (PROCV e PROCH) e nos traz uma ótima ferramenta de busca.

Já pensou em digitar algo em uma célula e, a partir de uma tabela, obter automaticamente várias informações sobre o elemento pesquisado?

Pois é isto que a Microsoft nos proporciona de forma muito simples com esta ferramenta.

Quem já está habituado com as funções PROCV e PROCH terá apenas que se acostumar com o novo formato e as novas possibilidades.

Então, para você que se enquadra nesta descrição ou para quem nunca utilizou as funções citadas acima, vamos agora explicar detalhadamente o novo recurso.

 

Qual o objetivo do PROCX?

 

O objetivo é analisar uma coluna ou linha em busca de um elemento específico e, ao encontrá-lo, retornar na célula desejada, o valor correspondente àquela posição, porém, em uma linha ou coluna paralela à primeira.

 

Quais são as vantagens da PROCX sobre a PROCV e PROCH?

 

É impossível falar sobre a nova função sem compará-la com as duas predecessoras. Sendo assim, listamos abaixo as principais vantagens da nova função:

 

  • A coluna de referência não precisa estar na esquerda, se tornando uma ferramenta muito mais funcional;

  • Capaz de buscar de cima para baixo ou de baixo para cima, superando a PROCV que só retorna o primeiro valor, procurando sempre de cima para baixo;

  • Correspondências aproximadas foram aprimoradas, permitindo o uso de outros tipos de correspondências e tendo a exata como padrão;

  • Consegue se comportar como matrizes dinâmicas (outra nova funcionalidade do Excel), se tornando muito mais performática.

 

Quem está acostumado com a antiga PROCV perceberá ainda outras facilidades, tais como não precisar contar as colunas da matriz para se referir à coluna de retorno e não precisar setar a correspondência quando esta for exata. Facilidades estas que agilizam a construção das suas planilhas.

 

Como usar a função PROCX?

 

Agora que você já entendeu o que a função faz e suas principais vantagens, imagino que esteja animado para aprender a usá-la e ter esta poderosa ferramenta que pesquisa valor como sua aliada na hora de construir suas planilhas. Então vamos lá!

Vamos começar entendendo os parâmetros de entrada, ou seja, os valores inseridos na função.

 

PROCX(pesquisa_valor; pesquisa_matriz; matriz_retorno [modo_correspondência]; [modo_pesquisa]; [se_não_encontrado])

Exemplo de uso da função procx Microsoft Excel Office 365

O primeiro parâmetro, chamado pelo Excel de pesquisa_valor, se trata justamente do valor ou elemento a ser procurado. Então deve-se preencher uma célula com este valor e usar esta célula como primeiro parâmetro da função.

O segundo parâmetro, chamado pesquisa_matriz, deve trazer a linha ou coluna a ser inspecionada em busca do elemento. Já o terceiro, chamado matriz_retorno, traz a linha ou coluna de onde deve-se retirar a resposta a ser indicada na célula onde foi inserida a função.

Lembre-se que é importante tornar os valores das colunas absolutos e que as duas devem ter o mesmo tamanho ou a função apresentará erro.

Sendo assim, já se define o parâmetro de saída, que é justamente o valor encontrado na coluna tomada como terceiro parâmetro da função. Este aparecerá na célula preenchida com a função PROCX.

O quarto parâmetro, chamado modo_correspondência, pode ou não ser definido. Caso não preenchido, a função utiliza como padrão a correspondência exata. Para preencher temos como opção:

 

  • 0 - Correspondência exata: mesmo que não preencher;

  • -1 - Correspondência exata ou próximo item menor: em caso de não encontrar o valor exato, procura pelo item imediatamente menor;

  • 1 - Correspondência exata ou próximo item maior: em caso de não encontrar o valor exato, procura pelo item imediatamente maior;

  • 2 -  Correspondência de caractere curinga: usado para encontrar elementos que não se sabe com exatidão a escrita.

 

Agora, se você leu as vantagens citadas acima, já deve imaginar que o quinto parâmetro inserido, denominado modo_pesquisa, deve selecionar a ordem de pesquisa, sendo “1” de cima para baixo e “-1” de baixo para cima.

Microsoft incluiu ainda para os participantes do Programa Office Insider um sexto parâmetro, que dá ao usuário a possibilidade de decidir o que aparecerá caso o elemento buscado não seja encontrado.

Exemplo de uso da função procx Microsoft Excel Office 365

Neste exemplo a matriz_retorno está à esquerda da pesquisa_matriz, e utilizamos “correspondência exata ou próximo item menor”, demonstrando algumas das habilidades da nova função.

 

Dica bônus!!

 

Se você, assim como eu, é um apaixonado por Excel e deseja dominar o assunto para automatizar suas análises e impressionar seus supervisores com planilhas incríveis, não deixe de acessar nossos outros artigos sobre este tema:

 

 

Coloque a mão na massa!

 

Agora que você entendeu e aprendeu como usar a função PROCX, não deixe esse conteúdo guardado na gaveta!

A prática é o que vai concretizar seu aprendizado e trazer a você o diferencial necessário para o desenvolvimento de planilhas cada vez mais funcionais e completas, chamando atenção e atraindo para você oportunidades incríveis.

Para isso, confira o curso de  Introdução ao Excel que preparamos para você e dê mais um passo rumo ao sucesso profissional que tanto almeja!

 

Introdução ao Microsoft Excel Office 365