O que é o Microsoft Word?
Em que o Microsoft Word pode ajudar?
Quais são as principais funções do Word?
3 Dicas de como usar o Word no dia a dia!

Quais são as principais funções do Word? Confira agora!

Veja como o Microsoft Word pode facilitar diferentes áreas do seu dia a dia e as funcionalidades dessa poderosa ferramenta.

Bruna Pena
Por: Bruna Pena
Quais são as principais funções do Word? Confira agora!

O Microsoft Word é uma das maiores plataformas para desenvolver arquivos e foi pensado para criar documentos profissionais e de qualidade, para que o seus projetos sejam otimizados e organizados de maneira eficaz.

A edição de texto é algo que faz parte do cotidiano da maioria das pessoas, seja para redigir um trabalho ou relatório, fazer anotações ou mesmo para elaborar um business plan para a sua empresa. Por isso, a Microsoft criou uma ferramenta para explorar todas possibilidades de processamento de texto: o Word.

Vale ressaltar que processar um texto vai muito além de apenas editar os documentos. Fatores como design, elementos gráficos e formatação também são considerados nesse processo.

Mas, afinal, quais são as principais funções do Microsoft Word e como ele pode te ajudar no seu dia a dia? Se você quer saber a resposta para essa pergunta e muito mais, acompanhe os seguintes tópicos:

  • O que é o Microsoft Word?
  • Em que o Microsoft Word pode ajudar?
  • Quais são as principais funções do Word?
  • 3 Dicas de como usar o Word no dia a dia!

Vamos lá?

O que é o Microsoft Word?

Muito além de um simples editor, com o Word é possível criar, editar, modificar e personalizar os mais diversos tipos de textos. Além disso, ele conta com inúmeras ferramentas de formatação e implementação de elementos para agregar nos documentos.

Em 1983, a empresa norte-americana Microsoftcriou o Word. Essa ferramenta faz parte de um pacote conhecido como Pacote Microsoft Office, que inclui também outros softwares tradicionais como o PowerPointe o Excel.

Desde sua criação, o Word passa por periódicas atualizações para sempre estar alinhado com os recursos mais avançados de processamento de textos e trazer inovações para os usuários.

Diante disso, houveram atualizações consideráveis nas versões do Word de 2010 e 2016. Atualmente, sua versão mais recente está incluída no pacote Microsoft 365, de 2020.

Interessante, não é? Mas, qual é a importância do Word e para quem essa ferramenta é útil e realmente vale a pena? Confira mais informações sobre no tópico a seguir.

O que é o Pacote Office?

O Pacote Microsoft Office é um compilado de aplicativos para escritório que se tornou indispensável para os seus negócios. Nele estão incluídas as principais ferramentas, como o Word, o PowerPoint e o Excel. No entanto, é possível adquirir mais aplicativos a depender da versão paga, como o Teams, Exchange e Access.

Todas essas ferramentas contam com editor de texto, tabelas, planilhas e apresentações e eventualmente aparecem como pré-requisito em vagas de emprego, visto que saber utilizar esses aplicativos é uma habilidade importante nos setores corporativos.

Portanto, esse pode ser justamente o seu diferencial no mercado de trabalho! Além disso, é válido ressaltar que o Pacote Office contém uma política de privacidade que cabe ao leitor identificar e aceitar.

Ademais, a maioria das ferramentas são de fácil acesso em qualquer dispositivo móvel, como tablet, notebook e até celular, além do computador.

Em que o Microsoft Word pode ajudar?

Para alinhar as expectativas, vale ressaltar que se você quer apenas escrever um texto simples ou fazer anotações que não precisam do uso de recursos gráficos e formatações avançadas, o Word não é um recurso necessário.

Nesse caso, ferramentas mais simples de edição de texto como o WordPad ou um bloco de anotações do próprio computador podem suprir suas necessidades com êxito.

O Word contém ferramentas para inserir diversos recursos ao longo do documento e, como é um software pago, seu uso não é necessário para tarefas mais simples como as citadas anteriormente.

Entretanto, se você ainda estiver na dúvida se o Word é realmente necessário para você, a Microsoft disponibiliza um teste grátis durante determinado período. Assim, com a experiência de usuário, será possível avaliar com clareza se vale ou não a pena para o seu caso. Legal demais, não é?

Diante disso, você deve estar se perguntando: em que o Word pode me ajudar? Calma, fique tranquilo. Antes de continuar a leitura, dê uma olhada neste material exclusivo que preparamos para você.

Seja um profissional eficiente e seguro!

Não é segredo pra ninguém a importância do controle interno dentro de organizações.

Controle de Documentos então, nem se fala!

Ele é essencial para manter a organização eficiente e segura dos processos e dos colaboradores.

Para facilitar a sua vida, produzimos uma planilha gratuita de Controle de Documentos! Com ela, você conseguirá registrar desde datas de vencimento até gerar gráficos dos documentos revisados.

Baixe gratuitamente clicando na imagem abaixo!

Sim, é gratuito!

Quais são as principais funções do Word?

Já alinhamos anteriormente que os recursos do Word vão além dos disponíveis em um simples bloco de notas, certo?

As funções do Microsoft Word podem facilitar - e muito - a vida de quem precisa usar esse tipo de programa com frequência, seja no dia a dia no trabalho, em casa e até mesmo para estudar. Por isso, agora vamos listar quais são as 11 principais funções do Word, confira:

  1. Uso de modelos de documentos padronizados disponíveis na própria interface da ferramenta, como relatórios, declarações, currículos, entre outros. Atenção: esse recurso só está disponível a partir do Microsoft Word 2010!

Modelos padronizados oferecidos pelo Word.


2. Escrita de textos sem limite de tamanho, ou seja, você pode usá-lo tanto para pequenos documentos, como um relatório, quanto para documentos maiores, como a escrita de um TCC;

3. Inserção de elementos gráficos ao longo do seu texto, como tabelas, gráficos, imagens, links da web e até mesmo recursos audiovisuais;

4. Inserir cabeçalhos e rodapés, afinal é importante identificar os documentos expedidos por uma empresa com o logotipo, além de adicionar numeração das páginas e datas;

5. Personalização das folhas, podendo inserir cabeçalhos, rodapés, folhas de rosto, sumário, margem e quebra de páginas do layout;

6. Inserção de referências bibliográficas de forma simples e formatada através do próprio Word para um trabalho que exija as normas da ABNT;

7. Armazenamento em nuvem, visto que os documentos são compatíveis com o OneDrive e podem ser acessados em tempo real por outras pessoas;

8. Verificação ortográfica e gramatical do seu texto de forma automatizada;

9. Exportação de arquivos em diversos formatos, tais como .docx, PDF e até mesmo XML. Para salvar o arquivo neste formato, basta ir até a aba “Arquivo > Salvar Como > PDF (*.pdf)”, por exemplo, ou pressionar o atalho “Ctrl+S”;

10. Se você precisa realizar a leitura de uma monografia ou focar para escrever um texto de alta complexidade, o Modo Leitura do Word pode te ajudar! Para ativar essa função, basta pressionar “Ctrl+F1”. Assim, todos os menus e abas ficam ocultos;

11. Precisa visualizar dois arquivos ao mesmo tempo no Word? Para ativar essa função, clique na aba “Visualização > Visualização Lado a Lado”.

São muitas funções dentro de apenas um software, não é mesmo? A intenção do Word é exatamente essa: facilitar a vida do usuário concentrando todas as ferramentas necessárias para que a construção do texto seja um sucesso!

Ainda não acabou! Não deixe de conferir o próximo tópico para saber como utilizar o Microsoft Word em tarefas cotidianas.

3 Dicas de como usar o Word no dia a dia!

Organização 

Se você é uma pessoa que só consegue ser produtiva se tiver um cronograma ou agenda à vista, o Word pode te ajudar nisso!

Nele, você pode criar as mais variadas ferramentas de organização como calendários, agendas, planejamentos diários, check list, entre outros. Além disso, você pode manter a sua rotina organizada acessando o arquivo no computador ou imprimindo-o.

Criação de Instruções 

As instruções são muito importantes para orientar o processo de aprendizado de alguém que ainda não tem aquele conhecimento ou para lembrar de como fazer determinada função posteriormente.

Sendo assim, você pode criar um documento de instruções para determinada atividade e não ter mais que se preocupar com isso.

Além disso, as empresas costumam usar muito esse recurso na criação de documentos de Procedimentos Operacionais Padrões (POP) através do Word.

Gestão de Senhas 

Certamente, você já esqueceu a senha de algum e-mail e teve que criar outro, não é mesmo? Ou ainda, já esqueceu o login de uma conta nas redes sociais e não conseguia se lembrar, certo?

Essas situações são mais comuns do que você imagina! Por isso, uma dica preciosa é concentrar todas as suas informações importantes em um documento do Microsoft Word para fazer a gestão das mesmas e o esquecimento de senhas não ser mais um empecilho!

Nossas orientações sobre o Word e suas funções te ajudaram? Esperamos que o nosso conteúdo tenha sanado todas as suas dúvidas. Por isso, não deixe de continuar nos acompanhando aqui no Blog Voitto para mais informações que agreguem seu conhecimento.

Para finalizar, separamos uma dica muito especial para te ajudar ainda mais!

"Ah, não sei usar Excel" então, para o mercado de trabalho, você está atrasado.

Como você se sente quando percebe que Excel hoje é um pré-requisito para o mercado? Se você fica confuso com algumas funções ou formatações do Excel e não sabe transformar dados em informações realmente relevantes, não se preocupe!

A Voitto criou o curso Fundamentos de Excel para ajudar você a aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa. Você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.

Está esperando o que para começar sua experiência no software mais usado em empresas do mundo todo e ainda conhecer a plataforma da Voitto?

É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos de Excel!

[curso-gratuito] Fundamentos de Excel

Bruna Pena

Bruna Pena

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ex- Graduanda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2019-2021). Participou do Programa de Educação Tutorial da Engenharia de Produção da UFV, onde atuou na coordenadoria de Gestão de Pessoas (2019) e Comunicação (2020-2021) . Possui certificação em Copywriting, Produção de conteúdo para a Web e Marketing de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Tem como objetivo pessoal compartilhar o conhecimento , pois acredita que conhecimento bom é conhecimento compartilhado.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Modelo De Artigo Cientifico

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.