O que são Ferramentas de Gestão?
Gestão de Pessoas
Marketing e Vendas
Finanças
Produção
Estratégias e Gestão
Desenvolva seu conhecimento em Excel!

Tenha acesso a 20 Ferramentas de Gestão, gratuitas e editáveis, para ajudar seu negócio!

Pensando em você e em seus negócios, desenvolvemos 20 Ferramentas de Gestão em forma de planilhas, 100% gratuitas e editáveis, para várias áreas de sua empresa.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Tenha acesso a 20 Ferramentas de Gestão, gratuitas e editáveis, para ajudar seu negócio!

As Ferramentas de Gestão são técnicas e modelos utilizados para o auxílio de tomada de decisão assertivas dentro das empresas.

Abrir um negócio é o desejo de muitos brasileiros, porém, essa não é uma tarefa fácil. Pensando nisso, para te ajudar nessa tarefa, separamos 20 planilhas de gestão gratuitas que vão facilitar o gerenciamento de sua empresa.

Nesse artigo você vaientender o que são as ferramentas de gestão e ter acesso às 20 planilhas de gestão que estão divididas por áreas. Nossos tópicos serão:

  • O que são Ferramentas de Gestão?
  • Gestão de Pessoas;
  • Marketing e Vendas;
  • Finanças;
  • Produção;
  • Estratégias e gestão.

Ah! Ao final do artigo, preparamos para você uma dica bônus que vai mudar a sua vida, não deixe de conferir!

Preparado? Então, vamos lá!

O que são Ferramentas de Gestão?

Ferramentas de Gestão são técnicas e modelos utilizados para o auxílio de tomada de decisão assertivas dentro das empresas, proporcionamento melhores resultados.

Essas ferramentas podem ser softwares, planilhas ou metodologias, que têm como objetivo auxiliar no gerenciamento de:  projetos , tarefas, vendas, marketing, estratégias e muito mais!

Gestão de Pessoas

1. Construindo uma Avaliação de Desempenho por Competências

Com essa planilha você conseguirá identificar e mensurar as ações desempenhadas pelos colaboradores da empresa para fornecer à gestãode recursos humanos, informações para tomadas de decisões acerca de salários, bonificações, promoções, demissões, treinamentos e planejamento de carreira.

  • É indicada para diagnosticar e analisar o desempenho individual e em grupo dos funcionários, promovendo um crescimento pessoal e profissional dos colaboradores;
  • É útil porque facilita o feedback e possibilita a descoberta de talentos resultante da identificação das qualidades de cada pessoa da organização.

Clique na imagem abaixo e baixe agora a planilha de Avaliação de desempenho por competências.

Planilha Avaliação de desempenho por competências. Baixe agora!

2. Painel de indicadores de RH

Esta planilha permite o controle dos principais indicadores de RH visando garantir o desenvolvimento, atração e retenção do capital humano nas empresas.

  • É indicada para contribuir no direcionamento e cogestão das decisões e práticas organizacionais;
  • É útil porque auxiliará você a controlar sua área de Recursos Humanos de forma profissional e organizada.

Clique na imagem abaixo e baixe agora a planilha de Indicadores de Recursos Humanos.

Planilha Indicadores de Recursos Humanos

3. Usando o Excel para montar uma escala de trabalho

O principal objetivo desta planilha é possibilitar um controle detalhado do quadro de funcionários e suas escalas de trabalho dentro da empresa.

  • É indicada para definir se os sábados serão trabalhados ou não, quantas horas diárias serão necessárias e de quanto em quanto tempo cada colaborador terá intervalos, folgas e férias;
  • É útil porque organiza e promove uma escala de trabalho produtiva para sua equipe.

Clique na imagem abaixo e baixe agora a planilha de Escala de Trabalho.

Planilha Escala de Trabalho

4. Pesquisa de Clima: Uma poderosa ferramenta para Gestão Empresarial

Na prática, a pesquisa de clima vai possibilitar o levantamento, o registro e a análise de informações internas, de modo que o gestor conheça as percepções e o grau de satisfação dos colaboradores em relação à sua empresa.

  • É indicada para mensurar, monitorar e melhorar o clima organizacional, isto é, o grau de satisfação das pessoas que integram sua empresa;
  • É útil porque possibilita a análise do ambiente interno, permitindo que o gestor conheça os principais pontos fortes e fracos de seu negócio o que, consequentemente, o ajudará a tomar decisões mais assertivas em relação à melhorias organizacionais.

Clique na imagem abaixo e baixe agora a planilha de Pesquisa de Clima Organizacional.

Planilha Pesquisa de Clima Organizacional

5. Planos de cargos e salários

A intenção desta planilha é proporcionar uma organização dos cargos e salários da empresa, para se ter uma visão do custo demandado pelos custos daqueles funcionários de acordo com os cargos existentes.

  • É indicada para propiciar um ambiente de motivação e produtividade, dentro da empresa, eliminando as incoerências e distorções que possam causar desequilíbrios salariais ou a insatisfação das pessoas;
  • É útil porque normatiza internamente a promoção e a progressão das carreiras na empresa.

Clique na imagem abaixo e baixe agora a planilha de Plano de Cargos e Salários.

Planilha de Plano de Cargos e Salários

Marketing e Vendas

6. Como gerenciar indicadores de marketing digital

Esta planilha apresenta quatro exemplos de indicadores: SEO Site, SEO Blog, Redes Sociais e E-mail Marketing. Cada um deles representa um tipo diferente de meio onde o marketing digital é veiculado.

  • É indicada para analisar dados, informações e calcular os indicadores utilizados no Marketing Digital, também conhecidos como KPI's;
  • É útil porque ajuda os analistas de marketing digital a entender as ações que estão funcionando e as que precisam ser melhoradas.

Clique na imagem abaixo e baixe agora a planilha de Indicadores de Marketing Digital.

Planilha de Indicadores de Marketing Digital

7. Fazendo gestão de Stakeholders no Excel

O objetivo desta planilha é proporcionar uma análise e registros das principais informações referente aos Stakeholders, ou seja, o público estratégico, as partes interessadas da empresa.

  • É indicada para facilitar a comunicação e analisar as diferentes expectativas, influências e meios de comunicação com as partes interessadas do negócio/empresa;
  • É útil porque identifica o interesse de todos os Stakeholders, o que permite assegurar que suas expectativas e necessidades sejam conhecidas e consideradas pelos gestores.

Clique na imagem abaixo e baixe agora a planilha de Comunicação com Stakeholders.

Planilha Comunicação com Stakholders

Finanças

8. Controlando orçamentos

Através do orçamento é possível controlar o rumo dos negócios, fazendo comparações entre o previsto e o realizado, bem como avaliar o desempenho de projetos.

  • É indicada para estabelecer, com antecedência, ações a serem executadas, estimar recursos que serão necessários e alocados, assim como indicar os valores efetuados referentes às despesas, ou seja, o que de fato foi gasto durante o determinado mês;
  • É útil porque formaliza e sistematiza tarefas de controle e planejamento da empresa, criando assim condições para o aperfeiçoamento das ações administrativas e uma aferição mais objetiva do desempenho dos diversos setores da organização.

Clique na imagem abaixo e baixe agora a planilha de Controle de Orçamentos e Despesas.

Planilha Controle de Orçamento e Despesas

9. Criando um controle financeiro de vendas

Esta planilha tem o objetivo de auxiliar o empresário a manter um controle geral de suas vendas, controlando a venda de produtos, os clientes, os tipos de vendas, pagamentos realizados, às políticas de descontos e taxas de cobranças, registrando assim a receita total das vendas.

  • É indicada para mensurar a receita gerada pelo produto ou serviço de uma empresa;
  • É útil porque fornece uma visão geral dos resultados das vendas da empresa.

Clique na imagem abaixo e baixe agora a planilha de Controle Financeiro de Vendas.

Planilha de controle financeiro de vendas

10. Criando um fluxo de caixa por centro de custo

O principal objetivo da planilha é oferecer uma ferramenta prática e objetiva para controle e análises das movimentações de caixa de uma empresa segundo seus centros de custo.

  • É indicada para assegurar que a empresa tenha um desempenho satisfatório fazendo o uso contínuo dos sistemas de controles internos;
  • É útil porque proporciona segurança à administração para que seus objetivos e metas estabelecidas sejam atingidos.

Clique na imagem abaixo e baixe agora a planilha de Fluxo de Caixa por centro de custo.

Planilha de Fluxo de Caixa por Centro de Custo

11. Análise do fluxo de equilíbrio

Esta planilha é ideal para empresas que buscam analisar o ponto de equilíbrio do seu negócio, que nada mais é do que um indicador de segurança que mostra o quanto é necessário vender para que as receitas se igualem aos custos.

  • É indicada para analisar o faturamento mensal mínimo necessário para cobrir os custos (fixos e variáveis) do seu negócio, dados que muitas vezes são essenciais para a análise de viabilidade de um empreendimento ou da adequação da empresa em relação ao mercado;
  • É útil porque ajuda as empresas a formular suas metas de faturamento mínimo.

Clique na imagem abaixo e baixe agora a planilha de Análise de Ponto de Equilíbrio.

Planilha Análise de Ponto de Equilíbrio

12. Controlando contas a receber

A planilha de contas a receber foi desenvolvida para você que está cansado de usar ferramentas complexas e de difícil preenchimento para realizar essa tarefa.

  • É indicada para fornecer informações para tomada de decisões sobre um dos ativos mais importantes que a empresa dispõe, os créditos a receber originários de vendas a prazo;
  • É útil porque é uma planilha prática e fácil de usar para que você possa controlar melhor suas contas a receber.

Clique na imagem abaixo e baixe agora a planilha de Contas a receber.

Planilha Contas a Receber

13. Criando um fluxo de caixa diário

O principal objetivo da planilha é possibilitar um controle diário detalhado de toda a movimentação financeira da empresa, além de possibilitar diversas análises via indicadores.

  • É indicada para manter suas finanças equilibradas, podendo assim planejar o futuro da empresa, fazer investimentos e manter-se no mercado;
  • É útil porque organiza o controle financeiro diário da empresa.

Clique na imagem abaixo e baixe agora a planilha de Fluxo de Caixa.

Planilha Fluxo de Caixa

Produção

14. Elaborando um controle de entregas logísticas

Esta planilha vai possibilitar a você um controle detalhado dos pedidos e suas entregas logísticas, além de oferecer indicadores práticos sobre os mesmos.

  • É indicada para controlar as entradas e saídas dos produtos de uma empresa;
  • É útil porque apresenta um panorama geral da movimentação financeira da empresa no mês determinado, registrando os valores totais de entradas, saídas, bem como o saldo do mês.

Clique na imagem abaixo e baixe agora a Planilha de Controle de Entregas Logísticas.

Planilha de controle de entregas logísticas

15. Como funciona um controle de estoques

O principal objetivo desta planilha é proporcionar uma ferramenta prática e objetiva para controle de estoque, informando o capital atualizado no mesmo e a necessidade de produtos.

  • É indicada para registrar, fiscalizar e gerir a entrada e saída de produtos da empresa;
  • É útil porque apresenta uma visão geral das informações referentes a entradas, saídas e valor do estoque.

Clique na imagem abaixo e baixe agora a planilha de Controle de Estoque.

Planilha Controle de Estoque

Estratégias e Gestão

16. Análise SWOT: uma ferramenta para definição de ações estratégicas

A análise SWOT é a base para gestão e planejamento estratégicode uma empresa. Essa ferramenta avalia o cenário atual da empresa (Interno e Externo) diante do mercado e auxilia na tomada de decisões estratégicas.

  • É indicada para fazer uma análise interna e do cenário em que a empresa está inserida;
  • É útil porque promove o cruzamento dos fatores internos e externos que envolvem o negócio, facilitando a visualização de quais pontos fortes devem ser explorados e quais pontos devem ser trabalhados.

Clique na imagem abaixo e baixe agora a planilha de Análise SWOT.

Planilha Análise de Swot

17. O que são e como aplicar as cinco forças de Porter

O objetivo desta planilha é auxiliar o profissional a realizar análises baseadas na metodologia de Porter, utilizando um formato simples e direto para mensurar, quantitativamente, os resultados obtidos por análises em cada critério (Força de Porter).

  • É útil porque o gráfico mostra uma comparação entre as cinco forças de Porter.
  • É indicada para analisar seu ambiente interno e externo, através de cinco critérios:
  1. Fornecedores
  2. Entrantes potenciais
  3. Clientes
  4. Produtos/serviços substitutos
  5. Concorrentes.

Clique na imagem abaixo e baixe agora a planilha de 5 Forças de Porter.

Planilha 5 Forças de Porter

18. Como gerenciar um plano de ação

O principal objetivo da planilha é proporcionar um gerenciamento claro e objetivo das ações monetárias de uma empresa.

  • É indicada para gestores e administradores que trabalham com compras e vendas de ações;
  • É útil porque promove um panorama sobre cada ação, já oferecendo algumas análises básicas quanto às suas compras e vendas.

Clique na imagem abaixo e baixe agora a planilha de Controle de Ações.

Planilha Controle de Ações

19. Montando um planejamento estratégico

O principal objetivo da planilha é possibilitar ao gestor uma visão ampla de qual é a situação atual da empresa, definir onde se deseja estar no futuro e qual o caminho a ser percorrido (ações) para que esse objetivo seja alcançado.

  • É indicada para auxiliar os gestores que desejam encontrar o caminho correto que a empresa deve trilhar, de modo a ter flexibilidade frente aos desafios, antecipando-se às ameaças e, principalmente, identificando oportunidades e melhorias;
  • É útil porque possibilita uma sinergia entre todas as áreas da organização, que passam a trabalhar com o mesmo foco e estratégia.

Clique na imagem abaixo e baixe agora a planilha de Planejamento Estratégico.

Planilha Planejamento Estratégico

20. Como montar um Plano de negócios

O Plano de Negócio, também chamado "plano empresarial", é um documento que especifica, em linguagem escrita, um negócio que se quer iniciar ou que já está iniciado.

  • Esta planilha é indicada para realizar diversas análises com base em definições iniciais e fluxo de caixa esperado nos primeiros anos de mercado;
  • É útil porque reúne informações tabulares e escritas de como o negócio é ou deverá ser estruturado.

Clique na imagem abaixo e baixe agora a planilha de Plano de Negócios.

Planilha Plano de Negócios

Desenvolva seu conhecimento em Excel!

Atualmente, saber utilizar o Excel deixou de ser uma habilidade e passou a ser pré-requisito no mercado de trabalho.

Estamos vivendo a era dos dados, então, é de extrema importância saber lidar com esses dados, de forma que você consiga extrair as informações relevantes deles. E o Excel pode te ajudar com isso!

Para te ajudar a desenvolver seu conhecimento nessa poderosa ferramenta, a Voitto criou o curso Fundamentos de Excel de forma 100% gratuita para você que quer começar a utilizar o Excel hoje mesmo.

É só clicar na imagem abaixo e utilizar o cupom BLOG100.

Banner do curso Fundamentos do Excel.

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Primeiros passos no Excel

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Primeiros Passos No Excel

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.