O que faz um Analista de Vendas?
Quais atividades ficam na responsabilidade de um Analista de Vendas?
Qual a média salarial de um Analista de Vendas?
Quais as habilidades de um Analista de Vendas?
Como progredir na carreira de Analista de Vendas

Analista de venda: descubra a importância desse profissional para sua empresa

O analista de vendas é o profissional responsável por acompanhar todo o processo de venda e faturamento de uma empresa, a fim de garantir lucro e sucesso no mercado.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Analista de venda: descubra a importância desse profissional para sua empresa

O mercado competitivo tem exigido uma postura diferenciada das empresas, haja vista que, com a grande disputa pela oferta e procura, é preciso formular estratégias para se consolidar uma identidade e um público sólido nessa dinâmica de mercado.

Nesse sentido, os Analistas de Vendas são de extrema importância para o sucesso e sobrevivência de uma empresa no mercado competitivo atual. Essa relevância parte da capacidade de monitorar as tendências do mercado e, a partir delas,  elaborar estratégias para definição de preços.

Assim, esse profissional é encarregado de todo o processo de venda, o que permite fazer um controle adequado do faturamento da empresa, garantindo lucratividade e destaque no mercado.

E você?  Já conhecia a importância desse profissional? Continue lendo para descobrir um pouco mais sobre os Analistas de Vendas. Acompanhe a leitura a partir dos seguintes tópicos:

  • O que faz um Analista de Vendas?
  • Quais atividades ficam na responsabilidade de um Analista de Vendas?
  • Qual a média salarial de um Analista de Vendas?
  • Quais as habilidades de um Analista de Vendas?
  • Como progredir na carreira de Analista de Vendas

Boa leitura!

O que faz um Analista de Vendas?

O Analista de Vendas é o profissional responsável por pesquisar e analisar os dados referentes às vendas, a fim de conduzir as decisões da empresa em relação aos preços.

Nesse sentido, o analista faz um balanço dos dados de vendas de diversas fontes, isto é, estuda os preços internos da corporação que trabalha e de outras indústrias.

O responsável pelo cargo, também fica encarregado de acompanhar as tendências do mercado, haja vista que são capazes de alterar a dinâmica das empresas.

Esse monitoramento é importante para a aplicação de novas estratégias, as quais pautam a definição dos preços e programam períodos de promoção dos produtos.

O trabalho desse profissional permite aos gestores um melhor entendimento perante os processos adotados pela empresa e os impactos gerados sobre as vendas e o faturamento.

Além disso, os analistas de vendas também fornecem os indicadores de resultados de determinada ação a setores específicos da corporação.

Esse feedback é de extrema importância para as tomadas de decisões mais assertivas, haja vista que os processos das empresas sempre devem ser pautados na melhoria da produtividade do negócio.

Quais atividades ficam na responsabilidade de um Analista de Vendas?

Os analistas de vendas apresentam inúmeras funções no ambiente corporativo. Em linhas gerais, encarregam-se de analisar todos os processos referentes às vendas e pedidos de uma empresa.

Confira abaixo algumas atividades desempenhadas por esses profissionais:

  • São responsáveis por coletar, organizar e atualizar todos os dados dos consumidores, dos representantes e de possíveis concorrentes; 
  • Fazem um balanço dos dados de diferentes fontes, aplicativos e pipelines;
  • Atualizam informações no sistema de gestão de relacionamento com o cliente em diversos canais de comunicação;
  • Interpretam informações para a construção de relatórios;
  • Realizam o mapeamento e a comparação dos dados e preços da concorrência;
  • Elaboram metas de vendas;
  • Constroem estratégias para diminuir as perdas e aumentar o crescimento das vendas; 
  • Elaboram ações estratégicas para a equipe de vendas alcançar melhores resultados;
  • Avaliam o desempenho dos representantes de vendas; 
  • Encarregados de gerenciar e treinar as equipes de vendas; 
  • Monitoram as tendências do mercados;
  • Revisam as projeções dos negócios e estudam possíveis gaps no processo;
  • Elaboram um plano de recomendações para aumentar a eficiência do departamento de marketing e vendas.

Agora que você já conhece as responsabilidades do analista de vendas, confira no próximo tópico a média salarial desse profissional.

Mas antes, temos uma dica para você!

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Qual a média salarial de um Analista de Vendas?

Atualmente, segundo o site Glassdoor, o profissional que trabalha como analista de vendas apresenta uma média salarial de aproximadamente R$2500,00. 

As posições de nível inicial geralmente começam com o salário de R$24000,00 anuais, podendo chegar a R$48000,00 anuais para profissionais mais experientes.

Quais as habilidades de um Analista de Vendas?

Para se alcançar sucesso nessa profissão, o analista de vendas precisa possuir um conhecimento que vai além de suas competências técnicas. Nesse sentido, é imprescindível ampliar suas habilidades para se destacar no presente ramo.

Confira abaixo algumas habilidades que esses profissionais devem possuir:

Educação Formal

Atualmente, no mercado, não existe uma formação específica para aqueles que desejam seguir carreira como analista de vendas, porém, isso não quer dizer que a profissão não esteja crescendo de forma exponencial.

As grandes corporações mundiais, não exigem formação específica na área para atuar como Analista de Vendas, os pré requisitos são apenas habilidade e conhecimento acerca de dados e conhecimento sobre tecnologias capazes de facilitar o processo.

Caso você tenha interesse em ingressar na área, aposte em formações que te garantam uma boa base em análise de dados e estude ferramentas como excel, power BI, VBA e etc.

Organização

Como os responsáveis pela área ficam encarregados de lidarem com um alto volume de dados diariamente, é necessária muita organização. Isso porque, todos os dados devem ser analisados e estudados de maneira cautelosa e precisa.

Outro ponto importante, é que esses profissionais precisam criar diariamente relatórios que contenham estratégias sólidas e planos de ação para que o time responsável pelas vendas saiba quais serão os próximos passos para garantir eficiência nos resultados.

Essa soft skill é de extrema importância para que não ocorra um efeito dominó - dados mal analisados e organizados, geram problemas nas estratégias de vendas, que acabará impactando a empresa de forma geral.

Matemática

O analista de vendas está em contato, a todo o momento, com a linguagem dos números. Assim, é imprescindível dominar o uso de cálculos, estatísticas e percentuais, haja vista que serão extremamente necessários para elaborar objetivos, fazer análise de dados e para reportar os resultados dos processos.

Tecnologia 

A tecnologia tem se tornado, cada vez mais, uma ferramenta extremamente necessária para a execução de tarefas no ambiente de trabalho. Nesse sentido, para o analista de vendas, a utilização desse recurso é fundamental para exercer suas atividades.

Assim, entre os recursos utilizados, destacam-se os softwares responsáveis pela automatização de planilhas, como por exemplo o uso do excel e power BI, e sistemas mais complexos, os quais fazem análises momentâneas e permitem o contato com a base de clientes de forma rápida e eficiente.

Comunicação 

A comunicação é uma habilidade de extrema importância no ambiente corporativo, haja vista que a capacidade de se expressar com clareza é fundamental para alinhar ideias e executar tarefas, conforme planejado.

Assim, os analistas de vendas apresentam um contato direto com pessoas, o que exige deles uma boa comunicação para conduzir reuniões, as quais exigem uma boa oratória.

Empatia 

A habilidade de se expressar de maneira clara é de extrema importância para o analista de vendas. No entanto, esse profissional também precisa desenvolver a empatia, haja vista que o processo de venda objetiva solucionar alguma dor ou necessidades dos clientes.

Ao desenvolver a empatia, o analista de vendas consegue compreender as reais necessidades das pessoas que buscam os seus serviços e suas habilidades. Assim, consegue oferecer as soluções mais adequadas, o que garante menos objeções e reclamações dos clientes.

Sendo assim, a empatia gera efeitos positivos para ambos os lados, ou seja, aumenta a satisfação dos clientes e da equipe envolvida no processo de venda.

Inteligência emocional 

A inteligência emocional é uma habilidade extremamente valorizada no mercado de trabalho. Nesse sentido, alguns estudos apostam que essa habilidade é mais importante que a formação profissional do indivíduo.

No ambiente de trabalho, os recrutadores, ao analisarem os candidatos, dão ênfase para essa característica, haja vista que indivíduos com uma boa inteligência emocional são mais preparados para conduzir possíveis problemas e desafios no trabalho.

Além disso, a capacidade de reconhecer e gerenciar as próprias emoções é de extrema importância para se relacionar com diferentes perfis de pessoas. Assim, por possuírem um preparo emocional, conseguem lidar com possíveis desafios e conflitos que surgirem no ambiente de trabalho.

O livro ‘’Inteligência Emocional’’, do psicólogo e jornalista científico Daniel Goleman, é um bom começo para quem deseja se aprofundar mais neste assunto, visto que faz uma análise da importância de gerenciar nossas emoções para se alcançar sucesso em todas as esferas de nossa vida.

Nesse livro, Goleman explora as competências do autoconhecimento, da autogestão, da motivação, da empatia e das habilidades sociais.

Como progredir na carreira de Analista de Vendas

Para se tornar um analista de vendas, não é preciso uma formação específica para essa carreira. No entanto, existem cursos que oferecem um preparo melhor para o mercado de trabalho. Entre eles, pode-se citar as áreas de administração, marketing ou até mesmo comércio exterior.

É válido pontuar que, além da formação acadêmica, a experiência em vendas é fundamental para o sucesso na carreira. Nesse sentido, o contato direto com as vendas permite que o profissional desenvolva seus métodos próprios e aprenda com pessoas mais experientes no ramo.

O analista de vendas que deseja progredir em sua carreira precisa aprofundar seus conhecimentos. Ou seja, após concluir a graduação, é recomendável a realização de uma pós-graduação, para que o analista consiga desenvolver suas habilidades e competências técnicas e, com isso, oferecer um trabalho de maior eficiência para seus clientes.

A aquisição de novos conhecimentos também auxilia na construção de um bom networking, o que permite estar sempre atualizado das novas tendências do mercado.

Assim, caso você esteja procurando se especializar mais nessa área é recomendável procurar cursos de especialização ou MBA focados nos seguintes temas:

  • negociação
  • estratégias de preços
  • gerenciamento de equipes 
  • alta performance 
  • gestão de projetos 
  • marketing 

Nesse viés, ao fazer uma pós-graduação, é necessário avaliar seus pontos fortes e quais áreas precisam ser melhoradas. Além disso, é importante fazer um planejamento de suas carreira, isto é, traçar seus objetivos e quais áreas ou posições deseja ocupar nos próximos anos.

Essa análise pessoal confere um direcionamento para escolher as especializações que dialoguem com suas necessidades.

Além disso, os analistas de vendas estão sempre conectados com as novas tendências do mercado e com as mudanças que podem impactar os negócios da empresa. Essas informações são importantes para se realizar uma análise completa das previsões de vendas futuras de maneira mais estratégica.

Essa função desempenhada pelo analista de vendas é muito importante para a melhoria do desempenho e do faturamento da empresa, haja vista que faz um monitoramento do todo para ajustar as partes que precisam ser melhoradas.

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

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