Para que serve atividades extracurriculares?
Quais são as melhores atividades extracurriculares?
Como fazer atividades extracurriculares online?
Dê o próximo passo na sua carreira!

Quais as melhores atividades extracurriculares para colocar no currículo?

Você quer um currículo de destaque? Conheça agora quais as melhores atividades extracurriculares para você impressionar os recrutadores.

Amanda Tartarotti
Por: Amanda Tartarotti
Quais as melhores atividades extracurriculares para colocar no currículo?

Você quer ter um currículo de sucesso? Para se destacar nos processos seletivos e receber um “sim” na sua próxima entrevista de emprego, aposte em participar de atividades extracurriculares.

As atividades extracurriculares são aquelas que vão além da sala de aula, como aprender um novo idioma, fazer trabalho voluntário ou ser craque em algum esporte, e sim, o seu futebol com os amigos conta!

Desenvolver suas soft skills tem tudo haver com o porquê você deve fazer atividades extracurriculares. Mas fique atento! É importante escolher bem e colocar as melhores atividades no currículo, algumas, aliás, podem até serem feitas online!

Curioso para saber mais? Continue com a gente para ficar por dentro de tudo sobre as atividades extracurriculares, inclusive sobre:

  • Para que serve atividades extracurriculares?
  • Quais são as melhores atividades extracurriculares?
  • Como fazer atividades extracurriculares online?

Vamos nessa?

Para que serve atividades extracurriculares?

Atividades extracurriculares servem para uma única coisa: ganhar novas experiências.

Como estudantes, se envolver em atividades fora da sala de aula é super importante para estimular habilidades de liderança, proatividade e pensamento crítico.

Por que isso é relevante? Essas habilidades são mais conhecidas como soft skills e são nelas que os recrutadores ficam de olho para decidir quem recebe um “sim” ou um “não”. Quer entender melhor?

Qual o papel das atividades extracurriculares no currículo?

Atividades extracurriculares são perfeitas para você demonstrar na prática suas soft skills. Existe o jeito certo e o errado de mostrar essas habilidades, por exemplo imagine que você quer demonstrar que trabalha bem em equipe:

  • Não escreva: “boa habilidade de trabalho em equipe.” Aqui não existem motivos para o recrutador acreditar em você!
  • Escreva: algum exemplo prático, como “participei da equipe de robótica durante dois anos, onde desenvolvemos um projeto de pesquisa premiado na Olimpíada Brasileira de Robótica”

Viu como melhorou? Mostrar resultados e situações onde você exercitou o trabalho em equipe é a chave para destacar essa habilidade em um currículo de sucesso!

Sem contar que na grade de muitos cursos de ensino superior essas atividades são exigidas de forma obrigatória se você quiser se formar!

Onde encontrar atividades extracurriculares na faculdade?

Conhece nomes como projetos de extensão, horas complementares ou matérias optativas?

Elas também são atividades extracurriculares! Participar de centros acadêmicos, clubes ou fazer matérias da grade de outros cursos são formas de cumprir essas horas necessárias para a graduação.

O segredo para dar conta da faculdade, atividades extracurriculares e ainda ter vida social? Uma agenda bem organizada!


Se você tem dificuldade em manter uma rotina e não consegue cumprir todas as atividades propostas, mas quer dar um up na sua maneira de organizar suas atividades do dia a dia, temos a solução para você!
Faça o download agora da nossa planilha de cronograma completamente gratuita e comece agora a organizar suas atividades de forma prática. Não perca tempo!

Clique no botão abaixo e faça o download!

Cronograma


Agora você já sabe por onde começar, pronto para descobrir quais são todas as atividades obrigatórias para um currículo de sucesso? Vamos lá!

Quais são as melhores atividades extracurriculares?

As melhores atividades extracurriculares são aquelas que se conectam de verdade com seus interesses! A chave aqui não é o que você faz, mas o porquê você faz e quais habilidades aprendeu fazendo isso.

Os recrutadores querem saber quem você é, afinal, isso é essencial para garantir o fit com a vaga. Ok, mas se você está com tempo livre e quer começar um novo projeto, aqui vão algumas opções de atividades para você escolher aquela que tem a sua cara!

Atividades de Liderança

Atividades que envolvem liderança são perfeitas para quem busca vagas com perfil de líder, como trainee.

Por onde começar? Aqui existem duas opções: você pode crescer dentro de algum projeto já existente ou ter a iniciativa de criar o seu próprio!

Muitasatividadesnomeiam cargos para seus participantes, como os centros acadêmicos que nomeiam um presidente e um vice-presidente. Ter a visão que você quer assumir essa posição é o primeiro passo para chegar lá.

Esportes

Praticar um esporte é ótimo para demonstrar comprometimento, disciplina e trabalho em equipe. Todas essas habilidades refletem o que é ser um atleta e essa é uma atividade que se encaixa muito bem para todos os perfis de vaga.

Fique tranquilo, você não precisa ser o melhor do time, a chaveaqui é ganhar novas experiências, lembra?

Futebol, vôlei, basquete e rugby são excelentes opções para exercitar o trabalho em equipe e aproveitar para se divertir com outras pessoas! A dica é começar por aulas experimentais para encontrar qual o seu esporte favorito.

Olimpíadas do conhecimento

O que os recrutadores buscam é resultado, por isso ter destaque em olimpíadas do conhecimento pode sim ser um diferencial para você!

Empreendedorismo, programação e matemática são algumas opções de olimpíadas existentes para nível universitário. Caneta na mão e mão na massa para você concorrer com as melhores mentes do Brasil!

Trabalho Voluntário

O queridinho dos processos seletivos, trabalho voluntário! Essa atividade estimula habilidades como proatividade, empatia e colaboração.

Estamos falando de projetos que geram um impacto positivo para a comunidade, por exemplo, você já pensou em dar aulas gratuitas para alunos de ensino médio ou ensino fundamental? Fazer parte do Rotary na sua cidade? Opções é o que não faltam!

A experiência com o voluntariado é super bem vista pelos recrutadores e uma vivência que vale a pena!

Empresa Júnior

Se você está focado em entrar no mercado de trabalho e quer uma experiência na área, uma empresa júnior é o lugar certo para você!

Aqui você irá encarar desafios, assumir prazos e responsabilidades muito semelhantes ao ambiente de uma empresa formal. Além disso, você irá ganhar bom networking na sua área, o que pode abrir as portas para o seu primeiro emprego!

Você já imaginou rechear seu currículo sem sair de casa? Saiba que existem várias atividades extracurriculares que podem ser feitas de forma online!

Como fazer atividades extracurriculares online?

Para fazer atividades extracurriculares online é necessário ter duas coisas: força de vontade e acesso a internet.

Não sabe por onde começar? Você pode fazer cursos de idiomas, aprender uma nova linguagem de programação ou procurar por opções de voluntariado online.

Além disso, existem certificações super valorizadas como em Lean Seis Sigma, que pode ser feita no conforto da sua casa.

Apostar em capacitações e cursos online como parte do currículo é a chave para impulsionar sua carreira e tornar você um destaque no mercado de trabalho. Não deixe para amanhã o que você pode aprender hoje!

Dê o próximo passo na sua carreira!

Banner da Formação All In.

Amanda Tartarotti

Amanda Tartarotti

Grad. em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua voluntariamente como Assessora de Comunicação na Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO). Possui formação White Belt em Lean Seis Sigma, certificação de Copywriting e Produção de Conteúdo para Web. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Manual Do Tcc

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.