Selecionar fornecedores é reunir um grupo, maior possível, que preencha todos os requisitos básicos e suficientes, dentro das normas e padrões pré-estabelecidos como adequados que atendam as necessidades da sua empresa.

O fornecedor deve possuir as condições necessárias para fornecer dentro das quantidades desejadas, com a qualidade desejada, no menor tempo possível e ao menor custo possível.

De certa forma, a avaliação de fornecedores está, e muito, relacionada com o nível de serviço que estes prestam aos seus clientes quando da sua prestação de serviço.

No varejo, e também atacado, é muito importante ressaltar que a oferta de um nível de serviço adequado é a chave para o mercado. O rápido crescimento da tecnologia aliada à velocidade da informação obriga os gestores a atentarem para o relacionamento com seus parceiros comerciais.

Uma barreira no nível de serviço no fornecimento é falta de visão entre os clientes e fornecedores sobre o relacionamento entre as partes e como se dá o funcionamento deste relacionamento.

Diante dos fatos, é fundamental que as empresas adotem avaliações constantes, ajustando possíveis alterações necessárias e adequando a sua cadeia de suprimentos aos propósitos finais, seja a curto ou longo prazo.

Para te ajudar nisso, nós temos uma planilha GRATUITA de avaliação de fornecedores que tem por finalidade auxiliar na escolha do melhor fornecedor, levando em consideração alguns critérios e a importância de cada um deles para o negócio de quem está fazendo a avaliação de fornecedores.

Então, segue neste artigo que você vai aprender como baixar e utilizar a planilha!

 

Faça junto com a gente!

 

Para você poder acompanhar este artigo de forma dinâmica, não deixe de baixar a planilha de avaliação de fornecedores. Ela vai tornar a análise de fornecedores pelo Excel muito mais fácil e o seu processo de aprendizagem mais rápido! Basta clicar no botão abaixo: 

planilha de avalização de fornecedores.png

 

Veja na vídeo-aula abaixo o funcionamento da planilha

 

 

Entenda a Ferramenta

 

A página inicial da planilha de avaliação de fornecedores permite que você navegue entre as abas, além de mostrar uma comparação entre fornecedores e permitir a inserção dos critérios de avaliação.

 

Avaliação de Fornecedores - Página Inicial.png

 

Critérios de Avaliação

 

Os critérios são uma forma de avaliar o desempenho do fornecedor em diferentes referenciais. Então, esta é a fase que antecede a avaliação e requer pesquisa e planejamento.

Alguns dos critérios da planilha são sugeridos, mas é possível adicionar outros de acordo com a necessidade do usuário e o processo de avaliação de fornecedores utilizado. Para isso, realize um planejamento estratégico para definir os critérios que você precisa saber para mensurar o desempenho operacional que o fornecedor pode ter.

Assim você terá um padrão de comparação entre as empresas, ou outros fornecedores, através de uma visualização mais clara e objetiva.

Os critérios sugeridos que constam na planilha de avaliação de fornecedores são:

 

  • Qualidade: A qualidade percebida do produto fornecido. Você deve desenvolver junto a sua equipe métodos para definir a qualidade do produto ou serviço;

  • Reputação: A reputação da empresa fornecedora perante o mercado. Faça uma pesquisa sobre os fornecedores, se atente as reclamações e compare na etapa de avaliação;

  • Prazo de Entrega: O cumprimento do prazo de entrega por parte do fornecedor. Procure saber se a empresa que prestará o serviço tem uma boa reputação quanto ao prazo de entrega;

  • Rapidez de Entrega: O prazo de entrega estabelecido pelo fornecedor;

  • Flexibilidade: Caso seja necessário requisitar algum produto com certa urgência como o fornecedor se porta? É flexível?

  • Preço: O preço pago pelo produto;

  • Facilidade de pagamento: O fornecedor possui condições facilitadas de pagamento?

  • Certificação em normas: O fornecedor possui alguma certificação? Ex.: ISO 9001 2015;

  • Comunicação: É fácil se comunicar com o fornecedor? Preciso insistir diversas vezes para ser bem sucedido no contato?

  • Suporte pós-venda: Depois que o produto é entregue pelo fornecedor este possui hábitos e políticas para auxiliar o comprador caso haja algum problema ou dúvida?

 

Como já mencionado, os critérios têm que ser compatíveis com o que você espera e precisa da empresa fornecedora. Então, definidos esses critérios vamos entender como funciona a avaliação de fornecedores através da nossa planilha!

 

Avaliação

 

Primeiramente, para realizar a avaliação de fornecedores, é necessário determinar o grau de importância do critério para o seu negócio.

Na imagem abaixo você pode conferir como é o funcionamento desta parte da planilha de avaliação de fornecedores:

 

Avaliação de Fornecedores - Critérios de Avaliação.png

 

Essa avaliação é dividida em “Muito Importante”, “Importante”, “Pouco Importante” e “Irrelevante”, como você pode conferir na imagem abaixo:

 

Avaliação de Fornecedores - Critérios de Avaliação.png

 

Já a avaliação dos fornecedores é a sua opinião perante a cada critério. Essa avaliação é dividida em “Excelente”, “Ótimo”, “Bom”, “Regular”, “Ruim” e “Horrível”.

A partir dessa avaliação a ferramenta atribui uma pontuação de 0 a 100 para cada fornecedor.

Clicando em “Comparação entre fornecedores” situada na parte superior da tela, como ilustra a figura abaixo é possível visualizar um gráfico com a pontuação final de cada fornecedor.

Caso seja necessário avaliar cada critério individualmente a ferramenta mostra a pontuação em  cada um deles lado a lado, no botão “Gráficos por Critérios”.

Então, você deve ter estabelecido previamente quais indicadores podem afetar seu negócio de forma mais relevante, para se atentar a eles na próxima etapa, que é a análise do resultado da avaliação de fornecedores.

A seguir você poderá conferir os resultados através de gráficos, o que irá te proporcionar uma visão muito mais objetiva e nítida do desempenho de cada fornecedor nos critérios adotados, e, também, de uma forma geral.

 

Resultado

 

Os resultados são apresentados em forma de gráficos na planilha de avaliação de fornecedores. Na aba “Resultado Geral” tem-se a comparação da nota global de todos os fornecedores cadastrados. Os valores aqui usados são exemplos meramente ilustrativos.

 

Avaliação de Fornecedores - Gráfico de comparação entre fornecedores.png

 

Na última aba, “Resultado Específico”, é possível visualizar o desempenho dos fornecedores por critério adotado. A título de exemplo, mostraremos o referente ao quesito “Qualidade do Produto”:

 

Avaliação de Fornecedores - Comparação de fornecedores em critério específico.png

 

Viu como a nossa planilha de avaliação de fornecedores no Excel pode te ajudar e tornar esse processo muito mais fácil e eficiente? Tenho certeza que sim, planilhas como essa são uma ajuda e tanto na solução de problemas para grandes e pequenas empresas!

Conhecer e saber utilizar o Excel pode te ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio, além da avaliação de fornecedores, na criação de sistemas de gestão para o acompanhamento de projetos, análises financeiras e de outros indicadores para a sua empresa.

Então, você já sabe como utilizar o Excel e desenvolver as suas próprias planilhas de gerenciamento para o seu negócio? Fica tranquilo que nós temos a solução para você!

 

Já conhece as principais funções do Excel?

 

Se você está um pouco confuso com algumas funções ou formatações do Excel e deseja aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa, você não pode perder o curso de Introdução ao Excel.

E quer saber mais? O curso é totalmente GRATUITO! Isso mesmo, a Voitto disponibiliza para você de graça um curso onde você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.

Está esperando o que? Não perca tempo e clique na imagem abaixo para começar o curso!

curso de introdução ao excel.png

Antes de ir, não se esqueça de deixar aqui nos comentários seu feedback sobre este conteúdo!