9 benefícios da leitura no dia a dia!
Dica extra:

Quais os benefícios da leitura diária? Conheça as 9 principais vantagens!

Neste artigo vamos listar 9 incríveis benefícios da leitura diária na sua vida profissional e pessoal! Continue a leitura e se surpreenda!

Brendha Romualdo
Por: Brendha Romualdo
Quais os benefícios da leitura diária? Conheça as 9 principais vantagens!

Que os benefícios da leitura são inúmeros você provavelmente já sabia. Porém, você já se perguntou quais são esses benefícios e quais podem ser os efeitos deles no seu dia a dia?

Os livros são fontes inesgotáveis de conhecimento, e a criação do hábito da leitura na sua vida pode causar mudanças verdadeiramente significativas. Sendo assim, para te estimular, criamos essa lista com os 9 principais benefícios da leitura diária. 

Nós lemos o tempo todo, embora você não perceba, a leitura faz parte do seu cotidiano! É através da leitura e da escrita que nos comunicamos a maior parte do tempo: seja no trabalho, na faculdade ou nos momentos de lazer, sempre recorremos a ela.

Mas, além disso, você reserva algum tempo no seu dia para a leitura? Já parou pra pensar nos benefícios que a leitura traz? Para descobrir mais sobre isso, vamos te falar sobre:

  • 9 benefícios da leitura no dia a dia!
  • Dica extra! 

Vamos lá!

9 benefícios da leitura no dia a dia!

Aposto que você ficou curioso para saber mais sobre os benefícios da leitura, né? Então vamos lá!

1. Exercita o cérebro:

Um dos benefícios que a leitura traz é o estímulo cerebral. Isso ocorre porque quando lemos obtemos conhecimentos, fazemos associações, criamos situações, etc. Tudo isso gera novas conexões neurais, o que permite a criação de novos comportamentos e hábitos.

Portanto, diversifique o tipo e o conteúdo da leitura. De nada adianta reler Harry Potter até decorar as falas, não é mesmo?

2. Aumenta a criatividade: 

A leitura diversificada e de qualidade nos proporciona conhecer um outro mundo e, consequentemente, nos permite trabalhar a nossa imaginação. Dessa forma, a leitura pode ajudar a aumentar a nossa criatividade e auxiliar na criação de algumas Soft Skills muito desejadas. 

Alguns exemplos de Soft Skills são: descobrir uma solução para um problema, produzir mais utilizando menos recursos financeiros e menos tempo, encontrar meios diferentes de realizar uma mesma tarefa, etc.

3. Melhora a concentração:

Vivemos em um mundo conectado através das redes sociais, em que normalmente fazemos mais de uma coisa ao mesmo tempo. No entanto, quando nos dedicamos à tarefa da leitura é necessário estar focado somente ali.

Dessa forma, ao ler melhoramos a nossa concentração e, consequentemente, melhoramos a nossa qualidade de vida, uma vez que para realizar tarefas do cotidiano, como estudo e trabalho, é importante estar sempre atento.

Além disso, ao trabalharmos a nossa concentração tiramos o nosso cérebro da zona de conforto, o que permite o fortalecimento de diversas habilidades cognitivas e comportamentais. 

4. Amplia o vocabulário:

Esse benefício da leitura é um dos mais falados por aí e podemos afirmar que ele é totalmente verídico. Quando lemos, principalmente conteúdos diversificados, a tendência é de nos depararmos com palavras ou expressões desconhecidas.

Logo, uma dica importante é: anote essas palavras e faça uma busca sobre o significado delas! Esse exercício vai te ajudar a aumentar o seu vocabulário e a enfrentar com maior desenvoltura as situações da vida real.

Um exemplo de situação da vida real que o vocabulário extenso pode te ajudar é nos processos seletivos. Portanto, se você deseja ter sucesso na sua vida profissional e almeja se qualificar cada dia mais, eu tenho uma surpresa pra você!

Você se sente despreparado para participar de processos de seletivos? É nesse momento que o recrutador avaliará se você é ou não o candidato ideal para a vaga. Logo, para se destacar dos concorrentes, você precisa ser estratégico e dar o melhor de si!

Com o curso Como ter sucesso em um Processo Seletivo você aprenderá a como reconhecer seus pontos fortes e se a vaga que você está tentando é correspondente com seu perfil. Ainda, também aprenderá como montar um currículo atrativo, entre outros pontos para que você tenha autoconfiança diante do entrevistador e aumente suas chances de contratação!

Preparado para saber as melhores dicas e estratégias sobre como agir e se expressar na dinâmica e entrevista para ficar mais próximo do seu emprego ideal?

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo para saber mais e use o cupom BLOG50 para ter um desconto incrível de 50% no curso!

Como ter sucesso em um processo seletivo? Saiba já!

5. Desenvolve a escrita:

Um dos benefícios da leitura é o desenvolvimento da escrita, uma vez que a leitura diária proporciona a aprendizagem de novas palavras e de novos termos.

Para desenvolver a escrita com excelência existem duas dicas importantes: pratique muito e diversifique a sua leitura, pois assim você terá contato com diferentes formas e métodos de escrita!

Dessa forma, quando temos em nossa rotina o hábito da leitura e decidimos escrever algo, automaticamente, nos deparamos com uma infinidade de possibilidades de palavras, termos, sinônimos, etc.  Isso, sem dúvida alguma, auxilia na otimização do tempo.

6. Desperta o senso crítico:

Quanto mais você se dispõe a ler, mais coisas você aprende e conhece sobre o mundo a sua volta! E isso, consequentemente, desenvolve o pensamento crítico.

Por esse motivo, é possível afirmar que o pensamento crítico é a capacidade do indivíduo de refletir e analisar as informações que chegam até ele e, além disso, de tomar decisões mais precisas.

Essa qualidade nos dias atuais é muito útil, pois te ajuda a filtrar as informações que você recebe, te dando poder de escolha! Ou seja, você decide o que vale o seu tempo e dedicação e o que não vale. Legal, né?

7. Aliviar o stress

Provavelmente você já sabia que o Stress é um dos maiores males do século XXI, mas você sabia que o hábito da leitura pode te ajudar a ficar longe desse mal?

Pois é, isso ocorre porque quando lemos voltamos nossa atenção para um outro ponto, diferente daquele que nos causa irritação, causando uma sensação de relaxamento e diversão. É unir o útil ao agradável, uma vez que relaxamos enquanto aprendemos!

8. Auxilia na resolução de problemas

Um dos melhores benefícios de ler é o poder de conhecer outras histórias, outras culturas e, também, outros problemas! Isso te torna uma pessoa melhor e te ensina a ter empatia com as outras pessoas!

Empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro. Sendo assim, é possível afirmar que a leitura é um hábito que te auxilia na resolução de problemas, pois te permite aprender e conhecer outras realidades e, consequentemente, refletir sobre outras soluções.

9. Eleva a autoestima: 

Além de tudo isso, é possível afirmar que o hábito de ler ajuda a elevar sua autoestima! Isso porque quando lemos, aprendemos mais e, logo, nos sentimos mais capazes e inteligentes!

...

Dica extra:

Muito interessante não é mesmo? E não acabou por aqui, confira uma dica super especial que separamos exclusivamente para você!

Você tem uma ótima gestão de tempo e de produtividade? Não? Vem que nós podemos te ajudar:

O maior desafio de hoje é fazer a gestão de negócios pessoais paralelamente a projetos profissionais.

No contexto atual, quem desenvolve métodos e controles que possibilitem conciliar interesses profissionais e viabilizar a execução de seus planos está sempre a muitos passos à frente da concorrência.

Por isso, e a partir de lições que tratam desde fundamentos básicos e da importância do autoconhecimento até ferramentas práticas para você gerenciar melhor o seu tempo, o curso de Produtividade e Gestão do Tempo te capacitará a tornar seu ambiente de trabalho muito mais produtivo, delegando tarefas e lidando com imprevistos de maneira eficiente e ágil!

Além disso, com o cupom BLOG50 você tem 50% de desconto no curso!

Corre a aproveita!

Clique e saiba mais!

Brendha Romualdo

Brendha Romualdo

Graduanda em Marketing Digital pela faculdade Estácio de Sá, graduada em Ciências Humanas e graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui Formação de White Belt em Lean Seis Sigma, Inbound Marketing, Copywriting, produção de conteúdo para Web e aprofundamento em Seo. Atuou como estagiária da Câmara Municipal de Juiz de Fora, foi bolsista no Programa de Iniciação à Docência (PIBID) pela UFJF e voluntária no projeto “Café Sociológico”. Pretende impactar pessoas positivamente produzindo conteúdo de qualidade.

Pensamento Crítico

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Pensamento Crítico

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.