O que é o Brand Book?
Qual a importância de um Brand Book?
O que deve ter em um Brand Book?
5 Exemplos de Brand Book
Como alcançar o sucesso em sua empresa?

O que é um Brand Book, qual a sua importância e como aplicá-lo em seu negócio?

Descubra a importância do Brand Book para sua marca, quais são os elementos essenciais e alguns exemplos para se inspirar.

Alícia Soares
Por: Alícia Soares
O que é um Brand Book, qual a sua importância e como aplicá-lo em seu negócio?

O Brand Book é um elemento fundamental para sua empresa nos dias atuais.  Ele é responsável por manter a identidade de sua marca nas mais diversas situações.

Dessa forma, esse manual proporciona a padronização e o fortalecimento de sua marca, algo imprescindível na prática do Marketing Digital.

Continue neste artigo e confira como criar o seu manual de marca a partir dos seguintes tópicos:

  • O que é o Brand Book?
  • Qual a importância de um Brand Book?
  • O que deve ter em um Brand Book?
  • 5 Exemplos de Brand Book;
  • Como alcançar o sucesso em sua empresa? 

O que é o Brand Book?

O Brand Book nada mais é que um manual de marca que conta com as identidades visual e organizacional do seu negócio. Nele é apresentada a estratégia de sua marca e como ela é colocada em prática nas mídias.

Os elementos de branding são produzidos pelo setor de Marketing e devem estar diretamente associados com a essência de sua empresa.

Ele é um manual que deve ser compartilhado para qualquer pessoa que esteja envolvida com seu negócio, seja direta ou indiretamente. Isso possibilita a disseminação de sua cultura organizacional e de seus padrões.

Qual a importância de um Brand Book?

O Brand Book é responsável por padronizar a comunicação de uma empresa.

Em consequência, essa padronização é responsável por fortalecer a sua marca diante dos stakeholders.

Além disso, o manual de marca possibilita a uniformização da mensagem, o que evita qualquer contradição durante o processo comunicativo do dia a dia.

Ele também possibilita a humanização da marca, gerando relacionamentos com leads e clientes nas mídias como as redes sociais e o e-mail marketing. Assim, ele responde o que o seu cliente quer saber por meio da jornada de compra.

Também apresenta o manual de identidade visual de sua empresa, abordando como a aplicação de sua marca deve ser realizada. Isso possibilita a produção de campanhas publicitárias externas por profissionais freelancers.

Para ter controle da interação de sua empresa com os seus stakeholders, a Voitto preparou para você a planilha Comunicação com Stakeholders. Baixe agora mesmo e otimize a eficiência do processo comunicativo!

O que deve ter em um Brand Book?

Alguns itens são essenciais para o seu manual de marca. São eles:

  • História da empresa: breve histórico de como a sua marca surgiu;
  • Missão, visão, valores de sua empresa: ideias e princípios que levam a sua empresa a existir;
  • Diferencial de sua empresa: o que o seu negócio proporciona de inovador para os seus clientes; 
  • Tom de Voz: a linguagem e a maneira como o discurso e a comunicação são realizados frente a cada stakeholder em cada canal comunicativo; 
  • Buyer Persona: informações sobre o perfil do público a que seu produto é destinado;
  • Stakeholders: fazem parte dessa lista a buyer persona, o públicos, os concorrentes e os possíveis parceiros e patrocinadores;
  • Aplicação de sua marca em materiais online e offline: a identidade visual da sua marca como logotipo, paleta de cores, texturas, templates, fotografia e tipografia. 

Além disso, para alcançar um Brand Book de qualidade, você precisa incluir uma ótima narrativa, estratégia, planejamento e, principalmente, muitos exemplos de aplicação.

Com isso, as aplicações feitas por outros não divergerão do que a marca realmente quer comunicar.

Continue no artigo e confira algumas inspirações para o seu manual de marca!

5 Exemplos de Brand Book

Confira alguns exemplos de Brand Book a seguir:

1. Oi

A Oi apresenta um manual de marca completo em relação à sua identidade e à aplicação visual nos canais de comunicação.

Conta com a apresentação de seus logotipos e tipografias, a composição em campanhas publicitárias, o tom de voz na comunicação interna e externa, a iconografia e a fotografia da marca.

2. I Love NY

Esse manual de marca é um Brand Book minimalista e bastante completo. Apresenta desde a identidade da empresa até a aplicação da marca nas mais diversas superfícies.

É interessante a padronização de como as campanhas publicitárias devem ser realizadas no rádio e na televisão, abordando o slogan da marca.

Brand Book da marca I Love NY.

3. Starbucks

O Starbucks é uma marca consolidada e que agrega valor a seu produto. O seu manual é organizado de maneira clara, objetiva e acessível ao público.

A estrutura é dividida em logomarca, paleta de cores, tipografia, tom de voz, ilustrações e fotografia.

O seu destaque é a descrição de como a sua comunicação é realizada em cada canal de comunicação que o Starbucks e os seus stakeholders estão presentes.

4. Nike

A logomarca da Nike é uma das mais reconhecidas no planeta. Dessa forma, o resto de sua identidade não poderia ser apresentado de qualquer maneira e sem qualquer estratégia.

O seu Brand Book é formado por identidade organizacional, produtos, stakeholders, aplicação da marca e fotografia.

5. Uber

A Uber é uma empresa de realização de serviços de transporte que possui uma marca fortalecida e popular.

Seu guia de marca está ali para permitir o padrão de qualidade na comunicação. Um de seus destaques é o detalhamento do seu tom de voz, apresentando o mesmo padrão em todos os países que atua.

Sua estrutura é composta por logomarca, cores, composição, iconografia, ilustrações, movimentações, fotografia, tom de voz e tipografia.

Como alcançar o sucesso em sua empresa? 

Compartilhe o mesmo propósito que os bilionários mais ricos do Brasil!


Jorge Paulo Lemann, Eduardo Saverin e Marcel Herrman Telles têm muito em comum: são as três pessoas mais ricas do Brasil, têm mais de US$ 10 bilhões de dólares em fortuna, mas o mais importante é o que os levaram até o topo: o empreendedorismo.


Com a Formação Empreendedora da Voitto você tem acesso a 21 cursos + 3 bônus, suporte técnico e de conteúdo, liberdade para aprender de onde quer que você esteja, garante certificados com validade em todo o território nacional e começa sua jornada no empreendedorismo sem cometer os mesmos erros que empreendedores que não têm suporte cometem.


Com desconto de 75% exclusivo para as primeiras turmas, em comparação ao preço dos cursos sendo vendidos separadamente, a Formação tem o Selo de Qualidade Voitto: teste a autêntica metodologia da Voitto e, caso suas expectativas não sejam atendidas no prazo de 30 dias, reembolsamos 100% do valor investido.


Mude o rumo da sua história: comece a construir o seu império! Invista no seu futuro clicando no banner abaixo!

Faça sua inscrição no Programa de Formação Empreendedora da Voitto!

Alícia Soares

Alícia Soares

Grad. em Jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Redatora de conteúdo em portais esportivos como VAVEL e Planeta Futebol Feminino. Experiência em Comunicação Institucional nas Diretorias de Imagem e de Relações internacionais da UFJF. Atuou como Assessora de Gestão e Estratégia e Consultora de Planejamento e Mídias na Acesso Comunicação Junior. Tem como objetivo pessoal compartilhar conhecimento sobre Organização Criativa e Metodologia Ágil para que as pessoas alcancem maiores resultados e produtividade no estudo e no trabalho.

Marketing e Vendas

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit] Marketing E Vendas

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.