O que são objeções?
Quais são as objeções mais comuns nas vendas?
10 dicas de como contornar as objeções nas vendas!
Dica de ouro

Você sabe como contornar as objeções em vendas? Confira 10 técnicas!

Saiba mais sobre as objeções mais comuns durante as vendas e descubra métodos eficientes de contornar as objeções nas vendas.

Bruna Pena
Por: Bruna Pena
Você sabe como contornar as objeções em vendas? Confira 10 técnicas!

A natureza humana é contra qualquer tipo de rejeição, por isso, é tão comum que as pessoas sintam medo de ter que lidar com objeções durante uma conversa, como é o caso do processo de venda. Mas, é possível contornar objeções? 

Esse é o assunto principal deste artigo, visto que, a objeção de venda é muito comum e muitas vezes é o maior empecilho para que o vendedor consiga levar o lead para a próxima etapa do processo de conversão.

Diante disso, ficou curioso para saber mais sobre como contornar as objeções? Então, continue a leitura, pois te contaremos tudo sobre o assunto através dos tópicos:

  • O que são objeções? 
  • Quais são as objeções mais comuns nas vendas? 
  • 10 dicas de como contornar as objeções nas vendas! 

Vamos lá?

O que são objeções? 

As objeções são empecilhos que surgem para dificultar o processo de convencimento de alguém sobre determinado assunto. Tais, são muito comuns em negociações de vendas do dia a dia.

É muito provável que em algum momento da sua infância você tenha pedido à sua mãe para comprar algum item de uma loja e ele te respondeu com “na volta a gente compra”, certo? Esse é um exemplo de objeção muito comum.

A objeção faz parte de diversas situações do nosso cotidiano, por isso, é tão importante falar sobre, entender a mesma e saber lidar com ela, para que nenhuma objeção impeça que o objetivo de longo prazo seja alcançado. 

Diante disso, no próximo tópico, vamos te contar quais são as objeções mais comuns para que você já fique familiarizado e possa ajudá-lo a lidar com elas, confira!

Quais são as objeções mais comuns nas vendas? 

Agora que você já sabe o que são objeções, vamos aprofundar um pouco mais o assunto e te contar das objeções mais comuns durante a negociação de vendas. Tais que são:

“Não tenho tempo nesse momento” 

O tempo é realmente um recurso valioso para todos nós, e frequentemente é usado como objeção para evitar uma negociação ou recusar uma venda. Diante disso, o valor do tempo é muito usado como desculpa para evitar esse processo.

Por isso, é necessário que o valor do produto ou serviço oferecido chame a atenção do consumidor, para que ele sinta que o tempo que está investindo naquela negociação não está sendo perdido e sim, investido.

“Preciso pensar nesse assunto primeiro, depois entro em contato”

Uma das principais vantagens de preparar uma venda com seu cliente é o fato de que você pode pensar nas necessidades dele e facilitar com que ele reflita sobre isso.

Dessa forma, para lidar com essa objeção, você deve fazer com que durante o processo de negociação ele reflita sobre tudo o que é mais importante pensar sobre aquela possível aquisição, para que pensar depois não seja uma desculpa válida.

“Não preciso desse produto/serviço”

Todo produto ou serviço surge da necessidade de um cliente sanar determinada necessidade. Entretanto, não é sempre que essa necessidade está clara, por isso essa objeção é tão comum.

Desse modo, é necessário fazer com que fique muito claro o objetivo do que está sendo vencido e que o potencial cliente consiga visualizar os benefícios e facilidade que a aquisição desse produto pode trazer para a vida do mesmo.


“Gostei, mas vou deixar para depois”

Quem nunca pensou em começar um hobby novo ou até mesmo um novo hábito para sua vida no meio da semana e delegou para começar na próxima segunda-feira, não é mesmo?

Por isso, é importante que os negociadores criem o senso de urgência no potencial lead, para que quando ele sugerir que comece mais para frente, já tenha argumentos que o convençam que começar agora é mais benéfico.


"Achei o preço muito caro”

Para uma venda ter sucesso, é muito importante que seja apresentado primeiro o valor do produto/serviço e só depois o preço, porque assim, o lead vai poder correlacionar o custo benefício e vai valorizar mais as vantagens que o produto vai lhe trazer que a precificação do investimento.

Muito interessante, não é mesmo?

Agora que já conhecemos as principais objeções, temos a bagagem necessária para entender melhor as principais dicas de como contornar as objeções em vendas e conseguir alavancar os resultados nessa área, confira o próximo tópico!

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10 dicas de como contornar as objeções nas vendas! 

Tenha um bom planejamento 

O planejamento é a chave para o sucesso em diversas situações, e para contornar objeções não é diferente. Se planejar antes das situações em que podem ocorrer objeções é essencial para desconstruir as mesmas.

Entenda as objeções mais comuns 

Não é possível prever quais serão as objeções que vão surgir no processo comercial, entretanto, há uma grande probabilidade de que alguma das objeções comuns, como as citadas anteriormente, surjam.

Diante disso, estude e mapeie quais são essas objeções e meios de contorná-las, para que nenhuma seja uma surpresa e a negociação não seja impedida de continuar quando a mesma surgir.

Conheça seu lead

O conhecimento do seu lead é uma ferramenta importante para que você possa contornar as objeções do mesmo e atingir o seu objetivo. Assim, busque sempre usar o que você sabe sobre ele para conduzir a negociação da maneira mais personalizada possível.

Nesse caso, não é necessário conhecer o seu lead anteriormente ou stalkear a vida do mesmo. Pelo contrário, durante a negociação mesmo, dê espaço para que ele conte sobre seus interesses pessoais.

Tenha calma 

O medo da rejeição faz com que a instabilidade emocional das pessoas venha à tona. Isso, por sua vez, é prejudicial porque transparece uma insegurança e falta de autoridade para o lead, que associa essas características também ao produto e serviço.

Dessa forma, manter a calma é a melhor forma de lidar com as situações em que as objeções surgem.

Seja proativo 

A proatividade durante uma conversa é muito positiva, pois mostra que além de estar atento com a conversa, a pessoa detém da autoridade e conhecimento necessário para passar a confiança esperada.

Trabalhe nos momentos de silêncio 

O silêncio prolongado é algo muito constrangedor durante qualquer conversa, certo? No processo de vendas, também é assim! Por isso, não deixe que longos intervalos de silêncio aconteçam para não dar espaço para o surgimento de objeções.

Use gatilhos mentais 

Os gatilhos mentais são ferramentas eficazes para facilitar o processo de negociação. Diante disso, seu uso é muito válido! Além disso, alguns dos gatilhos mentais antecipam e anulam a possibilidade de algumas objeções surgirem.

Aprenda com seus erros 

Nem todas as objeções serão contornadas! Por isso, use essas ocorrências para tirar lições aprendidas e suprir gaps que possam estar acontecendo. Assim, as falhas servirão como aprendizados para negociações futuras.

Seja transparente 

A transparência é uma qualidade que qualquer lead valoriza muito em um vendedor. Não adianta tentar enganar seu lead para que ele compre seu produto ou serviço, sendo que ele não supre a necessidade que ele espera.

Assim, ser transparente e sincero vai te ajudar a passar credibilidade na sua negociação e construir uma relação sólida com seu lead, o que é muito importante para a concretização da conversão do mesmo.

Tenha inteligência emocional 

A inteligência emocional é uma soft skill muito valorizada no mercado de trabalho atual e merece muito a fama que tem, visto que, é essencial para a superação de determinadas situações e bom desempenho.

Por isso, trabalhe sua inteligência emocional em situações de negociação. Assim, quando surgirem objeções, você vai saber separar o âmbito profissional do pessoal e vai lidar bem melhor com essa situação.

Diante disso, você já não vê a hora de colocar em prática todas essas dicas, não é mesmo? E não acaba por aqui, separamos o melhor pro final, pensando em te ajudar nessa jornada, confira!

Dica de ouro

A habilidade de saber identificar e lidar com emoções tem se tornado uma das mais procuradas em todo o mercado, uma vez que ela é responsável por aproximadamente 58% da nossa performance profissional. Aliado a isso, 90% dos profissionais com melhor desempenho em seus empregos possuem altos níveis de Inteligência Emocional.

Fica claro que o desenvolvimento desse conjunto de habilidades é fundamental tanto para ser um profissional que as empresas buscam quanto para potencializar o desempenho em suas tarefas.

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Bruna Pena

Bruna Pena

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ex- Graduanda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2019-2021). Participou do Programa de Educação Tutorial da Engenharia de Produção da UFV, onde atuou na coordenadoria de Gestão de Pessoas (2019) e Comunicação (2020-2021) . Possui certificação em Copywriting, Produção de conteúdo para a Web e Marketing de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Tem como objetivo pessoal compartilhar o conhecimento , pois acredita que conhecimento bom é conhecimento compartilhado.

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