O que é a resolução de problemas?
Quais são as principais ferramentas de resolução de problemas?
Por que só conseguimos encontrar uma única solução para o mesmo problema?
Como encontrar todas as soluções de um mesmo problema?
Dica de ouro!

Como a resolução de problemas pode não se basear em uma única resposta?

Saiba como a resolução de problemas pode te dar mais resposta do que espera e entenda como escolher a que mais se encaixa na situação em questão.

Victória Gonçalves
Por: Victória Gonçalves
Como a resolução de problemas pode não se basear em uma única resposta?

A resolução de problemas é um método de construção do conhecimento que pode te ajudar a encontrar várias soluções de maneira mais rápida.

Além disso, os benefícios que essa metodologia é capaz de gerar para quem a pratica são imensos, a exemplo de uma melhor qualidade de vida.

Ficou curioso? Então confira a prévia de tópicos e se aprofunde mais no assunto. Desse modo, você também poderá desfrutar dessas vantagens:

  • O que é a resolução de problemas? 
  • Quais são as principais ferramentas de resolução de problemas? 
  • Por que só conseguimos encontrar uma única solução para o mesmo problema? 
  • Como encontrar todas as soluções de um mesmo problema? 

O que é a resolução de problemas?  

A resolução de problemas é uma atividade comum em nosso dia a dia. Isso porque, estamos imersos em situações desafiadoras a todo tempo.

Assim, saber como solucionar uma questão é bem mais importante do que imaginamos.

No entanto, por mais que estejamos acostumados com essas situações, talvez, ainda não sejamos capazes de resolvê-las de uma forma satisfatória não só para os outros, como para nós mesmos.

Por isso, achar uma resposta para a questão que estamos enfrentando pode não ser tão desgastante quando usamos os métodos adequados para isso.

Nesse sentido, existem diferentes formas de solucionar o mesmo impasse.

Assim, para que você conheça todos eles e identifique o que melhor se aplica aos problemas que têm surgido, basta ler o próximo tópico!

Quais são as principais ferramentas de resolução de problemas? 

Há diversas ferramentas para te ajudar a solucionar um desafio, dentre elas há o Design Thinking, o Diagrama de Paretoe Brainstorming. Mas qual é a diferença de uma para outra?

Nesse sentido, enquanto os pilares do Brainstorming são uma equipe engajada em encontrar uma resposta assertiva e a liberdade criativa para proporem sugestões, o Diagrama de Pareto se foca mais em estatística.

Sob esse viés, a última ferramenta citada se concentra na regra 20-80, ou seja, 20% das causas primordiais são responsáveis por 80% dos empasses que uma empresa enfrenta.

Dessa forma, se a questão a qual você precisa resolver necessita de um foco mais analítico, o melhor é usar o Diagrama Pareto como ferramenta principal e Brainstorming como auxiliar.

Assim, você não precisa optar por uma única metodologia e ainda pode usar a terceira para fazer uma boa junção das suas primeiras, o Design Thinking.

Ele é capaz de criar essa ponte entre o pensamento crítico estatístico e a construção de ideias inovadoras.

Portanto, agora que você já sabe quais são as principais ferramentas de resolução de problemas, podemos solucionar uma questão ainda maior: por que só conseguimos encontrar uma única solução para o mesmo problema?

Por que só conseguimos encontrar uma única solução para o mesmo problema? 

Essa resposta é simples: porque estamos acostumados a utilizar uma única metodologia de resolução de problemas ou, até mesmo, nenhuma. 

Por isso, a nossa criatividade se limita a encontrar uma só resposta para questões que envolvem vários impasses.

E se formos mais além, desde que passamos a frequentar as salas de aula, somos condicionados a pensar que só existe uma única solução.

Desse modo, parar de repetir o mesmo padrão é mais difícil do que imaginamos, requer estudo e dedicação.

Assim, quando vemos equipes e empresas apresentando diversas soluções para uma dor que atinge todos os seus clientes, o primeiro pensamento que temos é como eles conseguem e nós não.

Eles conseguem porque passam a considerar que as pessoas têm visões diferentes sobre o mesmo problema, que não sentem a mesma dor nos mesmos pontos.

Por isso, desenvolvem respostas que beneficiem a todos.

Como encontrar todas as soluções de um mesmo problema? 

Para encontrar todas as soluções de um mesmo problema é preciso estabelecer metas e traçar estratégias para alcançá-las.

Nesse sentido, se o seu problema está em diminuir o desperdício na empresa, a sua meta principal será essa, mas não a única. É preciso quebrá-la em metas menores, como reduzir os custos de produção, analisar todo o processo de fabricação do produto e mais.

Desse modo, construir estratégias focadas em objetivos específicos pode gerar mais insights sobre como resolver o problema, pois quando miramos em uma única meta, encontramos apenas um único meio para alcançá-la.

Portanto, é preciso descobrir mais meios para atingir os fins que desejamos. Somente assim, encontraremos todas as respostas para a mesma questão.

Dica de ouro!

A habilidade de saber identificar e lidar com emoções tem se tornado uma das mais procuradas em todo o mercado, uma vez que ela é responsável por aproximadamente 58% da nossa performance profissional. Aliado a isso, 90% dos profissionais com melhor desempenho em seus empregos possuem altos níveis de Inteligência Emocional.

Fica claro que o desenvolvimento desse conjunto de habilidades é fundamental tanto para ser um profissional que as empresas buscam quanto para potencializar o desempenho em suas tarefas.

Pensando nisso, desenvolvemos o curso Inteligência Emocional. Com ele, você será capaz de:

  • Entender suas próprias emoções e ter consciência de raciocinar perante elas para controlar suas ações.
  • Compreender como as pessoas ao seu redor se sentem.
  • Perceber as relações de comportamento de sua equipe de trabalho e entender o caminho de ações para melhorar as situações de convívio.
  • Influenciar Pessoas.
  • Se destacar e se tornar um líder inspirador capaz de motivar e potencializar o trabalho de toda uma equipe.

Ficou interessado em nosso treinamento? Então, clique na imagem abaixo e tenha maiores informações sobre o nosso curso Inteligência Emocional além de, com o cupom BLOG50, ter 50% de desconto no curso!

Clique e saiba mais!

Victória Gonçalves

Victória Gonçalves

Grad. em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Participou de projeto de extensão na área de cooperativismo. Atuou como estagiária no Tribunal Regional Eleitoral. Possui certificação em Marketing de Conteúdo, Produção de Conteúdo, Revisão de Conteúdo, Copywriting e Excel. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto

Clique e adquira o curso Inteligência Emocional com 50% off!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Inteligência Emocional

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.