Quais são as quatro gerações ativas no mercado de trabalho?
Baby Boomers
Geração X
Geração Y
Geração Z
Geração Alpha
O que as empresas devem fazer para lidar com o conflito de gerações?
Qual a relação entre a liderança e equipes de alto desempenho?

Como lidar com o conflito de gerações no ambiente de trabalho? Veja como solucionar!

Você já imaginou quatro gerações trabalhando juntas no mesmo escritório? Descubra como solucionar o conflito de gerações dentro de empresas!

Amanda Tartarotti
Por: Amanda Tartarotti
Como lidar com o conflito de gerações no ambiente de trabalho? Veja como solucionar!

O conflito de gerações nada mais é do que o choque de ideias e de valores entre pessoas de gerações diferentes.

Assim, à medida que a geração Z ganha mais espaço no mercado de trabalho, essa questão também se torna um problema para o ambiente corporativo.

Entenda o cenário: hoje, as empresas enfrentam o desafio de conviver com quatro gerações diferentes dentro do mesmo espaço e, mais do que isso, precisa engajá-las para formar uma equipe positiva.

Como encarar essa situação? Descubra as características de cada geração e formas eficientes de solucionar esse impasse por meio dos seguintes tópicos:

  • Quais são as quatro gerações ativas no mercado de trabalho?
  • Baby Boomers
  • Geração X
  • Geração Y
  • Geração Z
  • Geração Alfa
  • O que as empresas devem fazer para lidar com o conflito de gerações?
  • Qual a relação entre a liderança e equipes de alto desempenho?

Vamos lá?

Quais são as quatro gerações ativas no mercado de trabalho?

As quatro gerações que estão ativas no mercado de trabalho hoje são:

  • Baby Boomers
  • Geração X
  • Geração Y
  • Geração Z

Para entender melhor essa linha cronológica, veja a imagem a seguir:

Linha do tempo das gerações


Muita gente, não é?  Em breve, a Geração Alfa também deve entrar no mercado de trabalho, conforme os Baby Boomers se aposentam.

Cada geração tem suas competências de destaque. Como avaliar o desempenho por competência do seu time de maneira assertiva? Confira nossa planilha 100% gratuita!

Como avaliar o desempenho de um time? Confira essa dica!

Já pensou em como seria mais fácil conseguir analisar os dados dos colaboradores da sua empresa? Ou até mesmo do seu ambiente de trabalho? Por isso, preparamos essa planilha exclusiva para te ajudar na hora de elaborar equipes e também conhecer as competências do seu time! Acesse agora mesmo e aproveite!

Clique aqui e faça o download!

Para pensarmos em formas efetivas de somar as melhores características dessas gerações, precisamos primeiro entender os pontos fortes e fracos de cada uma. Vamos nessa!

Baby Boomers

Nascidos entre aproximadamente 1945 até 1960, os Baby Boomers são a geração mais antiga dentro das empresas e normalmente ocupam cargos de liderança.

São pessoas disciplinadas e com facilidade em seguir as regras da empresa, trabalham bem com hierarquias e normalmente constroem suas carreiras em uma mesma organização.

Por serem mais rígidos e conservadores, podem ter dificuldade em dialogar com as gerações mais novas e em lidar com a flexibilidade que a era da tecnologia trouxe para o ambiente corporativo.

Dentro da empresa, eles valorizam horários de trabalho bem definidos (horários comerciais), código de vestimenta e buscam por estabilidade profissional.

Geração X

A geração X nasceu entre 1960 e 1985, foi criada por pais workaholics(viciados em trabalhar) e tem uma ideia diferente sobre quais devem ser suas prioridades de vida.

Ao contrário da geração anterior, são mais individualistas, mas em contrapartida também valorizam estabilidade financeira, segurança profissional e comprometimento com a empresa.

Eles buscam equilíbrio entre a vida profissional e familiar, além de muitas vezes ocuparem cargos de liderança dentro de organizações graças a suas trajetórias profissionais.

Geração Y

Aqueles que nasceram entre aproximadamente 1980 e 1995 são conhecidos como geração Y.

Diferente das gerações anteriores, estão acostumados a um mundo dinâmico e de rápidas transformações, trabalham bem realizando várias tarefas ao mesmo tempo e estão abertos para construírem suas carreiras em diferentes empresas.

Para esse grupo, alinhar o trabalho com um propósito de vida é o ideal. Eles gostam de trabalhar por paixão, serem reconhecidos e são ainda mais individualistas.

Geração Z

A geração de jovens adultos que têm se inserido no mercado são os nascidos entre 1995 até 2010, a chamada geração Z.

Esses jovens imediatistas nasceram inseridos na era da tecnologia e muitos não conhecem o mundo sem internet. Também possuem uma grande necessidade de pertencimento, conexão social, reconhecimento e tem um mindset ágil.

O desafio para essa geração é se adequar às rotinas mais rígidas, participar de reuniões longas e entender que nem sempre é possível pegar atalhos para construir uma carreira de sucesso.

Geração Alpha

A geração Alpha representa os nascidos a partir de 2010, criados com tablets e smartphones nas mãos.

Fazem parte de umageração ágil, não hesitam em fazer perguntas e entender como as coisas funcionam. Para eles, tudo pode ser resolvido por meio de um clique, o que os tornam ainda mais imediatistas que a geração anterior.

Daqui a poucos anos, esse grupo também ganhará espaço no mercado de trabalho e, para os gestores, o desafio será encontrar formas de engajar esse grupo dinâmico e acostumado ao grande volume de informações.

O que as empresas devem fazer para lidar com o conflito de gerações?

Para lidar com o conflito de gerações, as empresas devem se preocupar em entender seus funcionários e adotar medidas práticas que integrem sua equipe em prol do mesmo objetivo.

As gerações podem enfrentar desafios na convivência por nascerem em épocas distintas e terem valores diferentes, além da diferença de idade. Assim, trabalhar o clima organizacional da empresa é a chave para solucionar esse impasse.

Como esse trabalho pode ser feito? Confira algumas dicas a seguir:

  • Contratar funcionários alinhados aos valores da empresa,
  • Investir em capacitações, 
  • Ter uma comunicação transparente,
  • Esclarecer expectativas de trabalho,
  • Criar momentos de convivência saudáveis,
  • Desenvolver grupos de afinidade na empresa,
  • Reconhecer e premiar seus funcionários.

Buscar formas de engajar os funcionários deve ser uma prioridade para o time de gestão de pessoas, porém, além disso, esse trabalho é característica de um líder de sucesso.

Você se sente preparado para assumir posições de liderança? Saiba que um dos maiores gaps do mercado de trabalho são gestores de alta performance!

Qual a relação entre a liderança e equipes de alto desempenho?

Atualmente, os líderes precisam sobreviver a um ambiente volátil, incerto, complexo e ambíguo como o mercado. Isso porque as empresas necessitam de certas competências e habilidades organizacionais diferentes daquelas que traziam sucesso antigamente.

Tendo isso em mente, você se considera preparado para os desafios da liderança?

Caso sua resposta seja não, fique tranquilo porque preparamos uma super qualificação pra você! Sendo assim, o curso de Liderança para Gestores irá te preparar para conduzir equipes rumo ao alto desempenho através de uma cultura forte, alinhada a estratégia da organização, ao perfil dos membros e ao contexto de mercado, tudo isso embasado pelos principais best-sellers sobre liderança.

Imperdível, não é mesmo? Inscreva-se agora no nosso curso de Liderança para Gestorese se torne um líder de alta performance!

Liderança para Gestores

Amanda Tartarotti

Amanda Tartarotti

Grad. em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua voluntariamente como Assessora de Comunicação na Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO). Possui formação White Belt em Lean Seis Sigma, certificação de Copywriting e Produção de Conteúdo para Web. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Clique aqui e faça o download da planilha!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Avaliacao De Desempenho Por Competencias

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.