home
Logo Voitto
  • Home do Blog

  • Materiais Educativos

  • Segmentos

  • Lean Seis Sigma

  • Metodologia Ágil

  • Microsoft Excel

  • Power BI

  • Liderança

  • Gestão

  • Finanças

  • Empreendedorismo

  • Tecnologia e Inovação

  • Carreira

  • Cursos

  • Colunistas

  • Sobre Nós

  • Voitto Casts

  • Seja um colunista

Thiago Coutinho 17/11/2020 - 6 mins de leitura

Como realizar um Controle de Treinamentos no Excel

Aprenda a como fazer controle de treinamentos com um passo a passo, videoaula e uma planilha de excel gratuita, editável e adaptável à realidade de sua empresa!

Um dos meios eficientes para assegurar que a empresa tenha um desempenho satisfatório, é o uso contínuo dos sistemas de controles internos. Estes proporcionam segurança para a administração na busca que seus objetivos e metas estabelecido sejam atingidos. E, nesse cenário, o controle de treinamentos é um item imprescindível a ser monitorado!

Posto isso, nesse artigo, disponibilizaremos para você uma planilha que é possibilitear a você um controle de treinamentos recebidos pelas equipes da empresa, e assim, indiretamente, o nível de desenvolvimento das mesmas.

Mas antes, vamos conhecer o que é e qual objetivo de um treinamento.

 

O que é treinamento?

Treinamento é uma iniciativa de ensino, organizada pelo RH, que tem como objetivo auxiliar os colaboradores a estarem aptos a desempenhar suas funções por meio de conhecimentos, habilidades e/ou atitudes.

Logo, o controle de treinamentos é uma ação responsável por auxiliar esse colaborador na execução de atividades e alinhar as entregas com os objetivos estratégicos da organização.

Qual a importância do treinamento de colaboradores? 

O treinamento é importante para a qualificação dos colaboradores, de forma que estes estejam aptos a agregar valor aos produtos/serviços vendidos pela organização e, assim, torná-la mais competitiva no mercado. 

Logo, fazer controle de treinamentos é estratégico!

Então, se você quer uma atuação estratégica a partir de agora, continue lendo o artigo!

 

Faça junto com a gente o controle de treinamentos!

 

Para que você possa acompanhar melhor os direcionamentos dados por esse artigo, baixe gratuitamente nossa Planilha Controle de Treinamentos em excel para aprender já na prática a como usá-la no dia a dia!

 

Planilha Controle de Treinamentos

 

E que tal assistir a um vídeo com uma breve explanação sobre o funcionamento dessa planilha que serve como sistema de controle de treinamento?

 

Veja na videoaula abaixo o funcionamento da planilha controle:

 

 

Agora vamos para a explicação passo a passo de cada parte da planilha de controle de treinamentos no excel para que esteja apto a aplicá-la desde hoje na sua organização!

 

Entenda a Ferramenta de controle de treinamentos:

 

Preparado para entender melhor cada etapa da planilha de controle de treinamentos?

 

Cadastro

A primeira aba de cadastro servirá apenas para cadastrar as informações quanto aos departamentos existentes na empresa, e os tipos de treinamentos que são comumente realizados pela mesma.

 

Cadastro de informações

 

Essa é a primeira etapa para elaborar o seu cronograma e controle de treinamentos no Excel!

Vamos continuar.

 

Controle

A aba de controle pode ser considerada a aba mais importante da planilha, pois na mesma serão registradas todas as informações necessárias para o controle de treinamentos e acompanhamento dos mesmos.

Controle de treinamentos

 

  • Treinamento: Preencher com o nome do treinamento realizado;

  • Descrição: Descrever o treinamento, por exemplo, com o objetivo principal do mesmo;

  • Tipo: Indicar o tipo de treinamento, conforme aba anterior. Ex.: Presencial, Teórico, Prático;

  • Status: Selecionar o status atual do mesmo;

  • Departamento: Selecionar o departamento que realizou o curso, conforme aba anterior;

  • Carga horária: Indicar a carga horária, em horas;

  • Número de participantes: Indicar o número de funcionários que realizaram o curso;

  • Valor: Valor pago pelo treinamento;

  • Nível de aproveitamento: Indicar, de 0-100%, o nível de aproveitamento do curso pela equipe.

 

Controle de treinamentos

 

Esses dados permitirão que você tenha indicadores e, assim, ser mais assertivo na elaboração de um plano de treinamentos para sua empresa!

 

Relatório

Por fim, a aba Relatório, como o próprio nome diz, objetiva apresentar um relatório geral dos registros quanto aos treinamentos realizados, e assim possibilitar uma análise superficial do nível de satisfação, treinamentos por departamento e status gerais .

O primeiro indicador é uma tabela, que apresenta  a quantidade absoluta de treinamentos realizados, o valor total investido nos treinamentos, a média de satisfação obtida com os mesmos, e a quantidade de funcionários que realizaram treinamentos. Este último pode ser maior que a quantidade de funcionários, caso um funcionário tenha feito mais de um treinamento.

 

Controle de treinamentos

 

O gráfico seguinte é  especificamente sobre os investimentos em treinamentos. Mostra os investimentos totais em treinamentos, a média paga por treinamento, e o valor investido por funcinário para sua capacitação via treinamentos realizados.

 

Custos de treinamentos

 

Ainda será possível verificar uma separação dos valores investidos em treinamentos, de acordo com os departamentos da empresa. 

 

Custos de treinamentos

 

O gráfico de pizza indica a porcentagem relativa dos treinamentos de acordo com os status.

Como no exemplo a seguir, 40% dos cursos iniciados, foram concluídos; 20% foram cancelado, 20% estão em andamento e outros 20% estão agendados para serem realizados.

 

Controle de treinamentos

 

Por fim, o outro gráfico de pizza indica a porcentagem relativa dos treinamentos de acordo com os tipos. Como no exemplo a seguir, 40% dos cursos iniciados, foram presenciais prático; 20% foi presencial teórico, 20% à distância prático e outros 20% à distância teórico.

 

Controle de treinamentos

 

Incrível esse relatório de capacitação e treinamento que você pode apresentar para seu gestor e deixar mais visual os resultados, não é?

 E você, aprendeu a mexer no excel, a realizar esses gráficos e análises e fazer um bom controle de treinamentos?

 

Quero saber mais de Excel!

 

Agora que você já sabe como realizar um controle de treinamento no Excel, que tal aprender ainda mais sobre essa incrível ferramenta?

Para você que deseja aprimorar seus conhecimentos e melhor utilizar esse software, o Grupo Voitto criou o curso Formação Master em MS Excel!

Nele, você irá aprender desde o básico até o avançado da ferramenta MS Excel para assim alavancar de forma considerável suas planilhas nas mais diversas áreas de atuação.

Preparado para compreender e criar macros para tornar sua planilha automatizada; formatar sua pasta de trabalho, formulando abas mais confiáveis e intuitivas; realizar análises avançadas por meio da construção de Dashboards de Gestão e a utilizar o Excel de forma estratégica para sua organização?

Clique já e se inscreva!


Formação Master em Excel

 

Deixe seu comentário. Conte para mim o que achou desse post, assim você pode me ajudar a melhorar ainda mais nosso conteúdo. Seu feedback é importante para nós!