O que é a Curva S?
Para que serve a Curva S?
Quais os cuidados ao utilizar a Curva S?
Como fazer uma Curva S?
Como fazer uma Curva S no Excel?
Curva S: Planejado x Realizado
Como estimar os gastos de cada etapa do projeto?
Gerencie projetos com a ferramenta correta!

Aprenda a usar a Curva S como grande aliada no gerenciamento do seu projeto!

Saiba o que é Curva S, como analisar os dados, quais os cuidados devem ser tomados ao utilizá-la e como usar o Excel como ferramenta estratégica no seu projeto.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Aprenda a usar a Curva S como grande aliada no gerenciamento do seu projeto!

A Curva S é uma das ferramentas mais importantes no planejamento das etapas de um projeto. Com esse recurso, é possível analisar os próximos passos e acertar o caminho para alcançar os resultados desejados.

Qual ferramenta você utiliza para acompanhar o seu projeto? Sem um acompanhamento desde a fase inicial do projeto, as chances de que aconteçam erros e prejuízos no decorrer dele só aumentam. Mas saiba que a Curva S existe para evitar isso!

Se você tem interesse em conhecer uma ferramenta que permita acompanhar o andamento do projeto, a Curva S é uma boa opção a ser utilizada na gestão de projetos, muito utilizada por gerentes de projetos para o acompanhamento dos mesmos. Neste artigo você vai aprender:

  • O que é Curva S?
  • Para que serve a Curva S?
  • Quais os cuidados ao utilizar a Curva S?
  • Como fazer uma Curva S?
  • Como fazer uma Curva S no Excel?
  • Planejado x Realizado;
  • Como estimar os gastos de cada etapa do projeto?

O que é a Curva S?

A Curva S é uma ferramenta de acompanhamento e controle de um projeto que mostra uma previsão de valores (dinheiro/tarefas) acumulados em relação aos valores reais de execução ao longo do tempo do projeto.

Ela (a Curva S) é construída na etapa de planejamento do projeto a partir das estimativas de valores, sejam eles custos ou atividades. Conforme o andamento do projeto, ela é complementada com os valores reais nas quais as atividades estão sendo executadas.

Ela recebe o nome de "Curva S" graças ao formato do gráfico gerado, que se assemelha com a letra "S". Isso pode ser explicado devido ao fato de que, tanto no início do projeto quanto no final, os gastos não são tão elevados quanto na fase intermediária.

Para que serve a Curva S?

O uso da Curva S nos permite analisar o andamento das atividades por meio da linha de base do projeto, referente ao que foi planejado, e da linha real do projeto que nos mostra os valores reais do projeto. Assim, temos uma base dos valores planejados em comparação com os reais.

Se os gastos estiverem acima da linha de base, podemos entender que o projeto está adiantado ou, ainda, que o orçamento estourou. Por isso é importante saber os cuidados ao se utilizar a Curva S e como contornar esses problemas.

O gráfico da Curva S possui como base o eixo horizontal que geralmente nos mostra o tempo de projeto. Existem, também, alguns tipos que utilizam outros parâmetros, como por exemplo as atividades realizadas no eixo horizontal.

O eixo vertical é utilizado para medir uma quantidade acumulada que, geralmente, nos mostra o dinheiro acumulado gasto com o decorrer do projeto. Podemos ter também outros indicadores como percentual concluído de tarefas.

Quais os cuidados ao utilizar a Curva S?

A curva em S nos mostra uma base sobre o que esperar de gastos do projeto ao longo de sua execução. Porém, é importante ressaltar que não é indicado utilizar somente a Curva S como forma de acompanhamento do projeto.

Lembre-se de usar outros métodos para análise que podem mostrar outros aspectos que a Curva S não deixa claro. Por conta disso, é fundamental que o escopo do projeto esteja muito bem determinado, isso facilita a análise.

Quando mudanças acontecerem, é necessário também corrigir a trajetória ao longo do projeto, essa correção fará com que a visualização dos resultados seja mais precisa.

Sabemos que muitas vezes ficamos confusos e perdidos em meio a tantas informações que existem no Excel, ainda mais se estamos estudando pela primeira vez. O Excel é uma ferramenta que está se tornando cada vez mais importante e por isso ter conhecimentos sobre eles é uma habilidade essencial.

E para te ajudar com os seus primeiros passos, criamos um E-Book completo para você!

Aqui está um E-book gratuito com os Primeiros passos no Excel que você precisa saber!

Assim, aprender a utilizar esse software vai ficar bem mais fácil e você terá informações preciosas à sua disposição! Então, não perca tempo!

 Clique na imagem para baixar


Agora vamos para a prática: a construção da Curva S.

Como fazer uma Curva S?

Fazer uma Curva S, de maneira geral, é bastante simples, mas é importante se atentar no momento da sua construção. A seguir te mostraremos os passos para o correto levantamento de dados para a construção da Curva S que levará em consideração os custos do projeto. Lembre-se também que o parâmetro pode ser, por exemplo, a conclusão de tarefas dentro do prazo tudo depende do que você deseja avaliar.

1. Definição das etapas do projeto

Se você está procurando saber como criar uma Curva S, então é provável que já tenha estabelecido qual será o seu projeto. Tendo o projeto definido, é muito importante que você o separe em etapas que precisarão ser realizadas.

Será muito importante para a análise da Curva S que as etapas do projeto estejam bem definidas.

2. Definição do cronograma

Com as etapas definidas, você deverá definir os prazos para a realização de cada uma delas. A "linha de base" como é chamada, é o parâmetro fundamental para que seja feita a comparação com os custos do projeto no decorrer do tempo.

O cronograma pode ser definido em dias, semanas ou meses.

3. Definição do orçamento

Não menos importante que o cronograma, a definição do orçamento deve ser realizada para que seja feita a comparação no decorrer do tempo, analisando se está havendo ou não a extrapolação dos gastos.

Portanto, é necessário estimar os custos para cada etapa que compõe o projeto, para que seja feita a análise entre o que foi planejado e o que está sendo executado de fato.


Após definidos estes passos, devemos construir o gráfico da Curva S. A melhor maneira de fazer isso é utilizando o Excele te mostraremos como no tópico a seguir.

Como fazer uma Curva S no Excel?

Fazer uma curva S no Excel é bem simples. Vamos tomar como exemplo a construção de uma piscina em uma casa para exemplificar a construção da Curva S.

Definido qual é o nosso projeto, vamos agora fazer um planejamento para estimar as etapas, o cronograma e os gastos com a obra e, assim, ter informações para estruturarmos o gráfico.

Para construir a piscina vamos definir alguns passos a serem realizados, sendo eles:

  • Projeto;
  • Escavação;
  • Estrutura;
  • Acabamentos;
  • Encher d'água.

Para visualizar melhor como fazer uma Curva S no Excel, assista ao vídeo a seguir e entenda na prática como funciona:

Curva S: Planejado x Realizado

Uma das principais funcionalidades da Curva S é demonstrar as diferenças entre o que foi planejado e o que de fato foi realizado.

A comparação costuma ser feita mensalmente ao longo do desenvolvimento do projeto, mas isso pode ser adaptado conforme necessidade e objetivos. Esse balanço auxilia ao avaliar uma execução como positiva ou negativa.

Após essa análise, adaptações podem ser realizadas ou um novo percurso pode ser traçado, por isso o uso da ferramenta pode fazer toda a diferença nos resultados alcançados.

Como estimar os gastos de cada etapa do projeto?

Aqui, criamos dados fictícios apenas para exemplificar a criação da Curva S.

Com os dados já estimados, crie uma tabela no Excel para os dados planejados e para os dados reais (executados) do projeto, que serão preenchidos futuramente, conforme o desenvolvimento do projeto. Segue um modelo de base:

Cronograma e orçamento para a construção de uma piscina


Após estimados os custos para cada etapa (planejamento) e preencher com os custos reais (executado) no decorrer do projeto, podemos prosseguir. Mas antes, é necessário que se faça os cálculos de:

  • Andamento semanal planejado;
  • Andamento acumulado planejado;
  • Andamento semanal executado;
  • Andamento acumulado executado.

De modo que a planilha fique dessa forma:

Tabela completa para criar a Curva S


Agora vamos mostrar como calcular cada um deles:

1. Andamento semanal planejado: deve-se somar para cada semana, o valor no qual foi planejado para o projeto, dessa forma:

Cálculo do andamento semanal planejado


2. Andamento acumulado planejado: após somados os custos planejados semana a semana, agora você deverá realizar o cálculo do acumulado, que é a soma da semana seguinte com a semana anterior, sucessivamente. Exceto para a primeira semana, que sempre corresponderá ao próprio valor do andamento semanal planejado.

Cálculo do andamento acumulado planejado


3. Andamento semanal executado: assim como no andamento semanal planejado, deve-se fazer a soma de cada semana em relação ao valor que realmente foi executado, dessa forma:

Cálculo do andamento semanal executado


4. Andamento acumulado executado: também como acontece no andamento acumulado planejado, deve-se fazer a soma da semana seguinte com a semana anterior. Também, o valor da semana 1 será sempre o próprio valor:

Cálculo do andamento acumulado executado


Feito isso, podemos gerar o gráfico da Curva S.

Você deve começar selecionando o gráfico:

Selecionando o gráfico de Linhas com Marcadores


Agora, devemos inserir os dados da tabela para gerá-lo. Clique com o botão direito sobre a área do gráfico e clique na opção Selecionar Dados, dessa forma:

Inserindo os dados para gerar o gráfico


Feito isso, selecione a célula no campo "Nome da série":

Selecionando os dados


E adicione os valores referentes a ela no campo "Valores da série":

Adicionando os dados no gráfico


Feito isso, construímos a linha do Andamento Acumulado Planejado. Agora, repita esse passo para adicionar a célula "andamento acumulado executado" com seus respectivos valores.

Em seguida, temos nosso gráfico da Curva S:

Gráfico da Curva S para o projeto da piscina


Simples né?

Ao analisar o gráfico podemos ver que na maior parte do tempo o projeto se manteve em média dentro do que foi planejado em relação aos seus custos, mas no fim, o orçamento acabou sendo extrapolado.

Este foi só um simples exemplo para que você aprenda a construir a Curva S, mas entenda que ela pode ser aplicada nos mais diversos projetos para que possa acompanhar de perto se o seu planejamento está sendo cumprido como esperado.

Como dito anteriormente, é necessário ter outro ponto de vista. Para isso, se faz necessário o uso de outras ferramentas e metodologias de gerenciamento de projetos, para entender melhor a situação e assim tomar as decisões corretas.

Gerencie projetos com a ferramenta correta!

Você provavelmente sabe que nos dias de hoje uma das habilidades mais pedidas são as do Excel, certo? Sabemos que aprender sobre todas as suas funções requer um certo tempo e disposição.

Mas para te ajudar e te guiar nesse começo de aprendizado, criamos um e-book do Guia do Excel para iniciantes, comece agora mesmo a se desenvolver de forma gratuita!


Clique no botão e faça o download desse e-book

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique e saiba mais!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos De Excel

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.