Você já sentiu alguma dor e precisou ir ao médico? Pense um pouco nos procedimentos que ele realiza. Você deve estar imaginando: “ele faz os exames necessários para identificar qual é o meu problema, em seguida, propõe os medicamentos que devo usar e, por fim, acompanha meus resultados, buscando melhorar a minha saúde”. Podemos fazer uma analogia dessa situação ao diagnóstico empresarial. 

Assim como na relação médico paciente, na consultoria, o cliente apresenta as dores do negócio e o consultor busca identificar quais são os pontos fortes e fracos da organização, possibilitando uma análise crítica quantitativa e qualitativa das principais áreas da empresa. Esse processo, é o que chamamos de diagnóstico empresarial.

Mas você já deve estar se perguntando, por que devo gastar tempo fazendo um diagnóstico empresarial?

Esta etapa é muito importante para a realização de um projeto de consultoria, pois permite que você transforme as dores dos seus clientes em causas reais dos problemas. Através do diagnóstico empresarial, você consegue definir o foco do projeto e atuar exatamente na causa do problema, trazendo uma solução mais rápida e efetiva para o cliente.

Todas as etapas posteriores do seu projeto, estarão ligadas diretamente à fase de diagnóstico empresarial. Assim, caso você dê este primeiro passo para o lado errado, com o caminhar do projeto você perceberá que gastou uma energia enorme em algo que talvez não fosse prioritário no momento. E você não quer que isso aconteça, não é mesmo?

Então, agora que você já sabe o que é um diagnóstico empresarial e sua importância, continue lendo este artigo para aprender o passo a passo da realização de um diagnóstico bem feito e se destacar como consultor.

 

1ª etapa do diagnóstico empresarial: coleta de informações

 

 

Para começar o diagnóstico empresarial, a primeira coisa que você precisa é buscar informações sobre a organização que permitam identificar oportunidades de melhoria. Existem várias formas de você conseguir essas informações.

Mas antes de você saber quais são as cinco formas mais utilizadas, você precisa conhecer as principais áreas do negócio que devem ser analisadas durante todo diagnóstico empresarial. Você deve saber também o que pode ser levantado de informação em cada uma dessas áreas.

Por exemplo, na área de Finanças é importante que você saiba como está a saúde financeira da empresa, entendendo como ela faz a gestão financeira e conhecendo seus principais resultados financeiros. Uma estratégia que pode te ajudar, é analisar fluxos de caixa e demonstrativos de resultados.

É muito importante, também, entender como funciona a gestão empresarial, verificar se há um planejamento estratégico que pode servir como guia para o diagnóstico e analisar os indicadores de desempenho. Assim, você entende melhor onde a empresa precisa melhorar para alcançar suas metas. 

 

 

Bom, agora que você já conhece as principais áreas do negócio e o que investigar em cada uma, apresento as cinco principais formas de reunir as informações sobre a realidade da empresa, que serão levadas em conta no diagnóstico empresarial:

 

Internet

 

A Internet é um meio de fácil acesso e muito utilizado ultimamente, não é mesmo? Nela você encontra várias informações que permitem que você conheça o contexto interno e externo da empresa. Vou dar dois exemplos de como a internet pode ser útil para você nessa etapa do diagnóstico empresarial:

O primeiro deles é o próprio site da empresa. Nele, é possível conhecer vários aspectos internos, como história, produtos, comunicação com clientes, etc. O segundo exemplo são notícias e anúncios. Eles darão a você uma perspectiva de movimentações relevantes da empresa ao longo dos anos, assim como o tipo de público alvo e sua forma de comunicar com ele.

É ideal que esse meio seja utilizado no início do diagnóstico empresarial, em que você ainda possui poucas informações.

 

Entrevistas

 

Realizar entrevistas com os gestores e demais colaboradores é uma ótima estratégia para você realizar um bom diagnóstico empresarial. Mas para que elas ocorram de maneira efetiva, é importante que você agende com antecedência e prepare-se, estabelecendo algumas perguntas previamente e adequando ao público que você entrevistará. Você pode utilizar uma Planilha de Diagnóstico Empresarial para te guiar! 

Além disso, é preciso deixar os entrevistados muito à vontade para que respondam todas as perguntas com bastante sinceridade.

 

Modelo de Excelência da Gestão

 

Outra forma de realizar o diagnóstico empresarial é através do Modelo de Excelência da Gestão, criado pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), que tem o intuito de auxiliar as empresas em seu desenvolvimento e geração de valor para a sociedade. O modelo é baseado em 8 critérios e 13 fundamentos.

Cada critério possui uma série de perguntas que auxiliam no diagnóstico empresarial e entendimento do que é necessário de ser elaborado. 

Através das perguntas e critérios adotados, dependendo do foco da sua consultoria, é possível ter base para elaboração do script do diagnóstico empresarial.

 

Relatórios

 

Muitas empresas possuem relatórios anuais, que apresentam informações valiosas, especialmente nas notas explicativas e comentários da direção sobre o processo de tomada de decisão, assim como seus resultados e justificativas. Além disso, você pode pedir por documentos, sistemas e demais relatórios que sejam relevantes para suas análises, específicos da organização que você está realizando o diagnóstico empresarial.

 

Go to Gemba

 

O Go to Gemba é uma observação realizada em campo que você acompanha o dia-a-dia da empresa, que significa “Vá e veja”. Dessa forma, você pode observar a movimentação, como os funcionários trabalham, as relações interpessoais existentes, erros e acertos de processos e uma série de características "ocultas". É fundamental deixar que os colaboradores executem suas atividades na integra, sem que você interfira.

 

2ª etapa do diagnóstico empresarial: análise das informações

 

 

Tendo em mãos todas as informações, que tal começar a analisar cada uma delas?

Você deve reunir todas as informações coletadas, apresentando-as em forma de relatórios, gráficos, planilhas e outros métodos que possam mostrar tudo o que foi apurado e que precise de alguma modificação.

Existem diversas ferramentas da qualidade que podem auxiliar você nessa etapa, são simples e podem ser aplicadas de pequenas a grandes empresas. Está esperando o que? Clique no botão abaixo e aprenda mais sobre essas ferramentas incríveis!

 

 

3ª etapa do diagnóstico empresarial: identificação de problemas

 

 

Por fim, com as informações compiladas, chegou o momento de identificar os problemas!

Nesta etapa, então, você deve realizar uma investigação completa dos problemas, buscando encontrar quais são as causas raiz deles, ou seja, quais são os eventos responsáveis pelas falhas existentes.

Mas como você faz para identificar essas causas? Existem algumas ferramentas que podem auxiliar você, como é o caso do Diagrama de Ishikawa, ou Espinha de Peixe, e da Técnica dos 5 Porquês.

Seguindo todos esses passos, você chegará ao resultado do diagnóstico empresarial: a identificação das causas raiz. 

Com elas em mãos você estará preparado para a próxima etapa do seu projeto de consultoria – definir os planos de ação assertivos para evitar falhas futuras. Que tal iniciar um projeto de consultoria, colocando em prática o primeiro passo: o diagnóstico empresarial?

Mas antes disso, se você quer saber detalhadamente quais são os próximos passos na consultoria empresarial e alavancar sua carreira, se inscreva no nosso pacote de Formação de Consultores em Gestão! Com esse treinamento você será capaz de desenvolver qualquer projeto de consultoria de gestão, do primeiro ao último passo.