Qual a importância de um atendimento em clínica médica com qualidade?
5 dicas para melhorar o atendimento em clínicas médicas
Uma boa gestão é essencial!

Atendimento em clínicas: 5 dicas para melhorar a experiência do paciente

Descubra como o atendimento em clínicas médicas pode ser de uma qualidade superior em relação à concorrência com 5 dicas.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Atendimento em clínicas: 5 dicas para melhorar a experiência do paciente

O atendimento em clínicas é uma das etapas mais importantes em qualquer gestão de clínica médica, já que impacta diretamente na percepção que os pacientes vão ter do seu consultório médico.

Sendo assim, o menor deslize pode causar uma impressão negativa do seu negócio e render prejuízos em efeito cascata.

Contudo, o atendimento não tem um caráter tão complexo quanto outros setores. Justamente por isso, algumas dicas podem fazer toda a diferença e tornar um bom atendimento em uma experiência complementar e única.

Preparamos este artigo buscando te ajudar a solucionar os problemas de atendimento por meio dos seguintes tópicos:

  • Qual a importância de um atendimento em clínica médica com qualidade?
  • 5 dicas para melhorar o atendimento em clínicas médicas.

Vamos ao conteúdo?

Qual a importância de um atendimento em clínica médica com qualidade?

O atendimento em clínicas com qualidade é fundamental por ser a primeira forma de contato do paciente com clínicas e consultórios médicos.

No entanto, essa experiência inédita serve para guiar o que o paciente vai achar dos demais serviços e, principalmente, se ele vai querer voltar ou indicar para um colega futuramente.

Por meio do primeiro contato com a sua clínica ou consultório, o paciente já pode fazer presunções a respeito dos serviços oferecidos. Inclusive, uma pesquisa realizada pela Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios apontou que 61% dos consumidores afirmam que ser bem atendido é mais importante do que o preço ou a qualidade.

Felizmente os problemas de atendimento pode ser facilmente corrigidos e explorados em seu máximo a partir de algumas dicas que separamos para você. Leia a seguir!

5 dicas para melhorar o atendimento em clínicas médicas

Até aqui, imaginamos que você já reconhece que o atendimento em clínicas é essencial e determina o futuro do seu negócio.

Então, para saber como melhorar o atendimento em todos serviços oferecidos, basta aplicar essas 5 dicas que separamos para otimizar a experiência e o funcionamento do seu consultório.

1. Seja gentil

O bom atendimento costuma ser bastante subjetivo, principalmente se levarmos em consideração a experiência geral do paciente.

No entanto, uma regra costuma ser bastante básica: a cortesia e a gentileza devem superar qualquer desafio imposto aos médicos e qualquer outro profissional que tenha contato com o paciente.

Entenda que a gentileza é algo fundamental para uma boa experiência do paciente e todos nós sabemos como ser cortês em um ambiente delicado, como a clínica é em algumas situações.

Algo simples de seguir é sorrir ao conversar ou tirar dúvidas de pacientes, evitar manter conversas aos olhos de quem está na sala de espera e sempre desejar um ótimo dia a quem visita a clínica médica.

2. Utilize uma comunicação verbal clara e objetiva

Uma comunicação verbal clara e objetiva por médicos e por colaboradores é algo indispensável para qualquer consultório médico.

Considere que você é um paciente que esperou por um mês para conseguir um encaixe e tirar uma dúvida a respeito da própria saúde.

Caso o médico não fale de forma simplificada, provavelmente o paciente vai continuar com dúvidas. Nesse caso, não basta apenas falar sobre CID 10 e sim explicar sobre as condições e os sintomas das enfermidades.

Para que não aconteça ruídos nos processos do seu negócio, busque sempre expressões mais simples, coloquiais e exemplos fáceis de serem entendidos.

Porém, o profissional não deve esquecer que uma comunicação clara e objetiva não significa gírias ou falas mais arruaceiras. Em resumo, é importante cultivar uma boa comunicação com pacientes.

3. Mantenha-se organizado

É necessário manter os ambientes da sua clínica ou consultório médico organizados, caso você queira realizar um excelente atendimento, isto é, é preciso saber gerenciar a sua clínica de maneira adequada.

No entanto, a gestão de clínicas pode considerar apenas a organização da sala de espera e esquecer outros espaço especialmente importantes como ambulatórios, alas médicas, toaletes, entre outros.

Para um excelente atendimento em clínicas, o médico empreendedor precisa impor que todos os ambientes estejam organizados, sem exceção.

Mesmo que um médico se sinta mais à vontade para trabalhar de determinada maneira, o correto é seguir o padrão imposto pela clínica.

Em geral, a padronização dos espaços e da organização dão uma cara de seriedade e de limpeza aos espaços, fazendo com que a experiência do paciente seja ainda melhor.

4. Seja pontual

A pontualidade em todas as áreas de atendimento é crucial. Geralmente, a consulta é definida dias antes de acontecer e o paciente define possibilidades para chegar no horário, sendo assim a obrigação do consultório ou clínica é recebê-lo no horário previsto.

Algo que ajuda para manter a pontualidade de médicos e de outros profissionais é realizar a confirmação de consultas a cada três dias ou, se possível, de maneira diária ainda no período da manhã e repassar aos envolvidos no atendimento.

Felizmente, as redes sociais e o WhatsApp Business tornaram a confirmação de consultas algo extremamente fácil e rápido, bastando enviar apenas uma mensagem.

Desse modo, é possível dedicar apenas uma atendente para realizar a confirmação por parte dos pacientes e garantir que o médico responsável garanta a pontualidade no atendimento.

5. Capacite seus funcionários

Por mais que boa parte dos seus profissionais saibam ser gentil e cortês, a capacitação deles pode ser um importante diferencial em relação aos concorrentes.

Afinal, o atendimento em clínicas depende de todo colaborador que esteja em contato com o paciente.

Sendo assim, garantir que todos estejam plenamente capacitados faz com que a possibilidade de um problema no atendimento diminua significativamente.

Além disso, uma ótima experiência ao paciente fica garantida de início ao fim, independente do serviço realizado por sua clínica ou consultório médico.

Entretanto, você deve procurar por cursos e por capacitações que realmente engajem seus colaboradores.

Uma dica para escolher o curso correto é procurar por recomendações de outros profissionais e perguntar a opinião de um colaborador de confiança do seu negócio.

Uma boa gestão é essencial!

Confira esse eBook Gestão Para Médicos para nunca mais sofrer por falta de controle financeiro, de tempo para a família ou por dificuldade em planejar os seus dias!

Você, médico, se identificou com algum ou todos esses problemas citados? Caso sua resposta seja "sim", fizemos essa Gestão Para Médicos que vai te apresentar 3 fatores fundamentais que todo médico precisa sabercomo gerir seu consultório, seu tempo e suas finanças.

Você vai aprender desde a controlar melhor seu tempo de trabalho à aproveitar mais os momentos com pessoas que você gosta de estar perto. Afinal, para cuidar da saúde do próximo é fundamental que sua saúde, física e mental, esteja em dia!

Gostou? Então, não perca tempo! Baixe agora o nosso eBook Gestão Para Médicos!

gestao para medicos

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e baixe agora nosso ebook!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Gestão Para Medicos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.