O atendimento em clínicas é uma das etapas mais importantes em qualquer gestão de clínica médica, já que impacta diretamente na percepção que os pacientes vão ter do seu consultório médico. 

Sendo assim, o menor deslize pode causar uma impressão negativa do seu negócio e render prejuízos em efeito cascata.

Contudo, o atendimento não tem um caráter tão complexo quanto outros setores. Justamente por isso, algumas dicas podem fazer toda a diferença e tornar um bom atendimento em uma experiência complementar e única.

Preparamos este artigo buscando te ajudar a solucionar os problemas de atendimento por meio dos seguintes tópicos:

  • Qual a importância de um atendimento em clínica médica com qualidade?

  • 5 dicas para melhorar o atendimento em clínicas médicas.

Vamos ao conteúdo?

 

Qual a importância de um atendimento em clínica médica com qualidade?

 

O atendimento em clínicas com qualidade é fundamental por ser a primeira forma de contato do paciente com clínicas e consultórios médicos

No entanto, essa experiência inédita serve para guiar o que o paciente vai achar dos demais serviços e, principalmente, se ele vai querer voltar ou indicar para um colega futuramente.

Por meio do primeiro contato com a sua clínica ou consultório, o paciente já pode fazer presunções a respeito dos serviços oferecidos. Inclusive, uma pesquisa realizada pela Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios apontou que 61% dos consumidores afirmam que ser bem atendido é mais importante do que o preço ou a qualidade.

Felizmente os problemas de atendimento pode ser facilmente corrigidos e explorados em seu máximo a partir de algumas dicas que separamos para você. Leia a seguir!

 

5 dicas para melhorar o atendimento em clínicas médicas

 

Até aqui, imaginamos que você já reconhece que o atendimento em clínicas é essencial e determina o futuro do seu negócio.

Então, para saber como melhorar o atendimento em todos serviços oferecidos, basta aplicar essas 5 dicas que separamos para otimizar a experiência e o funcionamento do seu consultório.

 

1. Seja gentil

 

O bom atendimento costuma ser bastante subjetivo, principalmente se levarmos em consideração a experiência geral do paciente.

No entanto, uma regra costuma ser bastante básica: a cortesia e a gentileza devem superar qualquer desafio imposto aos médicos e qualquer outro profissional que tenha contato com o paciente.

Entenda que a gentileza é algo fundamental para uma boa experiência do paciente e todos nós sabemos como ser cortês em um ambiente delicado, como a clínica é em algumas situações.

Algo simples de seguir é sorrir ao conversar ou tirar dúvidas de pacientes, evitar manter conversas aos olhos de quem está na sala de espera e sempre desejar um ótimo dia a quem visita a clínica médica.

 

2. Utilize uma comunicação verbal clara e objetiva

 

Uma comunicação verbal clara e objetiva por médicos e por colaboradores é algo indispensável para qualquer consultório médico. 

Considere que você é um paciente que esperou por um mês para conseguir um encaixe e tirar uma dúvida a respeito da própria saúde. 

Caso o médico não fale de forma simplificada, provavelmente o paciente vai continuar com dúvidas.

Para que não aconteça ruídos nos processos do seu negócio, busque sempre expressões mais simples, coloquiais e exemplos fáceis de serem entendidos. 

Porém, o profissional não deve esquecer que uma comunicação clara e objetiva não significa gírias ou falas mais arruaceiras. Em resumo, é importante cultivar uma boa comunicação com pacientes.

 

3. Mantenha-se organizado

 

É necessário manter os ambientes da sua clínica ou consultório médico organizados, caso você queira realizar um excelente atendimento, isto é, é preciso saber gerenciar a sua clínica de maneira adequada.

No entanto, a gestão de clínicas pode considerar apenas a organização da sala de espera e esquecer outros espaço especialmente importantes como ambulatórios, alas médicas, toaletes, entre outros.

Para um excelente atendimento em clínicas, o médico empreendedor precisa impor que todos os ambientes estejam organizados, sem exceção. 

Mesmo que um médico se sinta mais à vontade para trabalhar de determinada maneira, o correto é seguir o padrão imposto pela clínica.

Em geral, a padronização dos espaços e da organização dão uma cara de seriedade e de limpeza aos espaços, fazendo com que a experiência do paciente seja ainda melhor.

 

4. Seja pontual

 

A pontualidade em todas as áreas de atendimento é crucial. Geralmente, a consulta é definida dias antes de acontecer e o paciente define possibilidades para chegar no horário, sendo assim a obrigação do consultório ou clínica é recebê-lo no horário previsto.

Algo que ajuda para manter a pontualidade de médicos e de outros profissionais é realizar a confirmação de consultas a cada três dias ou, se possível, de maneira diária ainda no período da manhã e repassar aos envolvidos no atendimento.

Felizmente, as redes sociais e o WhatsApp Business tornaram a confirmação de consultas algo extremamente fácil e rápido, bastando enviar apenas uma mensagem. 

Desse modo, é possível dedicar apenas uma atendente para realizar a confirmação por parte dos pacientes e garantir que o médico responsável garanta a pontualidade no atendimento.

 

5. Capacite seus funcionários

 

Por mais que boa parte dos seus profissionais saibam ser gentil e cortês, a capacitação deles pode ser um importante diferencial em relação aos concorrentes. 

Afinal, o atendimento em clínicas depende de todo colaborador que esteja em contato com o paciente.

Sendo assim, garantir que todos estejam plenamente capacitados faz com que a possibilidade de um problema no atendimento diminua significativamente. 

Além disso, uma ótima experiência ao paciente fica garantida de início ao fim, independente do serviço realizado por sua clínica ou consultório médico.

Entretanto, você deve procurar por cursos e por capacitações que realmente engajem seus colaboradores. 

Uma dica para escolher o curso correto é procurar por recomendações de outros profissionais e perguntar a opinião de um colaborador de confiança do seu negócio.

 

Uma boa gestão é essencial!

 

Neste artigo, você aprendeu um pouco mais sobre como é possível melhorar o atendimento de seus pacientes! Por meio da gentileza, de uma boa comunicação, de organização e de pontualidade, é possível cativar seus pacientes, além de caprichar no marketing médico.

Além disso, é necessário estar sempre a par das capacitações existentes, para que você possa estar usando sempre as melhores práticas de gestão. Pensando em te auxiliar nessa caminhada, trouxemos para você o e-book Gestão para Médicos!

Nele, você aprenderá a gerir seu consultório, seu tempo e suas finanças! Para aproveitar essa oportunidade incrível, clique no botão abaixo e faça seu download!

E-book gestão para médicos