Se você é um empreendedor, ou tem um amigo nessa área, tenho certeza que você já pediu a alguém para experimentar um produto e te enviar um feedback, não é mesmo? Pois é, isso tem tudo a ver com o termo Early Adopters ou Adotantes Iniciais!

Eles são os primeiros usuários do seu produto ou serviço, e são responsáveis por fornecer as primeiras impressões do seu MVP (Produto Mínimo Viável). Logo, a partir disso você pode extrair novas ideias para melhorar o seu protótipo.

Ficou interessado e quer saber mais sobre esse processo? Então você está no lugar certo! 

Nesse artigo vamos abordar tudo o que você precisa saber sobre os Early Adopters e como encontrar os seus Adotantes Iniciais. Confira os tópicos a serem abordados: 

  • O que significa o termo Early Adopter?

  • A natureza do termo Early Adopter;

  • Onde se aplicam os Early Adopters?

  • Como identificar as características dos seus Early Adopters;

  • Por que vender para Early Adopters?

  • Como encontrar Early Adopters?

  • Case.

Para iniciar esse aprendizado, pegue uma caneta, um bloco de notas e vamos começar!

 

O que significa o termo Early Adopters?

 

Early Adopters é uma expressão em inglês, que traduzida para o português significa adotantes iniciais. É muito utilizada no ambiente de startups para descrever as primeiras pessoas de um grupo a comprar tecnologias inovadoras, com o objetivo de solucionar um problema e compartilhar a sua experiência.

Segundo o Dicionário Startupês, feito por Ana Leticia Rico, o termo:

“Early Adopters são os primeiros usuários de uma tecnologia, são os clientes dispostos a testar a tecnologia ainda que ela não esteja pronta e, o mais importante, são aqueles que irão dar os primeiros feedbacks sobre o produto.”

Agora você já sabe o que são adotantes iniciais, você conseguiu fazer a ligação com aquela perguntinha que fiz no começo desse texto? Pois então, não sei você, mas eu sempre compro os produtos dos meus amigos, e costumo compartilhar minha experiência com eles.

O conceito de early adopters vai além disso, e é uma boa forma de sempre ajudar os novos empreendedores.

E aí, quer saber como surgiu esse termo? 

 

A natureza do termo Early Adopter 

 

O conceito surgiu do trabalho de Everett Rogers, um sociólogo e teórico, que escreveu o livro chamado Diffusion of Innovations, em português, Difusão da Inovação. 

Ao elaborar esse estudo, o sociólogo queria compreender como era a comunicação diante das inovações do mercado. Foi assim que ele elaborou a Teoria da Difusão da Inovação, na qual definiu os indivíduos da sociedade em 5 comportamentos, com exceção dos early adopters, são eles:

  • Innovators (Inovadores): grupo de pessoas que consideram necessário e admirável a criação de inovações e quase sempre são autores de inovações;

  • Early Majority (Melhoria antecipada): grupo maior de pessoas que experimentam o produto e possuem a característica de influenciar outros indivíduos; 

  • Late Majority (Melhoria tardia): constitui em pessoas que foram influenciados pelo Early Majority ou Early Adopters;

  • Laggards (Retardatários): formado por indivíduos, em grande maioria, conservadores.

Cada expressão criada por ele seria a definição dos usuários existentes na sociedade.

Nesse contexto ele definiu porcentagens representativas para os cinco comportamentos dos indivíduos na sociedade e dispôs em um gráfico, chamado de Curva de Adoção da Inovação.

Curva de Adoção da Inovação

E aí, você geralmente é qual dentre essas categorias?

 

Onde se aplicam os Early Adopters?

 

Se você é um inovador, empreendedor ou uma startup iniciante, pode começar desde já a pensar nos seus adotantes iniciais. Encontrar os pioneiros que possuem uma necessidade e são conscientes dos seus problemas, é o seu foco!

Geralmente, os early adopters estão preparados e querem soluções rápidas e não possuem medo de conhecer novos produtos.

Você já descobriu que, sendo um inovador, você precisa ir a procura dos seus adotantes iniciais, certo? O próximo passo é definir seus early adopters.

 

Como identificar as características dos seus Early Adopters

 

Para encontrar os seus early adopters não basta classificá-los como o seu público-alvo ou as suas personas, é preciso utilizar de métodos mais eficazes. Mas não comece nada sem antes saber qual o seu nicho e quem são seus potenciais clientes

Um desses métodos é o Design Thinking, uma abordagem que te ajudará a organizar as suas ideias, informações e criar soluções criativas para assim definir os early adopters.

Se você não sabe por onde começar, não se preocupe! 

Nós temos um Workshop GRATUITO de Inovação e Design Thinking com a Mariana Paes, Doutora em Propriedade Intelectual e Inovação pelo INPI. 

Nesse workshop você vai aprender como desenvolver e executar os processos de inovação utilizando o Design Thinking. Corre lá e se inscreve que é GRATUITO!

Workshop de Inovação e Design Thinking

Já se inscreveu? OK! Deixa a aba do workshop aberto que depois de aprender tudo sobre early adopters você já assiste tudinho!

 

Por que vender para Early Adopters?

 

No lançamento de produtos inovadores, o maior desafio é o desenvolver uma estratégia de marketing e vendas a fim de gerar resultados e disseminar o novo produto.

Adotar uma estratégia para conseguir Early Adopters, é um dos primeiros passos para te ajudar na disseminação do seu produto e empresa. 

Os adotantes iniciais estão preparados para mudanças e ao encontrar novos produtos no mercado não ficam com receio de comprar algo inovador. Além disso, eles podem ajudar a:

  • Aumentar a base de clientes; 

  • Dar feedbacks e engajamento; 

  • Auxiliar na criação de plano de melhoria; 

  • Citar ideias para novas funções.

Já que falamos de estratégias de marketing e vendas, no próximo tópico vou te dar algumas dicas de como encontrar seus early adopters. 

 

Como encontrar Early Adopters?

 

Para encontrar um grupo de Early Adopters é necessário uma abordagem diferente das campanhas de marketing e vendas para sua persona.

Os grupos de adotantes iniciais gostam de serem os primeiros a testar a novidade e por isso o seu foco principal é um plano que valorize e mostre para eles o valor que tem a participação deles no seu produto inovador.

Pode ser feito estratégias de marketing e vendas, por exemplo, com o uso de:

  • E-mail marketing;

  • Fórum especializados;

  • Anúncios em sites específicos;

  • Marketing one to one.

 

Case

 

Uma publicação no site Tech.pinions mostrou o levantamento dos dados que a empresa Creative Strategies realizou sobre os early adopters que utilizaram o Iphone X em 2018.

A pesquisa mostrou que 85% dos usuários estavam muitos satisfeitos e 97% dos usuários estavam satisfeitos com o produto em geral.

Um ponto importante destacado pelos early adopters, como mostra no gráfico abaixo, é a satisfação dos usuários quanto a Siri, que ficou com uma avaliação baixa.

Gráfico de feedback dos Early Adopters do Iphone X

Fonte: Top Takeaways From Studying iPhone X Owners, Tich.pinions.

 

Desta forma, é possível ver o quanto é importante a experiência dos early adopters e o quanto eles agregaram valor ao produto com os seus feedbacks.

 

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Durante todo o texto falamos muito de empreendedorismo, esse termo tem um grande impacto no mundo inteiro. Ser empreendedor é ter a capacide de se adaptar rapidamente às mudanças com ideias que agregam valor para as pessoas.

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