O que significa o termo Early Adopters?
Como surgiu o termo Early Adopter?
Onde se aplicam os Early Adopters?
Características e perfil dos Early Adopters
Por que vender para Early Adopters?
Como encontrar Early Adopters?
Case com a estratégia de Early Adopters
Pronto para alavancar o seu negócio?
"Não pare de aprender nunca!" Essa é a motto de um bom empreendedor.

Conheça a estratégia Early Adopters e aprenda a os segredos para aplicá-la

Early adopters, termo criado por Everett Rogers, é uma estratégia para impulsionar a venda e upgrade de um produto inovador e vai alavancar os seus negócios.

Alícia Emanoele
Por: Alícia Emanoele
Conheça a estratégia Early Adopters e aprenda a os segredos para aplicá-la

Se você é um empreendedor, ou tem um amigo nessa área, tenho certeza que você já pediu a alguém para experimentar um produto e te enviar um feedback, não é mesmo? Pois é, isso tem tudo a ver com o termo Early Adopters ou Adotantes Iniciais!

Eles são os primeiros usuários do seu produto ou serviço, e são responsáveis por fornecer as primeiras impressões do seu MVP (Produto Mínimo Viável). A partir disso você pode extrair novas ideias para melhorar o seu protótipo.

Ficou interessado e quer saber mais sobre esse processo? Então você está no lugar certo!

Nesse artigo vamos abordar tudo o que você precisa saber sobre os Early Adopters e como encontrar os seus Adotantes Iniciais. Confira os tópicos a serem abordados:

  • O que significa o termo Early Adopter?
  • Como surgiu o termo Early Adopter?
  • Onde se aplicam os Early Adopters?
  • Características e perfil dos Early Adopters;
  • Por que vender para Early Adopters?
  • Como encontrar Early Adopters?
  • Case com a estretégia de Early Adopters.

Para iniciar esse aprendizado, pegue uma caneta, um bloco de notas e vamos começar!

O que significa o termo Early Adopters?

Early Adopters é uma expressão em inglês, que traduzida para o português significa Adotantes Iniciais. É muito utilizada no ambiente de startups para descreveras primeiras pessoas de um grupo a comprar tecnologias inovadoras, com o objetivo de solucionar um problema e compartilhar a sua experiência.

Segundo o Dicionário Startupês, feito por Ana Leticia Rico, o termo:

"Early Adopters são os primeiros usuários de uma tecnologia, são os clientes dispostos a testar a tecnologia ainda que ela não esteja pronta e, o mais importante, são aqueles que irão dar os primeiros feedbacks sobre o produto."

Agora você já sabe o que são adotantes iniciais, você conseguiu fazer a ligação com aquela perguntinha que fiz no começo desse texto? Pois então, não sei você, mas eu sempre compro os produtos dos meus amigos, e costumo compartilhar minha experiência com eles.

O conceito de early adopters vai além disso, e é uma boa forma de sempre ajudar os novos empreendedores.

E aí, quer saber como surgiu esse termo?

Como surgiu o termo Early Adopter?

O conceito surgiu do trabalho de Everett Rogers, um sociólogo e teórico, que escreveu o livro chamado Diffusion of Innovations, em português, Difusão da Inovação.

Ao elaborar esse estudo, o sociólogo queria compreender como era a comunicação diante das inovações do mercado. Foi assim que ele elaborou a Teoria da Difusão da Inovação, na qual definiu os indivíduos da sociedade em 5 comportamentos, com exceção dos early adopters, são eles:

  • Innovators (Inovadores): grupo de pessoas que consideram necessário e admirável a criação de inovações e quase sempre são autores de inovações;
  • Early Majority (Melhoria antecipada): grupo maior de pessoas que experimentam o produto e possuem a característica de influenciar outros indivíduos;
  • Late Majority (Melhoria tardia): constitui em pessoas que foram influenciados pelo Early Majority ou Early Adopters;
  • Laggards (Retardatários): formado por indivíduos, em grande maioria, conservadores.

Cada expressão criada por ele seria a definição dos usuários existentes na sociedade.

Nesse contexto ele definiu porcentagens representativas para os cinco comportamentos dos indivíduos na sociedade e dispôs em um gráfico, chamado de Curva de Adoção da Inovação.

Curva de adoção da inovação


E aí, você geralmente está em qual dentre essas categorias?

Onde se aplicam os Early Adopters?

Se você é um inovador, empreendedor ou uma startup iniciante, pode começar desde já a pensar nos seus adotantes iniciais. Encontrar os pioneiros que possuem uma necessidade e são conscientes dos seus problemas, é o seu foco!

Geralmente, os early adopters estão preparados e querem soluções rápidas e não possuem medo de conhecer novos produtos.

Você já descobriu que, sendo um inovador, você precisa ir à procura dos seus adotantes iniciais, certo? O próximo passo é definir seus early adopters.

Características e perfil dos Early Adopters

Para encontrar os seus early adopters não basta classificá-los como o seu público-alvo ou as suas personas, é preciso utilizar de métodos mais eficazes. Mas não comece nada sem antes saber quem são seus potenciais clientes.

Um desses métodos é o Design Thinking, uma abordagem que te ajudará a organizar as suas ideias, informações e criar soluções criativas para assim definir os Early Adopters.

Quais são as principais características dos Early Adopters?

O ideal é que os early adopters tenham características diversas, dessa maneira os feedbacks são mais variados e garantem que o produto funcione bem e atenda às expectativas dos consumidores.

Apesar dessa diversidade necessária, alguns pontos são necessários a todos eles para garantir os resultados desejados:

  • Pessoas em uma constante busca por novidades;
  • Possuem apurado senso crítico;
  • São formadores de opinião;
  • Estão sempre muito bem informados sobre o mercado.

Lembre-se dessas características quando for escolher os Early Adopters do seu projeto.

Por que vender para Early Adopters?

No lançamento de produtos inovadores, o maior desafio é o de desenvolver uma estratégia de marketing e vendas a fim de gerar resultados e disseminar o novo produto.

Adotar uma estratégia para conseguir Early Adopters, é um dos primeiros passos para te ajudar na disseminação do seu produto e empresa.

Os adotantes iniciais estão preparados para mudanças e ao encontrar novos produtos no mercado não ficam com receio de comprar algo inovador. Além disso, eles podem ajudar a:

  • Aumentar a base de clientes;
  • Dar feedbacks e engajamento;
  • Auxiliar na criação de plano de melhoria;
  • Citar ideias para novas funções.

Já que falamos de estratégias de marketing e vendas, no próximo tópico vou te dar algumas dicas de como encontrar seus early adopters.

Como encontrar Early Adopters?

Para encontrar um grupo de Early Adopters é necessário uma abordagem diferente das campanhas de marketing e vendas para sua persona.

Os grupos de adotantes iniciais gostam de serem os primeiros a testar a novidade e por isso o seu foco principal é um plano que valorize e mostre para eles o valor que tem a participação deles no seu produto inovador.

Podem ser feitas estratégias de marketing e vendas, por exemplo, com o uso de:

  • E-mail marketing;
  • Fórum especializados;
  • Anúncios em sites específicos;
  • Marketing one to one.

Case com a estratégia de Early Adopters

Uma publicação no site Tech.pinions mostrou o levantamento dos dados que a empresa Creative Strategies realizou sobre os early adopters que utilizaram o Iphone X em 2018.

A pesquisa mostrou que 85% dos usuários estavam muito satisfeitos e 97% dos usuários estavam satisfeitos com o produto em geral.

Um ponto importante destacado pelos early adopters, como mostra o gráfico abaixo, é a satisfação dos usuários quanto a Siri, que ficou com uma avaliação baixa.

Early Adopters

Fonte: Top Takeaways From Studying iPhone X Owners, Tich.pinions.


Desta forma, é possível ver o quanto é importante a experiência dos early adopters e o quanto eles agregaram valor ao produto com os seus feedbacks.

Pronto para alavancar o seu negócio?

Durante todo o texto falamos muito de empreendedorismo, esse termo tem um grande impacto no mundo inteiro. Ser empreendedor é ter a capacidade de se adaptar rapidamente às mudanças com ideias que agregam valor para as pessoas.

Se você quer ter um negócio inovador, é preciso olhar para ele de vários ângulos, e saber entender as métricas é essencial. Assista ao vídeo a seguir e compreenda a importância dessa análise:

"Não pare de aprender nunca!" Essa é a motto de um bom empreendedor.

Por isso, nós temos um Curso Completo de Formação Empreendedora. Se você já é empreendedor ou quer se tornar um, essa formação é ideal para você!

Nessa capacitação você vai utilizar o método DMAIC para tirar as suas ideias do papel, além de aprender como executar e quais são as melhores práticas para uma gestão mais dinâmica em busca do sucesso.

Então, clique no botão abaixo e se inscreva para alavancar o seu negócio!

Alícia Emanoele

Alícia Emanoele

Grad. em Engenharia Civil pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) no Campus Piumhi. Possui experiência como Projetista na área da construção civil. Participou como Cofundadora e Diretora de Gestão de Pessoas na empresa júnior Igêtis Jr. e atua como voluntária da Associação Atlêtica Imortais do IFMG - Campus Piumhi como Secretária. Possui certificação em Formação Yellow Belt em Lean Seis Sigma, Fundamentos de Growth Hacking, Agile Scrum Foundation EXIN, Produção de Conteúdo Web, Marketing de Conteúdo e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Formacao Empreendedora

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.