O que é a Ethereum?
Como funciona a Ethereum?
As vantagens da Ethereum
3 aplicações da rede Ethereum
Quer dar mais um passo?

Conheça a Ethereum e o que ela tem de especial

Conheça mais sobre a Ethereum, será que é apenas mais uma criptomoeda ou há mais a se falar? Descubra como ela se tornou tão popular.

João Henrique
Por: João Henrique
Conheça a Ethereum e o que ela tem de especial

A tecnologia Blockchain chegou, e está cada vez mais aplicada ao nosso dia a dia. Aos poucos ela criou ramificações em diversas áreas. Sem dúvidas, uma das maiores responsáveis por essa popularização foi a rede Ethereum, segundo maior polo da tecnologia no mundo.

Muitas pessoas se confundem ao achar que a Ethereum é uma criptomoeda. É verdade que esse conceito faz parte da rede, mas há muito mais a se dizer.

Preparamos alguns tópicos que vão te ajudar a entender melhor essa inovação tecnológica, são eles:

  • O que é a Ethereum?
  • Como funciona a Ethereum?
  • As vantagens da Ethereum
  • 3 aplicações da rede Ethereum
  • Quer dar mais um passo?

Chega de perder tempo e vamos aprender mais sobre a tecnologia tão promissora que é a Ethereum!

O que é a Ethereum?

Ethereum é uma plataforma de blockchain que permite o desenvolvimento de aplicativos descentralizados, contratos inteligentes, transações de criptomoedas e outros tokens.

A rede foi desenvolvida em 2013, pelo programador russo-canadense, Vitalik Buterin, e lançada em 30 de julho de 2015. Esses muitos atributos foram cruciais para a popularização da plataforma e também para a valorização da sua própria criptomoeda, a Ether (ETH).

Atualmente, é a. Em muitas ocasiões os usuários acham que são sinônimos, e chamam a moeda de Etherium. Na verdade, muitos sites já até aceitam essa denominação para a moeda, de tão comum essa utilização.

O mercado financeiro foi o primeiro a abraçar essa tecnologia, mas não o único. Hoje, muitos investidores de diversas áreas veem grande potencial na rede, principalmente pela infinidade de aplicações possíveis.

Claro que todo investimento desse porte no seu negócio necessita de uma análise crítica e conhecimento das possibilidades.

Quer aprender mais sobre criptomoedas?

As criptomoedas são o assunto do momento! Quer estar por dentro e os principais conceitos sobre elas e quais as moedas virtuais mais famosas, como comprá-las e o que esperar do futuro?

Aprofunde seus conhecimentos baixando o nosso Ebook O que são e como funcionam as criptomoedas?

Então está esperando o que? Baixe agora!

O que são criptomoedas e como elas funcionam? Baixe o ebook e descubra!

Agora que você já sabe o que é a Ethereum deve estar curioso para saber como funciona essa tecnologia, não é? Então, continue lendo e descubra.

Como funciona a Ethereum?

O blockchain funciona mediante uma cadeia de blocos digitais com o código criptografado, eles guardam um tipo de informação com uma identificação. Assim que o bloco é formado e validado pela comunidade, ele se junta a cadeia.

A plataforma Ethereum foi inspirada pela blockchain do Bitcoin e por isso possui diversas semelhanças com a rede pioneira.

Entre elas podemos citar, o fato de utilizar um código aberto e controlado pelos usuários, e a remuneração da mineração com ativos, no caso as moedas Ether, e a da necessidade de Proof-of-Work, ou prova de trabalho em português, para validar as operações.

Aliás, esse último tópico é bastante polêmico, visto que o protocolo Proof-of-Work necessita um grande gasto de energia. Uma atualização é esperada em breve, mudando o protocolo para Proof-of-Stake, prova de participação em português, essa hard fork é conhecida por Ethereum 2.0.

O Proof-of-Stake dá o direito de ganhar as recompensas pela mineração apenas para os usuários que fizerem uma aposta em tokens de rede, caso os mesmos não ajam com o interesse da rede, essa aposta será perdida totalmente ou parcialmente.

Esse procedimento contrasta o Proof-of-Work por esse priorizar a força computacional para validação dos blocos.

As vantagens da Ethereum

Algumas das vantagens da Ethereum são típicas da tecnologia, outras específicas dessa rede. Listamos as principais para você, confira.

Descentralizada

Como toda tecnologia blockchain, a Ethereum é uma rede descentralizada. Utilizando-se da rede peer-to-peer (p2p), a rede não necessita de uma entidade centralizadora para que as operações sejam validadas, pois a própria comunidade de usuários se encarrega disso.

Segura

Um dos fatores mais visados da tecnologia blockchain é a segurança dos dados da rede. Os dados não podem ser apagados ou alterados o que aumenta e muito a segurança e privacidade dos acordos feitos dentro da rede.

Programável

Sem dúvidas, a maior vantagem da rede Ethereum é ela ser programável. Esse fato dá a liberdade para que os usuários possam criar dentro da plataforma diversos programas dentro da plataforma desde os aplicativos descentralizados até contratos inteligentes.

Agora, que tal de quais formas essas vantagens podem ser aplicadas? Vamos lá!

3 aplicações da rede Ethereum

Como exemplos de aplicação da plataforma Ethereum, trouxemos as três mais conhecidas e utilizadas em muitas áreas diferentes, são elas:

1. Contratos Inteligentes

Os contratos inteligentes são acordos entre duas partes ou mais que conseguem se auto executar sem a necessidade de entidades centralizadas, como por exemplo um advogado ou poder público.

Foi com a criação da rede Ethereum que esses modelos encontraram a forma perfeita de se desenvolverem, visto a liberdade de programação e recursos existentes Com o avanço da inteligência artificial esses modelos têm um potencial enorme de crescimento e aplicações em diferentes áreas.

2. Criptomoeda

A Ether foi uma moeda virtual criada para funcionar como recompensa pela mineração dos dados da rede Ethereum. Graças a utilização em massa da plataforma a moeda sofreu uma rápida valorização e hoje só perde para a pioneira, o Bitcoin.

Mesmo ela não sendo tão aceita no mercado como o Bitcoin, ela pode ser utilizada como um ativo dentro da rede e isso a fortalece.

3. Aplicativos Descentralizados

Os aplicativos descentralizados são softwares desenvolvidos que utilizam a tecnologia blockchain. A plataforma Ethereum é muito utilizada por programadores para esse fim.

Esses aplicativos tendem a se popularizar nos próximos anos, muito em função de grandes empresas do mercado serem entusiastas dessa tecnologia, entre elas Microsoft, Walmart, Itaú, Coca Cola e até mesmo o governo do Canadá.

Quer dar mais um passo?

Você já deve ter percebido o quanto é importante saber um linguagem de programação para se introduzir no mundo da Ethereum. A linguagem Python é uma que está sendo muito utilizada no mundo e com milhares de aplicações. Não sabe por onde começar?

A tecnologia Blockchain é considerada uma revolução, pois desafia paradigmas em processos relacionados a transações financeiras, de informações e documentos, de armazenamento de dados e de movimentação de ativos, nos permitindo a descentralização de monopólios de ampla duração de alguns setores.

Pensando nessa revolução, criamos o curso Fundamentos Essenciais para Blockchain. Esse treinamento introdutório prepara você para compreender os princípios, conceitos e aplicações da tecnologia Blockchain. Além disso, apresenta os comentários sobre o artigo publicado por Satoshi Nakamoto e várias questões comentadas para você se preparar para exames de certificação e se destacar no mercado de trabalho!

Tem interesse em dar os primeiros passos nessa nova tecnologia? Então, clique na imagem abaixo, utilize o cupom BLOG100 e tenha acesso gratuito ao nosso curso Fundamentos Essenciais para Blockchain.

Curso Fundamentos Essenciais para Blockchain

João Henrique

João Henrique

Grad. em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Possui certificação em Marketing de Conteúdo, Produção e Revisão de Conteúdo para Web e Copywriting. Trabalhou de 2019 a 2020 na Soluções Consultoria como Consultor, Assessor Financeiro Jurídico e Gerente de Inteligência Comercial. Foi um dos escolhidos para o Summer Job 2020 da B2W Digital, atuando no desenvolvimento do Dashboard de Performance do setor de BI da companhia. Coordenou a equipe de Comunicações do Diretório Acadêmico de Engenharia de Produção UFV em 2019, onde despertou o interesse por marketing digital. Integrou a Comissão Organizadora do XV Encontro Mineiro de Engenharia de Produção (EMEPRO), também em 2019. De 2016 a 2018, participou da Atlética das Engenharias UFV como Assessor Administrativo Financeiro e Diretor de Gestão de Pessoas e Qualidade. Está sempre em busca de novos conhecimentos e desafios. Atualmente, atua na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Ebook - o que são criptomoedas? Baixe e entenda!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

O Que São Criptomoedas E Como Funcionam

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.