A tecnologia Blockchain chegou, e está cada vez mais aplicada ao nosso dia a dia. Aos poucos ela criou ramificações em diversas áreas. Sem dúvidas, uma das maiores responsáveis por essa popularização foi a rede Ethereum, segundo maior polo da tecnologia no mundo.

Muitas pessoas se confundem ao achar que a Ethereum é uma criptomoeda. É verdade que esse conceito faz parte da rede, mas há muito mais a se dizer.

Preparamos alguns tópicos que vão te ajudar a entender melhor essa inovação tecnológica, são eles:

  • O que é a Ethereum?
  • Como funciona a Ethereum?
  • As vantagens da Ethereum;
  • 3 aplicações da rede Ethereum;
  • Quer dar mais um passo?

Chega de perder tempo e vamos aprender mais sobre a tecnologia tão promissora que é a Ethereum!

 

O que é a Ethereum?

 

Ethereum é uma plataforma de blockchain que permite o desenvolvimento de aplicativos descentralizados, contratos inteligentes, transações de criptomoedas e outros tokens.

A rede foi desenvolvida em 2013, pelo programador russo-canadense, Vitalik Buterin, e lançada em 30 de julho de 2015. Esses muitos atributos foram cruciais para a popularização da plataforma e também para a valorização da sua própria criptomoeda, a Ether (ETH). 

Atualmente, é a segunda moeda virtual mais valorizada do mercado. Em muitas ocasiões os usuários acham que são sinônimos, e chamam a moeda de Etherium. Na verdade, muitos sites já até aceitam essa denominação para a moeda, de tão comum essa utilização.

O mercado financeiro foi o primeiro a abraçar essa tecnologia, mas não o único. Hoje, muitos investidores de diversas áreas veem grande potencial na rede, principalmente pela infinidade de aplicações possíveis.

Claro que todo investimento desse porte no seu negócio necessita de uma análise crítica e conhecimento das possibilidades. Pensando nisso, preparamos uma planilha GRATUITA de Análise de Cenários e Expansão

Baixe agora mesmo clicando no botão abaixo!

Planilha de Análise de Cenários e Expansão

Agora que você já sabe o que é a Ethereum deve estar curioso para saber como funciona essa tecnologia, não é? Então, continue lendo e descubra.

 

Como funciona a Ethereum?

 

O blockchain funciona mediante uma cadeia de blocos digitais com o código criptografado, eles guardam um tipo de informação com uma identificação. Assim que o bloco é formado e validado pela comunidade, ele se junta a cadeia.

A plataforma Ethereum foi inspirada pela blockchain do Bitcoin e por isso possui diversas semelhanças com a rede pioneira. 

Entre elas podemos citar, o fato de utilizar um código aberto e controlado pelos usuários, e a remuneração da mineração com ativos, no caso as moedas Ether, e a da necessidade de Proof-of-Work, ou prova de trabalho em português, para validar as operações.

Aliás, esse último tópico é bastante polêmico, visto que o protocolo Proof-of-Work necessita um grande gasto de energia. Uma atualização é esperada em breve, mudando o protocolo para Proof-of-Stake, prova de participação em português, essa hard fork é conhecida por Ethereum 2.0.

O Proof-of-Stake dá o direito de ganhar as recompensas pela mineração apenas para os usuários que fizerem uma aposta em tokens de rede, caso os mesmos não ajam com o interesse da rede, essa aposta será perdida totalmente ou parcialmente.

Esse procedimento contrasta o Proof-of-Work por esse priorizar a força computacional para validação dos blocos. 

 

As vantagens da Ethereum

 

Algumas das vantagens da Ethereum são típicas da tecnologia, outras específicas dessa rede. Listamos as principais para você, confira.

 

Descentralizada

Como toda tecnologia blockchain, a Ethereum é uma rede descentralizada. Utilizando-se da rede peer-to-peer (p2p), a rede não necessita de uma entidade centralizadora para que as operações sejam validadas, pois a própria comunidade de usuários se encarrega disso.

 

Segura

Um dos fatores mais visados da tecnologia blockchain é a segurança dos dados da rede. Os dados não podem ser apagados ou alterados o que aumenta e muito a segurança e privacidade dos acordos feitos dentro da rede.

 

Programável

Sem dúvidas, a maior vantagem da rede Ethereum é ela ser programável. Esse fato dá a liberdade para que os usuários possam criar dentro da plataforma diversos programas dentro da plataforma desde os aplicativos descentralizados até contratos inteligentes.

Agora, que tal de quais formas essas vantagens podem ser aplicadas? Vamos lá!

 

3 aplicações da rede Ethereum

 

Como exemplos de aplicação da plataforma Ethereum, trouxemos as três mais conhecidas e utilizadas em muitas áreas diferentes, são elas:

 

1. Contratos Inteligentes

 

Os contratos inteligentes são acordos entre duas partes ou mais que conseguem se auto executar sem a necessidade de entidades centralizadas, como por exemplo um advogado ou poder público.

Foi com a criação da rede Ethereum que esses modelos encontraram a forma perfeita de se desenvolverem, visto a liberdade de programação e recursos existentes Com o avanço da inteligência artificial esses modelos têm um potencial enorme de crescimento e aplicações em diferentes áreas.

 

2. Criptomoeda

 

A Ether foi uma moeda virtual criada para funcionar como recompensa pela mineração dos dados da rede Ethereum. Graças a utilização em massa da plataforma a moeda sofreu uma rápida valorização e hoje só perde para a pioneira, o Bitcoin.

Mesmo ela não sendo tão aceita no mercado como o Bitcoin, ela pode ser utilizada como um ativo dentro da rede e isso a fortalece.

 

3. Aplicativos Descentralizados

 

Os aplicativos descentralizados são softwares desenvolvidos que utilizam a tecnologia blockchain. A plataforma Ethereum é muito utilizada por programadores para esse fim. 

Esses aplicativos tendem a se popularizar nos próximos anos, muito em função de grandes empresas do mercado serem entusiastas dessa tecnologia, entre elas Microsoft, Walmart, Itaú, Coca Cola e até mesmo o governo do Canadá.

 

Quer dar mais um passo?

 

Você já deve ter percebido o quanto é importante saber um linguagem de programação para se introduzir no mundo da Ethereum. A linguagem Python é uma que está sendo muito utilizada no mundo e com milhares de aplicações. Não sabe por onde começar?

Não se preocupe, temos uma ótima oportunidade. Nosso curso GRATUITO de Fundamentos Essenciais para Python está aberto e disponível para você.

Não perca tempo e se inscreva agora!

Curso de Fundamentos de Python