O que é Gap?
O que é Gap empresarial?
Por que os Gaps ocorrem e quais danos eles causam?
Quais são os 5 tipos de Gaps empresariais?
O que é Gap de competência?
Como fazer uma gestão estratégica na empresa?

Entenda o significado do conceito de Gap empresarial e aprenda a evitá-lo!

Descubra o que é o termo Gap no ambiente empresarial, por que eles ocorrem e conheça os cinco tipos existentes para entender como evitá-los.

Brendha Romualdo
Por: Brendha Romualdo
Entenda o significado do conceito de Gap empresarial e aprenda a evitá-lo!

“Gap” é um termo em inglês que significa “vão” ou “lacuna”. Sendo assim, o gap empresarial se refere à diferença entre o desempenho atual de uma empresa e o seu potencial máximo.

Em outras palavras, remete à lacuna que impede uma organização de alcançar seus objetivos, seja em termos de lucratividade, produtividade, satisfação do cliente ou colaborador ou qualquer outro indicador chave de desempenho.

Embora o termo seja em inglês, o mesmo é muito utilizado nas empresas brasileiras.

Contudo, em consequência desse estrangeirismo, muitas vezes nos vemos inseridos em um ambiente de trabalho em que não temos tanto domínio dos termos que são utilizados, não é mesmo?

Pensando nisso, elaboramos esse artigo, para que você possa de uma vez por todas entender o que a palavra gap significa, bem como descobrir o porquê dela estar presente na rotina das empresas. Continue a leitura e acompanhe os tópicos abaixo para guiar o seu aprendizado:

  • O que é Gap? 
  • O que é Gap empresarial?
  • Por que os Gaps ocorrem e quais danos eles causam?
  • Quais são os 5 tipos de Gaps empresariais?
  • O que é Gap de competência?

O que é Gap?

Gap, em inglês, significa: vão, lacuna, brecha, vácuo, distanciamento, etc.

Logo, devido a sua infinidade de significados, existem uma série de contextos em que essa palavra pode ser inserida.

O cenário em que a palavra “gap” mais aparece é quando desejamos nos referir à diferença entre o desempenho e os resultados desejados de uma organização e sua realidade atual.

O gap pode se manifestar de várias maneiras, desde uma lacuna entre as metas estabelecidas e os resultados alcançados até a discrepância entre as habilidades e competências dos funcionários e as necessidades do negócio.

Por exemplo, aqui na Voitto, esse termo é utilizado quando algum erro está acontecendo e precisamos identificá-lo e o que ele está causando.

Além disso, apesar do gap estar ligado ao ambiente empresarial, existem pessoas que utilizam o termo para se referir a uma lacuna em um gráfico ou a um hiato em uma taxa de juros.

O que é Gap empresarial?

Se você está inserido em um contexto empresarial, com certeza escuta outros diversos termos do tipo ao longo do dia, não é mesmo?

Sendo assim, para falarmos de um gap empresarial, é necessário ter em mente outros fatos.

Toda empresa produz algo, seja um produto ou um serviço, não é mesmo? Logo, o objetivo de toda a cadeia de produção é entregar aquele produto ou serviço da melhor forma possível para o cliente.

Em consequência disso, muitas vezes estamos focados no resultado final que aquele produto entregará para o cliente, todavia nos esquecemos do processo de produção em si.

Ou seja, por mais que o produto ou serviço seja apresentado ao cliente em ótimas condições, podem existir erros no processo de produção que não estão sendo identificados e que futuramente gerarão danos. A esses erros, damos o nome de gaps.

Esses erros, passam despercebidos, pois não afetam a produção visualmente. Contudo, eles podem atrasar o processo, gerar desperdícios e mesmo assim não serem notados.

Dessa forma, ao longo prazo, esses gaps podem gerar um desequilíbrio na empresa, causando uma consequência bem maior.

Portanto, é necessário estar sempre atento ao processo de produção de uma empresa e em todos os seus detalhes e brechas. Desde falhas na comunicação ao manuseio errado de uma máquina industrial, é necessário identificar o erro e solucioná-lo o mais rápido possível.

Desafiador, não é mesmo?

Quer aprender mais sobre esses erros para não cometê-los na sua cadeia de produção? Então continue a leitura a seguir!

Por que os Gaps ocorrem e quais danos eles causam?

Como já foi mencionado anteriormente, o gap empresarial pode ocorrer por diversos motivos. Conheça alguns deles:

  • Ruídos de comunicação, entre os colaboradores da empresa e entre empresa e cliente;
  • Pouco controle do processo de produção, dando brechas a falhas;
  • Inexistência de um procedimento operacional padrão (POP).

Além disso, se não for solucionado ou corrigido a tempo, esses gaps podem gerar uma série de danos a empresa, como:

  • Quebra de expectativa do cliente, que esperava por um produto e recebeu outro;
  • Perda de clientela e, consequentemente, de credibilidade; 
  • Danos à imagem e à reputação da empresa;
  • Possível falência.

Agora que você já compreendeu a importância de realizar uma análise de gaps na sua empresa, que tal conhecer os cinco tipos de gaps empresariais?

Quais são os 5 tipos de Gaps empresariais?

Como já foi dito anteriormente, um gap é um desequilíbrio na cadeia de produção, certo?

Que tal aprender um pouco mais sobre os cinco tipos de gaps empresariais existentes? Vamos lá!

1. Gap de Informação

Como o próprio nome já diz, esse erro ocorre quando a empresa está lidando com informações erradas. Ou seja, quando uma pesquisa de mercado é realizada de maneira equivocada.

Esse erro pode trazer muitos prejuízos à empresa, uma vez que uma informação errada sobre a saída de um determinado produto pode causar reflexos nas tomadas de decisões.

2. Gap de Concepção 

Em decorrência do erro citado anteriormente, o gap de concepção diz respeito à falha no planejamento de produção, uma vez que as informações recebidas foram equivocadas.

3. Gap de Produção e Entrega 

Devido às falhas ocorridas anteriormente, ocorre uma insatisfação do cliente com a entrega do produto ou serviço ofertado anteriormente.

Logo, a insatisfação de vários clientes resulta na perda de credibilidade da empresa!

4. Gap de Comunicação

Semelhante ao erro anterior, esse gap diz respeito à falha na comunicação que ocorre entre cliente e empresa, que entrega um produto diferente daquele que foi ofertado.

5. Gap do Cliente

Esse gap diz respeito à frustração que o cliente sente ao esperar por um produto e receber algo diferente do que imaginou, o que gera insatisfação do cliente com a marca.

O que é Gap de competência?

Por fim, existe o gap de competência, que não foi elencado com os demais porque o mesmo diz respeito especificamente à falha do colaborador.

Ou seja, o gap de competência ocorre quando se espera que determinado colaborador cumpra uma série de tarefas acertadas anteriormente, todavia o mesmo não é capaz de oferecer o acertado.

Portanto, esse gap são as lacunas que ocorrem entre o funcionário, que não consegue cumprir com as demandas, e a empresa, que conta com o RH para  solução do problema.

Como fazer uma gestão estratégica na empresa?

Já pensou em ter acesso a uma ferramenta completa para impulsionar o crescimento da sua empresa e superar os desafios do mercado atual?

Com o nosso Kit de Gestão Estratégica gratuito, você terá acesso a 10 materiais essenciais para transformar o seu negócio:

Saiba mais sobre: 5 Forças de Porter, Análises de Cenários e Expansão, Análise SWOT, Avaliação de Segmentação de Mercado, Brainstorming e Seleção de Ideias, Curva de Valor, Diagnóstico Empresarial, Matriz BCG, Planejamento Estratégico e Plano de Negócios.

Ficou interessado? Então, não perca tempo e faça já o download!

KIT Gestão Estratégica

Brendha Romualdo

Brendha Romualdo

Graduanda em Marketing Digital pela faculdade Estácio de Sá, graduada em Ciências Humanas e graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui Formação de White Belt em Lean Seis Sigma, Inbound Marketing, Copywriting, produção de conteúdo para Web e aprofundamento em Seo. Atuou como estagiária da Câmara Municipal de Juiz de Fora, foi bolsista no Programa de Iniciação à Docência (PIBID) pela UFJF e voluntária no projeto “Café Sociológico”. Pretende impactar pessoas positivamente produzindo conteúdo de qualidade.

5 dicas para melhorar seu processo logístico

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

5 Dicas Para Melhorar Seu Processo Logístico

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.