O que é o Green Belt?
Como obter a certificação Green Belt em Lean Seis Sigma?
O que é o PMP?
Como obter a certificação PMP?
Qual é a diferença entre o Green Belt e PMP?
Quais são as semelhanças entre o Green Belt e PMP?
Como se certificar em Lean Seis Sigma?

Descubra o que são as certificações Green Belt e PMP e suas diferenças

Neste artigo, você entenderá o que são as certificações Green Belt e PMP, a importância de obtê-las e quais as diferenças entre as duas metodologias.

Tatiana Prado
Por: Tatiana Prado
Descubra o que são as certificações Green Belt e PMP e suas diferenças

O Green Belt é uma certificação relacionada à metodologia Seis Sigma, que se concentra na melhoria contínua de processos e na redução de desperdícios.

Já o PMP é a certificação oferecida pelo Project Management Institute (PMI) e é amplamente reconhecida como um padrão global para profissionais de gerenciamento de projetos.

O Green Belt e o PMP são as duas certificações mais reconhecidas e valorizadas no campo da gestão de projetos. Afinal, ambas oferecem habilidades e conhecimentos indispensáveis para impulsionar carreiras e promover o sucesso da organização.

No entanto, muitas pessoas ficam em dúvida sobre qual certificação obter. Sendo assim, é fundamental compreender as diferenças entre o Green Belt e o PMP para tomar uma decisão sobre qual caminho seguir.

Neste artigo, exploraremos as características das certificações Green Belt e PMP, utilizando técnicas de SEO para fornecer a você uma visão aprofundada e ajudá-lo a fazer a escolha certa para sua carreira.


Confira os tópicos que abordaremos:

  • O que é o Green Belt?
  • Como obter a certificação Green Belt em Lean Seis Sigma?
  • O que é o PMP?
  • Como obter a certificação PMP?
  • Qual é a diferença entre o Green Belt e PMP?
  • Quais são as semelhanças entre o Green Belt e PMP?

O que é o Green Belt?

O Green Belt é uma das certificações do Lean Seis Sigma. O profissional certificado como Green Belt domina os aspectos da metodologia DMAIC (definir, mensurar, analisar, incrementar e controlar).

Os Green Belts trabalham sob a orientação dos Black Belts, liderando projetos de melhoria de processos dentro da sua própria área de trabalho.

Eles analisam e resolvem os problemas relacionados à qualidade e, por isso, participam de projetos de melhoria.

Como obter a certificação Green Belt em Lean Seis Sigma?

A certificação Green Belt em Lean Seis Sigma não exige nenhum pré-requisito. Basta que você tenha o desejo de estudar e se aprofundar nessa metodologia.

Para que você consiga obter o certificado de Green Belt em Lean Seis Sigma, você deverá cumprir a carga horária necessária dos treinamentos e alcançar a média no projeto desenvolvido.

A Voitto é uma empresa especializada que fornece uma base sólida de conhecimento, juntamente com práticas e exercícios práticos para aplicar a metodologia Lean Seis Sigma em projetos reais.

Interessante, não?

O que é o PMP?

O PMP é a certificação mais importante para o gerenciamento de projetos e é oferecida pelo PMI (Project Management Institute). Além disso, é reconhecida e exigida por organizações no mundo todo.

A certificação PMP valida a competência do candidato para exercer o papel de gestor de projeto, liderando e dirigindo projetos e equipes.

Para isso, é necessário que o candidato tenha, no mínimo, quatro anos de um curso de bacharelado, três anos de experiência em gerenciamento de projetos e ao menos 4.500 horas em liderança e direção de empreendimentos.

Como obter a certificação PMP?

Para obter a certificação PMP, você precisará, como dito anteriormente, de um diploma de 4 anos, 3 anos de experiência em gerenciamento de projetos, concordar e aderir ao Código de Conduta Profissional e ser aprovado no Exame de Certificação PMP.

Entenda mais sobre essa certificação acompanhando o vídeo abaixo:

Qual é a diferença entre o Green Belt e PMP?

As diferenças entre o Green Belt e o PMP estão na sua aplicação.

Profissionais com certificação Seis Sigma são treinados para detectarem problemas usando análise estatística e, em seguida, implementar uma solução com base no "enxugamento" de processos para tornar os processos mais ágeis, fazendo com que atenda às necessidades do cliente.

Já o PMP funciona melhor quando uma equipe já entende as melhorias a serem implementadas no processo.

Assim, os gerentes de projeto, com as competências necessárias, aplicam os seus conhecimentos e ferramentas para implementar as mudanças e melhorias nos processos de forma ágil e eficiente.

Quais são as semelhanças entre o Green Belt e PMP?

As semelhanças entre o Green Belt e o PMP estão nas fases de execução e nas ferramentas, como é o caso Diagrama de Ishikawa, fluxogramas, Diagrama de Pareto, histogramas, entre outros.

As fases de execução são bem semelhantes, e você pode acompanhá-las a seguir:

Green Belt

  • Definição: entendimento do problema a ser solucionado;
  • Medição: reconhecimento e observação dos dados;
  • Análise: análise dos dados observados na etapa de medição;
  • Melhoria: propor, priorizar, testar e aplicar as soluções definidas;
  • Controle: monitoramento dos resultados obtidos depois da implantação das soluções.

PMP

  • Início: estudo de viabilidade do projeto, levando em consideração a demanda;
  • Planejamento: geração do EAP, do cronograma do projeto e dos recursos necessários;
  • Execução: garantia da qualidade da produção;
  • Monitoramento e Controle: antecipação e prevenção de possíveis erros no projeto;
  • Encerramento: entrega formal do projeto e lições aprendidas.

Como se certificar em Lean Seis Sigma?

Ficou interessado em melhorar processos, reduzir custos e impulsionar a eficiência da sua organização?

Então, se deseja se certificar na metodologia Lean Seis Sigma, descubra como traçar esse caminho com o nosso “Kit Guia para Certificação Especialista Seis Sigma”!

Neste guia você encontra um passo a passo sobre como garantir a sua certificação em LSS através das melhores dicas para se tornar um especialista!

Garanta o seu acesso gratuito clicando na imagem abaixo!

Kit Guia Certificação Especialista em Seis Sigma

Tatiana Prado

Tatiana Prado

Grad. em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui certificação em Produção de Conteúdo para Web, Revisão de Conteúdo para Web, Copywriting e Fundamentos de Growth Hacking. Trabalhou de 2018 a 2019 na Mais Consultoria Jr como Consultora e Gerente de Projetos, onde obteve experiências nas áreas Financeira, Estratégica e de Qualidade. Aprofundou seus conhecimentos sobre gestão de negócios realizando um intercâmbio em San Diego na Califórnia, onde cursou Business Management na Stafford House International. É especialista em Marketing de Conteúdo. Está sempre em busca de novos conhecimentos e desafios. Especialista na produção de conteúdo do Grupo Voitto.

Checklist para definição de projetos Lean Seis Sigma

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Checklist Para Definicao De Projetos Lean Seis Sigma

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.