Como desenvolver a inteligência competitiva
Exemplos de empresas aderentes a IC
Você consegue ver a semelhança entre essas empresas?
Benefícios da IC para o seu negócio

Como a inteligência competitiva atua dentro das empresas?

Aprenda mais sobre a inteligência competitiva e como você pode desenvolvê-la dentro da sua empresa para empreender e crescer com muito sucesso

Cindy Guerson
Por: Cindy Guerson
Como a inteligência competitiva atua dentro das empresas?

A inteligência competitiva é uma forma das empresas se situarem no mercado e saírem à frente de seus concorrentes. Ela, por sua vez, consiste na análise de dados e ações dos outros concorrentes para que você possa interpretar e conseguir manejar as suas estratégias frente a isso.

Para qualquer método de empreendedorismo, é fundamental uma equipe que possa trabalhar no desenvolvimento da inteligência competitiva.

Isso porque, além de valorizar a sua empresa, você pode criar projetos inovadores e colocar o seu negócio em primeiro lugar em todos os segmentos corporativos.

Visto isso, vamos apresentar alguns tópicos pelos quais você não pode deixar de saber ao ler esse artigo. Continue com a gente e aprenda mais sobre:

  • Como desenvolver a inteligência competitiva
  • Exemplos de empresas aderentes a IC
  • Benefícios da IC para o seu negócio

Vamos lá?

Como desenvolver a inteligência competitiva 

Para você desenvolver a inteligência competitiva (IC) é necessário uma ampla gestão do conhecimento. Dessa forma, usar a experiência do seu grupo para reunir informações e novas estratégias para colocar o seu negócio dentro do mercado é essencial.

O primeiro passo para você desenvolver a IC é entender que estar sujeito a mudanças é um grito de sobrevivência nomundo dos negócios.

Se o seu objetivo é ter sucesso, você precisa estar apto a manejar o seu projeto de acordo com as estatísticas.

A maior evidencia de que uma empresa trabalha com a inteligência competitiva é que se visto como necessário, ela é capaz de readaptar a sua rota para a melhoria dos resultados, e isso, basicamente, é visto como uma alta performance empresarial.

Se você tem consciência de como o mercado funciona, sabe os momentos certos e errados de dar ou não um passo, você está pronto para aplicar essa metodologia no seu empreendimento.

Um dos subsegmentos principais da inteligência competitiva é o uso da Análise Swot, essa por sua vez, tem como objetivo analisar os pontos fortes, fracos, as ameaças, e as principais oportunidades para sua empresa.

Essa ferramenta avalia o cenário atual da empresa diante do mercado e auxilia na tomada de decisões estratégicas.

Com ela, tanto uma grande corporação como uma pequena empresa podem melhorar seus rendimentos. A análise FOFA também reduz as chances de erro por meio do conhecimento de pontos fortes e fracos, que mostram as insuficiências e eliminam perigos inesperados.

Faça o download gratuito da nossa planilha de Análise Swot, clique no botão abaixo!

Clique aqui e faça o download!

Para você entender melhor como isso funciona, resolvemos trazer também alguns exemplos de marcas famosas que aderem a IC.

Essas por sua vez, tiveram que se adaptar e usar algumas estratégias para se inovar no mercado. 

Vem com a gente saber quais são elas!

Exemplos de empresas aderentes a IC

A inteligência competitiva atua dentro das empresas promovendo uma maior análise de recursos estratégicos para se usar.

Dessa forma, resolvemos trazer alguns exemplos de sucesso que com certeza você conhece, mas não tinha parado pra pensar sobre.

Continue lendo o artigo e veja mais sobre as pioneiras do uso da inteligência competitiva no mundo atual.

1. Pepsi


Pepsi



Um exemplo clássico de inteligência competitiva foi a estratégia da Pepsi em 2013.

Com a chegada do Halloween a empresa aderiu ao que a maioria da população dizia sobre a sua marca e criou uma propaganda no qual a sua lata de refrigerante se encontrava fantasiada da concorrente.

A estratégia de pegar algo do ambiente externo e transformar em uma vantagem competitiva trouxe muitos benefícios para a marca.

A propaganda repercutiu bastante e acabou dando mais visibilidade ao produto.

2. Blendtec


Blendtec






A Blendtec, por sua vez, é uma marca que vende liquidificadores, e para lançar o seu nome no mercado de forma sucinta, resolveu inovar colocando ao ar um teste do funcionamento dos seus liquidificadores.

Esse teste, que consistia em triturar celulares novos de alta tendência no mercado, viralizou no mundo inteiro.

Em um de seus vídeos mais famosos, a empresa conseguiu transformar um Iphone 5 e um Galaxy S3 em pó!

Dessa forma, a  estratégia de marketing usada foi eficaz e a empresa ficou mundialmente conhecida pela potência de seus produtos.

3. Boticário



Boticário





Umas das ideias que mais repercutiram positivamente na atualidade foi a criação da nova linha de cheiros da Boticário com o aroma do chiclete Bubbaloo.

O chiclete Bubbaloo é o pioneiro da infância de muitos brasileiros, famoso por sua essência única, despertou o interesse da Boticário que assim, se aproveitou  para inovar nas suas ideias e estar na frente do mercado de cosméticos.

A Boticário agiu implantando novos produtos com a temática do chiclete e atraiu milhares de pessoas, alavancando suas vendas e posições no mercado atual.

Você consegue ver a semelhança entre essas empresas?

Todos os três exemplos que mostramos acima aderem a inteligência competitiva como metodologia de planejamento estratégico. Além disso, são empresas com grande nome no mercado.

Para ter uma grande ideia capaz de inovar, é preciso que toda empresa tenha uma boa análise de dados para serem transformadas em informação, e influenciar assim, na criação de novos projetos e produtos.

Por trás de toda grande ideia, você pode ter certeza que houve uma equipe que teve que prezar pela tomada de decisão. O sucesso vem de pessoas que não tem medo de se arriscar.

Se você ainda tem dúvida sobre o quanto a inteligência competitiva pode ajudar a sua empresa, estude os exemplos que colocamos aqui e fique com a gente para compreender mais sobre todos os benefícios da inteligência competitiva.

Benefícios da IC para o seu negócio

A inteligência competitiva pode te ajudar em vários âmbitos, mas sem dúvidas, o seu principal benefício é colocar o seu projeto à frente dos seus concorrentes apenas usando uma boa tática de gestão.

Ser estratégico é uma habilidade que podemos aprender ao longo da vida, e uma vez que você aprende e começa a possuir o domínio da mesma, o caminho para ser um empreendedor de sucesso fica muito mais palpável.

Empresas citadas acima como a Pepsi, A Blendtec e a Boticário, tiveram que inovar os seus conceitos e arriscar para obter resultados a longo prazo.

Os maiores benefícios de aderir a IC para o seu negócio são:

  • Saber os pontos fracos e fortes da sua empresa;
  • Identificar novas oportunidades;
  • Reduzir gastos desnecessários;
  • Superar a concorrência.

Para ficar mais atento ao mercado e como ele funciona, prepare sua equipe corretamente e tenha a certeza de que o sucesso será apenas consequência!

Você sabe como e o que é necessário para fazer a Formulação de um Planejamento Estratégico?

A primeira competência que um empresário, empreendedor ou consultor deve possuir é a capacidade de pensar estrategicamente. Além de mitigar riscos e reduzir chances de insucesso, uma boa estratégia ajuda a definir objetivos e traduzi-los em ações para geração de resultados.

Pensando nisso criamos o curso de Formulação de um Planejamento Estratégico, em que você você irá aprender na prática a elaboração de um planejamento estratégico, além de como conduzir o processo de comunicação dessa estratégia para a equipe.

Com o curso de Formulação de um Planejamento Estratégico você também será capaz de analisar o ambiente empresarial a fim de antecipar as dificuldades futuras, definindo onde se quer chegar e o que fazer para chegar lá!

Se interessou? Então não perca a oportunidade e se inscreva agora no nosso curso de Formulação de um Planejamento Estratégico!

Formulação de um Planejamento Estratégico, garanta sua vaga!

Cindy Guerson

Cindy Guerson

Grad. em Psicologia pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e atual membro da Liga Acadêmica de Psicanálise e Patologia (LAPP). Especialista na área de Pesquisa e Desenvolvimento do grupo Voitto. Possui certificação em produção e interpretação de textos (UNINOVE), Recrutamento e Seleção (GUPY), copywriting, marketing digital e conteúdos para a web (VOITTO). Acredita que um bom desempenho pessoal depende da nossa percepção sobre o mundo.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Formulação De Um Planejamento Estratégico

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.