O que é uma Crença Limitante?
Os 4 principais tipos de crenças limitantes
Como as Crenças Limitantes podem nos afetar?
Elimine suas Crenças Limitantes
Exemplos de Crenças Limitantes
Aprimore suas habilidades comportamentais para o mercado de trabalho!

Veja o que é Crença Limitante e aprenda como seus tipos nos afetam!

É essencial saber o que é Crença Limitante e tomar atitudes assertivas para modificá-la! Afinal, pensamentos negativos têm um efeito direto na sua vida.

Natalyn Silva
Por: Natalyn Silva
Veja o que é Crença Limitante e aprenda como seus tipos nos afetam!

Crença Limitante é um pensamento ou opinião negativa que foi gerada em algum momento da sua vida e permanece como verdade por muito tempo, podendo se tornar um traço da sua personalidade.

Entender o que é uma Crença Limitante é essencial para que não nos deixemos intimidar por ideias que querem nos afastar das nossas metas.

Como assim?

Bom, quando nascemos, somos como uma folha em branco.

Mas ao longo da vida, crescemos e nos relacionamos com outras pessoas e nós escrevemos uma boa parte daquilo que somos. Tanto para o bem, quanto para o mal.

Por isso, podemos incluir a crença limitante nesse caminho. São essas opiniões que formamos em nossa trajetória de vida que permanecem no nosso subconsciente e podem nos impedir de ir adiante ou até de conquistar nossos sonhos.

Gostaria de saber mais sobre o assunto? Continue lendo este artigo e descubra como ela pode te afetar - até mesmo sem que você perceba.

  • O que é uma Crença Limitante?
  • Os 4 principais tipos de Crenças Limitantes;
  • Como as Crenças Limitantes podem nos afetar?
  • Elimine suas Crenças Limitantes;
  • Exemplos de Crenças Limitantes.

O que é uma Crença Limitante?

Crenças limitantes são, basicamente, opiniões e pensamentos que acreditamos que sejam verdades. Elas causam um efeito negativo nas pessoas, impedindo o crescimento profissional e pessoal.

Por conta disso, muitas vezes chegamos a desistir antes mesmo de tentar.

As crenças limitantes se caracterizam por terem cunho negativo, que nos leva a desacreditar da possibilidade de alcançar os nossos objetivos.

Para entendermos melhor sobre o assunto, precisamos antes entender o que é uma crença em si. Ela se trata de uma interpretação que você aceita como uma verdade absoluta, mesmo que não seja.

Por isso, quando ouvimos ou sentimos certas coisas que não fazem tanto sentido, ou não temos provas concretas sobre determinado assunto, podemos desenvolver as crenças limitantes.

As crenças limitantes são preocupantes quando passam a atrapalhar a vivência de uma pessoa. Além disso, como mencionamos, por aceitar a ideia como verdade é muito difícil modificá-la, especialmente se você já possui pensamentos negativos sobre si mesmo há muito tempo.

Por isso, é importante saber identificar quais são essas crenças limitantes e como elas estão atuando em sua vida. Dessa maneira, você poderá adotar novas atitudes que melhorem a situação e até mesmo procurar a ajuda de terapia, caso seja necessário.

Veja no vídeo a seguir um pouco mais sobre o assunto:

Os 4 principais tipos de crenças limitantes 

Iremos te explicar quais são os tipos de crenças limitantes.

Inclusive, você sabia que o número de pessoas que lidam com ela ao longo da vida é enorme?

Afinal, o número de pessoas que lidam com crenças limitantes ao longo de toda sua vida é enorme e isso influencia diretamente no seu dia a dia. Aqui vão alguns exemplos:

1. Hereditárias

São as crenças desenvolvidas no ambiente familiar em que crescemos. Muitas das vezes são aquelas frases que escutamos e ficam no nosso subconsciente.

Durante conflitos em família, podemos ouvir expressões que não são verdadeiras, como “você não faz nada direito”, "você é burro" e "se continuar assim ninguém vai gostar de você". Infelizmente, esses acontecimentos afetam nossas percepções e personalidade.

2. Sociais

Essa crença é adquirida fora de casa, são informações que vemos em jornais, amigos, nosso círculo de trabalho e propagandas. São crenças que estão atreladas a nossa cultura em sociedade.

Por exemplo, é muito comum acreditar que uma pessoa tímida tem a tendência a ir mal em processos seletivos por falar ser mais quieta. Como consequência, uma pessoa que apresenta estas características pode criar limitações sobre o assunto.

3. Pessoais

São crenças criadas pelas experiências que tivemos e como reagimos a elas. Podemos dizer que ela se adapta ao nosso comportamento e personalidade. Uma pessoa que não passa no vestibular, pode desenvolver uma crença limitante de que é incapaz.

Podemos citar o caso de alguém que foi abandonado pela família na infância, nesses casos é comum assumir uma crença limitante de que não consegue ser amado ou formar nenhum vínculo familiar.

4. Religiosas

Na maioria das religiões você encontrará diversos tipos de crenças e infelizmente algumas delas são limitantes. Você pode assumir certas ações como algo pecaminoso e isso pode te restringir em seus objetivos.

Por exemplo, existem religiões que consideram pecado se divorciar e, por isso, muitos fiéis permanecem em relacionamentos ruins por acreditar que seriam pessoas más caso se divorciassem.

Como as Crenças Limitantes podem nos afetar?

As crenças limitantes prejudicam todos os setores da nossa vida limitando nosso desempenho, a busca por conhecimento e uma boa qualidade de vida.

Elas fazem com que tenhamos um mal desempenho profissional, pode também acabar com relacionamentos e é prejudicial a nossa saúde.

Pode não parecer, mas essas afirmações, que acreditamos como uma única verdade, podem nos impedir de realizar nossos sonhos. Afinal, nós passamos a restringir nossa atuação no mundo e deixamos de aproveitar oportunidades incríveis.

Elas podem ser responsáveis, também, por doenças como ansiedade e depressão. Viu como elas podem ser maiores do que imaginamos? Por isso, é sempre importante tratá-las para poder superar e seguir em frente com suas metas.

Veja em como as crenças podem afetar as áreas da sua vida:

  • profissional: deixar de aplicar para um cargo, desistir de pedir uma promoção, evitar participar de projetos;
  • ambiente social: não ir numa festa por acreditar que ninguém gosta de você, não iniciar conversas com colegas, evitar amizades;
  • pessoal: deixar de tentar oportunidades por acreditar que os outros são melhores, fugir de compromissos por medo;

Você se identificou com alguma dessas questões? No tópico a seguir ensinamos algumas técnicas para evitar as crenças limitantes:

Elimine suas Crenças Limitantes

Sabemos que não é tão simples eliminarmos algo que pode estar enraizado entre a gente, mas para que possamos superar de vez as crenças limitantes, devemos tomar algumas atitudes sobre isso. Sendo elas:

  • 1. Identifique e liste: é importante saber quais são as suas crenças limitantes sobre sua vida pessoal, profissional e financeira;
  • 2. Oportunidades perdidas: perceba o que você pode ter perdido durante sua vida por conta dessas crenças;
  • 3. Duvide de suas crenças: tente identificar o porquê elas não são verdadeiras;
  • 4. Fiscalize seus pensamentos: quando você identificar alguma crença limitante, dê o seu máximo para repensar o que você colocou em sua cabeça como verdade. Se for preciso, pergunte a um amigo o que ele acha.

Em todo o caso, é preferível exercitar bem sua mente solucionando todas as situações da sua auto análise. Esse processo é muito poderoso quando praticado com emoções próximas do real.

Outra dica bem importante é procurar mudar seus hábitos, essas crenças estão diretamente ligadas com aquilo que vivenciamos todos os dias, por isso mudar pode te fazer bem.

Caso você tenha feito esses passos e ainda sinta certa dificuldade, uma boa opção é procurar ajuda profissional. Uma boa terapia pode ajudar na mudança de crenças, especialmente na abordagem conhecida como TCC (Terapia Cognitivo Comportamental).

A TCC busca solucionar os problemas do paciente por meio da mudança de pensamentos, que costumam estar distorcidos da realidade.

Exemplos de Crenças Limitantes

Você ainda não sabe identificar crenças limitantes? Separamos algumas frases de exemplo a seguir:

  • “Não tenho dinheiro para nada”;
  • “Não tenho tempo para nada”;
  • “Não sou bom o suficiente”;
  • “Não sei tudo o que preciso”;
  • “Não consigo aprender isso”;
  • “Não consigo me organizar”;
  • “Eu não mereço sucesso ou coisas boas”;
  • “Não sei como resolver esse problema”;
  • “Eu não posso / não consigo / não sei fazer isso”;
  • “Nunca vou conseguir”; 
  • “Todo mundo é melhor que eu”;
  • “Nunca vão gostar de mim”;
  • “Sou muito tímido/a para isso”;
  • “Sou um lixo, sou burro”.

Se identificou com esses exemplos? Eles se tornam verdade, mesmo que não seja a nossa vontade.

Aprimore suas habilidades comportamentais para o mercado de trabalho!

As soft skills se tornaram mais importantes que as hard skills nos últimos anos.

Não vamos negar que é importante ter conhecimentos técnicos, mas quem possui comportamentos alinhados com a cultura de uma empresa tem mais chances de se destacar nos processos seletivos.

[Vídeo] Webserie Soft Skills

Natalyn Silva

Natalyn Silva

Graduanda em Engenharia Ambiental, pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI. Consultora na empresa UNIFEI jr, de projetos e consultoria e também participa como assessora social no Centro Acadêmico de Engenharia Ambiental – CAEA. Atuou também como estagiaria na parte de Tecnologia da Informação, em 2019, também na Universidade Federal de Itajubá. Atualmente, estagiaria de Otimizações do blog no Grupo Voitto.

Os principais vieses cognitivos presentes em nossa vida e como supera-los

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Os Principais Vieses Cognitivos Presentes Em Nossa Vida E Como Supera Los

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.