O que é a Ferramenta 5G?
Como a Metodologia 5G Funciona?
Qual a Importância da Ferramenta 5G para Melhorias de Processos?
Como Alavancar Minha Carreira Através de Ferramentas da Metodologia WCM?

Conheça a Ferramenta 5G e a sua Importância na Melhoria Contínua.

Veja os significados do Gemba, Gembutsu, Genjitsu, Genri e Gensoku da ferramenta 5G e entenda a sua importância para a investigação de problemas, rumo à melhoria de processos.

Gabriel Rossetti
Por: Gabriel Rossetti
Conheça a Ferramenta 5G e a sua Importância na Melhoria Contínua.

Quanto mais simples os métodos para solucionar problemas e gerar resultados positivos em uma empresa, mais você poderá se destacar e abrir oportunidades de crescimento profissional. A ferramenta 5G é uma ótima oportunidade para você começar.

Para sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas se esforçam diariamente para gerar melhores resultados e proporcionar vantagens competitivas.

Diante disso, é possível encontrar muitas ferramentas que são desenvolvidas para garantir a melhoria contínua e, principalmente, tornar as empresas mais lucrativas. A metodologia WCM garante que as perdas sejam eliminadas e as empresas alcancem resultados a nível mundial através dessas ferramentas, sendo a ferramenta 5G uma delas.

Quer entender como a ferramenta 5G funciona e qual a sua importância para analisar os problemas de maneira simples e eficaz?

Esse artigo contém tudo o que você precisa, aqui você entenderá os seguintes pontos:

  • O que é a Ferramenta 5G?
  • Como a Metodologia 5G Funciona ?
  • Qual a Importância da Ferramenta 5G para Melhoria dos Processos?
  • Como Alavancar Minha Carreira Através de Ferramentas da Metodologia WCM?

O que é a Ferramenta 5G?

O 5G é uma ferramenta simples de investigação de problemas que se fundamenta em 5 passos para analisar os processos e validar se os mesmos estão padronizados e acontecendo da melhor maneira possível. Esta ferramenta decorre do serve para analisar fenômenos de desperdícios e perdas, como defeitos, anormalidades no funcionamento, panes, danos e irregularidades.

O objetivo da aplicação dos 5G éo cumprimento das normas. Para que essas normas sejam consideradas adequadas, é necessário ir até o posto de trabalho e analisar como os processos estão de fato acontecendo. Em seguida, se faz uma análise crítica para estabelecer quais tarefas são mais adequadas e eficazes nos processos daquele sistema produtivo.

Essa ferramenta é apenas uma de tantas que são utilizadas na aplicação dos pilares técnicos e gerenciais do World Class Manufacturing. Em vista do WCM se tratar de uma metodologia de origem japonesa, muitas ferramentas que são utilizadas em sua implementação também tiveram a mesma origem, o que explica os nomes de cada passo, que são conhecidos por Gemba, Gembutsu Genjitsu, Genri e Gensoku.

Dica de Ouro!

Lidar com os problemas que surgem em uma empresa muitas vezes não é uma tarefa fácil, e por isso, fazer uso de algumas ferramentas é essencial para facilitar e otimizar esse processo.

Visto isso, nós criamos o Ebook As 7 Ferramentas do WCM para Solução de Problemas para que você aprenda a solucionar problemas utilizando 7 ferramentas aplicáveis nos 11 pilares do World Class Manufacturing, a metodologia que virou pré-requisito para profissionais da indústria 4.0. Aproveite e baixe agora mesmo!

Baixe e entenda sobre as 7 ferramentas do WCM!

Como a Metodologia 5G Funciona?

Para as empresas que buscam alcançar onível de classe mundial da manufatura, é necessário tomar decisões baseadas em dados e fatos que são vistos com os próprios olhos e não considerar os achismos, principalmente quando apenas se ouve falar.

Portanto, a aplicação desse método garante que os tomadores de decisão vão até o problema.

Para entender como isso funciona, confira os principais componentes dessa metodologia:

Gemba

O nome Gembasignifica “lugar real”, em tradução literal, e é classificado como o primeiro passo da ferramenta, que serve para orientar os gestores a entender a necessidadede irem até o chão de fábrica e acompanhar os processos que estão sendo executados.

Geralmente, as irregularidades do chão de fábrica são passadas através de declarações técnicas dos operadores aos cargos de liderança. Em seguida, são tomadas medidas para solucionar de forma independente e conferir a causa das anomalias.

Você provavelmente já brincou de “telefone sem fio” e percebeu o quanto uma palavra ou frase pode sofrer alterações conforme passa de uma pessoa para a outra. No contexto empresarial isso também é comum, um operador pode alterar a maneira como descreve do problema por medo ou até mesmo por sua visão de processo.

Para que não ocorra essas falhas na comunicação e evitar plano de ações errôneas, é importante que o gestor vá até o local.

De maneira indireta, o simples fato dele ir até lá para resolver o problema incentiva os operadores a querer resolver e trás um impacto muito positivo para a organização que vai além da melhoria do processo em si.

Gembutsu

O segundo princípio se conecta muito com o primeiro e significa “coisa real”, a ideia aqui é que o gestor tenha uma observação in loco dos postos de trabalho e consiga enxergar os problemas com os próprios olhos, tocar com as próprias mãos, sem ter que ficar esperando por atualizações em seu escritório.

De nada adianta ir até o local e não observar os processos. Alguns tomadores de decisão têm um mindsetde que basta passar para dar uma olhada apenas para dizer que passou e se satisfazem com essa atitude.

Para que todas as pessoas busquem a melhoria contínua é necessário que a liderança esteja engajada com os princípios da ferramenta 5G e demonstrem que estão ali para resolver o problema e não apenas para reportar atividades executadas no seu checklist.

Quando o gestor busca entender todo o processo observando e sendo participativo, ele também  inspira os operadores e demais áreas. Consequentemente, essa atitude engaja os colaboradores.

Embora a aplicação dos 2G’s proporcione muitos benefícios, não é o suficiente para alcançar os resultados, é necessário ser participativo de maneira inteligente. Portanto, vamos entender qual o próximo passo.

Genjitsu

Esse termo significafatosfatos”e diz respeito ao entendimento da realidade, sugerindo que se tenham dados quantitativos de todos os acontecimentos e processos para que tenha um embasamento para criar os planos de ação.

Participar de forma inteligente, neste caso, se refere a coletar dadosantes de tomar qualquer decisão, isso reduz os riscos e desperdícios. Ao tomar uma decisão sem se fundamentar nos dados coletados, suas chances de cometer um erro aumentam e então você terá um retrabalho.

Na busca em se tornar classe mundial, retrabalhos não são tolerados e a ideia é eliminar qualquer que seja as perdas, portanto, definir indicadores para quantificar as perdas facilita o gestor a entender a dimensão daquele problema e evita tomar uma ação que não atue na causa dessa anomalia.

O Gemba, Gembutsu e Genjitsu são conhecidos também como 3G e aplicado em diversas situações empresariais. Mas, para garantir uma cultura de excelência e zero perdas, vamos conhecer os dois últimos princípios da ferramenta 5G que são muito importantes para concluir o ciclo de investigação.

Genri

Antes de partir para a resolução de um problema encontrado, é necessário ter uma fundamentação de como todos aqueles processos são operados, quais as melhores maneiras de manusear os equipamentos, quais as condições dos processos e também as suas variáveis. O quarto G da ferramenta se refere ao entendimento teórico de todas as operações e em se fundamentar em evidências.

Mesmo com todos os dados do problema em mãos, você precisa fazer uma análise dos dadose transformá- los em informações relevantes. Para que esse processo ocorra de maneira mais fácil e eficaz, é necessário que você estude alguns conceitos, a fim de cruzar com os dados que você coletou.

Mas quais são esses conceitos? Estudar, por exemplo, os procedimentos padrão daquele processo pode te ajudar a comparar, com seus dados, o motivo da falha. Supondo que a causa seja os operadores não estarem seguindo o procedimento, você perceberá mais facilmente se souber quais são os procedimentos.

Outro exemplo comum é estudar o manual dos equipamentos, para que você possa entender se os problemas estão sendo causados por não ter seguido recomendações que constavam no manual.

Portanto, busque se fundamentar na teoria para comparar com os dados do funcionamento na prática. Ao encontrar o problema, vamos para o último princípio, o Gensoku.

Gensoku

O último passo significa “seguir o padrão operacional”. É comum que os problemas não sejam encontrados em equipamentos, mas sim na padronização das atividades que estão sendo executadas, portanto, esse princípio direciona conhecer os procedimentos padrões que direcionam as ações do operador. A partir do seu conhecimento, é validado se são essas ações que estão levando as falhas.

Ao supormos que o problema está na operação do funcionário, é importante que o líder não enxergue isso como um erro favorável à punição. No primeiro momento, ele deve buscar entender o por que o operador não está agindo conforme a orientação.

Acontece que nem tudo que é executado ocorre da forma como planejamos, e no dia a dia do funcionário aquela atividade pode causar desconforto, esquecimento ou ele encontra uma nova forma de fazer a mesma coisa.

Essa etapa é importante para que o gestor saiba o motivo pelo qual o funcionário não está seguindo o procedimento e a partir da descoberta, busque uma forma de ajudá-lo a aperfeiçoar suas atividades para eliminar a falha.

Um exemplo comum de orientação que apresenta melhorias é a de visualização, você torna aqueles processos complexos mais visuais, evitando que ocorra falhas. O nome dado a essas melhorias para ajudar a eliminar falhas é Poka Yoke.

Por fim, basta reestabelecer o procedimento e continuar trabalhando para que essa falha não volte a acontecer mais.

Qual a Importância da Ferramenta 5G para Melhorias de Processos?

Você deve ter percebido que entre as ferramentas utilizadas no WCM, a ferramenta 5G é bastante simples, mas de extrema importância para encontrar as falhas e também para se reduzir as perdas dos processos.

Os benefícios que a aplicação desse método garante para a organização atinge níveis mais estratégicos do que simplesmente a redução de perdas, ela causa uma mudança no mindset e facilita a todas as pessoas envolvidas a aplicação de outras ferramentas. São benefícios que nem sempre são mensurados, mas são importantes para se aplicar a ferramenta.

Resolução de Problema

Portanto, resumidamente, quando há um problema, cada parte da metodologia é voltada para resolver, orientar e aprimorar a sequência de atividades:

Gemba: É referente ao local real onde o problema ocorre, proporcionando uma compreensão aprofundada do contexto;

Gembutsu: Análise minuciosa dos materiais relacionados ao problema, permitindo uma avaliação completa dos componentes envolvidos;

Genjitsu: Referente à elaboração de uma descrição precisa e quantificada do problema, proporcionando uma visão clara;

Genri: Identificação dos princípios mecânicos e físicos que governam a operação. Compreender esses princípios é crucial para desenvolver soluções sólidas junto com a base teórica subjacente;

Gensoku: Envolve a padronização da operação, estabelecendo diretrizes e procedimentos uniformes para garantir consistência e eficiência ao lidar com outros demais problemas.

Envolvimento dos Gestores

Primeiramente, a ferramenta 5G apresenta a importância do envolvimento dos líderes ou gestores na compreensão de todos os processos que são executados no chão de fábrica da empresa, de forma ativa para que possam analisar e entender o que está acontecendo na realidade.

Esse engajamento causa um efeito de onda e motiva os trabalhadores a dar o melhor de si para resolver os problemas e alcançar suas metas.

Teoria e Prática

A ferramenta 5G garante que se tenham fundamentos teóricos dos processos e então facilita o senso crítico no momento de comparar o que está ocorrendo na prática. Se as atividades estão acontecendo diferentemente do que a teoria direciona, é importante para o gestor entender o motivo dessa diferença e então saber se faz sentido ou não.

Ao estudar a teoria, tanto os gestores como os colaboradores se tornam mais especialistas nos processos e garante o desenvolvimento das pessoas, um princípio muito valorizado na metodologia WCM.

Como Alavancar Minha Carreira Através de Ferramentas da Metodologia WCM?

Além da ferramenta 5G, a metodologia WCM conta com muitas outras que podem te ajudar a resolver problemas dentro de uma organização.

O 5G é uma ferramenta simples, utilizada na fase de planejamento e que poderá te beneficiar a investigar problemas e mostrar suas habilidades na busca pela melhoria contínua.

O WCM é uma metodologia crucial para você se tornar um competidor de classe mundial. Logo, você deve investir em otimizar ao máximo os seus processos produtivos com uma mentalidade de zero desperdício.

Para te ajudar nisso, a Voitto criou o curso de Fundamentos de World Class Manufacturing. Com ele, você irá aprender uma visão geral dos pilares, fundamentos e métodos de otimização como o ECRS, tornando-se apto a utilizar as fundações do sistema como base para a implementação de qualquer projeto e muito mais!

Então, que tal evoluir sua mentalidade produtiva e gerencial e ainda conhecer a plataforma da Voitto? É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Clique na imagem abaixo e se inscreva no curso Fundamentos de World Class Manufacturing

curso fundamentos em World Class Manufacturing

Gabriel Rossetti

Gabriel Rossetti

Graduando em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Diretor voluntário no Programa Futuro Cientista, levando incentivo à pesquisa científica crianças e jovens. Bolsista de projeto de extensão por 6 meses, desenvolvendo palestras e workshops sobre fontes de energias renováveis e resíduos sólidos. No Movimento Empresa Júnior, assumiu posições de liderança como Diretor Comercial da Líder Jr. e Gerência de projetos. Estagiou em três empresas, dentre elas, a Mind Consulting em que se responsabilizou pela inteligência de mercado, prospecção e gestão de projetos. Estagiário na ACE Startups em que elaborou e publicou o ACE Innovation Survey. Certificado em White Belt Lean Seis Sigma e metodologia SCRUM. Especialista em conteúdo no Grupo Voitto na área de P&D.

O que é e como funciona o Lean Seis Sigma?

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

O Que é E Como Funciona O Lean Seis Sigma?

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.