Entenda melhor o que é gestão organizacional
Gestão organizacional: funções
Como aplicar a gestão organizacional

O que é gestão organizacional, quais são suas funções e como aplicá-la?

Entenda agora de uma vez por todas o que é gestão organizacional, conheça suas funções e aprenda como aplicá-las na sua empresa. Saiba mais!

Parceiro
Por: Parceiro
O que é gestão organizacional, quais são suas funções e como aplicá-la?

Gestão organizacional é uma prática que visa administrar processos de uma organização. Ela tem como foco planejar, dirigir e controlar todos os recursos da empresa: físicos, financeiros e humanos, de modo que tais ações produzam resultados positivos, atingindo metas pré-estabelecidas pela organização.

A gestão organizacional é uma função chave, pois ela influencia em todo o funcionamento de uma empresa, portanto, deve ser feita de maneira efetiva para que a corporação consiga garantir alta performance para atingir seus objetivos e metas e ganhar reconhecimento em seu nicho, tanto a nível nacional como internacional.

A partir deste artigo, você irá conferir mais acerca da gestão organizacional, mais especificamente o que é, funções e, ainda, práticas de como você pode aplicá-la na sua instituição para melhorar seus resultados.

Entenda melhor o que é gestão organizacional

O termo “gestão” está conectado à ideia de gerenciar ou administrar algo, estando relacionado à responsabilidade e produtividade de um alguém em assumir uma tarefa para a realização de algo; podendo ser coordenar recursos humanos, físicos/materiais e financeiros para a execução de tarefas.

Já a palavra “organização” se refere uma instituição que combina esforços humanos com recursos materiais, tecnológicos, administrativos e financeiros com o objetivo de realizar propósitos em comum.

As organizações podem ser caracterizadas em dois grandes grupos, as de natureza econômica ou social.


●     Natureza econômica: são organizações que têm como objetivo principal gerar lucro.

●     Natureza social: são negócios voltados para ações sociais, sem finalidade lucrativa.


A gestão organizacional, então, é o planejamento de práticas que colaboram para o total desempenho do sistema organizacional. Em outras palavras, a gestão organizacional pode ser caracterizada como a administração de um negócio, empresa ou organização, para que metas e objetivos sejam alcançados.

Gestão organizacional: funções

A gestão organizacional pode ser dividida em 4 principais funções: a de planejar, a de organizar, a de dirigir e a de controlar. Confira, agora, sobre cada uma delas.


Planejar


Uma das funções que a gestão organizacional requer é com relação a planejamento estratégico, que é estipular objetivos da empresa e meios para alcançá-los. Essa decisão é pautada em fatores internos e externos.

Essa parte da gestão organizacional não é exclusiva ao administrador, diversos fatores devem ser considerados, em uma empresa moderna, por exemplo, são consideradas as perspectivas dos colaboradores, visto que eles estão diretamente conectados com os clientes e conhecem melhor as necessidades que eles dispõem.

Organizar


Para colocar em prática o que foi planejado é preciso dispor de organização; estruturar os recursos da empresa. Então essa também é uma característica que o responsável por fazer a gestão organizacional deve executar.

Para que essa função seja colocada em prática, a pessoa responsável deve ter uma excelente capacidade de organização, isso em termos individual e coletiva, bem como perspectiva sistêmica e entendimento quanto aos processos produtivos da empresa.


Dirigir


Dirigir também pode ser compreendido como liderar, ou seja, gerir o capital humano da empresa para que os resultados objetivados sejam conquistados. Mas esta função não corresponde somente a distribuir tarefas, mas de motivar e influenciar os colaboradores da empresa de forma positiva.

Liderar, portanto, é mais do que dispor de habilidades e competências, é ter a capacidade de perceber às emoções dos outros e comunicar as suas.


Controlar


Todas as tarefas realizadas anteriormente (planejamento, organização e liderança) devem ser acompanhadas para que o resultado seja de fato atingido, pois o desenvolvimento delas não necessariamente significa que isso acontecerá, pois há diversos fatores externos e internos que podem influenciar no processo.

Por isso, é fundamental dispor de maneiras para acompanhar e controlar as etapas, como criar padrões de desempenho, medir desempenho atual, comparar o desempenho padrão com o atual e definir possíveis ações corretivas para redefinir rotas e chegar no caminho uma vez traçado inicialmente.

Mas tanto o controle quanto a decisão dos próximos passos não devem ser considerados somente a partir de uma avaliação de números, a capacidade de observação e interpretação do cenário como um todo é essencial, analisando o clima organizacional e o mundo.

Como aplicar a gestão organizacional

A gestão organizacional está acontecendo mesmo que você não tenha os processos muito bem definidos, se quer passar a desenvolver ela de maneira estratégica, há algumas práticas que você pode se atentar para que a gestão da sua organização seja feita de forma efetiva e, consequentemente, você disponha dos resultados que procura para sua organização.


Estabelecer prioridades


Tarefas que sejam importantes e urgentes devem ser o foco de uma instituição, o mesmo deve ser levado em consideração com relação aos objetivos, métricas que devem ser analisadas e treinamentos dos colaboradores. Não adianta querer abraçar o mundo, porque ao diminuir seu foco, as chances de erros passam a ser maiores.

Uma ferramenta que pode auxiliar nesse processo é a Matriz de Eisenhower, que tem te ajuda a dividir as tarefas em quatro espaços, com dois eixos, um de importância e outro de urgência.


Atenção no planejamento estratégico


O plano de ação facilita na tomada de decisão, organiza as práticas da empresa e auxilia na medição de resultados, sendo uma ação importante para a empresa.

Mas para que cumpra com o seu papel, ele deve ser revisado periodicamente, porque as ações da empresa devem estar relacionadas ao cenário empresarial e mundial.


Alinhar a comunicação interna


O capital humano de uma empresa é o maior investimento que ela dispõe, e para que ele consiga desenvolver todo o seu potencial, os colaboradores devem estar com a comunicação alinhada, tanto com os demais profissionais como com os gestores.

Portanto a comunicação deve ser um dos pilares para uma boa gestão comportamental e organizacional, pois é através dela que o colaborador entende quais são os objetivos da empresa e como pode contribuir para que eles sejam efetivados.

Que tal utilizar uma metodologia ágil para melhorar seus projetos?

Confira o eBook que nós do grupo Voitto disponibilizamos para você: SCRUM para gestão ágil de projetos!

Clique no banner e baixe agora:

[eBook] Scrum para Gestão ágil de projetos

Você sabia que toda semana há diversos conteúdos novos no blog da Ludos Pro? Se você gostou deste artigo e quer ficar por dentro quando eles forem publicados, acompanhe a Ludos no Facebook, os avisos são sempre feitos por lá.


Texto do Facebook:


A gestão organizacional é uma função chave, pois ela influencia em todo o funcionamento de uma empresa, portanto, deve ser feita de maneira efetiva. Está em busca de dicas de como fazer? Confira nosso novo artigo.

planilha ferramentas de gestão

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Ferramentas De Gestão

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.