Gestão organizacional é uma prática que visa administrar processos de uma organização. Ela tem como foco planejar, dirigir e controlar todos os recursos da empresa: físicos, financeiros e humanos, de modo que tais ações produzam resultados positivos, atingindo metas pré-estabelecidas pela organização.
A gestão organizacional é uma função chave, pois ela influencia em todo o funcionamento de uma empresa, portanto, deve ser feita de maneira efetiva para que a corporação consiga garantir alta performance para atingir seus objetivos e metas e ganhar reconhecimento em seu nicho, tanto a nível nacional como internacional.
A partir deste artigo, você irá conferir mais acerca da gestão organizacional, mais especificamente o que é, funções e, ainda, práticas de como você pode aplicá-la na sua instituição para melhorar seus resultados.
O termo “gestão” está conectado à ideia de gerenciar ou administrar algo, estando relacionado à responsabilidade e produtividade de um alguém em assumir uma tarefa para a realização de algo; podendo ser coordenar recursos humanos, físicos/materiais e financeiros para a execução de tarefas.
Já a palavra “organização” se refere uma instituição que combina esforços humanos com recursos materiais, tecnológicos, administrativos e financeiros com o objetivo de realizar propósitos em comum.
As organizações podem ser caracterizadas em dois grandes grupos, as de natureza econômica ou social.
● Natureza econômica: são organizações que têm como objetivo principal gerar lucro.
● Natureza social: são negócios voltados para ações sociais, sem finalidade lucrativa.
A gestão organizacional, então, é o planejamento de práticas que colaboram para o total desempenho do sistema organizacional. Em outras palavras, a gestão organizacional pode ser caracterizada como a administração de um negócio, empresa ou organização, para que metas e objetivos sejam alcançados.
A gestão organizacional pode ser dividida em 4 principais funções: a de planejar, a de organizar, a de dirigir e a de controlar. Confira, agora, sobre cada uma delas.
Planejar
Uma das funções que a gestão organizacional requer é com relação a planejamento estratégico, que é estipular objetivos da empresa e meios para alcançá-los. Essa decisão é pautada em fatores internos e externos.
Essa parte da gestão organizacional não é exclusiva ao administrador, diversos fatores devem ser considerados, em uma empresa moderna, por exemplo, são consideradas as perspectivas dos colaboradores, visto que eles estão diretamente conectados com os clientes e conhecem melhor as necessidades que eles dispõem.
Organizar
Para colocar em prática o que foi planejado é preciso dispor de organização; estruturar os recursos da empresa. Então essa também é uma característica que o responsável por fazer a gestão organizacional deve executar.
Para que essa função seja colocada em prática, a pessoa responsável deve ter uma excelente capacidade de organização, isso em termos individual e coletiva, bem como perspectiva sistêmica e entendimento quanto aos processos produtivos da empresa.
Dirigir
Dirigir também pode ser compreendido como liderar, ou seja, gerir o capital humano da empresa para que os resultados objetivados sejam conquistados. Mas esta função não corresponde somente a distribuir tarefas, mas de motivar e influenciar os colaboradores da empresa de forma positiva.
Liderar, portanto, é mais do que dispor de habilidades e competências, é ter a capacidade de perceber às emoções dos outros e comunicar as suas.
Controlar
Todas as tarefas realizadas anteriormente (planejamento, organização e liderança) devem ser acompanhadas para que o resultado seja de fato atingido, pois o desenvolvimento delas não necessariamente significa que isso acontecerá, pois há diversos fatores externos e internos que podem influenciar no processo.
Por isso, é fundamental dispor de maneiras para acompanhar e controlar as etapas, como criar padrões de desempenho, medir desempenho atual, comparar o desempenho padrão com o atual e definir possíveis ações corretivas para redefinir rotas e chegar no caminho uma vez traçado inicialmente.
Mas tanto o controle quanto a decisão dos próximos passos não devem ser considerados somente a partir de uma avaliação de números, a capacidade de observação e interpretação do cenário como um todo é essencial, analisando o clima organizacional e o mundo.
A gestão organizacional está acontecendo mesmo que você não tenha os processos muito bem definidos, se quer passar a desenvolver ela de maneira estratégica, há algumas práticas que você pode se atentar para que a gestão da sua organização seja feita de forma efetiva e, consequentemente, você disponha dos resultados que procura para sua organização.
Estabelecer prioridades
Tarefas que sejam importantes e urgentes devem ser o foco de uma instituição, o mesmo deve ser levado em consideração com relação aos objetivos, métricas que devem ser analisadas e treinamentos dos colaboradores. Não adianta querer abraçar o mundo, porque ao diminuir seu foco, as chances de erros passam a ser maiores.
Uma ferramenta que pode auxiliar nesse processo é a Matriz de Eisenhower, que tem te ajuda a dividir as tarefas em quatro espaços, com dois eixos, um de importância e outro de urgência.
Atenção no planejamento estratégico
O plano de ação facilita na tomada de decisão, organiza as práticas da empresa e auxilia na medição de resultados, sendo uma ação importante para a empresa.
Mas para que cumpra com o seu papel, ele deve ser revisado periodicamente, porque as ações da empresa devem estar relacionadas ao cenário empresarial e mundial.
Alinhar a comunicação interna
O capital humano de uma empresa é o maior investimento que ela dispõe, e para que ele consiga desenvolver todo o seu potencial, os colaboradores devem estar com a comunicação alinhada, tanto com os demais profissionais como com os gestores.
Portanto a comunicação deve ser um dos pilares para uma boa gestão comportamental e organizacional, pois é através dela que o colaborador entende quais são os objetivos da empresa e como pode contribuir para que eles sejam efetivados.
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