O que é a Matriz QA?
Quais os benefícios da Matriz QA?
O que é a Matriz QM e qual a sua relação com a Matriz QA?
Como implementar a matriz QA?
E aí, preparado para garantir a qualidade de qualquer produto?
Se você chegou até aqui, eu tenho algo para te falar...

Aprenda sobre a Matriz QA e garanta a qualidade dos processos produtivos

Descubra como a Matriz QA e QM podem te auxiliar na implementação de um controle de qualidade dentro das organizações com processos mais eficientes e livre de defeitos.

Gabriel Rossetti
Por: Gabriel Rossetti
Aprenda sobre a Matriz QA e garanta a qualidade dos processos produtivos

O que faz com que você se sinta confortável em comprar um produto da mesma empresa? Independente da sua resposta, tenho certeza que a qualidade desse produto, ou até mesmo serviço, está entre um dos critérios mais importante.

No entanto, a qualidade não é o único parâmetro para conquistar um cliente, ela deixou de ser um diferencial e se tornou uma premissa, todos esperam por um produto ou serviço de qualidade. Portanto, é de extrema importância que as empresas tenham um alto padrão de qualidade, e a Matriz QA é primeiro passo para garantir isso.

Os clientes estão muito mais exigentes! Uma pesquisa realizada pela Salesforce mostrou que 80% dos consumidores consideram a experiência que as empresas oferecem a eles tão importante quanto a qualidade dos produtos e serviços.

Mas, para que a organização consiga gerar esforços na experiência do cliente, é necessário algumas etapas anteriores, como garantir processos muito bem estruturados, com prevenção de falhase desperdícios.

Para se destacar dos demais concorrentes, as empresas precisam atuar de maneira mais eficaz na melhoria contínua, e ao implementar a matriz QA nos processos, é garantido uma redução significativa nos números de defeitos, oferecendo uma maior qualidade ao produto e satisfação dos clientes.

Confira o que você aprenderá neste artigo:

  • O que é a Matriz QA?
  • Benefícios da Matriz QA;
  • O que é a Matriz QM e qual a sua relação com a Matriz QA?
  • Como implementar a Matriz QA?

O que é a Matriz QA?

A Matriz QA, ou matriz de Qualidade Assegurada, é uma ferramenta responsável por relacionar parâmetros de qualidade com as etapas da produção. Seu principal objetivo é identificar a influência dos equipamentos nos defeitos de qualidade, e pode ser utilizada para iniciar a implementação da cultura do defeito zero dentro da organização.

Passos de implementação dos pilares do WCM


Sabe quando você está cheio de ideias de como organizar a sua vida, mas não sabe por onde começar?

Na indústria esse processo também é desafiador, até porque se você decidir começar pela operação certa, a melhoria dessa operação pode impactar na melhoria de outras diretamente. Mas vale ressaltar que o contrário também pode acontecer.

Ao estabelecer os princípios da melhoria contínua, você encontra muitas oportunidades em melhorar os processos, e a Matriz QA serve para te ajudar a identificar os pontos críticos e, assim, priorizar suas estratégias de combate as perdas e desperdícios nas operações.

A matriz serve como uma etapa inicial na implementação do pilar de controle de qualidade dentro de uma organização, através do mapeamento de cada processo da linha de produção e definição dos parâmetros de qualidade.

Ao concluir a aplicação da matriz QA, a etapa seguinte é o desenvolvimento dos planos de ação, através da Matriz QM.

Não sabe o que é a Matriz QM? Fique calmo, eu vou te explicar o que é a Matriz QM mais para frente, antes, vamos entender os benefícios que a Matriz QA pode trazer.

Quais os benefícios da Matriz QA?

A Matriz QA é considerada a principal ferramenta do pilar técnico Controle de Qualidade da metodologia WCM, pois através dela é possível:

1. Priorizar os eventos de anormalidades do processo;

2. Identificar quais são os processos críticos em relação a qualidade;

3. Correlacionar as anomalias que aparecem no produto e as etapas do processo que os problemas são causados;

4. Analisar a anomalia em 4M detalhada em nível de operação;

5. Desenvolver gráfico dos problemas por 4M + Projeto;

6. Estratificar os problemas por Processo Produtivo, Fornecedor e Projeto.

Embora seja uma ferramenta que apresente diversas vantagens, para que a empresa garanta o sucesso em seus resultados, é necessário um passo seguinte, que é a Matriz QM.

Quer aprender a usar ferramentas que irão te ajudar a definir, mensurar, analisar e propor soluções aos problemas que interferem no desempenho dos processos organizacionais de sua empresa?

Então acesse o nosso eBook "As principais ferramentas do Lean Seis Sigma"!Com ele você entenderá o conceito de Seis Sigma, bem como um compilado com as principais ferramentas utilizadas por Belts na aplicação de cada etapa do método DMAIC.

Além de se obter a definição de cada uma dessas ferramentas, para que elas servem, e como utilizar, nesse Ebook você encontra, também, dicas de aplicação utilizando o software Minitab.

Então não perca tempo e baixe agora!

Ebook As principais ferramentas do Lean Seis Sigma! Baixe agora!

O que é a Matriz QM e qual a sua relação com a Matriz QA?

A Matriz QM, ou Matriz de Manutenção da Qualidade, é outra ferramenta elaborada a partir da Matriz QA, onde são listados os pontos críticos que deverão ser priorizados, descrevendo de maneira bastante detalhada as práticas que serão trabalhadas e monitoradas.

Para cada um dos pontos que foi priorizado, a matriz QM especifica o plano de melhoria em 4 critérios:

1. Padrão

Esse primeiro critério é utilizado para especificar qual o padrão de funcionamento do equipamento.

2. Método

Em seguida, é necessário especificar qual será o método de verificação daquele equipamento e a frequência que será verificado.

3. Correção

Ao se verificar, caso haja uma anormalidade no padrão daquele equipamento, é necessário que seja realizada a correção, e para isso ela deve estar muito bem detalhada, assim o responsável saberá como agir ao encontrar uma anormalidade.

4. Responsável

Por último, é definido quem será o responsável pela verificação e também pela correção caso seja necessário.

Como você pode perceber, essas duas matrizes se complementam. Enquanto a matriz QA é uma ferramenta para identificar e priorizar os pontos críticos em um processo produtivo, a Matriz QM especifica os planos de melhoria e controle desses pontos, através da definição desses quatro critérios listados.

Como implementar a matriz QA?

Para aplicar os conceitos aprendidos neste artigo você precisa mapear todos os processos da linha de produção de uma determinada área.

Você também pode optar por iniciar esse mapeamento por uma máquina ou equipamento que esteja resultando em muitos defeitos.

Para cada componente dos processos listados, você encontrará os pontos críticos atribuindo valores de risco, através de uma matriz de risco.

A partir dos valores atribuídos para cada um dos componentes, é necessário considerar a análise de 4 fatores definidos pela matriz QA e, assim, priorizar o combate aos defeitos. Tais fatores são:

1. Frequência;

2. Custo;

3. Gravidade;

4. Detectabilidade.


Para cada um desses fatores listado acima é atribuído uma nota de 1 a 5 considerando cada um dos pontos críticos encontrados em relação a qualidade. Para finalizar, você aplica uma fórmula simples de prioridade:


PRIORIDADE = (FREQUÊNCIA * CUSTO * GRAVIDADE * DETECTABILIDADE)

E aí, preparado para garantir a qualidade de qualquer produto? 

Agora que você já conhece a principal ferramenta para a implementação do pilar de qualidade, você pode utilizá-la para identificar quais os processos e componentes que estão causando os defeitos e então aplicar as melhorias devidas.

Essa é uma de muitas ferramentas que a metodologia do WCM utiliza para impulsionar os ganhos das empresas e garantir que elas atinjam níveis de classe mundial.

Por se tratar de uma das metodologias mais modernas da melhoria contínua, há um enorme potencial de crescimento em diversas empresas dentro e fora do Brasil. Empresas como Nestlé, Natura e Fiat já estão sendo impactados positivamente pela implementação do WCM.

Se você chegou até aqui, eu tenho algo para te falar...

Você quer aprender a tomar melhores decisões a partir da realização de uma análise de risco? Temos aqui a sua solução!

Com a nossa planilha de Planilha de Análise de Risco e Matriz de Decisão, você terá acesso a uma estrutura prática e interativa que te permite categorizar as possibilidades por riscos e vantagens, facilitando assim sua análise de riscos e a sua tomada de decisão.

Não vai perder essa oportunidade não é mesmo? Então clique no botão abaixo e faça já o seu download!

Planilha Análise de Risco e Matriz de Decisão


Este artigo te ajudou? Então não deixe de compartilhar com seus amigos!

Gabriel Rossetti

Gabriel Rossetti

Graduando em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Diretor voluntário no Programa Futuro Cientista, levando incentivo à pesquisa científica crianças e jovens. Bolsista de projeto de extensão por 6 meses, desenvolvendo palestras e workshops sobre fontes de energias renováveis e resíduos sólidos. No Movimento Empresa Júnior, assumiu posições de liderança como Diretor Comercial da Líder Jr. e Gerência de projetos. Estagiou em três empresas, dentre elas, a Mind Consulting em que se responsabilizou pela inteligência de mercado, prospecção e gestão de projetos. Estagiário na ACE Startups em que elaborou e publicou o ACE Innovation Survey. Certificado em White Belt Lean Seis Sigma e metodologia SCRUM. Especialista em conteúdo no Grupo Voitto na área de P&D.

Clique aqui e saiba mais!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Treinamento De White Belt Em Lean Seis Sigma

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.