Você já se imaginou tendo que realizar atividades no seu trabalho que fazia quando criança?

Alguns métodos de aprendizagem utilizados em nossa infância são muito importante para garantir um conhecimento promissor, e é esse o princípio que a ferramenta Lição Ponto a Ponto carrega para o meio corporativo. 

Em um momento em que as empresas estão se tornando cada vez mais competitivas, para que se estabeleçam com autoridade, elas precisam assegurar a assertividade em seus processos, prevenindo falhas, garantindo qualidade e desenvolvendo uma cultura que favoreça a melhoria contínua

Se você quer saber como se destacar proporcionando melhorias nos processos das empresas, este é o artigo certo para você. Ao longo do texto, deixarei outros artigos, materiais e cursos gratuitos para que você possa se tornar autoridade no assunto. 

Confira os tópicos que buscaremos entender ao longe deste artigo:

  • O que é Lição Ponto a Ponto (LPP)?
  • Para que serve a Lição Ponto a Ponto (LPP)?
  • Quais os tipos de Lição Ponto a Ponto (LPP) que existem?
  • Exemplo de aplicação da Lição Ponto a Ponto (LPP)

 

O que é Lição Ponto a Ponto (LPP)?

A Lição Ponto a Ponto (LPP), também conhecida como Lição de Um Ponto (LUP) é uma ferramenta visual e simples, utilizada em treinamentos para garantir conhecimentos sobre uma parte do equipamento ou operação. A sua sigla representa:

  • Lição: fácil entendimento a todos e visual
  • Um: focado em apenas um único tópico do assunto
  • Ponto: algo simples e curto.

Formulário de Lição de um ponto ou Lição ponto a ponto

 

Como você pode observar na imagem acima, a Lição de Um Ponto consiste na aplicação de um formulário que facilita a transferência de informações entre os operadores por meio de desenhos e descrições. 

Todas as informações devem ser transmitidas de maneira simples e progressiva, contendo 80% de imagens ou desenhos e apenas 20% sendo descrições ou textos, pois garante uma compreensão mais rápida e promissora. 

Essa técnica assegura uma série de benefícios para as corporações e por isso é aplicada em muito pilares que fundamentam a metodologia WCM

Agora que você já entendeu o que é a Lição de Um Ponto, vamos entender para que serve e suas aplicações. 

Mas antes, fica aqui a minha dica para que você conheça a estrutura da metodologia mais moderna da melhoria contínua. Acesse gratuitamente nosso curso de Introdução ao WCM e garanta seu destaque profissional dentro das empresas.

Curso gratuito de WCM
 

Para que serve a Lição Ponto a Ponto (LPP)?

A ferramenta Lição Ponto a Ponto tem como objetivo facilitar o entendimento sobre um assunto específico dentro do ambiente de trabalho, e é uma ótima maneira de desenvolver os operadores.

Embora seja considerada uma técnica da Manutenção Produtiva Total (TPM), a Lição Ponto a Ponto pode ser utilizada em diferentes setores empresariais, como em operações logísticas, inspeções e até mesmo no administrativo. 

Com a função de estimular o aprendizado, a ideia é que os operadores possam elaborar os próprios desenhos, e que os mesmos sejam auto explicativos. Outra maneira de montar a explicação é pegando imagens já prontas e fazendo o famoso “recorta e cola”. 

Consegue perceber a semelhança dessa técnica com o que você realizava quando criança, na pré-escola? 

Isso é muito interessante pois serve para que os colaboradores possam aprender ensinando, que é considerada a melhor maneira de se aprender, segundo William Glasser. 

Além disso, a aplicação desta técnica permite que os treinamentos sejam rápidos, facilitam na interação e trabalho em equipe, e desenvolvem as habilidades de comunicação dos colaboradores. 

Mas vamos entender quais as formas de aplicar isso em qualquer empresa. 

 

Quais os tipos de Lição Ponto a Ponto (LPP)?

Existem diferentes métodos e dinâmicas para capacitar pessoas e oferecer treinamentos que melhorem a produtividade da empresa. Por isso, a LPP pode ser subdividida em três categorias:

 

1. Conhecimento Básico

Trata - se daqueles conhecimentos mais gerais em que o gestor tem como objetivo proporcionar que as atividades sejam executadas de maneira assertiva. 

Essa categoria serve quando as informações que precisam ser passadas são mais técnicas ou gerenciais, como por exemplo, o funcionamento de um componente ou de um equipamento. 

 

2. Problema

Como o próprio nome já diz, essa categoria se refere a situações específicas, ou seja, eventos de irregularidades. Aqui, as LUP ou LPP servem para evitar e prevenir que ocorram erros, defeitos, falhas ou até mesmo incidentes. 

Utiliza-se esboços ou imagens para descrever os problemas e orientar os operadores a como evitá-los de  maneira clara e visual. 

 

3. Melhoramento

Por último, mas não menos importante, as LPPs também podem ser aplicados para difundir as melhorias aplicadas. 

Geralmente essa aplicação é comparada entre o antes e o depois para facilitar que o colaborador consiga perceber as melhorias e se sinta apto para replicar esse conhecimento a suas atividades. 


 

Para garantir seu aprendizado e te auxiliar na implementação desta ferramenta, vamos ver um exemplo de aplicação. 

 

Exemplo de aplicação de Lição Ponto a Ponto

Por se tratar de uma proposta de treinamento, não há uma única maneira correta de aplicação, porém, é importante ser considerado algumas premissas para garantir que todos consigam se desenvolver. 

O formulário serve para orientar que essas premissas sejam consideradas e também para que tenha uma padronização, em que todos consigam olhar e identificar facilmente do que se trata a lição. 

 

Exemplo de Lição Ponto a Ponto


É importante que a aplicação seja realizada pelos operadores e a construção deste documento conta com as seguintes informações.

 

1. Lição

Uma breve descrição sobre a lição que será abordada, como um título da lição. 

 

2. Sequência

Por conta da ferramenta ser utilizada em pontos específicos, em muitos casos há uma sequência a ser ensinada, por isso, é importante que seja definido os números dessa sequência, assim ajuda o colaborador a saber a qual etapa que se trata aquele conhecimento. 

 

3. Categoria

Em qual das categorias apresentadas no tópico anterior essa LPP corresponde? Isso também é importante para que facilite a identificação do documento. 

 

4. Data

Coloque a data em que essa lição foi elaborada para que se possa sempre melhorar e considerar sua última atualização. 

 

5. Responsáveis

Os responsáveis pela elaboração da lição, pelo setor e também pela liderança devem ser registrados para certificar e validar a lição. 

 

6. Descrição

A descrição é o espaço principal que contará com as imagens, textos, desenhos ou qualquer maneira bastante visual de apresentar o conhecimento necessário.

 

Ao concluir o treinamento, é necessário que a Lição Ponto a Ponto seja apresentada por aquele que a elaborou e, em seguida, seja colocada em um lugar próximo, de fácil acesso e visualização, podendo ser emplastificadas para garantir a sua proteção.

 

Pronto para ir além?

Agora que você aprendeu a como aplicar uma ferramenta simples e que não precisa de muito investimento, você já pode se destacar na implementação de melhorias dentro de qualquer organização. 

As empresas buscam por profissionais que estão sempre oferecendo soluções aos problemas. Por isso, é de extrema importância que você tenha conhecimentos em melhoria contínua e saiba como gerar resultados positivos para as equipes. 

Quer aprender mais ferramentas que favorecem a melhoria dos processos e aumentam a segurança do trabalho e motivação dos operadores? 

Acesse GRATUITAMENTE nosso curso de Introdução ao Lean Manufacturing e se capacite na metodologia mais conhecida no mundo corporativo. Garanta agora mesmo uma carreira de sucesso. 

 

Curso gratuito de Lean Manufacturing
 

Este artigo te ajudou? Então não deixe de compartilhar com seus amigos!

Caso tenha alguma dúvida, deixe seu comentário que irei te responder.