O que é Lição Ponto a Ponto (LPP)?
Por que usar a Lição Ponto a Ponto?
Para que serve a Lição Ponto a Ponto (LPP)?
Quais os tipos de Lição Ponto a Ponto (LPP)?
Exemplo de aplicação de Lição Ponto a Ponto
Pronto para aprofundar seus conhecimentos?

Entenda como utilizar a Lição Ponto a Ponto para aumentar a produtividade

Aprenda como fazer a Lição Ponto a Ponto e conheça quais tipos podem ser aplicadas para que as empresas alcancem alta performance e reduza as inconsistências.

Gabriel Rossetti
Por: Gabriel Rossetti
Entenda como utilizar a Lição Ponto a Ponto para aumentar a produtividade

A Lição Ponto a Ponto (LPP), também conhecida como Lição de Um Ponto (LUP), é um método de aprendizagem visual e simples, na qual são utilizados desenhos para facilitar o entendimento de determinados assuntos.

Alguns métodos de aprendizagem utilizados em nossa infância, como o auxílio de desenhos para facilitar o entendimento, são muito importantes para garantir um conhecimento promissor, e é esse o princípio que a ferramenta Lição Ponto a Ponto carrega para o meio corporativo.

Em um momento em que as empresas estão se tornando cada vez mais competitivas, para que se estabeleçam com autoridade, elas precisam assegurar a assertividade em seus processos, prevenindo falhas, garantindo qualidade e desenvolvendo uma cultura que favoreça a melhoria contínua.

Se você quer saber como se destacar proporcionando melhorias nos processos das empresas, este é o artigo certo para você. Ao longo do texto, deixarei outros artigos, materiais e cursos gratuitos para que você possa se tornar autoridade no assunto.

Confira os tópicos que buscaremos entender ao longe deste artigo:

  • O que é Lição Ponto a Ponto (LPP)?
  • Por que usar a Lição Ponto a Ponto?
  • Para que serve a Lição Ponto a Ponto (LPP)?
  • Quais os tipos de Lição Ponto a Ponto (LPP) que existem?
  • Exemplo de aplicação da Lição Ponto a Ponto (LPP)

O que é Lição Ponto a Ponto (LPP)?

A Lição Ponto a Ponto (LPP), também conhecida como Lição de Um Ponto (LUP) é uma ferramenta visual e simples, utilizada em treinamentos para garantir conhecimentos sobre uma parte do equipamento ou operação. A sua sigla representa:

  • Lição: fácil entendimento a todos e visual;
  • Um: focado em apenas um único tópico do assunto;
  • Ponto: algo simples e curto.

Formulário de Lição de um ponto ou Lição ponto a ponto


Como você pode observar na imagem acima, a Lição de Um Ponto consiste na aplicação de um formulário que facilita a transferência de informações entre os operadores por meio de desenhos e descrições.

Todas as informações devem ser transmitidas de maneira simples e progressiva, contendo 80% de imagens ou desenhos e apenas 20% sendo descrições ou textos, pois garante uma compreensão mais rápida e promissora.

Essa técnica assegura uma série de benefícios para as corporações e por isso é aplicada em muitos pilares que fundamentam a metodologia WCM. Se quiser aprender mais sobre o WCM, assista esse vídeo que separamos para você:

Agora que você já entendeu o que é a Lição de Um Ponto, vamos entender para que serve e suas aplicações.

Mas antes, fica aqui a minha dica para que você conheça a estrutura da metodologia mais moderna da melhoria contínua.

Por que usar a Lição Ponto a Ponto?

A ferramenta Lição Ponto a Ponto tem como objetivo facilitar o entendimento sobre um assunto específico dentro do ambiente de trabalho, e é uma ótima maneira de desenvolver os operadores.

Embora seja considerada uma técnica da Manutenção Produtiva Total (TPM), a Lição Ponto a Ponto pode ser utilizada em diferentes setores empresariais, como em operações logísticas, inspeções e até mesmo no administrativo.

Para que serve a Lição Ponto a Ponto (LPP)?

Com a função de estimular o aprendizado, a ideia é que os operadores possam elaborar os próprios desenhos, e que os mesmos sejam auto explicativos. Outra maneira de montar a explicação é pegando imagens já prontas e fazendo o famoso "recorta e cola".

Consegue perceber a semelhança dessa técnica com o que você realizava quando criança, na pré-escola?

Isso é muito interessante pois serve para que os colaboradores possam aprender ensinando, que é considerada a melhor maneira de se aprender, segundo William Glasser.

Além disso, a aplicação desta técnica permite que os treinamentos sejam rápidos, facilitam na interação e trabalho em equipe, e desenvolvem as habilidades de comunicação dos colaboradores.

Mas vamos entender quais as formas de aplicar isso em qualquer empresa.

Quais os tipos de Lição Ponto a Ponto (LPP)?

Existem diferentes métodos e dinâmicas para capacitar pessoas e oferecer treinamentos que melhorem a produtividade da empresa. Por isso, a LPP pode ser subdividida em três categorias:

1. Conhecimento Básico

Trata-se daqueles conhecimentos mais gerais em que o gestor tem como objetivo proporcionar que as atividades sejam executadas de maneira assertiva.

Essa categoria serve quando as informações que precisam ser passadas são mais técnicas ou gerenciais, como por exemplo, o funcionamento de um componente ou de um equipamento.

2. Problema

Como o próprio nome já diz, essa categoria se refere a situações específicas, ou seja, eventos de irregularidades. Aqui, as LUP ou LPP servem para evitar e prevenir que ocorram erros, defeitos, falhas ou até mesmo incidentes.

Utiliza-se esboços ou imagens para descrever os problemas e orientar os operadores a como evitá-los de maneira clara e visual.

3. Melhoramento

Por último, mas não menos importante, as LPPs também podem ser aplicadas para difundir as melhorias aplicadas.

Geralmente essa aplicação é comparada entre o antes e o depois para facilitar que o colaborador consiga perceber as melhorias e se sinta apto para replicar esse conhecimento a suas atividades.


Para garantir seu aprendizado e te auxiliar na implementação desta ferramenta, vamos ver um exemplo de aplicação.

Exemplo de aplicação de Lição Ponto a Ponto

Por se tratar de uma proposta de treinamento, não há uma única maneira correta de aplicação, porém, é importante ser considerado algumas premissas para garantir que todos consigam se desenvolver.

O formulário serve para orientar que essas premissas sejam consideradas e também para que tenha uma padronização, em que todos consigam olhar e identificar facilmente do que se trata a lição.

Exemplo de Lição Ponto a Ponto


É importante que a aplicação seja realizada pelos operadores e a construção deste documento conta com as seguintes informações.

1. Lição

Uma breve descrição sobre a lição que será abordada, como um título da lição.

2. Sequência

Por conta da ferramenta ser utilizada em pontos específicos, em muitos casos há uma sequência a ser ensinada, por isso, é importante que sejam definidos os números dessa sequência, assim ajuda o colaborador a saber a qual etapa que se trata aquele conhecimento.

3. Categoria

Em qual das categorias apresentadas no tópico anterior essa LPP corresponde? Isso também é importante para que facilite a identificação do documento.

4. Data

Coloque a data em que essa lição foi elaborada para que se possa sempre melhorar e considerar sua última atualização.

5. Responsáveis

Os responsáveis pela elaboração da lição, pelo setor e também pela liderança devem ser registrados para certificar e validar a lição.

6. Descrição

A descrição é o espaço principal que contará com as imagens, textos, desenhos ou qualquer maneira bastante visual de apresentar o conhecimento necessário.


Ao concluir o treinamento, é necessário que a Lição Ponto a Ponto seja apresentada por aquele que a elaborou e, em seguida, seja colocada em um lugar próximo, de fácil acesso e visualização, podendo ser emplastificadas para garantir a sua proteção.

Pronto para aprofundar seus conhecimentos?

Agora que você aprendeu a como aplicar uma ferramenta simples e que não precisa de muito investimento, você já pode se destacar na implementação de melhorias dentro de qualquer organização.

As empresas buscam por profissionais que estão sempre oferecendo soluções aos problemas. Por isso, é de extrema importância que você tenha conhecimentos em melhoria contínua e saiba como gerar resultados positivos para as equipes.

Quer aprender mais ferramentas que favorecem a melhoria dos processos e aumentam a segurança do trabalho e motivação dos operadores?

Então você precisa aprender sobre o World Class Manufacturing, mais conhecido por sua sigla WCM, uma metodologia que vai te auxiliar a melhorar a produtividade de sua empresa.

Quer conhecer essa metodologia? Então conheça o curso de Fundamentos de World Class Manufacturing da Voitto que está hoje 100% gratuito!

Não perca tempo e comece sua jornada de conhecimento clicando na imagem abaixo!

Banner do curso de Fundamentos de WCM.

Gabriel Rossetti

Gabriel Rossetti

Graduando em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Diretor voluntário no Programa Futuro Cientista, levando incentivo à pesquisa científica crianças e jovens. Bolsista de projeto de extensão por 6 meses, desenvolvendo palestras e workshops sobre fontes de energias renováveis e resíduos sólidos. No Movimento Empresa Júnior, assumiu posições de liderança como Diretor Comercial da Líder Jr. e Gerência de projetos. Estagiou em três empresas, dentre elas, a Mind Consulting em que se responsabilizou pela inteligência de mercado, prospecção e gestão de projetos. Estagiário na ACE Startups em que elaborou e publicou o ACE Innovation Survey. Certificado em White Belt Lean Seis Sigma e metodologia SCRUM. Especialista em conteúdo no Grupo Voitto na área de P&D.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Analise De Ponto De Equilibrio

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.