O que é o método TGPC?
Benefícios do método TGPC para as empresas
Aplicação do método TGPC
Se você chegou até aqui, eu tenho uma coisa para te falar...

Saiba como o método TGPC beneficia na melhoria contínua

Entenda o que é e como funciona o método TGPC na manutenção de equipamentos e saiba como essa ferramenta pode auxiliar a empresa a alcançar níveis classe mundial.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Saiba como o método TGPC beneficia na melhoria contínua

Mesmo com um pouco de percepção de negócios, é fato que você consegue notar o quanto as empresas lutam para alcançar eficiência industrial e gerar mais lucros, afinal, é a maneira de se manter ativo em um mercado cada vez mais exigente e competitivo.

A manutenção de todos os bens da empresa se torna mais que necessária, pois é isso que garante um fluxo de produção eficiente. Pensando nisso, o método TGPC surgiu para auxiliar na gestão dessa manutenção e conservação de ativos.

Essa técnica é utilizada na implementação do World Class Manufacturing, considerada uma evolução do Lean Manufacturing, essa metodologia vem ganhando espaço em grandes empresas dentro e fora do Brasil, gerando resultados cada vez mais positivos.

Fundamentado em pilares gerenciais e técnicos, o WCM tem a manutenção como um de seus fatores chaves para levar uma empresa a alcançar nível de classe mundial.

Está curioso para aprender mais sobre os métodos que impulsionam os ganhos das empresas? Neste artigo vou te ensinar sobre o TGPC e te oferecer dicas de conteúdos que podem alavancar sua carreira.

Aqui você encontrará:

  • O que é o método TGPC?
  • Benefícios do método TGPC para as empresas
  • Aplicação do método TGPC

O que é o método TGPC?

O método TGPC é considerada uma ferramenta do WCM usada para classificar equipamentos e máquinas segundo alguns critérios, que diz respeito a sua sigla:

  • T: Tempo de reparo
  • G: Grau de influência
  • P: Probabilidade do evento ocorrer
  • C: Criticidade do evento

O TGPC é construído a partir de uma grande coleta de dados sobre o funcionamento de cada equipamento. São dez indicadores que recebem a atribuição de pontos, e a soma deles é utilizada para classificar cada um dos ativos.

Priorização da manutenção pelo método TGPC

Tais indicadores funcionam como uma estratificação das siglas apresentadas acima e não precisam, necessariamente, serem vistos como uma regra que a empresa deve adotar, mas pode orientar na metrificação, de acordo com o que a empresa considera relevante a ela. Enfim, quais são esses indicadores?

  • Tempo médio de parada (MTTR)
  • A qualidade sobre o produto
  • Custos da falta de qualidade
  • Perdas de energia
  • Uso da máquina
  • Impacto sobre a produção
  • Impacto sobre a segurança
  • impacto no meio ambiente
  • Frequência de paradas corretivas (MTBF)
  • Criticidade das máquinas.

Ao atribuir os pontos para cada um desses indicadores, você só precisa priorizar aqueles cuja soma é maior e adotar uma gestão mais focada a cada um desses equipamentos. Uma sugestão é gerar um gráfico segundo a lógica de Pareto, classificando - os em A, B e C.

Vamos entender para que o TGPC serve e quais os benefícios que os fluxos podem ter ao aplicar essa ferramenta.

Mas antes de continuarmos, que tal aprender sobre ferramentas que podem ser utilizadas no World Class Manufacturing?

Baixe agora o nosso Ebook 7 Ferramentas do WCM e conheça as 7 ferramentas aplicáveis nos 11 pilares do World Class Manufacturing!

Ebook 7 ferramentas do WCM. Baixe agora!

Benefícios do método TGPC para as empresas

A metodologia WCM utiliza diversas ferramentas que permitem à empresa desenvolver processos eficazes que reduzem e eliminam as fontes de problemas. O método TGPC é muito importante no desenvolvimento da manutenção autônoma ou profissional, levando em consideração mais fatores do que apenas os custos de cada equipamento.

Muitas pessoas enxergam o cenário da manutenção como uma despesa para as empresas, enquanto, na verdade, ela desempenha uma papel muito estratégico. Como todas as operações estão sujeitas a quebras e falhas, destaca-se aquelas que fizerem o melhor uso de seus ativos buscando agregar valor aos seus produtos e serviços.

Portanto, saber como priorizar as manutenções de cada um dos equipamentos proporciona uma gestão que potencializa a produtividade e reduz as chances de defeitos, quebras, falhas e incidentes. Vamos entender quais os impactos positivos que isso pode trazer para as organizações.

1. Segurança

Equipamentos que recebem cuidados básicos pelos próprios operadores e possuem manutenções regulares de acordo com a sua criticidade, apresentam uma menor chance de irregularidade, garantindo segurança para os colaboradores e também para a empresa.

2. Qualidade

A qualidade do produto e serviço é consequência de todos os processos que o antecedem, portanto, se as manutenções são sempre otimizadas, dificilmente você encontrará algo fora do padrão esperado e não haverá produtos defeituosos.

3. Custos

Ao contrário do que muitos pensam a respeito dos custos de manutenção, quando você investe no cuidado das máquinas, aquilo não pode ser considerado apenas uma despesa, pois caso esse cuidado não existisse, a quantidade de quebras e falhas aumentariam e os custos para consertar seriam muito maiores do que os custos de prevenção.

4. Tempo de vida

Com um uso intenso e diário de cada equipamento, eles vão perdendo seu tempo de vida útil e desgastando, de maneira inevitável. Entretanto, ao garantir manutenções regulares, você aumenta esse tempo de vida utilizando o mesmo recurso para produzir e gerar muito mais lucro para a empresa.

5. Gestão

Cada equipamento ou ativo da empresa tem suas características particulares que podem ser muito diferentes uma das outras. Tratando-se de diferentes parâmetros, temos que lidar com diferentes diretrizes, pois se os planos de manutenção forem iguais para todos, você estará desperdiçando tempo e esforço em alguns e faltando em outros.


Portanto, a aplicação do método TGPC auxilia o gestor a perceber quais os ativos que merecem uma atenção maior e quais não, e a partir disso, tomar diretrizes mais assertivas.

Aplicação do método TGPC

Um método de melhoria nunca pode ser visto de maneira muito engessada, até porque ele pode servir para diferentes modelos de negócios e, cada empresa, sabe mais que ninguém os critérios que são mais relevantes para conduzir práticas que potencializam seu ciclo operacional e gerencial.

Portanto, o primeiro passo para a aplicação do TGPC é definir esses critérios de acordo com seus fluxos e latências de manutenção.

Neste momento, é importante levar em consideração os dados que a empresa já possui sobre as máquinas, como por exemplo o tempo de parada de cada uma delas, as capacidades, o consumo de energia e outros indicadores que a empresa considerar relevante.

Tomar decisões baseada em dados é a maneira mais inteligente e assertiva para garantir resultados mais positivos.

Após a atribuição desses dados, você pode utilizar as planilhas mesmo para atribuir notas a cada um desses critérios que você definiu, e a partir dessas notas plotar gráficos que auxiliam na visualização das prioridades.

Tendo essas informações compiladas, você traça um plano de manutenção autônoma e, também, profissional, com periodicidade e responsáveis.

Se você chegou até aqui, eu tenho uma coisa para te falar...

O WCM é uma metodologia crucial para você se tornar um competidor de classe mundial. Logo, você deve investir em otimizar ao máximo os seus processos produtivos com uma mentalidade de zero desperdício.

Para te ajudar nisso, a Voitto criou o curso de Fundamentos de World Class Manufacturing. Com ele, você irá aprender uma visão geral dos pilares, fundamentos e métodos de otimização como o ECRS, tornando-se apto a utilizar as fundações do sistema como base para a implementação de qualquer projeto e muito mais!

Então, que tal evoluir sua mentalidade produtiva e gerencial e ainda conhecer a plataforma da Voitto? É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Clique na imagem abaixo e se inscreva no curso Fundamentos de World Class Manufacturing

curso fundamentos em World Class Manufacturing

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos De Wcm

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.