O que é o Programa de Gestão Sustentável?
Quais são os aspectos ambientais de um PGS?
Quais são as diretrizes desse programa de gestão?
Como esse programa beneficia o ambiente e a todos?
Primeiros passos para o PGS!

Conheça o Programa de Gestão Sustentável (PGS) e suas contribuições!

Aprenda o que é o Programa de Gestão Sustentável (PGS) e como ele poderá ajudar a sua empresa a ter vantagens competitivas no mercado.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Conheça o Programa de Gestão Sustentável (PGS) e suas contribuições!

Você sabia que uma das formas de garantir a sustentabilidade e vantagens competitivas na sua empresa é implementando o Programa de Gestão Sustentável (PGS)?

Sem dúvida ter um time de especialistas em engenharia ambiental e sanitária será uma ótima forma de melhorar a sustentabilidade dentro de sua companhia, eliminando desperdícios e se posicionando à frente de outras marcas no mercado.

Ficou curioso em saber mais a respeito do programa de gestão sustentável? Continue lendo este artigo, separamos alguns tópicos para ajudar você a entender melhor sobre o assunto:

  • O que é o Programa de Gestão Sustentável?
  • Quais os aspectos ambientais de um PGS?
  • Quais são as diretrizes desse programa de gestão?
  • Como esse programa beneficia o ambiente e a todos?
  • Primeiros passos para o PGS!

Vamos à leitura?

O que é o Programa de Gestão Sustentável?

Um Programa de gestão sustentável (PGS) é um sistema de gestão que trabalha com a intenção de implementar alternativas sustentáveis de produção estando de acordo com as demandas socioeconômicas da população.

Da mesma forma, essa gestão sempre buscará estar de acordo com o desenvolvimento sustentável.Além disso, a gestão sustentável é orientada com a harmonia entre os aspectos sociais, ambientais e econômicos.

Por exemplo: a inserção de um PCD no mercado de trabalho é uma forma de gestão sustentável ou até mesmo a alteração na política de privacidade da empresa!

Em outras palavras, participar do programa de gestão sustentável toma parte da responsabilidade dos impactos causados pelas ações humanas para as próximas gerações. Hoje em dia, a empresa estar de acordo com a ISO 14001 se tornou obrigatoriedade para ser bem vista por seus consumidores.

Resumindo, o Programa de Gestão Sustentável por meio de diversas ações, faz com que a empresa seja economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente correta.

Talvez agora você esteja se perguntando, “Mas quais são os aspectos ambientais de um PGS?”, fique tranquilo, vamos tratar sobre este tema a seguir.

Quais são os aspectos ambientais de um PGS?

Separamos uma pequena lista para mostrar quais são os aspectos ambientais que podem estar inseridos dentro do programa de gestão sustentável:

  • Plano de ação para Implementar programas de inclusão social dentro da empresa;
  • Acompanhar de maneira minuciosa o consumo de água e energia e definir medidas de redução;
  • Procurar sempre dar prioridade para equipamento com o selo Procel de consumo de energia;
  • Gerar a sua própria energia através de painéis solares;
  • Usar torneiras, chuveiros e vasos sanitários com componentes de eficiência hídrica, como por exemplo: válvulas de duplo acionamento, arejadores e restritores de vazão;
  • Plano de gerenciamento para captar água da chuva para ser utilizada em todas as atividades de fim não potável;
  • Ter um planejamento para o gerenciamento de resíduos sólidos robusto que procure reduzir a geração e aumentar a reciclagem e reutilização;
  • Procurar diminuir a quantidade de papel que a empresa utiliza por meio de soluções de transformação digital;
  • Implementar um sistema de tratamento de efluentes, fazendo seu monitoramento e descarte correto.

Caso perceba que sua empresa não esteja de acordo com muito dos aspectos mencionados acima, uma boa sugestão é solicitar o serviço de uma consultoria ambiental, pois estes são profissionais que ajudarão com este tema dentro da companhia.

Além disso, existem diretrizes que precisam ser seguidas pelo programa, apesar de serem semelhantes com os aspectos, são conceitos diferentes, e iremos conferir agora.

Uma outra dica é utilizar o Kaizen dentro da gestão ambiental, com ele será possível encontrar muitos pontos de melhoria, afinal, é necessário constante desenvolvimento e atenção a respeito deste tema.

E se você pudesse iniciar sua capacitação na metodologia tendência do mercado durante seu intervalo entre aulas ou expediente?

A White Belt em Lean Seis Sigma da Voitto, com 4 horas de duração, tem acreditação internacional e te ajudará a conhecer os princípios mais básicos da melhoria de processos.

Você irá aprender o método DMAIC - Definir, Medir, Analisar, Melhorar (Improve) e Controlar - por meio de teoria e cases e, assim, poderá trazer melhorias à sua área de trabalho. Aprenda a reduzir custos, otimizar processos e esteja apto a participar do nível operacional da aplicação prática dos projetos de melhoria contínua!

E então, quer impulsionar sua carreira e ainda conhecer a plataforma da Voitto? Insira o cupom BLOG100 e se capacite gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no banner abaixo para saber mais a respeito!

Clique e saiba mais!

Quais são as diretrizes desse programa de gestão?

Vamos ver agora as diretrizes e práticas para serem inseridas no programa de gestão sustentável:

  • Adotar e promover práticas de consumo sustentável e do pensamento em ciclo de vida;
  • Atender todas as possíveis normas relacionadas a sustentabilidade;
  • Melhoria contínua nos pontos de sustentabilidade e sociais.

É claro que estar de acordo com as diretrizes do programa de gestão sustentável irá garantir à sua empresa diversas vantagens competitivas, tanto para com seu cliente que preza por escolher empresas que levem à sustentabilidade a sério, quanto internamente, através de processos que reduzem os desperdícios.

Vamos conferir algumas dessas vantagens a seguir?

Como esse programa beneficia o ambiente e a todos?

É fundamental se adequar às legislações ambientais, além de ser lei, isso pode garantir diversos benefícios para sua companhia. Há muito tempo, este tema era tratado como gastos desnecessários por empresários e até mesmo por alguns governos.

Mas hoje, as empresas estão se conscientizando a respeito da importância deste assunto e buscando formas de reduzir o impacto ao meio ambiente dentro da gestão estratégica de cada empresa.

Desequilíbrios climáticos, a escassez dos recursos naturais e o comportamento de consumidores mais ecologicamente conscientes estão levando a mudanças estruturais nos modelos de gestão e exigindo das empresas a adoção de soluções sustentáveis ​​de produção e consumo. Na prática, a implementação pode reduzir o impacto ambiental nas gerações futuras e melhorar a competitividade da empresa no longo prazo. Confira alguns dos benefícios do programa de gestão sustentável:

Redução de desperdícios

Usar os recursos naturais de maneira sustentável e racional poderá gerar uma grande economia para sua empresa. Você pode, por exemplo, através de uma gestão ágil, criar um projeto para identificar desperdícios de água gerados no processo produtivo.

Da mesma forma pode ser feito com a energia elétrica, implementando maneiras de gerar a sua própria energia renovável e também com a redução da geração de resíduos através do reaproveitamento de materiais que agregam valor no processo.

Oportunidade para novos negócios

Ter um programa de gestão e uma economia sustentável implementados em sua empresa pode significar que ela irá se preocupar com a sustentabilidade durante todo o ciclo de vida do produto desde o seu desenvolvimento até chegar no cliente final.

Isso inclui, seleção de fornecedores, compra de componentes de matérias-primas, transporte etc.

Também podemos considerar o design da embalagem, seu retorno e sua reciclabilidade. Desta maneira, tratando-se de uma lógica circular, incentivando a eficiência ecológica e a inovação em toda a cadeia produtiva, atingindo novos mercados.

Fortalecimento da marca

As empresas que estão de acordo com as práticas sustentáveis, conseguem obter certificações, e como consequência melhorar seu posicionamento no mercado.

Por exemplo, obter um selo da ISO 14001 irá comprovar que sua companhia está cumprindo e de acordo com as normas ambientais, de responsabilidade social e de qualidade de vida.


E o primeiro passo para essa conquista é aumentar toda a gestão de qualidade da sua empresa, veja no próximo tópico!

Primeiros passos para o PGS!

Você com certeza já ouviu falar sobre o ISO 9001, mas você sabe o que ele representa? Bem, o ISO 9001 é o famoso conjunto de normas da qualidade, que atestam que uma empresa atende os mais altos padrões do mercado .

Para que sua empresa possa se candidatar à certificação, é necessária uma pessoa com habilidades e conhecimentos para promover uma auditoria, principalmente quando tratamos da certificação ISO 9001. Portanto, com a Formação de Auditores no Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015, essa pessoa pode ser você!

Pensando nisso, esse curso foi montado para que você seja capaz de atingir essa tão importante certificação. Ou seja, para que você aprenda sobre os princípios da auditoria e competências necessárias para um auditor.

Além disso a Formação de Auditores no Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015 pressupõe que todos os requisitos da norma devem ser atendidos, mantidos e auditados por um profissional capacitado.

Gostou e está precisando se capacitar? Então não perca tempo e se inscreva agora no curso de Formação de Auditores no Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015

Formação de Auditores no Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Formação de Auditores no Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Formacao De Auditores No Sistema De Gestao Da Qualidade Iso 9001 2015

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.