A relação da ISO 9001 e o mercado de trabalho
Quais são as abordagens da ISO 9001?
A ISO 9001 se relaciona com outras ISOs?

O mercado de trabalho para auditores da ISO 9001

Veja como o mercado de trabalho para auditores da ISO 9001 está aquecido, quais são as abordagens da ferramenta e como se relaciona com outras ISOs.

Beatriz Landmann
Por: Beatriz Landmann
O mercado de trabalho para auditores da ISO 9001

A ISO 9001 é uma norma internacional para Sistemas de Gestão da Qualidade que visa a melhoria contínua, atualizada pela última vez em 2015 e por isso, atualmente denominada como ISO 9001:2015.

Durante os últimos anos, a temática de ISO 9001 tem alavancado nas pautas das grandes corporativas e por isso, a capacitação nessa temática tem sido procurada cada dia mais, mesmo em épocas de home office e taxa de desemprego alta por conta de crises econômicas.

A Gestão da Qualidade faz parte do nosso cotidiano, seja qual for a função. Hoje, iremos conversar sobre o mercado de trabalho e a ISO 9001. Por isso, iremos conversar sobre as seguintes abordagens:

  • A relação da ISO 9001 e o mercado de trabalho
  • Quais são as abordagens da ISO 9001?
  • A ISO 9001 se relaciona com outras ISOs?

A relação da ISO 9001 e o mercado de trabalho

A qualidade de produtos e serviços nos dias de hoje é a prioridade de muitas empresas. O que por consequência, desencadeia no fortalecimento da marca e aumenta a procura por tal material.

Sendo assim, o profissional responsável por implementar a ISO 9001 pode variar desde um auditor até gestores, de acordo com a estruturação de cada empresa. Portanto, apesar disso, é necessário ter constância e estar em constante capacitação para atingir os melhores parâmetros de qualidade.

Em relação ao mercado de trabalho e a ISO 9001, o maior diferencial que a área possui é a certificação, que pode ser nacional ou internacional. Atualmente, nos postos de trabalho nessa vertente há muitas pessoas trabalhando remotamente.

Dentro de uma empresa, sua vantagem é resumida em um diferencial competitivo, no entanto, podemos citar outros pontos benéficos, como por exemplo a produção ágil de processos, redução de custos, melhoria da visibilidade da empresa, redução de riscos e aumento da comunicação e desempenho dos colaboradores.

Por outro lado, vale ressaltar que quando uma empresa é bem falada pela qualidade do seu serviço e do produto, maior será sua visibilidade e consequentemente cada vez mais o seu lucro irá aumentar. Possível então, tornar-se a sua própria concorrente de negócios.

Como já explicamos anteriormente, a certificação da ISO 9001 deve ser feita de forma nacional ou internacional. No caso da primeira opção, no Brasil quem faz essa validação é o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).

O único pré-requisito para obter a certificação em ISO 9001 é possuir um CNPJ e estar dentro das legislações do campo de atuação. Ademais, empresas podem aderir a outras normas de qualidade, não precisa se restringir somente a esta.

É válido considerar que a certificação possui uma validade de três anos. Após esse período, a empresa deve passar por auditorias para garantir a qualidade da gestão e estar com a atualização do selo em dia.  Por isso, pensando em você, trouxemos o curso de formação de auditores da ISO 9001. Basta clicar no banner abaixo e conferir como se tornar um auditor de sucesso.

Quais são as abordagens da ISO 9001?

A ISO 9001:2015 é a versão mais atualizada da Gestão da Qualidade. Portanto, sua estrutura é baseada na Estrutura de Alto Nível das normas ISO. Então, podemos usar suas abordagens em 15 tópicos, sendo eles:

  • Prefácio;
  • Introdução;
  • Escopo;
  • Referências normativas;
  • Termos e definições;
  • Contexto da organização;
  • Liderança;
  • Planejamento;
  • Apoio;
  • Operação;
  • Avaliação de desempenho;
  • Melhorias;
  • Anexo A;
  • Anexo B;
  • Bibliografia.

Mas calma! Apesar de existirem esses 15 tópicos, a execução em si da ISO 9001 é do tópico 04 ao 10.

A ISO 9001 é marcada pelo ciclo PDCA, ou seja, planejar, fazer, checar e agir. Além disso, é necessário ter as informações anexadas em forma de documentos que sejam controlados e analisados.

O principal contexto da ISO 9001 é a fidelização dos clientes e sua satisfação. Então, o trabalho é desenvolvido olhando para os horizontes que desenvolvam um bom produto e seja entregue com uma qualidade para assegurar o objetivo principal.

Se analisarmos, a ISO 9000 é composta por quatro normas, a ISO 9001:2015 onde mostra os requisitos do sistema de gestão de qualidade, ISO 9000:2015 abrange os conceitos básicos a linguagem utilizada, a ISO 9004:2009 foca em fazer o gerenciamento do sistema de qualidade e a ISO 9001:2011 é um guia de auditoria.

A ISO 9001 se relaciona com outras ISOs?

A maioria das dúvidas quando se trata de normas da qualidade é a diferença entre a ISO 9001 e a ISO 14001, de forma rápida, a primeira se refere ao cliente, a segunda tem como objetivo a implementação de um sistema voltado para um sistema de gestão ambiental.

Quando se trata de meio ambiente, temos o ESG como um assunto atual e pode ser relacionado a ISO 14001, pois o “cliente” dessa modalidade é a prevenção da poluição e implementar o controle dessas atividades que impactem de forma positiva o meio ambiente.

Outra ISO bastante comum e que pode se relacionar de certa forma com a ISO 9001 é a ISO 39001, onde essa, possui como objetivo cuidar da via de trânsito com a finalidade de reduzir o número de acidentes, além de visar a melhoria do ambiente de trabalho nesse ramo.

Para finalizar, é válido conversarmos sobre alguns pontos de implementação da ISO em sua empresa. Em primeiro lugar, devemos observar o quadro da empresa e identificar seus principais produtos. Na sequência, é necessário alinhar expectativas à realidade do trabalho.

Por fim, avaliar a abrangência do sistema na empresa. Então, será necessário verificar as ações e riscos, identificar as possíveis melhorias, planejar os próximos passos de implementação e avaliar a eficácia da ISO no local.

Sendo assim, a auditoria interna é responsável pelo controle anual para a checagem de metas a pequeno e longo prazo, redução de custos e reconhecimento por meio do selo ISO.

Interessante, não é mesmo? Para saber mais sobre essa e outras temáticas, continue acompanhando o Blog Voitto e fique por dentro das maiores notícias do mundo do trabalho.

A metodologia Lean Seis Sigma já demonstrou, ao longo da sua história, a enorme capacidade de redução de custos e desperdícios e otimização dos processos para as grandes empresas.

O conhecimento na metodologia Lean Seis Sigma faz a diferença para as empresas com projetos que impactam verdadeiramente a organização. E você pode conquistar o título que te dá a possibilidade de gerenciar todos esses projetos.

Já imaginou dominar essa metodologia e se tornar um dos profissionais mais requisitados pelo mercado de trabalho? É por isso que a Voitto possui a formação no Pacote Especialista Master Black Belt, uma formação completa que engloba todos os níveis do Seis Sigma.

O Pacote Master Black Belt da Voitto conta com 250 horas de carga horária e foi feito para você que quer se tornar Especialista Master Black Belt em Lean Seis Sigma!

Lembrando que nossas capacitações em Seis Sigma são os únicos cursos online acreditados pelo fórum Six Sigma Brasil, além de possuírem acreditação internacional pelo The Council for Six Sigma Certification, alinhada com o conteúdo recomendado pela ASQ (American Society for Quality) e com a ISO 10353.

Clique na imagem abaixo e se inscreva na nossa Formação Especialista Master Black Belt em Lean Seis Sigma!

Formação Especialista Master Black Belt em Lean Seis Sigma

Beatriz Landmann

Beatriz Landmann

Grad. em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atuou como Diretora de Marketing na UTPrimers iGem Team e Assessora de Eventos no Projeto Vivenciando Engenharia no Ensino Médio - VEEM. Foi bolsista na DIREC-PG no projeto "Cabine Sanitizante no combate a Covid-19". Atua como Presidente no Centro Acadêmico de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia. Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Formação de Auditores no Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Formacao De Auditores No Sistema De Gestao Da Qualidade Iso 9001 2015

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.